sexta-feira, junho 06, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura -

Devido a um engano no agendamento da publicação este post não foi colocado na hora habitual.

FOTO JUMENTO

Chaminé no castelo de Castro Marim

IMAGEM DO DIA

[A. Gupta/Reuters]

«Un homme porte des feuilles de lotus dans un bassin près de Jammu, Inde, le 5 juin 2008.» [20 Minutes]

JUMENTO DO DIA

O presidente da GALP está a gozar com os portugueses

Enquanto o petróleo desceu 15 dólares a GALP apenas desceu um cêntimo e meio, quando o crude subia tudo servia para aumentar os preços dos combustíveis, quando não era o petróleo que subia era a gasolina, pouco importava que estas subidas fosse acompanhadas do dólar. Agora que o crude desce o presidente da GALP descobriu que houve uma valorização do euro, deve estar a gozar com os consumidores.

É por isso que o boicote selectivo à GALP continua assinalado na coluna da direita.

ANA DRAGO

A Ana Drago estava bonita quando interveio no parlamento a propósito da moção de censura motivada pelas cotações do crude, só foi pena ter copiado um argumento usado por Jerónimo de Sousa aquando da apresentação da sua moção de censura, que a moção do CDS estava a ser votada na manifestação da CGTP. Enfim, bonita mas pouco original, ainda assim mais agradável que o "jovem" Francisco Anacleto.

A MANIFESTAÇÃO DA CGTP

Sem dúvida que a manifestação da CGTP-PCP-BE, apoiada em autocarros pelas autarquias do PSD, foi expressiva. Mas serão dos duzentos mil manifestantes suficientes para decidir uma política? Evidente que não, se fosse deputados seriam muitos, mas como eleitores não dariam para eleger o presidente da autarquia de Sintra.

A maioria dos manifestantes que estivera na rua votam sempre no mesmo partido que está contra qualquer governo do PS que não seja de maioria relativa (para o poder derrubar quando as expectativas eleitorais são boas). Portanto, não me parece que devem merecer mais valor do que enquanto eleitores. Além disso, foi evidente a mobilização de velhinhos, pelo menos nas imagens da TVI uma boa parte dos manifestantes eram idosos, o que me faz pensar que um passeio e um lanche esvaziou muito lar da terceira idade nas autarquias do PCP. Enfim, mas essa coisa do caciquismo é de outros tempos.

De notar também a presença de Jerónimo de Sousa a associar a manifestação com a sua moção de censura, não mostrando o menor respeito por eventuais manifestantes que não sejam eleitores do PCP.

De ressalvar um aspecto positivo, desta vez não foram exibidos os habituais eleitores do PS que estão arrependidos. O PCP ter-se-á esquecido desta coreografia ou resguardou-a para outras ocasiões?

O QUE É FEITO DO MOVIMENTO DA CIDADANIA?

Um dos aspectos mais curiosos o comício do BE foi o apagamento do movimento de Manuel Alegre, apesar deste ter sido a vedeta, qual animal de circo exibido por Louçã, a plateia era do Bloco de Esquerda, sinal de que o movimento está morto, limitado a Helena Roseta e Alegre.

DUAS NOTAS

«Aparentemente, a vitória da dra. Manuela Ferreira Leite não convenceu: a credibilidade por si só não chega, a campanha foi oca de ideias e de propostas, o PSD está dividido em três partidos e há mesmo quem adivinhe uma futura cisão, caso o dr. Santana Lopes, depois do "brilhante" resultado que teve, decida ressuscitar o seu velho PSL (Partido Social Liberal, seja o que for que isto queira dizer). Resumindo, parece que a dra. Ferreira Leite ganhou apesar de não ter conseguido ganhar. Perante isto, dá ideia que só o dr. Passos Coelho, com os seus rendilhados liberais, ou o dr. Santana Lopes, com a sua desenvoltura mediática, podiam ser declarados vencedores nestas directas no PSD. Se a vitória do primeiro representaria "o sangue novo" de que o partido tanto necessita, a do segundo significaria a inesperada "ressurreição" do falecido "menino guerreiro". Não se confirmando estas duas gloriosas "surpresas", ficou para a dra. Ferreira Leite o ónus da sua apagada eleição. Embora se compreenda o entusiasmo pela "novidade" e a admiração face ao "milagre", não é fácil seguir o fio argumentativo que entrelaça este desencantado raciocínio. Antes de mais, custa perceber este súbito desprezo pela credibilidade. Dá ideia que vivemos num país, recheado de dirigentes partidários credíveis, onde o debate público foge a qualquer tipo de demagogia e a política se distingue pela sua viçosa respeitabilidade. No caso do PSD, em particular, que se entregou nas mãos do dr. Menezes, esse desprezo causa ainda maior estranheza. Em segundo lugar, fica-se sem saber bem que ideias são essas que não existiram na campanha da dra. Ferreira Leite. Um pacote de propostas desarticuladas, escolhidas a dedo para agradar a todos os hipotéticos eleitores? Ou um simples enumerado de medidas avulsas que ninguém se dá ao trabalho de explicar? Se se considerar que este tipo de pacotes e de enumerados são, de facto, um viveiro de ideias novas e refrescantes sobre o país e as grandes questões nacionais, há que reconhecer que a campanha da dra. Ferreira Leite não teve felizmente nenhuma ideia. Em contrapartida, ofereceu um dado novo: uma candidatura sem cedências, que fugiu das promessas fáceis e dos malabarismos eleitorais do costume. Neste sentido, a sua vitória foi, em certa medida, a derrota do marketing e dos políticos de plástico, sem rugas e sem grandes planos, que abundam nos vários partidos. Por último, convém notar que os efeitos da divisão que existe no PSD dependem essencialmente de quem dirige o partido, como o dr. Menezes, com a sua votação esmagadora, se encarregou de demonstrar.

