sexta-feira, maio 09, 2008

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Peniche

IMAGEM DO DIA

[Ria Novosti/Reuters]

«Dmitry Medvedev was sworn in as president of Russia on Wednesday. Afterward, Mr. Medvedev and his wife, Svetlana, attended a service in the Assumption Cathedral of the Kremlin. » [The New York Times]

JUMENTO DO DIA

Manuela Ferreira Leite preocupada com os pobres

Sem ideias, sem projecto político e com um passado de incompetência, autismo e autoritarismo restava a Manuela Ferreira Leite e armar-se em avozinha boazinha. A mesma que reformou os impostos sobre o património promete revê-los, a mesma que aumentou impostos promete baixá-los, a mesma que nunca se preocupou com a pobreza gerada por pelas suas políticas revela-se agora muito preocupada com os pobres.

Será que Manuela Ferreira Leite consegue enganar alguém? Duvido muito.

ALÍPIO RIBEIRO PENSOU EM VOZ ALTA

Parece que Alípio Ribeiro ainda não percebeu que um director nacional não pode pensar em voz alta sobre muitas coisas, designadamente sobre processos de investigação em curso ou sobre decisões políticas que não são da sua competência. É evidente que qualquer cidadão pode pensar em voz alta ou dizer o que bem entende, o problema está em saber o que se diz e em que qualidade se diz, ora o ex-director nacional disse o que disse em entrevistas a jornalistas e na qualidade de director nacional da PJ. Será difícil de entender a uma pessoa que exerceu altos cargos do Estado?

QUEBROU O VERNIZ DOS OFTALMOLOGISTAS

Pela primeira vez ouvi um jornalista fazer perguntas incómodas aos médicos, neste caso aos médicos oftalmologistas, porque razão os preços em Portugal são o dobro dos praticados noutros países. Como era de esperar o representante dos oftalmologistas só teve como resposta o recurso à falta de educação, perguntou ao jornalista se achava que os médicos deviam trabalhar à borla.

O facto é que em Portugal ser médico oftalmologista significa ser rico a qualquer custo, talvez por isso neste sector os cérebros não abandonam o país, que tem de o abandonar são os doentes mais pobres ou que não estão dispostos a alimentar burros a pão-de-ló.

CAÍRAM OS PARENTES NA LAMA AOS MAGISTRADOS DA PJ

Os magistrados portugueses consideram-se uma casta superior e por isso acham que o director-geral da PJ devia ser um deles, um pouco à semelhança do que sucedia com os militares na GNR. Não deixa de ser curioso que o número dois da PJ veio a público dizer que como procurador-geral adjunto com mais de dez anos não podia ficar sob as ordens de um polícia. A questão não está na competência, está na casta e o polícia pertence a uma casta que segundo os magistrados é inferior.

O magistrado que veio a público tinha a responsabilidade da gestão do pessoal e em vez de vir tomar posição pelo facto de ser um polícia a gerir a PJ, deveria ter explicado qual é a sua formação no domínio da gestão dos recursos humanos e se acha que faz sentido termos magistrados que custam bem caro ao país a gerir funcionários. Se era para gerir recursos humanos o referido magistrado nem deveria ter ido para a PJ.

A ANEDOTA DO DIA

««Eu sou mais humanista, ele é bem mais tecnocrata». Manuela Ferreira Leite não tem dúvidas que José Sócrates revelou «indiferença em relação às pessoas e insensibilidade social» quando, para «reduzir o défice, mexeu nos certificados de aforro».

A candidata à liderança do PSD, que esta quarta-feira concedeu uma entrevista à RTP, e que se recusa a falar dos companheiros de partido que consigo disputam a presidência do partido, explicou as medidas que tomou no passado e orientou as suas respostas para os problemas de «natureza social» vividos no país. Mas a sua passagem pelo Ministério das Finanças e os temas fiscais acabaram por dominar a Grande Entrevista, na RTP. » [Portugal Diário]

Parecer:

Compreende-se a dificuldade de Ferreira Leite em comparar-se com Sócrates, em todos os itens comparáveis ela fica atrás, restava-lhe recorrer à qualidade em que até agora ninguém reparara, ela é humanista.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se uma imensa gargalhada.»

