domingo, julho 06, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

IMAGEM DO DIA

[Rafiq Maqbool/Associated Press]

«Marines played chess at a base in southern Afghanistan. United States-led coalition forces in Afghanistan said they used air power to destroy two vehicles carrying militants, but a district governor said 22 civilians were killed in the strike.» [The New York Times]

JUMENTO DO DIA

Deprimente

Foi deprimente ver o sindicalista dos investigadores da PJ comentar o caso que envolveu um dos seus inspectores numa rede de devassa da vida privada. Perante tão grave atentado a preocupação do sindicalista era explicar que não foi a PSP a fazer as buscas a um dos seus, mas sim magistrados e outros agentes da PJ, como se tal criminoso merecesse tratatamento distinto perante a lei.

TROGLODITAS NACIONAIS

Aqui fica um comentário que um visitante d'O Jumento deixou na caixa do último post:

«Não tem nada a ver com post acima mas não resisti a colocar esta notícia, via El Pais."Por elemental sentimiento de humanidad, nos alegr ó la noticia", afirmó Castro, quien señaló que "Betancourt, debilitada y enferma", y los otros cautivos "en precarias condiciones de salud, difícilmente podrían resistir más tiempo". Fidel Castro, que en agosto cumplirá 82 años, aseguró que uno de los elementos que hizo que su movimiento guerrillero triunfara fue el poner "de inmediato en libertad y sin condición alguna a los prisioneros".

E esta? Até o velho Fidel é menos troglodita que os nossos PC's.»

QUEM SE RESPONSABILIZA PELO 'CASO MADDIE'?

«O chamado ‘caso Maddie’ foi um desastre. Por mim, sempre me indignei com a ligeireza com que certos polícias, ex-polícias e jornalistas amigos de polícias insinuaram que os pais da crianças eram os responsáveis pela sua morte. Mesmo sem saberem se, de facto, havia morte.
Escrevi-o, disse-o na televisão e mantenho que, caso se provasse que o casal era culpado, eu perderia completamente a confiança na condição humana.

Pois bem, felizmente não perdi essa confiança, mas passei, infelizmente, a desconfiar muito mais dos nossos métodos de investigação.

O que me é dado entender é que a nossa polícia não investiga: faz conjecturas. O desplante com que um ex-polícia dizia qualquer coisa como ‘não foi provado o crime, mas também não foi provado o rapto’, mostra como certas pessoas na PJ se sentem mais magistrados, mesmo juízes, do que investigadores. E, para que não se pense que há corporativismo, o mesmo digo - sem qualquer hesitação - de certos jornalistas, para quem a verdade é o que lhe diz uma fonte da polícia, ainda que o bom senso contrarie a lógica dessa pretensa verdade.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Por Henrique Monteiro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

TEMPESTADE

«A evolução da situação económica, em especial no que se refere aos mercados financeiros, tem vindo a constituir crescente motivo de preocupação. Há quem o afirme abertamente, mesmo aos mais altos níveis de responsabilidade. Há quem prefira não falar do assunto, como se, não falando dele, de algum modo o esconjurasse. Há quem não só não fale como queira mal a quem fala, a quem apelida de “profeta da desgraça”.

Salvo melhor opinião, o problema é sério - sério à escala global, com contornos agravados no nosso país, sobretudo por causa da fragilidade da situação financeira provocada pelo défice das transacções correntes com o exterior. E, de novo salvo melhor opinião, ninguém sabe o que pode acontecer. É nestes momentos que se torna evidente que a economia é feita de confiança; e que, enquanto a confiança não recuperar, a economia não recuperará.

