sexta-feira, março 21, 2008

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Sé de Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Stephen Crowley/The New York Times]

«Early arrivals gathered before President Bush addressed service men and women from the various branches of the military at the Pentagon on the fifth anniversary of the start of the war in Iraq. » [The New York Times]

JUMENTO DO DIA

Deve ser muito distraído!

Marco António o vice-presidente da CM de Gaia vinha tão distraído a despachar que nem reparou que a viatura vinha a 190 km/h. Enfim, ou é muito ocupado, ou distraído ou burro. Tão burro que despachou as culpas para o motorista e ainda se lembrou de se queixar que a viatura descaracterizada da GNR estacionou na beira da estrada. Se não fosse a GNR ter interrompido a viagem quando chegasse a Lisboa em menos de duas horas ainda era bem capaz de pensar que tinha vindo de avião.

Não deixa de ser curioso que o vice-presidente da autarquia de Gaia estivesse tão ocupado a trabalhar que nem reparou na velocidade mas mesmo assim conseguiu ver o carro descaracterizado da GNR estacionado na berma da auto-estrada.

O QUE DIZIA MENEZES DA LIDERANÇA DO PSD?

Mão amiga mandou-me o endereço de uma entrevista que Menezes deu ao DN e onde este se pronuncia sobre a liderança de Luís Marques Mendes:

«Devemos desdramatizar a ideia de que é negativo haver alternativas permanentes à liderança dentro dos grandes partidos. Essa é a realidade normal europeia. Só em Portugal esta questão costuma ser dramatizada: são tiques da ditadura que se perpetuam até hoje.

(...)Quando uma liderança é suficientemente forte cria à sua volta condições de vazio que não permitem que vozes dissonantes se afirmem. Portanto, quando as vozes dissonantes têm alguma audição é um sinal de que as lideranças não estão a afirmar-se.»

Ora aí está, "quando as vozes dissonantes têm alguma audição é um sinal de que as lideranças não estão a afirmar-se". Só é pena que o único espelho que Menezes usa deve ser o do cabeleireiro onde foi para a entrevista íntima da SIC.

A HIPOCRISIA SEGUNDO O SENHOR SOUSA

O senhor Sousa organizou uma sessão evocativa da invasão do Iraque:

«Jerónimo de Sousa participou no acto público de denúncia da ocupação do Iraque e de solidariedade para com o povo iraquiano onde afirmou que «assinalamos hoje os cinco anos do início da Guerra do Iraque. Uma guerra de ocupação, sustentada por mentiras e manipulações que levou ao Iraque uma colossal tragédia humana, mais instabilidade e tensão à região do Médio Oriente e que, para vergonha do nosso país, contou com o apoio do governo português e o envolvimento de militares portugueses.» [PCP]

Estaria muito bem se na mesma semana num país invadido e ocupado pela China não tivessem ocorrido incidentes gravíssimos sem que o PCP tenha tido a coragem de lhes fazer a mais pequena referência. Para o senhor Sousa a vida dos tibetanos não tem qualquer valor? É evidente que não.

Esta hipocrisia ficou evidente nas pressões de Jerónimo de Sousa sobre Sócrates aquando da visita do Dalai Lama a Lisboa:

«"As instituições devem respeitar, no quadro do direito internacional, as relações diplomáticas com outros países e, nesse sentido, não se pode ter relações económicas, políticas e diplomáticas com certos países e depois procurar contrariar essa perspectiva justa do prestígio das instituições com uma visita de circunstância", disse o líder do PCP durante uma visita às Festas da Moita.» [Expresso]

Está entendido, quando há relações diplomáticas o PCP defende a lei da rolha, a mesma rolha que os chineses estão a aplicar no Tibete de onde expulsaram todos os jornalistas para poderem reprimir à vontade e para tranquilidade de pessoas como o senhor Sousa.