GOVERNO QUER FAVORECER O ARRENDAMENTO

«Os técnicos sugerem "aumentar o limite máximo de dedução de rendas em sede de IRS, mantendo ou diminuindo o limite de dedução de juros e amortizações de dívidas contraídas para a aquisição da habitação própria". Actualmente, o Código do IRS trata indiferenciadamente as duas opções: em ambos os casos, a lei permite ao contribuinte a dedução à colecta (imposto devido) de 30% dos encargos, sejam estes com juros e amortizações ou com rendas. O limite absoluto, de 586 euros, é também o mesmo para os dois casos.» [Diário de Notícias]

Parecer:

É um erro favorecer ao mesmo tempo que se agrava a compra, é esquecer que para se arrendar é necessário comprar primeiro. Além disso se ocorrer mais um falhanço na tentativa de estimular o moribundo mercado do arrendamento corre-se o risco de piorar a situação, agravando as condições de aquisição. Pior ainda, a redução neste momento dos incentivos fiscais para quem comprou casa vai lançar mais uns milhares de famílias a não cumprirem com os pagamentos aos bancos.

É evidente que acabando com a compra de habitação o mercado de arrendamento renasce, só que muito provavelmente a situação das famílias agrava-se. Já hoje são muitas as famílias que concluem que fica mais barato pagar a casa ao banco do que pagar a renda ao senhorio, estas medidas poderão conseguir o aumento do arrendamento ao mesmo tempo que provoca um aumento das rendas. Isto é, aumentam as rendas e o custo das habitações já que um aumento das primeiras leva a um aumento da compra de casas e, consequentemente, do seu preço.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se cuidado ao governo.»

A CASTA SUPERIOR ABANDONA A PJ

«Procuradores a desempenhar cargos de direcção começaram ontem a despedir-se da Polícia Judiciária, num movimento iniciado durante a manhã e que tem directamente a ver com a nomeação de Almeida Rodrigues, um polícia de carreira que pela primeira vez desde a fundação da PJ vai ficar à frente da Polícia.

"Sou muito amigo do dr. Almeida Rodrigues, já trabalhei com ele várias vezes, mas também sou procurador-geral-adjunto com dez anos de cargo e por uma questão de estatuto não podia ficar" na dependência hierárquica de um elemento policial - se bem que coordenador superior. "Se eu ficasse, seria mal visto pelos meus colegas do Ministério Público", apontou o magistrado.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Com a saída dos magistrados da PJ aplica-se a regra do "cada macaco no seu galho", os magistrados no Ministério Público e a polícia na polícia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aposte-se em como a eficácia vai aumentar sem a presença dos meritíssimos.»

O INA ENTROU NO NEGÓCIO DA AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES

«A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) contestou ontem o pagamento de 200 euros por parte dos docentes para poderem frequentar uma acção de formação voluntária sobre avaliação de desempenho do Instituto Nacional de Administração (INA), exigindo a sua gratuitidade.De acordo com o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, o INA está a promover junto das escolas nove acções de formação de dois dias, a realizar pelo próprio instituto, procurando assim o Governo "validar um modelo de avaliação condenado pelos professores".» [Jornal de Notícias]

Parecer:

A Fenprof tem razão, o INA está a fazer negócio e é uma vergonha que o Estado cobre aos professores a formação que os ensina as regras da avaliação a que estão sujeitos. Isto é proxenetismo institucional.

É ridículo que os responsáveis do INA aproveitem a situação para fazerem negócio. Cabe ao ministério da Educação proporcionar essa formação e a esta hora já deveria estar a ser preparado um curso em ambiente e-learning acessível a todos os professores, assim assegurar-se-ia que a formação teria menores custos e chegaria a todos os interessados, garantindo-se ainda a igualdade entre todos os professores. É assim que se faz nos países onde estas questões são abordadas com seriedade e não com oportunismo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «À consideração da ministra da Educação para os devidos efeitos.»