Entretanto, o PS, esse partido ordeiro e obediente que se engasga, todos os dias, com as palavras do chefe, especializou-se no ataque a qualquer socialista que perturbe a silenciosa unanimidade que reina nas suas hostes. Invariavelmente, os ataques viram-se contra si próprio, incendiando pequenos fogos e dando um novo relevo às raras críticas internas que embaciam o lustro da actual maioria. O mais pequeno sinal de discordância, o mais elementar aviso ou mesmo a mais leve insinuação são vistos, à lupa, como inaceitáveis traições que o partido ou o Governo se encarregam de denunciar com natural arrogância. Perante isto, não deixa de ser compreensível que os socialistas olhem com desprezo para a "balbúrdia" que grassa no PSD. Com a ascensão do eng. Sócrates, o PS mingou significativamente: no Largo do Rato não há "balbúrdia" que perturbe o estado comatoso em que o "socialismo" se encontra. Se, em 2009, os cálculos eleitorais falharem, o partido ver-se-á, mais cedo do que pensa, confrontado com o imenso vazio em que se enterrou. Até lá, vai-se afunilando, na sua maioria absoluta, reduzido à cartilha de um líder "providencial", incapaz de perceber que o ciclo mudou e que a "determinação" dos primeiros tempos foi gradualmente substituída pela "intolerância" dos dias que correm.

Ainda esta semana, as críticas do dr. Vitalino Canas à participação de Manuel Alegre numa iniciativa que ultrapassava as fronteiras do PS limitaram-se a dar uma nova visibilidade à "festa" da esquerda, contribuindo generosamente para o seu assinalável êxito. Assim como, há duas semanas, a forma como o ministro Mário Lino reagiu ao "aviso" feito pelo dr. Mário Soares confirmou, apenas, que o PS e o Governo já não vão lá com "avisos".» [Público assinantes]

Parecer:

Por Constança Cunha e Sá.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

HELENA ROSETA CANDIDATA A PRIMEIRO-MINISTRO?

«Helena Roseta, que enquanto foi militante do PS esteve sempre ao lado de Alegre, afirmou ao DN que "o grande desafio é dar uma forma política a esta energia" vivida na noite de terça-feira junto ao Bairro Alto, em Lisboa. Para Roseta, "isto foi o ponto de partida", apesar de também ela não saber qual é o ponto de chegada. Ainda não há respostas para essa pergunta. Mas as iniciativas vão continuar e debates, encontros e novos comícios vão prosseguir pelo país fora.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Seria giro este país a ser governado por Helena Roseta e presidido por Manuel Alegre, era uma espécie de Prec dos gajos e das gajas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Acorde-se do pesadelo.»

CAMIONISTAS TAMBÉM VÃO FAZER CHANTAGEM SOBRE O PAÍS

«As empresas de camionagem estão a preparar uma série de protestos contra o sucessivo aumento do preço do gasóleo que pode culminar com uma paralisação na segunda-feira que promete afectar "vários pontos estratégicos" do país. A paralisação prevista para as zero horas de 9 de Junho é para já uma iniciativa de 75 operadores que ontem se reuniram no Carregado. Silvino Lopes, gerente da transportadora Master Cargo, revelou à Lusa que está prevista uma paralisação "de milhares de viaturas" a partir da meia noite de domingo que irá afectar locais "estratégicos" como portos, auto-estradas, estradas nacionais e refinarias.» [Diário de Notícias]

Parecer:

A tentação oportunista está a generalizar-se.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Deixem-nos fazer lockout, mas quanto a bloqueios recorra-se ao que for necessário para assegurar a liberdade dos cidadãos.»