SÓCRATES MUDOU MESMO DE POLÍTICAS. PARA AS ELEIÇÕES

«Quando foi reconhecida a remodelação governamental, escrevi que a troca de Correia de Campos por Ana Jorge não correspondia apenas a uma mudança de estilo: correspondia também a uma mudança de políticas. É certo que o primeiro-ministro disse o contrário, mas como tem o nariz grande, este já não cresce mais e havia esperança que não se notasse. Ontem, durante o debate parlamentar que resolveu dedicar à saúde, José Sócrates mostrou que depois de seguir, nos seus três primeiros anos de governo, uma política de saúde reformista e liberal, inverteu radicalmente o rumo e regressou à política estatista que tão más provas deu no passado.» [Público assinantes]

Parecer:

José Manuel Fernandes escreve em defesa do Grupo Mello, numa lógica de que o que é privado é bom nem que seja à custa do dinheiro dos contribuintes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PEDAGOGIA DE TALONARIO

«Se sabía que los neoyorquinos estaban preocupados por el absentismo y el fracaso escolar. Lo que no se sabía, en cambio, era que su preocupación hubiese llegado hasta el extremo de confiarlo todo a las soluciones imaginativas. Desde el pasado septiembre, profesores y alumnos tienen la posibilidad de redondear sus ingresos en función de los resultados escolares, aunque cada cual en virtud de un programa distinto. Para los docentes, cuyo sueldo medio no es ciertamente estimulante, se trata de un programa dotado con fondos públicos y que establece primas si logran mejorar la calificación de los alumnos. Para éstos, por su parte, es un experimento voluntario, fruto de la imaginación de un economista de Harvard, Robert M. Fryer. Los escolares cuyos centros participen en el programa, siempre con el consentimiento de los padres, recibirían un estipendio por presentarse a los exámenes y una cantidad variable adicional en función de las notas obtenidas.» [El Pais]

Parecer:

Agora que tanto se fala de insucesso escolar vale a pela ler esta opinião do El Pais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

DIREITO DE RESPOSTA

A reprodução de um artigo de opinião da autoria de Vital Moreira suscitou de um amigo um mail que reproduzo:

«Venho por este meio de junto de V. Exª. Comentar uma dissertação do Sr.Vital Moreira e que V. Exª. Colocou no seu blog do qual sou admirador(apesar de por vezes não estar de acordo com os pontos de vista sobre determinados temas).

A referida dissertação do Sr. Vital Moreira foca a problemática das reformas da administração pública, envolvendo algumas categorias especiais dessa mesma administração entre as quais englobou os militares; afirmando o Sr. Vital Moreira que os militares à semelhança dos outros funcionários públicos (é o que se deduz no texto) têm muitos privilégios entre eles mais segurança no emprego, um sistema de aposentações e pensões mais favorável, um horário muito menor que os outros trabalhadores e por fim a coroar a dissertação referiu o sistema de saúde.

Eu pelos outros não falo, mas pela minha carreira de militar tenho credibilidade para argumentar e assim apenas desejava que o Sr. Vital Moreira viesse a público afirmar que os militares são uns privilegiados por não possuírem horário de trabalho (um militar não tem hora de entrada e a hora de saída é sempre uma incógnita), os militares estão sujeitos a uma mobilidade em função das necessidades dos ramos ( será que o referido Sr. Saberá o que é isso), que estão sujeitos a danos físicos e doenças profissionais que o estado não reconhece como tal e tudo devido à natureza das suas funções, que estão abrangidos por um contrato de sangue em defesa da PÁTRIA que mais nenhuma classe profissional não tem, que muitas das vezes para cumprir rápida e prontamente uma missão os militares fazem uso de artigos e material próprio e sem cobrar mais por isso a fazenda nacional, que os militares são englobados em escalas de serviço de 24H consecutivas sem serem remunerados mais por essas horas fora do horário normal de funcionamento ( que os outros trabalhadores possuem), que os militares trabalham sobre as agruras do clima e sujeito muitas vezes a substancias danosas para o ser humano.

