sábado, maio 10, 2008

Médicos oportunistas


Aquilo que se passa em Portugal no domínio da oftalmologia ultrapassa todos os limites do aceitável, uma especialidade médica usa todo um país para enriquecer rapidamente. Para o conseguir usa como chantagem o facto de haver alguma escassez de médicos desta especialidade, bem como o poder corporativo da Ordem dos Médicos.

Nada que incomoda que os médicos queiram ganhar o mais possível desde que não se esqueçam de que como todos os cidadãos deste país têm o dever de lhe dar algo em troca do muito que receberam. O estado deu-lhes a formação, assegurou-lhes emprego certo, proporcionou-lhes a especialidade e a experiência, construiu-lhes hospitais bem equipados, até lhes deu condições para poderem trabalhar no sector privado ao mesmo tempo que podem continuar nos hospitais públicos que lhe proporciona acesso a formação contínua e contacto com novas tecnologias. Em troca estes médicos não dão nada, fazem o mínimo possível nos hospitais públicos para que engrosse as filas nos seus consultórios onde cobram como proxenetas.

O país não pode viver sob a permanente chantagem de algumas especialidades, que enriquecem ao mesmo tempo que aumenta a ineficácia do SNS, gente que está no Estado apenas para adquirir experiência, ter acesso a informação, fazer experiências e experimentar novos equipamentos que depois ficam por utilizar.

Se há poucos médicos formem-se mais, se a Ordem dos Médicos se opõe à formação de mais médicos alterem-se os estatutos da Ordem dos Médicos de forma a que esta instituição não sirva apenas gerir o mercado da medicina em favor dos médicos, se mesmo assim há poucos médicos contratem-se médicos estrangeiros.

O país não pode estar sem acesso à medicina só porque alguns grupos de médicos usam e abusam de uma situação de monopólio. Está na hora de enfrentar estes oportunistas.