terça-feira, maio 13, 2008

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Igreja de São Nicolau, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Reuters]

«Pagoda nocturna. Dos mujeres frente a un templo budista en Rangún.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

É óbvio que é desajeitada

Ou estou muito enganado ou Manuela Ferreira Leite vai protagonizar incidentes atrás de incidentes, a ex-ministra não tem nem o dom da palavra, nem jeito para o debate político. Não responder a um jornalista que lhe perguntou se votou no partido que pretende liderar foi um erro político crasso, essa resposta só poderia ter uma resposta que era sim, qualquer outra resposta só poderia ser interpretada como um não. Vir agora dizer que o contexto da pergunta não é próprio de quem prometeu só falar verdade, por este andar vai mentir muito mais do que três vezes antes do galo cantar.

O NEW LOOK DE MANUELA FERREIRA LEITE

Manuela Ferreira Leite apresenta-se com uma nova imagem na sua candidatura, não só aparece mais loura e com melhores cores na fotografia que decora a montra da sua sede de candidatura, como parece que a imagem foi retocada no Photoshop pois a borbulha do seu olho esquerdo, visível na imagem que acompanha a sua última entrevista ao Expresso, desapareceu milagrosamente. Diria mesmo que algumas rugas desapareceram sem recurso ao botox e independentemente da consistente camada cosmética. Até parece que a candidata perdeu dez anos, o que para quem nasceu em 1941 até dá jeito.

Se assim é, Manuela Ferreira Leite pode muito bem adoptar a estratégia do Photoshop para fazer desaparecer muitos dos nossos problemas, desde as cataratas nos olhos à despesa pública.

DIREITOS HUMANOS E PASSIVIDADE

«Um dos traços chocantes da tragédia do Zimbabwe é a falta de empenho dos outros dirigentes africanos em ajudar aquele país a livrar-se de Mugabe. O Zimbabwe era um dos países mais prósperos da África, mas tornou-se, graças a Mugabe, uma desgraça absoluta. A inflação é astronómica, a produção agrícola caiu brutalmente e um quarto da população do Zimbabwe teve que fugir do país para sobreviver.

Este êxodo preocupa os vizinhos do Zimbabwe e parece tê-los finalmente acordado para a necessidade de agirem. O SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, agrupando 14 países) tomou algumas tímidas iniciativas para ajudar a resolver a crise do Zimbabwe.

Mas o Presidente da África do Sul, Mbeki, que tinha sido encarregado de mediar o conflito entre Mugabe e a oposição, manteve um escandaloso imobilismo, evitando beliscar o ditador. Ao ponto de ser criticado por Jacob Zuma, o novo presidente do seu próprio partido, o ANC, e provável futuro presidente da África do Sul.

Enquanto Mbeki pedia "paciência" e dizia não ter chegado o momento para a comunidade internacional intervir no Zimbabwe, Angola não mexeu um dedo nem disse uma palavra para afastar Mugabe. Pelo contrário: Angola mandou militares para ajudarem à repressão naquele país. E foi em Luanda, depois de recusas de Moçambique e da África do Sul, onde finalmente parou um cargueiro chinês com armas para Mugabe. Os tiranos protegem-se uns aos outros.
A oposição a Mugabe bem se queixou do "silêncio ensurdecedor" de África perante a situação no seu país. Mas a União Africana (UA) permaneceu indiferente, até porque no seio dela não faltam autocratas de longa duração, de Kadhafi na Líbia a Museveni no Uganda ou Bongo no Gabão.

Assim, só se percebe perceber a convicção do ministro português dos Negócios Estrangeiros de que valeu a pena convidar Mugabe para a cimeira entre União Europeia e a UA, em Dezembro, se tivermos presente que a diplomacia portuguesa em relação a África, em geral, e a Angola, em particular, está refém de interesses económicos. Interesses portugueses em Angola e angolanos em Portugal.

Na cimeira, Mugabe ouviu de Angela Merkel fortes críticas em nome da UE - críticas que lhe entraram por um ouvido e saíram pelo outro. Nem se viu que tenham aumentado, a partir de então, as pressões da UA (se as houve) para afastar Mugabe. A UE faz gala, com alguma razão, no seu soft power (poder não militar) para pressionar a democratização de outros países, em particular os que aspiram a entrar no clube. Mas não parece dar grande resultado a tendência europeia para ser simpático com quem viola direitos humanos.