É indiscutível que os militares possuem algumas contrapartidas que os outros trabalhadores não têm, mas em comparação com as classes dirigentes deste país (políticos e seus acólitos) que quando se deslocam a zonas em que militares se sacrificam e muitos perdem a vida fazem um aparato e ao fim de alguns minutos "fogem" dessas zonas de modo a salvaguardar a sua integridade física, e que após alguns anos(poucos) desse show off são recompensados de forma escandalosa e vergonhosa; será que os militares não merecem ter um tratamento diferenciado em relação aos outros?

Quanto ao Sr. Vital Moreira, não vou aqui discutir ou por em causa as suas competências, pois não o conheço pessoalmente; o que posso afirmar pessoalmente é que quando exercia as minhas funções à chuva, ao vento, ao frio ou sobre um sol escaldante, quando me via na necessidade de manusear produtos que possuíam a etiqueta de artigo com radioactividade nunca o vi por perto; também nunca o vi em zonas de risco operacional; assim é legitimo perguntar será que os militares não têm o direito de tratamento diferenciado pela positiva?

Para finalizar apenas quero lembrar que nos USA grande parte da população (militares inclusive) acham que foi um erro crasso a invasão do Iraque, mas mesmo assim os elementos das Forças Armadas Americanas apesar da sua discordância politica afirmam que estão dispostos a sacrificar-se pela nação, mesmo aqueles que saem do Iraque estropiados, porque sabem que quando chegam a casa (USA) são acarinhados e apoiados pela população e pelo poder politico instituído (quando estive nos USA apercebi-me dessa realidade), no nosso país é o que se vê; para finalizar só queria relembrar ao Sr. Vital Moreira que eu como militar de carreira a minha família continuamos a fazer sacrifícios em beneficio da PÁTRIA, mas também não se esqueçam que o patriotismo nãose aguenta de barriga vazia. Tenho apenas a agradecer a V. Exª. a oportunidade de fazer um comentário a um post de V. Exª. e desejar que se mantenha na blogoesfera porque como afirmei anteriormente, apesar de por vezes não estar de acordo com o ponto de vista de V. Exª. não é por essa causa que o blog "O jumento" deixa de ser uma referência para mim.»

FURARAM OS PNEUS DE CAMIÕES DOS CTT NO DIA DA GREVE

«Quatro camiões de três transportadoras que "há anos fazem o transporte de correios para os CTT, numa base diária", foram encontrados com os pneus furados, segundo disse à Lusa fonte oficial dos Correios. O incidente afectou o normal decorrer dos serviços, registando-se atrasos nas entregas de correios, mas "o trabalho está a ser retomado ao longo do dia", garantiu. Os camiões foram, na sua maioria, encontrados com os pneus furados junto das estações de correios, mas um deles estava "à porta de casa do motorista", adiantou.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Coincidência ou não, vão-se multiplicando as fórmulas "clandestinas" de luta que ninguém assume.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário ao senhor Sousa.»

VIOLÊNCIA NA ESCOLA SECUNDÁRIA CAROLINA MICHAELIS

«É um caso entre tantos outros. Não é a primeira, nem a última vez», comenta Abel Macedo, do Sindicato dos Professores do Norte. O vídeo de violência de uma aluna contra a professora de francês, numa sala de aula da Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto, terá sido filmado por uma das adolescentes do 9ºC e colocado no Youtube a 13 de Março, passando depois a fazer um trajecto próprio de e-mail para e-mail. » [Portugal Diário]

Parecer:

Cá por mim que isto se resolveria com uma estalada e um "vai-te para o olho da rua".

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à escola qual a sanção disciplinar que aplicou à menina.»

MARCO ANTÓNIO A 183 KM/H

«Marco António Costa e José Guilherme Aguiar, vice-presidentes da Câmara Municipal de Gaia, foram alvo de uma operação stop na manhã desta quinta-feira, em plena auto-estrada 1, porque o carro onde se faziam deslocar, dirigido pelo motorista oficial, atingiu os 183 km/h.

