segunda-feira, julho 14, 2008

A (extrema) esquerda bem pensante e a insegurança

A “análise” de Jerónimo de Sousa aos acontecimentos de Loures diz muito sobre a extrema-esquerda pensa da criminalidade, para o líder do PCP a causa dos acontecimentos está inevitavelmente na política de José Sócrates, da qual resulta desemprego.

Quando ouvi Jerónimo de Sousa dar esta douta explicação senti vontade de rir, imaginei o pessoal da Quinta da Fonte que via aos tiros na fila de espera de um centro de emprego. Calculo que cansados de esperar por um emprego terão combinado irem dar uns tiros nos vizinhos.

Quando leio que uma conhecida personalidade do Bloco de Esquerda culpa estas urbanizações fico a pensar com os meus botões se não deverei comprar uma caçadeira em segunda-mão, cortar-lhe os canos e ir aos tiros para o meio da rua, a cem metros da minha casa há uma dessas “urbanizações horríveis”, aliás, no bairro onde moro há três dessas urbanizações.

Poderão ser feitas muitas abordagens sobre a forma como os emigrantes vindos de África se integraram (ou não) na sociedade portuguesa ou sobre a etnia cigana, mas falar em desemprego é, no mínimo, absurdo. Há alguém que receba uma casa do Estado onde quase não paga renda, recebe rendimento mínimo e faça uns biscates ou negócios sem pagar um tostão de impostos que esteja disposto a trabalhar em troca do ordenado mínimo?

A verdade é que o Estado dá a muitas das famílias da Quinta da Fonte mais do que ganhariam trabalhando e muito mais do que dá a muitos milhares de outros portugueses que trabalharam e descontaram toda uma vida, nunca tendo recebido uma casa do Estado e que vivem com pensões bem menores do que o rendimento mínimo.

A acreditar no discurso do PCP e do BE o problema resolver-se-ia com emprego e com habitação dispersa. Resta saber que empregos e vencimentos sugere Jerónimo de Sousa ou em que bairros da cidade o BE acha que os moradores da Quinta da Fonte deveriam habitar, como há bairros destes até às imediações da Av. 5. de Outubro imagino que a solução seria construí-los na Av. de Roma, na Lapa ou na Linha de Cascais, com vista para o Tejo.

É bom que se diga que a maioria esmagadora dos emigrantes africanos e da comunidade cigana comporta-se dentro da lei, fazem pela vida como a generalidade dos portugueses. Não é o caso daqueles que vimos em Loures, quem anda com armas no bolso e as usa para disparar sobre os vizinhos é muito pouco provável que alguma vez tenha sentido vontade de trabalhar, há formas bem mais simples de ganhar dinheiro para juntar ao que o Estado já lhes dá.