Em relação ao Zimbabwe, e com a excepção do ex-colonizador, a Grã-Bretanha, os países europeus, incluindo Portugal, preferem a passividade. Ao contrário dos Estados Unidos, através de Condoleezza Rice, que já falou forte e feio várias vezes. Os europeus receiam ser acusados de neocolonialistas e por isso deixam os africanos proteger os seus ditadores.

No mesmo sentido, repare-se nas relações da UE com dois grandes regimes autocráticos, o russo e o chinês. A Europa está a deixar-se entalar numa crescente dependência energética da Rússia. Merkel, ao contrário de Sócrates, ainda falou grosso a Putin, mas os pipelines para o transporte de gás natural russo lá se vão multiplicando.

Quanto à China, se esta deu um pequeno passo no sentido de dialogar com o Dalai Lama, tal ficou a dever-se às manifestações na passagem da chama olímpica, em particular em Paris. As quais, aliás, provocaram violentas contra-manifestações na China, por exemplo junto a supermercados Carrefour - o que levou Sarkozy a esquecer as suas ameaças de não participar na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos.

Aliás, o presidente francês esteve há meses em Pequim a vender aviões Airbus e outro equipamento, evitando qualquer reparo às violações dos direitos humanos pelas autoridades chinesas. Agora, o semanário The Economist alarma-se com a "assustadora" disposição xenófoba de milhões de chineses, sugerindo que a futura superpotência que é a China se poderá tornar mais perigosa do que previam os optimistas.

A passividade europeia face aos atentados aos direitos humanos não é uma atitude eticamente aceitável, nem politicamente realista. A Realpolitik acaba por se revelar contraproducente.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Sarsfield Cabral.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MAIS UM CONFLITO NA TROPA

«O encontro de Nuno Severiano Teixeira, no Forte de São Julião (Oeiras), realiza-se quase duas semanas depois de um Conselho de Chefes de Estado- -Maior (CCEM) que durou mais de 24 horas. A clivagem é tão profunda que, "pela primeira vez" na história recente da instituição militar, "os chefes dos três ramos estão unidos", assinalam todas as fontes que abordam o assunto.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Este ministro da Defesa tem jeito para provocar conflitos no meio militar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao ministro que tenha mais cuidado.»

QUEM NÃO VOTOU NO PSD DE SANTANA LOPES

«Já Pedro Passos Coelho, outro dos candidatos à liderança, disse ontem que "sempre votou PSD", mesmo quando Santana Lopes foi candidato a primeiro-ministro nas legislativas de 2005 em que foi derrotado pelo PS de José Sócrates. "Não votei no dr. Pedro Santana Lopes para presidente do PSD mas votei no PSD nas eleições legislativas" de 2005, afirmou o candidato social-democrata, que não quis fazer mais comentários ao facto de Manuela Ferreira Leite se ter recusado a esclarecer se votou no PSD nas últimas eleições legislativas de 2005. "Não vou comentar a resposta da drª. Manuela Ferreira Leite sobre isso", disse Pedro Passos Coelho .» [Diário de Notícias]

Parecer:

Pelas últimas declarações de Manuela Ferreira Leite votaram todos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco Silva se também votou na má moeda.»

O OUTRO LADO DA GLOBALIZAÇÃO

«O relatório, intitulado "Ultrapassando as barreiras", analisa a indústria dos artigos desportivos através de entrevistas a mais de 320 trabalhadores na China, Índia, Indonésia e Tailândia. Os investigadores da Fair Play não só relatam que os trabalhadores de multinacionais como a Nike, Adidas, Converse, Puma, Reebok ou New Balance ganham salários miseráveis não obstante o crescendo de lucros que estas empresas registam, na ordem das centenas de milhões de dólares. Mais grave ainda, os investigadores concluem que "as substanciais violações dos direitos dos trabalhadores que foram identificadas estão ainda a ser a norma na indústria do vestuário e calçado desportivo".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Parece que a globalização não leva só riqueza para a Ásia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Identifiquem-se as marcas que beneficiam dos abusos.»

O REFÉM PORTUGUÊS DAS FARC

«Marc Gonsalves caiu literalmente do céu. A 12 de Fevereiro de 2003, o seu branco Cessna 208 despenhou-se no Sudoeste da Colômbia, ruindo savana adentro após súbita paragem de motor. Caiu vivo, mas o céu que o abrigava - sobreviveu Marc e outros quatro ocupantes - imediatamente reclamou o resgate ao milagre caiu no colo das FARC, ferozes Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, guerrilheiros que não se limitam à libertação leninista e exponenciam rentabilidade com tráfico de cocaína e profissionalização de sequestros.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

O que terá o Senhor Sousa a dizer acerca deste refém dos seus amigos narto-guerrilheiros das FARC.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao senhor Sousa.»