O método de operação por parte da Brigada de Trânsito da GNR foi altamente criticado por um dos visados. «Íamos em viagem para Lisboa para participarmos numa reunião, quando fomos mandados parar por um carro descaracterizado. Com ele vinha dois carros da televisão, pelo que assistiu-se a uma situação em que várias pessoas andaram na faixa de rodagem e na berma sem qualquer colete. Aliás, o próprio veículo da BT não acendeu o pirilampo, nem pôs nenhuma sinalização», confirmou ao PortugalDiário Marco António Costa.» [Portugal Diário]

Parecer:

O homem já se deve sentir ministro só por vir a despacho a Lisboa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao Marquito que da próxima assuma o erro e não se vingue na GNR, porque isso fica-lhe muito mal.»

VENDEM PELES DE URSO POLAR NA INTERNET

«El Fondo Mundial para la Naturaleza (WWF, en sus siglas en inglés) denunció hoy que la caza furtiva en Rusia acaba anualmente con la vida de hasta 200 osos polares, cuyas pieles son vendidas a través de internet y cuentan con creciente demanda.

"La caza furtiva del oso blanco y la venta de sus pieles por internet en Rusia continúa e incluso va en aumento, pese a que está terminantemente prohibida desde 1957", dijo el director de los programas de WWF en este país, Víctor Nikífirov.» [20 Minutos]

"PECADORES" PREFEREM CONFESSAR-SE ATRAVÉS DA INTERNET

«Muchos párrocos en EEUU se quejan de que sus confesionarios están vacíos pero no ocurre lo mismo en Internet, donde miles de estadounidenses deciden confesar cada día sus pecados.

En una sociedad en la que lo habitual es usar la red para realizar operaciones cotidianas como pagar facturas, reservar una mesa o hacer la compra, cada vez más personas deciden aprovechar la comodidad y anonimato de la red para expiar sus faltas. Páginas como ivescrewedup.com, mysecret.tv o forgivenet.com permiten compartir anónimamente nuestros pecados con el resto de la comunidad y, aunque no ofrecen absolución, al menos aportan alivio al alma pecadora. » [20 Minutos]

FMIO RECEIA QUE ECONOMIA AMERICANA ESTEJA À BEIRA DA RECESSÃO

«El Fondo Monetario Internacional considera que la economía de Estados Unidos "continúa débil" y se encuentra "cerca de una posible recesión", de acuerdo a un informe preliminar que el FMI ha redactado para su Perspectiva de la Economía Mundial y que la agencia italiana de noticias ANSA ha citado.

Siempre según ANSA, el FMI considera al dólar una moneda "bastante fuerte" a pesar de que se ha depreciado "un 25% en términos reales" desde 2002. El documento también señala que el barril de crudo rondará los 95 dólares durante este año y buena parte de 2009.» [El Pais]

CHINA PUBLICA LISTA NEGRA DE SITES DE TROCA DE VÍDEOS

«Las autoridades chinas han ordenado hoy a 25 sitios de intercambio de vídeos por Internet que suspendan sus operaciones y han emitido advertencias a varias decenas de páginas similares, endureciendo su control sobre el contenido online. Entre los sitios que han sido advertidos oficialmente está Tudou.com, una de las webs de vídeos más populares de China, y cuyo servicio fue suspendido temporalmente la semana pasada.

Entre las tres listas difundidas por el Gobierno chino en su sitio de Internet (www.gov.cn), Tudou está a la cabeza de las compañías que han recibido la advertencia oficial. En una segunda lista está colocada una serie de sitios web menos conocidos a los que se les ha ordenado suspender sus operaciones y una tercera lista publica los nombres de las compañías que operan sin licencia.» [El Pais]

