quarta-feira, julho 09, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

FOTO JUMENTO

Casa de Hospedes "Estrela", Campo das Cebolas, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Eloy Alonso/Reuters]

«Pamplona 1976. Varios caminantes pasan por delante de un mural conmemorativo del Festival de San Fermín en Pamplona.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Roma não (devia) paga(r) a traidores

Se esta velha máxima fosse respeitada pelos políticos portugueses é muito pouco provável que a SEDES tivesse divulgado o seu último relatório, mas como não é assim ainda poderemos ver um Luís Cunha, que de esquerda tem muito pouco, a ser convidado para um alto cargo por um governo de direita. Um cargo interessante seria o de governador do Banco de Portugal mas ninguém esperaria que o PS tirasse Constâncio para lá meter Luís Cunha. Resta-lhe que seja um governo de direita a fazê-lo ou, se isso for impossível sempre há a CGD e aí o facto de ser associado ao PS até daria jeito pois a tradição é escolher alguém ligado ao partido da oposição.

Mais tarde ou mais cedo veremos quantos trinta dinheiros valem os relatórios da SEDES.

Que me desculpe o Luís Cunha e outros responsáveis da SEDES, é que neste país é muito raro ver alguém fazer fretes à borla.

ONDE ESTAVA A SEDES?

Onde estava a SEDES um ano antes de todas as eleições anteriores ficando em silêncio perante governos que nada mais fizeram senão eleitoralismo?

Onde estava a SEDES quando não criticou a ausência da adopção das reformas com que agora diz estar preocupada?

Onde estava a SEDES no ano quente do Processo Casa Pia, quando a democracia foi subvertida para tranquilidade eleitoral da dupla Barroso-Portas, em cuja companhia estava Manuela Ferreira Leite?

É estranho que seja um ex-ministro desajeitado do PS, alguém que saiu do governo porque achava que podia governar sozinho, que agora lidera uma SEDES empenhada em influenciar o curso eleitoral do país.

Deixo aqui uma aposta a quem quiser arriscar: Luís Cunha será o candidato de Manuela Ferreira Leite ao lugar de governador do Banco de Portugal.

A PRIMEIRA VITÓRIA DE VALE E AZEVEDO CONTRA A JUSTIÇA PORTUGUESA

A forma como foi tratado pela justiça inglesa foi uma vitória de Vale e Azevedo sobre a justiça portuguesa, foi ao tribunal pelo seu pé, não ficou detido e não foi exibido aos jornalistas como um animal de circo.

Que bom que seria se a justiça portuguesa fosse como a inglesa, talvez agora não tivéssemos ficado a saber que por cá há agentes da PJ a ganhar dinheiro violando os mais elementares direitos constitucionais dos cidadãos, não teríamos assistido ao espectáculo triste que foi ver um magistrado entrar pelo parlamento e outros espectáculos circenses que a nossa justiça nos proporciona com grande frequência.

Entre os sete anos de prisão de Vale e Azevedo e uma justiça que trate os cidadãos como estes merecem prefiro a segunda.

ESTORIL SOL INVESTIGADA NO ÂMBITO DA OPERAÇÃO FURACÃO

Será que Jorge Coelho continua a meter as mãos no lume pelo seu amigo administrador da Estoril Sol, como fez na Quadratura do Círculo a propósito do edifício do Casino Lisboa?

"INSIDE TRADING" POLÍTICO

A forma com Manuela Ferreira Leite atacou a política de obras públicas de José Sócrates pode muito bem ser considerado o primeiro caso de inside trading" na política portuguesa. Seria demasiada coincidência a agora líder do PSD tomar uma posição em público sobre uma questão que se veio a saber estar a ser tratada em privado pela Presidência da República, isto é, ou estamos perante uma grande coincidência que rapidamente seria desmontada por um telefonema de Cavaco Silva à sua velha companheira, ou a líder do PSD usou informação privilegiada para sincronizar as suas posições políticas na oposição com as de Cavaco Silva. Se fosse na Bolsa haviam indicadores mais do que suficientes para desencadear uma investigação e seria muito provável que se chegasse a uma acusação de crime de inside trading.

Cavaco Silva poderia ter-se demarcado mas não o fez, antes pelo contrário, aproveitou a primeira oportunidade para lançar dúvidas sem assumir uma crítica frontal ao governo, isto é, limitou-se a alimentar a posição de Manuela Ferreira Leite. Se assim é estamos perante um facto político grave e inédito, o líder de um partido usa a comunicação entre Presidência da República e o Governo para antecipar posições políticas que depois são amparadas pela Presidência da República, por intervenções públicas do próprio Presidente da República ou por dicas dos pardos assessores de Belém.