Não é motivo para ninguém se suicidar. É motivo para continuarmos a fazer o que tem de ser feito, se possível melhor. Nas empresas, melhorando operações. No Estado, melhorando políticas. Sem nenhuma garantia: porque é o que temos de fazer; porque as alternativas serão sempre piores. É a condição humana, no que tem de mais frágil, e de mais puro.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Por Daniel Bessa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

UM DETECTIVE PRIVADO MUITO EFICAZ

«Tudo começou quando uma mulher desconfiou que um homem com quem tinha um relacionamento sabia de mais sobre a sua vida, tantos eram os pormenores, muitos deles que só ela conhecia e que eram descritos com adequado rigor. Da desconfiança, a mulher passou à acção e participou o caso à PSP, que encetou as respectivas investigações e acabou por colocar tudo a nu. As autoridades apuraram, então, que aquele indivíduo teria contratado um detective privado para lhe seguir os passos. Por sua vez, aquele detective mantinha um esquema de operações bem montado de que faziam parte, pelo menos, quatro agentes da PSP e um inspector da PJ.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Já começa a ser difícil viver tranquilo neste país.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao Procurador-Geral.»

CATÓLICA TRATA MULTAS DE TRÂNSITO

«A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) tinha um protocolo com a Ordem dos Advogados (OA) que durou três meses e terminou no final de Junho. No entanto, a ANSR tinha já posto em marcha um concurso internacional para adjudicar o serviço. No dia 28 de Março, enviou para publicação no Jornal Oficial das Comunidades (JOC) o concurso público que, pelo valor então estimado (750 mil euros + IVA), obrigava a torná-lo internacional. No dia 1 de Abril, o JOC publicou o anúncio e a UCP ganhou sem dificuldade, até porque só tinha outro concorrente (RH Mais - Organização e Gestão de Recursos Humanos), que acabaria por desistir.» [Jornal de Notícia]

Parecer:

Será que consegue arrumar a "casa"?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Esperemos para ver.»

MANUELA FERREIRA LEITE JÁ CONSEGUIU O SEU OBJECTIVO

«O PPD/PSD foi a única força política parlamentar que viu o seu capital de simpatia reforçar-se nos últimos 30 dias. Ao facto não seria alheia a recente eleição de Manuela Ferreira de Leite para dirigente do partido ‘laranja’. Os sociais-democratas ganharam nada mais nada menos do que 4% e passaram para um resultado projectado de 29%, o qual retiraria ao Partido Socialista qualquer veleidade de chegar à maioria absoluta. caso as legislativas se realizassem hoje. O PS de Sócrates perdeu 1,8% e recuou para uns confortáveis 40%, muito embora a crise económica possa ainda fazer estragos apreciáveis no partido do Governo. Os socialistas não ficaram isolados neste mês de recuos, já que à sua esquerda CDU e Bloco de Esquerda também conheceram revezes. A coligação liderada pelos comunistas quebrou 0,9% e fixou-se nos 10,1%, ao passo que o bloco de Francisco Louçã apesar de um ‘aligeiramento’ de 0,4% aproximou-se novamente do PCP com um resultado de 9,6%.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Se as sondagens e, em particular, as sondagens do Expresso fossem fiáveis Manuela Ferreira Leite já podia estar descansada. Mas o jornalista Fernando Diogo, do Expresso, parece estar mais empenhado na eleição de Ferreira Leite, até acha que engana os eleitores deixando no ar que o PPD é um partido de esquerda:

«A direita sofreu igualmente com a chegada da nova líder social-democrata e depois de uma ‘dentada’ de 0,9%, o CDS/PP é cada vez mais último entre as forças parlamentares e está cada vez mais distante dos seus rivais do PSD. Os populares não ultrapassam agora os 6%.»

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a MFL se já combinou com Cavaco Silva quanto tempo manterá em funções um governo do PS sem maioria absoluta.»

COMPROMISSO PORTUGAL ABRE O JOGO

«‘‘Espero que Manuela Ferreira Leite seja capaz de afirmar um projecto diferenciador e bem estruturado’’. Em declarações ao Expresso, António Carrapatoso, porta-voz do movimento Compromisso Portugal, não deixa de dar o benefício da dúvida a José Sócrates - ‘‘se se modernizar, o PS também pode conseguir’’ -, mas reconhece que ‘‘o PSD poderá estar mais próximo das posições do ‘Compromisso’.

