domingo, maio 25, 2008

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Janela da sede da Viúva Lamego, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Reuters]

«Giuseppe Nirta, one of Italy's most-wanted mafia fugitives, spat at journalists while being escorted by Carabinieri police officers at their station in Bianco. Italian police officers said that they had arrested the leader of a clan of the 'Ndrangheta, or Calabrian mafia, which is suspected of being responsible for the execution-style killing of six Italians in Germany last year.» [The New York Times]

JUMENTO DO DIA

Presidente da Galp

Bastou sentir a pressão para que em poucos dias o presidente da GALP desatasse a fazer asneiras. Primeiro foi a pressão oportunista sobre o governo para que este baixasse o ISP, pressão que apenas serviu para desviar as atenções das suas práticas comerciais. Depois foi um rocambolesco aumento dos preços que acabou por não se concretizar, talvez por receio da opinião pública. Por fim, decidiu um aumento superior ao que suspendeu, muito provavelmente para conseguir uma almofada que lhe permita manter os preços durante tempo suficiente para fazer esquecer os protestos que se multiplicam.

A IGNORÂNCIA OPORTUNISTA DE JERÓNIMO DE SOUSA

Jerónimo de Sousa. o líder do PCP, aproveitou uma visita à orizicultores para apresentar o seu discurso tipo chapa 8 à crise alimentar. Como seria de esperar a culpa é do comércio, os governos conspiraram contra os seus povos e organizações como a OCDE ou o Banco Mundial só dizem mentiras, a verdade é Jerónimo de Sousa que a diz, mesmo que o seu discurso revele ignorância e uma tentativa infantil de esconder algumas verdades. Vale a pena ler o seu discurso.

Jerónimo de Sousa, que percebe tanto de produção e comércio de arroz como eu de lagares de azeite, teve azar ao escolher o sector do arroz para "botar" discurso de líder do proletariado. O sector do arroz é o sector de produção onde os estados mais cuidam da segurança alimentar, apenas uma parte ínfima da produção mundial é colocada no mercado, uma boa parte das trocas internacionais são negócios entre estados, como sucedeu recentemente entre o Vietname e as Filipinas. Também teve azar, a produção portuguesa não sofreu uma quebra equivalente à dos cereais.

É evidente que a Jerónimo de Sousa pouco interessa se houve problemas climáticos, se a China e a Rússia consomem mais, a culpa tem de ser da globalização e de governos como o de José Sócrates, é essa a verdade que lhe dá conforto ideológico e o pode ajudar a ter mais alguns daqueles deputados que apenas servem para lhe baterem palmas.

BOICOTAR A GALP?

Já há quem por aí quem defenda a Galp contra boicotes, usando os argumentos do relatório e contas da empresa e, apelando ao nacionalismo, até se questiona porque não boicotar a Repsol. Serão estes os argumentos que serão usados pelos amigos da Galp, a par da tentativa de explicar que a culpa é do ISP.

Como a questão do nacionalismo nem merece resposta vale a pena recordar que a Galp detém em Portugal o monopólio da refinação e a sua posição no mercado é dominante. Por outro lado, os administradores da Galp visam maximizar o lucro para contento dos seus accionistas e que essa maximização do lucro nem sempre é conciliável com os interesses nacionais ou dos consumidores.

O que está em causa não é abater a Galp, é forçá-la a estar no mercado estimulando a concorrência, em vez de usar a sua posição dominante para financiar os custos internos do aumento do crude. Desde há dois dias a Galp comprou petróleo mais caro justificando o último aumento?

É evidente que não, o combustível que estamos comprando foi comprado a preços muito inferiores, o aumento visa apenas financiar as próximas aquisições da GALP, desta forma os consumidores substituem a Galp no seu financiamento, em vez de aumentarem os capitais usam a sua posição no mercado para anteciparem receitas.

