segunda-feira, maio 05, 2008

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Castro Marim

IMAGEM DO DIA

[Federico Lynam /Reuters]

«Le volcan Chaiten, à quelque 1.300 km au sud de Santiago du Chili, est entré vendredi en éruption, contraignant les autorités à déclencher l'alerte rouge et à évacuer quelque 1.500 personnes de la région, recouverte d'un nuage de cendres qui a atteint l'Argentine.» [20 Minutes]

JUMENTO DO DIA

Quem não tem dinheiro não tem vícios

O Ribau, o secretário-geral pimba que Menezes escolheu, escreveu ao Tribunal de Contas para que este autorize o PSD a pagar a prestações a multa que lhe foi aplicada no caso Somague. É ridículo que o mesmo partido que contratou o Cunha Vaz e que ainda há pouco tempo lançou uma nova imagem venha agora a dizer que não tem crédito, o que não deverá ser verdade pois o partido sempre teve bons amigos na banca e ainda pode penhorar as receitas relativas ao próximo acto eleitoral, o que não seria injusto para Ferreira Leite pois a senhor fez parte da equipa que beneficiou do financiamento ilegal.

Mas o mais ridículo da carta de Ribau foi ter invocado o perigo para a democracia da falência do PSD. E eu que pensava que o perigo vinha dos partidos que ganham eleições graças a financiamentos ilegais.

O GOVERNO DEVE ANTECIPAR MEDIDAS CONTRA A FOME

Mesmo que não se registe uma crise no abastecimento de produtivos alimentares, cenário que não está afastado, é certo que o aumento dos preços dos produtos alimentares vai afectar as famílias mais pobres, cujo rendimento se destina em grande parte à alimentação. O discurso do ministro da Agricultura de que o mercado comunitário é excedentário não só peca por falta de rigor, como esquece o impacto do aumento dos preços na situação familiar de muitas famílias.

Compreende-se a alegria mal escondida do ministro da Agricultura, o aumento dos preços teve como consequência a melhoria dos rendimentos dos agricultores e a contestação ao ministro quase desapareceu, agora até já visita a Ovibeja tranquilamente na companhia do primeiro-ministro.

Todavia, o ministro devia perceber que a preocupação dos agricultores não deve ser o único objectivo da política agrícola e, por conseguinte, das suas preocupações. Deve estar igualmente preocupado com o impacto dos preços nos rendimentos dos mais pobres e com o regular abastecimento dos mercados.

Começa a ser tempo de o Governo adoptar medidas que limitem o impacto dos preços, isso implica ajudas aos rendimentos dos mais desprotegidos e a cooperação com as ONG que trabalham neste domínio.

OS TRÊS CANDIDATOS

«O Expresso publicou ontem uma sondagem sobre os três candidatos do PSD (Ferreira Leite, Santana e Passos Coelho) e uma sondagem sobre a situação dos cinco partidos parlamentares. Numa amostra que não distingue entre o eleitorado do PSD e o eleitorado em geral, Ferreira Leite vem à frente (com 28,9 por cento) Santana vem logo a seguir (com 25,2 por cento) e Passos Coelho no fim (com 15,5 por cento). Naturalmente, dada a hipótese, Ferreira Leite perde por menos com o PS, e depois Santana, e depois, com uma enorme diferença, Pedro Passos Coelho. O curioso é que a escolha reflecte, e só reflecte, a imagem pessoal dos candidatos. A sondagem não se interessa pelo programa de nenhum dos três. Nem sobre a espécie de oposição que fariam a Sócrates.

O que, aliás, se compreende. Ontem ainda, Ferreira Leite falou ao Expresso, Santana e Passos Coelho ao Sol. E disseram o quê? "Eu", "eu", "eu", infinita e obcecadamente "eu". Ferreira Leite tomou o papel da mãe tolerante e protectora, a única que pode meter a família na ordem e restabelecer a paz. Quanto ao país, nem uma palavra. Santana Lopes garantiu que tinha aprendido com a experiência, que não estava agora tão "radical" e tão "impulsivo" (o que nos descansa muito) e que não se tornaria a "queixar da comunicação social" (de que se queixara amargamente na semana anterior). Posto isto, ofereceu Berlusconi, Chirac, Giscard e Mitterrand como exemplo de ressurreições, que, segundo ele, prenunciam a sua. A respeito do país, não abriu a boca. Pedro Passos Coelho, para justificar a sua falta de currículo, prefere o precedente de Aznar e de Zapatero. Quer esquecer o passado e pensar no futuro, até porque o futuro ajuda a fantasia. Ideologicamente, é, explicou ele, uma desconcertante e contraditória mistura de social-democrata, liberal e reformista (?). Mas, reconheçamos, sempre se preocupa com o "crescimento", o desemprego e a reforma do Estado; o que não deixa de ser modicamente meritório.