PJ: ARGUMENTO CURIOSO DOS MAGISTRADOS

«Almeida Rodrigues poderá ter já manifestado a vontade de continuar a contar com o juiz Moreira da Silva à frente da DCICCEF, e dos procuradores Baptista Romão, a chefiar a Directoria do Porto, e Pedro do Carmo, a liderar a Directoria de Coimbra, onde Almeida Rodrigues era número dois, soube o JN. A ideia de Almeida Rodrigues será de evitar a criação de mais clivagens entre a Polícia Judiciária e o Ministério Público e a Magistratura Judicial. O mal-estar parece ter ficado mais claro ontem, em particular depois das violentas declarações do presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, juiz-desembargador António Martinho, que em declarações à agência Lusa associou a nomeação de um polícia de carreira para director da PJ ao risco de interferência política naquela Polícia. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

Provavelmente é pelo mesmo motivo que num passado recente apareciam magistrados no mundo da bola.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se o sindicalista que na democracia portuguesa é ao parlamento que cabe o controlo da independência das polícias e não a magistrados convidados pelo governo para chefiarem a PJ. O centro da nossa democracia são os deputados eleitos e não os magistrados formados no CEJ.»

É CEDO PARA SABER SE VAI HAVER EXCEDENTES DE CEREAIS

«O presidente da Associação Nacional dos Produtores de Milho (ANPM) defende que ainda é cedo para afirmar se vai, ou não, haver colheita excedentária de cereais na Europa e uma diminuição da especulação no preço dos cereais.

"Não se pode dizer nesta altura (só a partir de Junho) se vai haver boa colheita de cereais. Percebo que o senhor ministro queira descansar as pessoas mas não sabemos ainda se vai haver secas ou trovoadas", disse à Lusa o presidente da ANPM, Luís Vasconcelos e Souza.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

É óbvio, além disso é preciso contar com o facto de não existirem stocks que para evitar futuras crises de abastecimento não devem ficar a zero.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se o ministro.»

O JUIZ GARZÓN AMEAÇA PORTUGAL COM A AL-QAEDA

«As equipas conjuntas de investigadores e magistrados portugueses e espanhóis só ainda não entraram em funcionamento devido a «trâmites que a legislação portuguesa requer». Quem o diz é o juiz espanhol Baltazar Garzón, acrescentando que a decisão política está tomada e justifica-se dada a ameaça terrorista.

Para o magistrado da Audiência Nacional de Espanha, «o esforço de combate ao terrorismo é sempre insuficiente». «Por mim as equipas conjuntas começariam a funcionar já na próxima semana», afirmou ainda Garzón, à margem do Congresso sobre «Terrorismo: desafios e respostas», na Universidade Nova de Lisboa, organizado Observatório de Segurança Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT). » [Portugal Diário]

Parecer:

Já não é a primeira vez que este magistrado do país vizinho se excede em declarações, esquecendo que Portugal é independente já há algum tempo e a linguagem da diplomacia não é compatível com ameaças, mesmo que para isso se recorra à Al-Qaeda.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recorde-se o magistrado que o processo foi implementado por causa da ETA.»

PARA JERÓNIMO DE SOUSA O PAÍS É A RUA SOEIRO PEREIRA GOMES

««Pode esta censura ser rejeitada na Assembleia da República, mas sem dúvida é aprovada no país». O líder parlamentar do PCP fez esta quinta-feira a intervenção final sobre a moção de censura ao Governo, chumbada no Parlamento, mas que o comunista garante que é «aprovada no país. Este Governo merece censura porque governa contra a Constituição, contra o povo e contra os interesses do país». » [Portugal Diário]

Parecer:

Esta frase diz tudo sobre o conceito de democracia de Jerónimo de Sousa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Jerónimo de Sousa que em vez de dizer bacoradas interceda junto das autoridades cubanas para deixarem a blogger cubana vir receber o prémio a Espanha, sempre fazia um favor à democracia.»

