segunda-feira, junho 16, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

FOTO JUMENTO

Alfama, Lisboa

IMAGEM DO DIA

«La spettacolare caduta di Alexa» [La Reppublica]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

O Jumento informa os que andam preocupados com o silêncio persistente de Manuela Ferreira Leite, a idosa senhor não trocou a berraria política pelos berros do Joãozinho, não está afónica e até já deu pela subida dos preços dos combustíveis. Não há razões para recear pelo desaparecimento da líder do PSD (Quem se lembra de uma famosa manchete do extinto "O Jornal" que perguntou por onde andava Vítor Constâncio, acabando com a sua liderança do PS?), de pois de uma plástica ideológica que a levou a ter a obsessão dos pobres, curando-se da obsessão do défice, Manuela Ferreira Leite está a trabalhar na mudança da imagem do PSD, muito abalada por Santana Lopes e Menezes. Na imagem vemos Manuela Ferreira Leite a ensaiar os novos cartazes do PSD.

O Jumento também sabe que com esta nova imagem Manuela Ferreira Leite vai optar pelo silêncio, no pressuposto de que se os políticos são mal vistos, ficam a ganhar aqueles que se deixarem ver menos. Assim, sempre que surgir uma crise grave como a greve dos camionistas, Manuela Ferreira Leite vai sugerir que as televisões a convidem para apresentar os boletins meteorológicos ou para ser entrevistada a propósito do aquecimento global.

JUMENTO DO DIA

A má moeda quer uma medalhinha

Santana Lopes, que para Cavaco Silva era má moeda, não vai ao congresso nem quer ser autarca, já só quer que Cavaco Silva lhe dê uma medalhinha no próximo 10 de Junho. Vamos ter o Lopes das medalhas.

A MENTIRA DA MOBILIDADE

A mobilidade dos funcionários públicos foi apresentada como a solução para o excesso de funcionários, á partida era um bom princípio, os funcionários beneficiariam de formação e poderiam transitar para outros ministérios. Só que passado um ano, os funcionários colocados na mobilidade foram abandonados, não foram chamados para qualquer formação. Isto é, o ministro das Finanças lembrou-se de criar um organismo e de nomear amigos para a sua administração, mas esqueceu-se dos seus bons princípios consignados na lei.

Estamos perante problemas ou face a uma vigarice do ministro das Finanças? Seria bom que o próprio o esclarecesse.

UM APELO

Se alguém se cruzar com Manuela Ferreira Leite deve informar urgentemente a sede do PSD pelos seus números de telefone. A senhor, com 68 anos foi vista pela última vez no dia das directas para a liderança do seu partido, apresentava-se vestida com um grosso casaco de Inverno e o cabelo ligeiramente alourado. É uma pessoa que aparenta alguma antipatia, andando com um ar ligeiramente curvado e de olhos esbugalhados.

Como ultimamente apresentava sintomas de patologia do foro psiquiátrico, dizia que a sua grande preocupação era os pobres, é possível que seja vista nalgum barbecue da Pedreira dos Húngaros, ainda que haja quem assegure ter sido vista para os lados de Londres, embora essa presença nada tenha a ver com Vale e Azevedo, outro português que no passado também ficou conhecido pelas suas preocupações em relação à pobreza.

O ENGENHEIRO LÓIOS É MESMO ENGENHEIRO?

Voz amiga do PSD já me tinha dito que o "porta-voz" dos camionistas, o agora famoso senhor engenheiro Lóios" não é militante do PSD nem sequer engenheiro. Agora circula nos mails uma posição atribuída a Rui Herdadinha, vice-presidente da CPC do CDS de Arraiolos:

«Assim que vi esse já há muito de "intitulado de engenheiro", cuja formação académica, última de Registos, se encontra a frequentar o 10º Ano num colégio em Lisboa, na TVI a defender os transportes.

Solicitem-lhe o Diploma de Engenheiro, e, como vão as coisas, talvez apareça algum, tirado por fax?! Perguntem-lhe o que tem a ligá-lo aos transportes?! Talvez por transportar dinheiro nos bolsos ! Venha ele a Arraiolos, se tiver coragem, pois os de Arraiolos ainda se lembram o que ele fez e deixou como lembrança (Amarga) sobre os Tapetes de Arraiolos!