À crise económica que Cavaco prometeu ajudar sem que, entretanto, tenha feito o que quer que fosse para proteger a sua boa imagem eleitoral, Cavaco Silva promove desta forma a instabilidade política. Mais grave é impossível e, por isso mesmo, Cavaco Silva deveria prestar contas ao país por esta forma muito pouco original de "ajudar" um governo. Com "amigos" destes ...

De repente, lembro-me da forma pouco digna como Fernando Nogueira foi queimado em fogo lento, só porque alguém se convenceu de que seria difícil conquistar em simultâneo o Governo e a Presidência da República.

A Presidência da República é um dos grandes patrimónios da democracia portuguesa, é a instituição em que os portugueses confiam quando todas as outras, incluindo s justiça, falham. Esperemos que Cavaco Silva resista à tentação de ser presidente e primeiro-ministro ao mesmo tempo e preserve este património que os portugueses lhe confiaram.

LISBOA JÁ ESTÁ A ARDER

Durante anos nenhum jornalista se preocupou muito com os incêndios em Lisboa, quando falavam de prédios devolutos a preocupação até era a criminalidade, foi por isso que muitas portas foram emparedadas. Agora que ardeu um prédio até parece que meia Lisboa está prestes a arder, vem de novo à memória o incêndio do Chiado.

O risco de incêndio será sempre grande e no caso do Chiado ou do edifício da CM de Lisboa a causa nem sequer esteve no abandono dos prédios como, aliás, se vê um pouco por todo o mundo. O que importa é ter meios humanos e materiais capazes de responder às situações que possam surgir e desta vez isso sucedeu, desta vez nenhum autarca se lembrou de encher uma avenida de blocos de cimento e os bombeiros atacaram o incêndio com todos os recursos disponíveis.

Lisboa aprendeu com o incêndio do Chiado, temos que prestar homenagem aos que ao longo dos anos adoptaram soluções para que tal fosse possível.

APONTAR NA AGENDA: NÃO DIZER PRO-CRIA-A-ÇÃO

«Cara Manuela Ferreira Leite, apesar da sua idade e da sua experiência, deixe-me dar-lhe um conselho: nunca - mas nunca - utilize a palavra "procriação". Ninguém, a não ser padres e freiras, pode usar a palavra "procriação" e sair de mansinho de uma conversa, como se não fosse nada. Procriação cheira a incenso. Procriação cheira a naftalina. A rebuçados do dr. Bayard. A Farinha 33. Aos tempos em que só havia a A1 e a A2. Para sua informação, cara Manuela, Portugal já vai na A44. Portanto, ponha um post-it no porta-moedas: "procriação, não." Se de repente estiver no meio de uma entrevista à TVI e começar a pensar "ah, e tal, a procriação" - shut, ponha logo a mão na boca. Procriação, não.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por João Miguel Tavares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A GRANDE MISTIFICAÇÃO

«Pode haver várias razões contra os investimentos públicos em geral ou contra certos investimentos públicos em concreto. Mas argumentar que eles não podem ser feitos por "falta de dinheiro" constitui uma grande mistificação política, que não resiste à mais elementar análise.

Para começar, a afirmação de que "não há dinheiro para nada" é duplamente errada: primeiro, porque com o saneamento das finanças públicas - um triunfo inegável deste Governo -, há finalmente margem de manobra orçamental para retomar o investimento público; segundo, porque para haver investimento em infra-estruturas públicas não é necessário ter dinheiro público disponível nem sequer recorrer ao endividamento público, bastando optar pelo investimento privado no quadro de "parcerias público--privadas". Ora, a quase totalidade dos investimentos previstos - novo aeroporto, nova travessia do Tejo, rede ferroviária, estradas, barragens, portos, e mesmo hospitais, escolas e prisões - será feita com dinheiro privado.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Vital Moreira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A NOITE DAS FACAS CURTAS

«O título não tem qualquer ironia, pelo contrário. Gabriel Ferez era um estudante como muitos outros, mas, a crer no reitor do Imperial College, teria até um futuro bem melhor do que muitos outros. Investigava uma bactéria que podia vir a ser usada como etanol, ou seja, como combustível. Um assunto da moda e uma premência mundial. Com ele estava Laurent Bonomo, que no mesmo Imperial College estudava um parasita que passaria de gatos para fetos humanos. O reitor augurava-lhes um "futuro brilhante".