Será que a Galp aumenta os vencimentos dos seus empregados sempre que se regista um aumento da inflação, das taxas de juros ou dos preços dos produtos alimentares? É evidente que não, mas se aplicasse aos vencimentos o mesmo critério que segue na fixação dos preços dos combustíveis seria de esperar que nos últimos meses tivesse aumentado várias vezes os salários dos seus empregados. Talvez tenha aumentado o dos administradores, mas duvido que os dos empregados tivessem sido actualizados.

Porque será que todos os portugueses têm que apertar o cinto por causa da mesma crise que enriquece os accionistas da Galp?

É evidente que uma redução do ISP dava jeito, só que a uma redução desse imposto corresponderia um aumento dos outros, a um aumento dos lucros da Galp corresponderiam dificuldades de outros sectores da economia. Porque teriam os portugueses que pagar mais impostos para financiar as reduções do ISP para que o presidente da Galp ganhasse mais prémios de desempenho.

Fico à espera que os defensores da Galp o expliquem. Já agora fica um desafio aos defensores da Galp, digam-nos se têm acções dessa empresa.

BAIXAR O ISP?

«A revolta popular contra os aumentos do preço da gasolina continua. Os políticos aproveitam a oportunidade para fazer demagogia. Numa irónica inversão de papéis, enquanto Paulo Portas defende que a gasolina deve ser subsidiada através de uma redução do impostos sobre produtos petrolíferos (ISP), José Sócrates defende que a ideia é estúpida. José Sócrates sabe que a ideia é estúpida porque foi ministro de um Governo que a implementou. Em 2000, António Guterres utilizou descidas do ISP para compensar aumentos do preço do petróleo no mercado mundial. A aventura durou pouco tempo. O preço do petróleo não parou de subir, as receitas públicas desceram, o défice aumentou e o País acabou no pântano.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por João Miranda.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A REVISÃO EM BAIXA

«O Governo português acaba de rever em baixa a taxa de crescimento do PIB prevista para o ano em curso: de 2,2 para 1,5%. De acordo com a generalidade dos analistas, esta revisão em baixa deveria ter ocorrido mais cedo. É também o que penso.

O eventual atraso pode acarretar implicações políticas; não me interessam muito, nem me preocupam. Pode também alegar-se que condicionou erradamente as expectativas dos agentes económicos; julgo não ser verdade. Os agentes económicos têm hoje múltiplas fontes de informação (organismos internacionais, bancos de investimento), não dependendo, para a formação das suas expectativas, das previsões do seu Governo.

Interessa-me mais a consequência deste eventual atraso na qualidade da gestão do nosso próprio Estado. Saber, por exemplo, se, com esta redução da taxa de crescimento do PIB, se teria decidido do mesmo modo a redução da taxa do IVA de 21% para 20% - com o que, em conjunto, a receita pública deverá ver-se diminuída, no mínimo, em 2008, em cerca de 750 milhões de euros. Uma bela questão (perdoe-se-me a imodéstia), que haverá de ter resposta cabal, um dia, num belo livro de memórias (disso não tenho a menor dúvida) do nosso ministro das Finanças.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Por Daniel Bessa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

AUMENTA O CRÉDITO MALPARADO

«Os portugueses aumentaram o seu incumprimento para com a banca. No primeiro trimestre deste ano, o rácio de crédito malparado total aumentou 5,5% face a igual período do ano passado: os créditos em incumprimento passaram de 1,8% do total de empréstimos atribuídos em Março de 2007, para 1,9% do total em igual mês deste ano. Os montantes em atraso no pagamento à banca já ascendem a 2,4 mil milhões de euros, tendo este valor crescido 14,6% em termos absolutos, face a igual mês de 2007.» [Diário de Notícia]

Parecer:

Depois do crédito fácil er de esperar esta situação que tenderá a agravar-se.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelas consequências da alta dos preços.»