O facto de os três grandes candidatos à presidência do PSD não aparecerem associados a nenhuma política, a nenhuma estratégia, a nenhuma causa mostra a balbúrdia e o vazio do PSD. E mostra mais: mostra a irremediável inutilidade desta campanha e desta eleição. Na sondagem do Expresso, que mencionei acima, Sócrates continua perto da maioria e, se cair em 2009, cai por um descontentamento difuso, sem propósito e sem intérpretes. Capaz de propagar o seu caos doméstico a todo o país, o PSD não é capaz de governar.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Vasco Pulido Valente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O PRIMEIRO GOLPE BAIXO DE MANUELA FERREIRA LEITE

«Em causa está uma afirmação, quase no final da entrevista, onde a ex-ministra diz não ter tanto dinheiro para fazer campanha como... Passos Coelho. A pergunta foi colocada pelo Expresso: "Quanto pensa gastar na campanha?" A resposta de Ferreira Leite: "O mínimo possível. Não vou ter cartazes, não vou ter almoços". O semanário insistiu: "Passos Coelho tem cartazes muito apelativos". E Manuela retorquiu: "Quando se tem dinheiro é assim..."» [Diário de Notícias]

Parecer:

Quem torto nasce tarde ou nunca se endireita, ver como se comporta a falar de temas que não são seu hábito é uma das curiosidades desta campanha.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à candidata porque não prescinde do apelido de casada já que há muito que está divorciada.»

TRABALHADORES ANDAM MAIS SAUDÁVEIS

«No primeiro trimestre deste ano, a Segurança Social processou, em média, 53,7 mil novos subsídios de doença por mês, menos 9,5% do que no ano anterior. Este é o valor mais baixo desde, pelo menos, 2004. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Poupa-se em subsídios e em falsas consultas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário a Carvalho da Silva.»

HÁ SINDICATOS A MAIS NA PSP

«Alguns dos responsáveis sindicais da Polícia de Segurança Pública admitiram, ontem, a existência de um número excessivo de organizações sindicais na corporação, uma afirmação feita pelo novo director nacional da PSP numa entrevista ao semanário "Expresso". Na entrevista, Oliveira Pereira diz que os nove sindicatos existentes são manifestamente acima do razoável e que a sua representatividade "é, no mínimo, em alguns casos absurda". Ontem, o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, acrescentou que o sindicalismo deve ser exercido "com toda a liberdade", mas os polícias devem ter "atitudes responsáveis e coerentes".» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Não há miséria que não dê em fartura.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Jerónimo de Sousa quantas associações mandou criar.»

PSD PAGA A MULTA A PRESTAÇÕES

«A multa aplicada ao PSD, por financiamento ilegal, realizado pela empresa Somague, vai ser paga em prestações. A notícia é avançada na edição deste domingo do jornal Público. Segundo o diário, o presidente do Tribunal Constitucional (TC) permitiu a divisão em prestações, uma vez que o PSD alega estar mal financeiramente e sem possibilidade de conseguir um empréstimo junto da banca. O Público refere que, os restantes condenados no âmbito deste processo, foram obrigados a pagar as respectivas coimas em dez dias e já as liquidaram. » [Portugal Diário]

Parecer:

A Manuela Ferreira Leite vai resolver o probelma da mesma forma que fez quando foi ministra, vende as dívidas ao Citi Bank.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se a solução.»

MOSTRAVA O RABO AOS RADARES

«Un pasajero de un coche fue fotografiado enseñando su trasero desnudo al pasar por delante de un radar en Northumberland (Inglaterra); el automóvil, eso sí, no sobrepasaba el límite de velocidad permitida.
La Policía podría tomar medidas contra el ocupante del vehículo por ofensa pública, para lo que ya están intentado ponerse en contacto con su propietario, ha informado bbc.com
[20 Minutos]

FRANÇA: GRUPO ARMADO DESTRUIU 12 RADARES

«La Subdirección Antiterrorista (SDAT) investiga la destrucción con explosivos de un radar de carretera a las afueras de París, el décimo segundo atentado de este tipo desde mediados de 2007, indicaron hoy fuentes policiales.