A sintonia vem ao de cima logo a propósito da bandeira política escolhida por Manuela Ferreira Leite para começar o seu combate ao PS. O último relatório deste movimento independente que congrega ‘a nata’ do empresariado português, divulgado esta semana por ocasião do debate sobre o estado da Nação, alinha com a estratégia do PSD de pôr em xeque as grandes obras públicas na carteira de Sócrates: ‘‘Na área dos investimentos públicos, as novelas do novo aeroporto e do TGV demonstraram a necessidade, sempre por nós afirmada, de definir critérios que levem a uma adequada selecção dos investimentos públicos e garantam o retorno económico-social dos investimentos’’.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Que grande novidade esta de preferirem o PSD...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Carrapatoso se pensava que estávamos convencidos de que preferia o Bloco de Esquerda.»

22 JORNALISTAS ACUSADOS DE VIOLAÇÃO DO SEGREDO DE JUSTIÇA

«A sorte virou. A partir de Outubro 22 jornalistas - entre os quais todos os então responsáveis editoriais da SIC, TVI, ‘Expresso’ e ‘Visão’ - vão sentar-se no banco dos réus por 56 crimes de violação do segredo de justiça. Motivo? Revelaram informações sobre a detenção de Paulo Pedroso no âmbito do processo Casa Pia. Era a época da ‘cabala’ contra o PS e da divulgação de escutas telefónicas a altos responsáveis socialistas, entre eles o próprio líder, que chegou a afirmar: “Tou-me cagando para o segredo de justiça”.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Que os jornalistas violaram o segredo de justiça enquanto quiseram e perante a indiferença das autoridades é uma evidência, mas é pena que o mesmo Ministério Público que os acusa não leve nenhum dos seus "gargantas fundas" ao tribunal, pois, como é sabido, não se registrou qualquer assalto às instalações da Procuradoria Geral, ou seja, alguém passava a informação aos jornalistas, informação que incluía escutas e muitas outras peças processuais, até em relação a personalidades que não foram acusadas.

Mais grave do que a publicação foi a intenção de assassinar politicamente personalidades, o que equivaleu a uma quase tentativa de golpe de estado protagonizado por agentes da justiça. Havia por aí quem sonhava com a república dos magistrados.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se o Procurador Geral sobre se investigou a fundo a origem das dezenas ou mesmo centenas de fugas de informação.»

INGLESA COM 11 ANOS GASTA QUASE 400 € POR MÊS EM MAQUILHAGEM

«Con sólo 11 años Sasha Bennington gasta al mes casi 400 euros en productos para el maquillaje . La madre de la chica, Jayne, cuenta cómo su hija se hizo con su primer set de uñas postizas a la temprana edad de 8 años. Desde entonces, sesiones de rayos UVA, extensiones, pedicura... así hasta prácticamente gastarse un sueldo entero en embellecer su joven piel.» [20 Minutos]

AMERICANOS ESQUECEM 12.000 PORTÁTEIS POR SEMANA NOS AEROPORTOS

«El móvil, la cartera, las gafas de sol... son objetos importantes pero habituales que perdemos por su pequeño tamaño. Los portátiles de empresa, empero, no parecen tan fáciles de perder. Sin embargo, en EE UU no parece que haya mucho cuidado con estos dispositivos, donde en 106 de los aeropuertos más importantes se registran más de 12.000 portátiles extraviados cada semana.» [20 Minutos]

HITLER FICOU SEM CABEÇA

«Un hombre de 41 años ha sido detenido por arrancar la cabeza a la figura de cera de Adolf Hitler en el Museo Tussaud de Berlín, durante el primer día en que ha estado abierto al público , informó la policía.

La presencia de la figura de Hitler en el Museo Tussaud había generado duras críticas. Los responsables del museo se han defendido diciendo que Hitler pertenece a la historia alemana y que, además, la figura lo muestra ya en su época de decadencia, encerrado en su bunker y rodeado por el estruendo de bombas aliadas, y que no se presta para que pueda crearse un culto por parte de ultraderechistas.» [20 Minutos]

ROBROY