Quanto ao PSD em Arraiolos, nunca foi visto nem achado, senão por ter "pseudo-casado" com uma Deputada do PSD de Arraiolos, Drª Maria José, que, bem pode "esclarecer" QUEM é na VERDADE esse Sr. Loios, uma vez que ela diante de mim, e há muitos anos, numa campanha pelo PSD o "apelidou de Sr Engenheiro" na aldeia da Igrejinha do concelho de Arraiolos, mas depois, e há cerca de três anos, depois de passar por muito ....., descobriu que se tinha enganado e não somente quanto à palavra "Engenheiro"Assim que o Vi, na TVI, logo no momento telefonei ao PSD, para se pronunciar publicamente, pois um "pseudo" auto-designado PSD, estava a MOSTRAR-SE ao País! É que Portugal é pequeno, mas muitas pessoas ainda não conhecem bem essa FIGURA! É bom que "alguém" se lembre dele e faça uma reportagem com base em investigação, para poder apresentar na TV, a vida desse Loios! Talvez tenha parentesco é com a Família "Reis", de "Álvaro dos Reis", que ficou conhecido mundialmente,e, vejam o porquê, comecem a pesquisar em "notas de 500 escudos"? É que esse Loios também tem "Reis" antes de Loios!

Um desabafo,

Rui Herdadinha

Vice-Presidente da CPS de Arraiolos, e (presidente há muitos mandatos.... muitos e muitos anos)»

A ser verdade temos aqui um bom candidato à pasta das Obra Públicas, Transportes e Comunicações, no caso de Ferreira Leite chegar a São Bento.

UMA PERGUNTA A PACHECO PEREIRA

Se acha tão condenável o facto de o governo não ter recorrido à bordoada com os piquetes dos camionistas, porque razão enquanto durou a greve não defendeu isso publicamente? Parece que a sua coragem política só serve para virar o símbolo do PSD de pernas para o ar quando não gosta do líder.

PRAGA DE RÃS

«A crise dos transportadores de mercadorias acabou bem ("mas podia ter acabado mal", disse Mário Lino). Pelo que a imprensa relata, até acredito que o preço pago ficou aquém do que podia ter sido. Mas o precedente deixou uma lápide no chão para lembrar a todas as aristocracias assalariadas, que, por poderem produzir muito mais dano do que as vantagens que reivindicam, a arruaça destruidora e o contingentamento da liberdade dos outros valem a pena. E a lembrar também aos suscitadores destes desacatos de agora um caminho possível para resolverem qualquer crise de amanhã. Por isso, é necessário um esforço maior do que o esperado na criação de alternativas e na redução da dependência, mas visando só efeitos de médio e longo prazos. Mas, por isso também, vale a pena que a PGR leve por diante - agora - os escassos casos que, ao que parece, ela ainda tomou a peito. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Nuno Brederode Santos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O SILÊNCIO TÁCTICO DE MANUELA FERREIRA LEITE

«Muito mais do que um gesto táctico, o silêncio de Manuela Ferreira Leite nos dias duros do bloqueio dos camionistas foi um silêncio cínico. Querer interpretá-lo à luz dos confrontos políticos clássicos, segundo os quais a oposição aproveita as crises para atacar os flancos e as fragilidades do partido do poder, é desvalorizar a natureza do problema aberto pelos camionistas e a inteligência matreira que mobilizou a nova líder do PSD. Deplorar a sua falta de comparência, dizer que a sua ausência em parte incerta foi "inaceitável" ou lembrar, com razoável propriedade, que se a mesma atitude fosse tomada por Luís Filipe Menezes teria caído o Carmo e a Trindade, são apenas enfoques do problema que impedem a visão de conjunto. Manuela Ferreira Leite refugiou-se no silêncio porque, além da evidente constatação de que o Governo não foi suficientemente firme para conter as pedradas, nada mais tinha a dizer de diferente do que o Governo disse sobre as reivindicações dos camionistas, nomeadamente ao nível fiscal. Mas se esta foi a faceta táctica da sua atitude, há um cinismo estratégico que convém ter em consideração: para Manuela Ferreira Leite, era mais útil deixar o primeiro-ministro a ser frito no lume brando dos protestos e do medo dos cidadãos do que criar novos factos políticos para desviar as atenções.

No seu primeiro teste a sério após as directas, a nova líder do PSD preferiu o refúgio seguro da discrição para proteger o capital de credibilidade que reclama como o seu principal activo político. Assim, não se expôs em excesso e deixou o Governo e os demais partidos do arco parlamentar a esgrimirem argumentos enquanto os cidadãos olhavam desorientados e aflitos para as filas nas estações de serviço ou para a falta de legumes nas prateleiras. Assim, não teve de dizer que também ela recusaria mexer nas receitas fiscais, ou que mandaria o Corpo de Intervenção da polícia carregar sobre os camionistas. Houve quem acreditasse que a sua ausência tinha por base a decisão de se assumir como líder de corpo inteiro apenas após o congresso de Guimarães, mas a aparição no dia em que a Irlanda disse não ao Tratado de Lisboa desmontou de imediato esta probabilidade.

Ao manter-se fora de cena quando o Governo hesitava entre dar a mão às reclamações dos transportadores ou pedir à polícia para os pôr na ordem, a líder do PSD não capitalizou com a crise, mas também não sofreu erosões de maior. Manteve-se a boiar, enquanto o seu adversário directo, Sócrates, esbracejava para se não afundar.