DANIEL BESS ALERTA

«A crise que desabou sobre o mundo em meados de 2007, vinda dos EUA, está para ficar e com "uma aterragem muito violenta e prolongada", com "consequências muito negativas para Portugal". Mas "o pessimismo é o pior dos pontos de partida", defendeu ontem, em Castelo Branco, Daniel Bessa, perante uma plateia de empresários e gestores. O economista lembrou que "não se pode gerir uma empresa com pessimismo" e que "só há uma maneira de crescer: é exportar".» [Diário de Notícias]

Parecer:

O problema deste país é que há muita gente empenhada em que a situação piore.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

OFTALMOLOGIA: O PROBLEMA ERA FALTA DE PALHA

«São cerca de 250 euros. Por cirurgia e só para o médico. Justos, garante Falcão dos Reis, director do Serviço de Oftalmologia do HSJ, que convocou para o PIO apenas cirurgiões do quadro. Um interno, garante, demoraria três a quatro vezes mais e o que se pretende aqui é produzir muito para reduzir as listas de espera. Chamaram-se doentes "já agendados para os próximos meses" e a maior unidade do Norte foi, assim, a primeira a arrancar com o programa anunciado há três semanas pela ministra da Saúde. A contrapartida para poder trabalhar - e ganhar - fora do horário normal era ter que aumentar a produção habitual em 10%. "São contas para se fazer ao fim do ano. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

Não há nada como pagar, até os médicos oftalmologistas se apressam.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Exijam-se mínimos aos médicos para que permaneçam no SNS.»

ESCOLAS PÚBLICAS INVESTEM MAIS NA MODERNIZAÇÃO QUE AS PRIVADAS

«A modernização tecnológica conheceu um avanço assinalável no ensino público português, deixando, à distância, os investimentos feitos no privado. Em 2007, quase 80% das escolas estatais tinham PC, contra 23% no sector privado.

A prova está num estudo elaborado pelo Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação, referente ao ano lectivo 2006/07. Nele fica-se a saber que 77% dos estabelecimentos de ensino oficial dispunham, àquela data, de computadores, contra 23% no ensino privado. Por isso, a relação alunos/computador era de 10,3 para o ensino público, contra os 6,5 para o ensino particular. O estudo pretende ser "um contributo para o aprofundamento do conhecimento sobre o processo de generalização das tecnologias da informação e comuniacção nos estabelecimentos de educação e ensino". Numa análise à relação alunos/computador por natureza do estabelecimento e nível de ensino, fica-se a saber que a média de 10,3 no ensino público era superada no 1.º ciclo, em que passava a ser de 15,1. A média mais baixa dizia respeito ao Secundário, cuja relação alunos/computador era de 8,1, um valor muito superior aos 4,4 no mesmo nível de ensino nos estabelecimentos privados.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Compreende-se.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Em matéria de modernização o Estado deve apoiar igualmente as escolas privadas.»

BUSH MANIPULOU DADOS SOBRE O IRAQUE

«El Gobierno del presidente estadounidense George W. Bush manipuló los datos de inteligencia sobre Irak, exagerando los vínculos de Sadam Hussein con grupos terroristas, según un informe divulgado este jueves por el Comité de Inteligencia del Senado. El informe indica que el Gobierno de Bush ocultó los desacuerdos entre expertos de la comunidad de inteligencia sobre el presunto programa nuclear de Irak, así como que algunas de las acusaciones sobre sus vínculos con Al Qaeda carecían de suficiente fundamento.» [20 Minutos]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Pensamentos" concorda que a CGTP participa nas negociações de má fé.
  2. O "Shabuda" pescou um cartoon.
  3. O "Cogir" deu destaque ao post "assalto ao Orçamento".
  4. O "Câmara de Comuns" gostou da fotografia de Max Sauco.
  5. O "Nem Paz, Nem Guerra" dá destaque a um comentário sobre Manuel Alegre.
  6. O "Câmara de Comuns" sugere o post dedicado à nossa geriocracia.

PHOTOGRAPHS FROM 'FINAL SALUT' [The New York Times]

HIGH-TECH TRASH [National Geographic]

SATURNO E AS SUAS LUAS FOTOGRAFADAS PELA SONDA CASSINI [Link]

WALMONT

A-STYLE

HERBERT RICHERS