Enganou-se e não foi culpa dele. Gabriel e Laurent, ambos franceses, de 23 anos, foram mortos numa noite de domingo, há uma semana, no apartamento que um deles alugara em Sterling Gardens, uma zona calma de Londres.

A brutalidade do assassinato (243 facadas, os corpos amarrados, queimados e o apartamento incendiado) levantou um clamor imenso em França, onde a opinião pública passou a designar Londres como "selva" e "cidade das lâminas", mas também em Londres, onde se descobriu (ou enfim se reparou) que as facas são neste momento um perigo real para os seus habitantes.

Não apenas um perigo real, mas também o maior perigo. A cada 50 minutos, dizem os números, há um ataque com facas na Grã-Bretanha. Resultado? 14 mil pessoas feridas por armas brancas em 2007 (e estas foram apenas as que deram entrada nos hospitais), 38 esfaqueamentos por dia, 31 mortos só em 2008.

A ponto de o Governo britânico ter encomendado, não só para polícias mas também para seguranças e professores, casacos à prova de lâmina. Só os alunos não foram incluídos na encomenda, apesar de poderem ser eles as primeiras vítimas (446 esfaqueados em 2007 eram menores de 14 anos).

O que terá ocasionado esta febre da arma branca, onde os jovens partilham o papel de vítimas e executores? A pertença a gangs da nova era, muito longe dos west side stories de outrora, é uma explicação. A necessidade de autodefesa é outra.

Nos Estados Unidos, onde os polícias andam armados até aos dentes, o trivial são as pistolas. No Reino Unido, onde a polícia anda tradicionalmente só de bastão, o "normal" são, pelos vistos, as facas. E os adolescentes começam a bater recordes de crimes violentos, sem que eles possam ser atribuídos casuisticamente a excessos migratórios (Londres é, há muito, uma cidade de todas as cores e raças) ou até a margens incontroláveis da working class.

Enquanto Londres busca uma explicação, e uma defesa, para o temor que dela se apossou, não deixa de ser curioso espreitar o polémico vídeo Stress, do grupo Justice, tão francês quanto os jovens agora brutalmente mortos em Londres. Disseminou-se como um vírus pelo espaço virtual e é, no mínimo, perturbante e assustador: um gang de jovens, negros e brancos, vestido com blusões de couro preto e armado de bastões, espalha em curtos minutos uma onda de violência gratuita contra cidadãos indefesos. Vandalismo, agressões, espancamentos, roubos, destruição pelo fogo, fazem parte da "festa", regada a música de dança tortuosa e febril.

O vídeo é encenado, não real, e foi realizado por Romain-Gavras, filho do cineasta francês de origem grega Costa-Gavras, autor de filmes com uma visão claramente de esquerda como Z ou Estado de Sítio.

O fantasma de Laranja Mecânica é imediato, mas há qualquer coisa de mais aterrador nesta violência que atravessa os territórios mais banais do nosso quotidiano. Como se um magma silencioso e imenso estivesse prestes a irromper do subsolo e a transformar em pesadelo os nossos dias.

Romain-Gavras diz que o seu filme é uma denúncia. E que a violência é também mostrada nos noticiários, todos os dias, sem que alguém proteste.

Mas depois do frémito que o brutal crime de Londres provocou, não é fácil dar-lhe razão. As ondas de violência irracionais levam, sempre, a coisas bem piores.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Nuno Pacheco.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

DOM DUARTE PROMOVE MONARQUIAS ABERTAS

«Dom Duarte Pio de Bragança vai voltar amanhã ao terreno, desta vez no Fundão, para debater o tema "Crise alimentar nos centros urbanos". O Chefe da Casa Real Portuguesa participa e encerra uma jornada de reflexão sobre os efeitos da crise na alimentação nas cidades e o desenvolvimento do mundo rural, organizada pelo Instituto da Democracia Portuguesa em parceria com a Associação de Beneficiários da Cova da Beira e com o apoio da Câmara Municipal do Fundão, liderada por Manuel Frexes, eleito pelo PSD, presidente dos Autarcas Sociais-Democratas (ASD) e conhecido "santanista".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Cada um promove o que lhe dá na gana, neste caso na real gana.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

A GRANDE NOVIDADE DO DIA: HÁ SINTONIA ENTRE CAVACO E O PSD

«A sintonia é total: no PSD, até Pedro Passos Coelho concorda com os alertas do Presidente da República para o endividamento do país e a necessidade de se conhecerem os estudos económico-financeiros das obras rodoviárias (cerca de três mil quilómetros de estradas) que o Governo está a lançar. Essas obras são uma parte da bandeira da nova líder do PSD, que tem questionado a importância e necessidade dos grandes investimentos públicos anunciados pelo executivo. Mas esta nova fase de afinação de discursos entre sociais-democratas e Cavaco Silva não representa ainda o fim da cooperação estratégica entre Belém e S. Bento, avisam os socialistas Manuel Alegre e Vera Jardim. » [Público assinantes]

Parecer:

Não sei se a novidade está na notícia ou no facto de ter sido o Público a dá-la.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao director do Público se foi um assessor do Presidente ou de Ferreira Leite a dar-lhe a dica.»