BIN LADEN AMEAÇA A EUROPA

«Dans ce message d'une durée de cinq minutes et accompagné d'une vidéo montrant l'orateur armé d'une mitraillette, Oussama Ben Laden s'adresse "aux êtres d'intelligence" de l'Union européenne pour dénoncer la publication le 13 février par 17 journaux danois de caricatures visant le prophète Mahomet tout d'abord parues en 2006 dans le Jyllands-Posten. Le chef d'Al-Qaida associe dans sa condamnation de la "croisade" menée, selon lui, par les Européens contre l'islam le pape Benoît XVI, dont un discours prononcé à Ratisbonne, le 12 septembre 2006, avait suscité la controverse parce qu'il semblait assimiler islam et violence.» [Le Monde]

CENSURA CHINESA NÃO CONSEGUE IMPEDIR QUE SE SAIBA O QUE SE PASSA NO TIBETE

«lors que les journalistes étrangers sont interdits d'accès à la Région autonome du Tibet, dont Lhassa est la capitale, il leur est aussi quasiment impossible de faire leur travail dans les provinces voisines (Sichuan, Ganzu, Qinghai, Yunnan) comptant des communautés tibétaines. Les organisations pro-tibétaines à l'étranger continuent, elles, de relayer des témoignages sur les manifestations qui persistent dans diverses zones. Le Centre tibétain pour les droits de l'homme et la démocratie (TCHRD) fait ainsi état d'une manifestation le 19 mars de nomades et de paysans tibétains dans la préfecture autonome de Kanlho, dans le Ganzu. Les manifestants auraient décroché le drapeau chinois de l'école primaire du village et hissé à la place le drapeau tibétain, avant que les forces de sécurité ne rétablissent l'ordre.» [Le Monde]

SAUDITA EXECUTADO POR SE TER CONVERTIDO AO CRISTIANISMO

«La experiencia religiosa que había tenido, no hace más de dos meses, le bastó para que fuera detenido inmediatamente por las autoridades. A continuación, sin posibilidades de defensa y con un juicio sumario, la ley saudita acabó con su vida, transformándolo en un nuevo mártir cristiano del siglo XXI en plena celebración de la Semana santa cristiana.» [Protestante Digital]

SÍMBOLO DO PACIFISMO FAZ 50 ANOS

«It had its first public outing 50 years ago on a chilly Good Friday as thousands of British anti-nuclear campaigners set off from London's Trafalgar Square on a 50-mile march to the weapons factory at Aldermaston.

The demonstration had been organised by the Direct Action Committee Against Nuclear War (DAC) and the Campaign for Nuclear Disarmament (CND) joined in. » [BBC]

OBRIGOU MARIDO A REDUZIR OS PEITOS POR SEREM MAIORES QUE OS DELA

«Una mujer obligó a su novio a hacerse una operación reductora en los pechos porque tenía más que ella.

En esta época en la que una disminución de la autoestima femenina se arregla con un implante mamario la joven china Xiao Feng descubrió la otra cara de la misma moneda: no es que yo tenga poco sino que los que me rodean tienen demasiado.» [Correo]

VALE A PENA BURLAR O FISCO

«O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) aplicou a medida de coacção mais leve a um empresário argentino que burlou o Estado português em cinco milhões de euros num esquema de IVA em carrossel. “Foram meses de investigação, onde se gastou muito dinheiro dos contribuintes”, disseram ao Correio da Manhã fontes da Polícia Judiciária, que manifestaram indignação pela medida de coacção aplicada, após um interrogatório pelo juiz de turno a um indivíduo referenciado como traficante, com residência em Espanha, e agora relacionado com uma rede internacional de IVA em carrossel.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Começa a parecer que neste país é o cidadão comum que é incomodado pela justiça, o risco de sermos incomodados pela polícia é maior se estacionarmos mal um carro do que se roubarmos um banco ou burlarmos o fisco.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se uma medalha de mérito económico ao burlão.»

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Diário da Mulher Aranha", "O Miradouro do Castelo", "A Ovelha Perdida" e o "Manuelinhod'Évora" gostaram do post dedicado a propósito do nosso atraso.

ANTON POSTNIKOV

EQUINOX FITNESS