ASAE VAIS AOS SANTOS POPULARES

«A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) incluiu no seu plano de actividades as festas populares que animam o país nos meses de calor. “Os arraiais fazem parte do planeamento da ASAE”, confirmou ao Expresso o subinspector-geral Jorge Reis, responsável pela área técnica e laboratorial. “Estamos atentos às festas populares”, garantiu, depois de uma audição na Assembleia da República (AR), quarta-feira, perante o grupo de trabalho parlamentar sobre pequenos produtores e produtos tradicionais.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Era de esperar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao inspector-geral se vai fumar uma cigarrilha a Alfama.»

PROFESSORES QUEIXAM-SE AO MINISTÉRIO DE ... PROFESSORES

«De acordo com os sindicatos, que participaram ontem na segunda reunião da Comissão Paritária para a Avaliação, existem escolas que estão a adoptar métodos de avaliação que "violam" o regime transitório que foi acordado com a tutela e que prevêem, por exemplo, a "observação de aulas dos professores avaliados", a "apreciação escrita dos alunos sobre o desempenho dos professores", bem como a "imposição de calendários tendo em vista a fixação de objectivos de avaliação". » [Público assinantes]

Parecer:

Recorde-se que os conselhos directivos são eleitos pelos professores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário à Fenprof.»

PC DA RÚSSIA APELA AO BOICOTE DE INDIANA JONES

«Miembros del Partido Comunista de Rusia han lanzado un boicot nacional contra la proyección en el país de la última entrega de la saga de aventuras de Indiana Jones, porque "atenta contra la ideología marxista y distorsiona la Historia".

En el nueva entrega, 'Indy' compite con los servicios secretos de la antigua URSS, la KGB, por hacerse con unas las valiosas piezas arqueológicas. » [20 Minutos]

SHARON STONE DESCUIDADA

«Los paparazzis no descansan nunca. Ahora le toca a Sharon Stone ponerse roja y ver cómo sus ‘vergüenzas' han salido a la luz tras ser fotografiada en un yate durante su visita al festival de Cannes.

Si bien su escena más famosa en el cine es ese cruce de piernas sin ropa interior que dejaba sin aire incluso a los protagonistas de ‘Instinto Básico', lo cierto es que, a sus 50 años, la actriz y productora estadounidense no se corta aunque sepa de la presencia de fotógrafos a su alrededor.» [20 Minutos]

ALEMÃ OFERECEU BEBÉ NO E-BAY

«La policía de Alemania está investigando a una pareja antes de poner a subasta en Internet a su hijo de 19 meses, mientras las autoridades alemanas les han retirado la custodia.

"Ha declardo que se trataba de una broma", ha asegurado Renee Beck, portavoz de la policía en la localidad de Krumbach, situada al este de Munich.

La policía ha abierto una investigación, al tiempo que el estado ha quitado la custodia del menor a los padres. "No hay nada claro", ha asegurado Beck, para añadir que "los detectives están investigando si se trata de un caso de tráfico de menores".» [El Pais]

O JUMENTO NA BLOGOSFERA

  1. "O Farpas da Madeira" também perdoou a Pina Moura.
  2. "O Câmara de Comuns" subscreve o artigo de José Miguel Júdice dedicou a Francisco Lucas Pires que aqui foi reproduzido.

NÃO ABASTEÇO NA GALP, NEM QUE A MENINA DA BILHA ME LEVE AO COLO

Participam neste protesto:

  1. "Arrochadas (2.0)"

Para evitar que a Galp se ofenda com a utilização do seu logo O Jumento adoptou o balão da Barbearia do Senhor Luís.

IRAQUIANO SOBREVIVE A EXPLOSÃO


Iraqi Guy Walks Off Ied Explosion - Watch more free videos

VISTA DO DUBAI [imagem Flickr]

SOMBRAS DESENHADAS COM LIXO [imagens]

ANDRÉ BRITO

COMENDO ENQUANTO CONDUZ

TÍTULO 52