SPORTING PAGA COM ATRASO?

«Filipe Soares Franco explicou que o clube lisboeta tem um "acordo tácito" com os futebolistas para pagar entre os dias 5 e 10 de cada mês, apesar de o contrato colectivo de trabalho celebrado entre a Liga e o sindicato fixar o dia 5 como data limite, o que motivou a denúncia de Joaquim Evangelista.» [Público]

Parecer:

É evidente que a lei não pode ser substituída por acordos tácitos, se assim não fosse não existiria lei. Estamos perante uma situação de abuso, a não ser que sejam pagos juros de mora.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se razão ao sindicato dos jogadores.»

FOI PRESO O LÍDER DA AL-QAEDA NO IRAQUE

«El líder de Al Qaeda en Irak, Abu Ayyub al-Masri, ha sido detenido este jueves, según informa la BBC, que cita fuentes próximas al ministro de Defensa iraquí.

Masri, también conocido como Abu Hamza al-Muhajir, fue capturado durante una operación conjunta de las fuerzas iraquíes y estadounidenses en la ciudad de Mosul (norte de Irak). Estados Unidos aún no ha confirmado la captura del presunto terrorista. Se cree que Masri ayudó a crear la primera célula de Al Qaeda en Bagdad.» [20 Minutos]

SOLDADO AMERICANO NO IRAQUE TELEFONA AOS PAIS A MEIO DE UMA BATALHA

«No había bloqueado su teléfono y en mitad de una batalla en Afganistán, el soldado estadounidense Stephen Phillips, de 22 años, llamó accidentalmente a sus padres a Oregón. Disparos, gritos e insultos. Pero sobre todo fue el inconfundible sonido de la guerra lo que quedó grabado en el contestador de la familia del soldado, que escuchó el mensaje cuando regresó a casa de hacer la compra, según publica la BBC.» [El Pais]

UM PETROLEIRO CHAMADO DGCI

A DGCI deve ser conduzida como um petroleiro, é uma imensa máquina que não pode ser conduzida com guinadas e travagens bruscas, para se parar começa a reduzir-se a velocidade lentamente e depois de parado serão necessários alguns quilómetros para retomar a velocidade de cruzeiro. Parar esta máquina a meio da viagem tem como consequência que o barco não chegue a bom porto à hora prevista, o que no caso do fisco significa que chega ao fim do ano sem atingir as metas previstas.

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais tem demonstrado ser um homem do leme com mais vocação para tripular um Luzito dos tempos da mocidade portuguesa, as embarcações desportivas destinadas aos iniciados, do que para estar ao leme do petroleiro do fisco. Na sua tentativa de agradar ao mundo dos negócios está a desmotivar os funcionários do fisco, e os maus resultados das receitas fiscais começam a notar-se.

O problema é que estes maus resultados são difíceis de inverter, a não ser que daqui a dois meses o governo fez o que foi regra no tempo de Manuela Ferreira Leite, reter os reembolsos do IVA com o argumento do combate à fraude e dos reembolsos mais volumosos do IRS. Aguardemos para ver.

O JUMENTO NO GOOGLE BLOG SEARCH E NO TECHNORATI

  1. O "Cu-Cu" gostou da fotografia de Roger Bouteille.
  2. O "papa-açordas" também acha que a ASAE exorbita as suas competências.

ALGUMAS IMAGENS DA NATIONAL GEOGRAPHIC [Link]

NATIONAL GEOGRAPHIC: PATTERNS IN NATURE [imagens]

MATUSCIAC ALEX

EXONERO A SECRETÁRIA, NOMEIO A TÉCNICA

Há despachos governamentais que nem merecem ser levados a sério, são mesmo para rir, no mesmo dia a secretária de João Cravinho, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros foi exonerada de secretária e nomeada como técnica. Esperemos que não tenha sido exonerada à tarde e nomeada de manhã.

PUBLICIDADE EM NÁPOLES

PERIGO DE TSUNAMI

VENUS