El radar, instalado hace poco en una carretera departamental del Val d´Oise y que cuesta unos 80.000 euros, fue destruido por una explosión en la madrugada de ayer.» [20 Minutos]

OBAMA DECLARA O SEU AMOR A OBAMA

«Si el precandidato demócrata a la presidencia de EE UU Barack Obama celebrase unas primarias en este pueblo se las llevaba de calle.

Obama es también una población de 32.000 habitantes de Japón y en ella se declaran admiradores fervientes del senador estodounidense.» [20 Minutos]

FRANCO COMPROU VOTOS PARA GANHAR FESTIVAL DA EUROVISÃO

«La web ha entrevistado a la directora del documental, Montse Fernández Vila, que entre otras cosas se atreve a decir que "hubo tongo (en la victoria de Massiel en Eurovisión) lo cuenta José María Íñigo. Dice que es de dominio público que directivos de Televisión Española viajaron por Europa para comprar series que jamás se llegaron a emitir, contrataron conciertos con grupos y cantantes raros de los que nunca se supo nada y esas compras se tradujeron en votos".

Añade que "con esos votos comprados Massiel ganó Eurovisión. El régimen estaba absolutamente necesitado de una buena imagen exterior. Si repasas el Nodo, te darás cuenta de todas las fiestas que se organizaron, de cómo convirtieron a Massiel en una heroína nacional... fue excesivo para un Festival de la canción. Todo ello servía para ensalzar al régimen".» [20 Minutos]

POBRES GERENTES

«Há seis mil gerentes e directores de empresa que garantem ganhar apenas o salário mínimo. Nestas empresas, portanto, nem um trabalhador tinha um vencimento mais baixo do que o do responsável máximo. E nas mais pequenas, o vencimento médio dos líderes rondava os mil euros, brutos. "Pouco realistas" e "pano para mangas para o Fisco", são algumas expressões usadas por empresas de recrutamento, conhecedoras dos salários correntes usados no mercado, para classificar a declaração de valores tão baixos, mesmo em tempo de maior aperto económico como o actual.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Esta é uma realidade conhecida de todos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à DGCI porque esperou pela Segurança Social.»

TESTEMUNHOS PARA MEMÓRIA FUTURA

Para os que já se esqueceram da desgraça que foi Manuela Ferreira Leite à frente do ministério das Finanças, durante o governo do fugidio Durão Barroso

COISAS ESTRANHA NUMA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DITA MODERNA

Em 2004 a DGCI abriu concurso para a nomeação de vários directores de finanças adjuntos de uma importante Direcção Distrital de Finanças do país. Concorreram a cada um deles mais de vinte candidatos e aqueles que foram seleccionados para esses lugares tomaram posse. Falta a nomeação de um, cujo concurso nunca avançou. Todos os candidatos sabem que a razão que impediu o avanço do concurso foi porque um deles, o preferido, não cumpria os requisitos mínimos para ser admitido ao concurso e que se trata do actual director em regime de substituição.

Com esta jogada de favorecimento pessoal mantém-se a ocupar um lugar dirigente em regime de substituição há mais de 6 anos, um senhor que não tem as condições mínimas previstas na lei para ocupar esse lugar.

Ao concurso para o lugar candidataram-se mais de 20 pessoas, todas com condições para serem nomeadas, mas vá-se lá saber porquê, a DGCI prefere manter a exercer as funções o tal senhor que não tem as condições mínimas para o cargo, ignorando o direito dos restantes candidatos a serem nomeados.

Quem será o seu protector ? Será admissível existirem ainda situações destas em Portugal? Não só existem como os ilustres beneficiados podem ser promovidos a assessores governamentais.

O JUMENTO NO TECHNORATI E NO GOOGLE BLOG SEARCH

  1. O "Câmara dos Comuns" considera a blogosfera de direita melhor do que a da esquerda. O Jumento é uma das excepções.
  2. O "papa açordas" pescou um artigo de Vasco Pulido Valente.

MIGUEL PAPPAN

GANSO PERSISTENTE

FIAT