REINO UNIDO VAI DESACELERAR USO DE BIO-COMBUSTÍVEIS

«A Grã-Bretanha irá desacelerar sua adoção de biocombustíveis em meio a temores de que o produto pode causar aumento nos preços dos alimentos e prejudicar o meio ambiente, segundo a ministra do Transportes britânica, Ruth Kelly.

Kelly disse que os biocombustíveis têm potencial para ajudar a cortar as emissões de dióxido de carbono, mas afirmou que "há cada vez mais questões" sobre eles.» [BBC Brasil]

BRASIL ESTÁ A UM PASSO DE SER SUPERPOTÊNCIA

«O Brasil está a um passo de entrar no grupo das chamadas superpotências, diz um artigo do principal jornal de economia e finanças da Europa, o Financial Times, em sua edição desta terça-feira.

"Não é exagero dizer que o Brasil está em vias de adquirir o status de superpotência", diz artigo publicado nesta terça-feira no jornal britânico Financial Times (FT), que traz um caderno especial de seis páginas sobre o país. » [BBC Brasil]

BARCELONA PROÍBE RONALDINHO DE PARTICIPAR NOS JOGOS OLÍMPICOS

«El brasileño del Barcelona Ronaldinho no podrá participar con su selección en los Juegos de Pekín, pese a que el seleccionador brasileño Dunga le incluyera en la lista de elegidos para defender a su país en la capital china.

La decisión se debe a que el conjunto azulgrana le necesita para la disputa de la pretemporada, según ha informado el club catalán, pese a que el delantero estaba señalado como uno de los jugadores transferibles.

El Barcelona argumenta que en el calendario de la FIFA "no constan los Juegos Olímpicos" ni existe "decisión especial al respecto. Por lo tanto, el club no está obligado a ceder a sus jugadores". » [20 Minutos]

FINGE ENFARTES PARA NÃO PAGAR A CONTA

«Robert Farnam, de 52 años, es un farsante, según indica la Policía de Milwaukee. En un sólo día este hombre simuló dos ataques al corazón para no tener que pagar las facturas. Una práctica que realizaba habitualmente.

El día que fue denunciado, Farnam cogió un taxi y en vez de abonar la carrera, fingió el primer infarto. Cuando el taxista salió a pedir ayuda, aprovechó para escapar.» [20 Minutos]

NAMORADA DE RONALDO QUER QUE ELE FIQUE EM MANCHESTER

«La novia de Cristiano Ronaldo, la española Nereida Gallardo, está presionando al jugador portugués para que se quede en el Manchester United y no fiche por el Real Madrid.

Según publica el periódico italiano, La Gazzetta dello Sport, la actual pareja de Cristiano Ronaldo habría tenido una aventura amorosa con el defensa del Real Madrid Sergio Ramos el pasado mes de noviembre.» [20 Minutos]

JIM CARREY USA A ROUPA DA NAMORADA

«Las playas de Malibú, una de las que reúne a más celebridades por metro cuadrado, son en verano el foco de atención de los cazadores de exclusivas. Britney Spears, Matthew McConaughey o Nicole Richie son algunas de las celebridades que han sido pilladas estos días en sus acantilados luciendo palmito con más o menos fortuna.

Pero esta semana el protagonista de las revistas cuché es, por derecho propio, Jim Carrey.

Al parecer, y al percatarse de que los fotógrafos le perseguían mientras paseaba con su novia Jenny McCarthy por la selecta playa, el actor decidió gastar a los reporteros una broma y se metió en una caseta con la intención de intercambiar su bañador por el de ella. » [20 Minutos]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Café Margoso" deu destaque a um artigo de Rui Tavares aqui citado.
  2. O "Cu-Cu" gostou da fotografia de Robroy.
  3. O "PS Lumiar "deu destque ao post "a intriga política de Belém".

RETRO ATELIER

BOLETIM METEOROLÓGICO

AZAR

WONDERBRA