AFINAL MFL SEMPRE VOTOU EM SANTANA LOPES

«Pedro Santana Lopes defendeu hoje, numa entrevista ao Rádio Clube, que Manuela Ferreira Leite deveria abandonar a corrida à liderança do PSD por "dar a entender” que não votou no partido, numa entrevista ao "Jornal de Notícias". Manuela Ferreira Leite já desvalorizou o desafio de Santana Lopes, garantindo que sempre votou no PSD."O Dr. Santana Lopes deve ser a única pessoa do país que tem dúvidas que eu algum dia não votei no PSD. Toda a minha vida votei no PSD", afirmou Ferreira Leite antes de um encontro com uma delegação dos Trabalhadores Sociais-Democratas (TSD), em Lisboa.» [Público]

Parecer:

Acredita quem quiser.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a MFL porque não disse logo.»

AGÊNCIA ESPACIAL EUROPEIA PROCURA ASTRONAUTAS

«Si estás interesado en viajar al espacio, tienes una oportunidad. La Agencia Espacial Europea (ESA, por sus siglas en inglés) busca candidatos para ser astronautas.

La ESA, que celebró hoy una sesión informativa en la localidad madrileña de Villanueva de la Cañada y que contó con la presencia del astronauta español Pedro Duque, ya había anunciado su propuesta para renovar su plantilla el mes pasado.» [20 Minutos]

QUER EMAGRECER 200 KG NUM ANO

«El estadounidense Alonso Bland, de 32 años, pesa 290 kilos, pero para dentro de un año quiere quedarse en 90. Para lograrlo, este lunes ha ingresado en la Clínica de Adelgazamiento Aimin en Tianjin (China).

Los médicos están confiados en que Bland pierda 100 kilos en seis meses, para luego continuar con el adelgazamiento y alcanzar los 90 kilos que Bland quiere pesar dentro de un año.» [20 Minutos]

BLAIR USOU ABORTO DA MULHER PARA ESCONDER PLANOS PARA O IRAQUE

«El ex primer ministro británico Tony Blair utilizó en 2002 el aborto de su esposa, Cherie, para proteger ante la prensa y el país su planificada estrategia iraquí, dice hoy el periódico The Times.

El periódico saca esta conclusión de los extractos de la autobiografía de Cherie Blair, en la que se revela que Blair y su jefe de prensa, Alistair Campbell, decidieron informar casi inmediatamente de que había sufrido el aborto. » [20 Minutos]

BOI GIGANTE

«His name is Chilli and he's described as a gentle giant.

Which is just as well for his handler, Tara Nirula, pictured by his side.

His owners have contacted the Guinness Book of Records who are currently assessing his credentials and comparing them to other big bovines.

The black and white Friesian bullock weighs well over a ton and at the same height as a small elephant, casts a shadow over his cattle companions who are about 5ft. » [Daily Mail]

O OUTRO LADO DA EVASÃO FISCAL

«A evasão fiscal relacionada será responsável pela morte de 5,6 milhões de crianças com menos de cinco anos entre 2000 e 2015, segundo afirmou esta segunda-feira o director da organização humanitária britânica «Christian Aid».

Segundo a agência Lusa, no seu relatório «Morte e impostos: o custo real da evasão fiscal», a Organização Não Governamental (ONG) destaca a importância de tais práticas, comparando-as a uma moderna forma de escravidão. De acordo com Daleep Mukrji, as vidas de mais de cinco milhões de crianças nos países em desenvolvimento poderiam ser salvas se as grandes multinacionais e muitos particulares multimilionários não fugissem sistematicamente aos impostos. » [Portugal Diário]

Parecer:

Por cá também tem os seus custos, ainda que ninguém os contabilize.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais que parece andar mais preocupado com os direitos dos incumpridores, do que com os que cumprem com as suas obrigações e com a receita fiscal.»

O JUMENTO NA BLOGOSFRERA

  1. O "Cu-Cu" gostou da fotografia de Oleg V. Semenets.
  2. O "Terra dos Espantos" foi incluído na lista de links.
  3. O "Ponto Por Ponto" pescou uma notícia envolvendo o gang privativo do Pinto da Costa.
  4. O "PS Lumiar" deu destaque ao post dedicado aos médicos oftalmologistas.

THE LAST GRAFFITI ARTIST [Link]

CRISTALLE

NÃO ATIRES CLIPS AO TEU COLEGA

EMIGRANTES ILEGAIS

JORNAL OJE