A sua decisão suscita, no entanto, uma reflexão sobre o futuro da oposição do PSD e o modo como Manuela Ferreira Leite vai apresentar alternativas a um Governo que insinua ser uma reserva do pensamento único que nos há-de salvar da crise. Se, como disse estes dias Mota Amaral no Parlamento, o estilo é o homem (ou, no caso, a mulher), o que Manuela Ferreira Leite mostrou nos dias do bloqueio é a sua vocação para a frieza, a contenção e o calculismo. Dela não se ouvirá nada que não queira dizer, o que a levará sempre a preferir o silêncio quando a conjuntura a forçar a isso.

O problema de Manuela Ferreira Leite é que, pelo menos depois do congresso, terá de reconhecer que o silêncio e a omissão programática não podem durar sempre. Um destes dias terá mesmo de se expor. Se até agora a sua ausência do palco se pode aceitar porque ela ainda não é, formalmente, a dona do PSD, depois de Guimarães terá menos margem de manobra para se evaporar nos bastidores do confronto político. Terá, enfim, de dizer o que pretende e ao que vem. E por esses dias, além do estilo, será obrigada a revelar as suas soluções para domínios fundamentais da governação. A sua mensagem política e a sua capacidade de ser diferente não mais poderão ser ocultadas na conveniência do silêncio. Terão então de ser cruelmente expostas, com as vantagens e riscos que a frontalidade e a transparência impõem.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Manuel Carvalho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O QUÊ?

«Os custos com as dívidas incobráveis da electricidade vão passar a ser pagos por todos os consumidores. Hoje, é a EDP Serviço Universal que assume os encargos totais dessas dívidas. Mas a proposta da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) para o próximo período regulatório de 2009/11 prevê que os encargos com esses compromissos passem a ser partilhados com os consumidores de electricidade a partir do próximo ano, nas tarifas de electricidade.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por este andar ainda serão as facturas ainda vão ter rubricas para as perdas dos accionistas na bolsa ou os prejuízos dos investimentos estrangeiros da EDP.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Diga-se ao ministro da Economia que isto é uma vergonha.»

SANTANA LOPES QUER QUE CAVACO LHE DÊ UMA MEDALHA

«Em jeito de confidência, o até agora líder parlamentar dos sociais-democratas revela que o que gostaria mesmo era de ser condecorado. "Como para as autarquias já dei, agora vou esperar até ao próximo 10 de Junho para ver se também vou ser condecorado", afirmou, numa óbvia alusão ao facto de este ano o Presidente da República, Cavaco Silva, ter distinguido o ex-líder do PSD, Luís Marques Mendes, com a Grã-Cruz do Infante.» [Público assinantes]

Parecer:

A dúvida está em saber de que metal deve ser a medalha para alguém a quem Cavaco se referiu como sendo má moeda.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se o latão ao Presidente da República.»

MOBILIDADE PARA ONDE?

«Na próxima quarta-feira, João Teixeira, funcionário público pertencente ao quadro da Direcção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural, completará um ano na situação de mobilidade especial. Ficará, por isso, a receber mensalmente menos um terço do seu salário, depois de dez meses seguidos em que lhe viu retirado um sexto do rendimento. Durante todo este ano, garante, nunca foi chamado para qualquer entrevista de emprego nem participou em acções de formação profissional. "Nunca fui contactado para nada, o que me aconteceu foi um des-pedimento", afirma.» [Público assinantes]

Parecer:

O ministro das Finanças parece que só se lembrou de aplicar metade da legislação.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Chame-se a atenção do ministro para esta manifestação de incompetência.»

BUSH ELOGIOU SARKOZY POR TER ESCOLHIDO A BRUNI

«O presidente americano, George W. Bush, parabenizou o presidente francês, Nicolas Sarkozy, por ter escolhido Carla Bruni como sua esposa.

Bush, que está em viagem à Europa, disse que Carla Bruni é "uma mulher realmente inteligente e capaz".» [BBC Brasil]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. "A Trancadita" gostou de uma imagem de uma adepta portuguesa.
  2. O "Pensamentos" também estranhou o silêncio da direita durante a greve dos camionistas.
  3. O "4 Quadrantes" também reproduziu o artigo do 20 Minutos sobre a directiva da nova jornada de trabalho na Europa.
  4. O "Afilhado" gostou da publicidade de outros tempos.
  5. O "Papa açordas" concorda que a Operação Furacão vai ficar a descoberto.
  6. O "PS Lumiar" dá destaque ao post "Maioria de esquerda ou maioria absoluta?"
  7. "A Barbearia do Senhor Luís" esclareceu que já tinha retirado as ofensas ao cão-de-água do Algarve. Ainda assim descobriu que o bicho não é assim tão algarvio, é natural, eu também sou meio andaluz.
  8. O "PS Lumiar" dá destaque ao post "A democracia está mesmo doente?".

O 111 DOS DEDOS

TONI FRISSELL

NICOTINELL