terça-feira, julho 22, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

FOTO JUMENTO

Alfama, Lisboa

IMAGENS DO DIA

Dois sinais de um mesmo tempo, os sapatos do papa da época pós Muro de Berlim e corridas de saltos altos naquela que foi a capital do mundo comunista. A história vista pelos sapatos em duas imagens divulgadas no mesmo dia.

[Reuters]

«Les chaussures du pape, lors des JMJ de Sydney, le 19 juillt 2008» [20 Minutes]

[Alexander Natruskin /Reuters]

«Compétition du sprint en talons aiguilles sur la Place rouge à Moscou, le 19 juillet 2008 » [20 Minutes]

JUMENTO DO DIA

Pinto Monteiro

Há um ano o país e o mundo era convencido da culpa dos pais da Maddie, o Ministério Público tinha-os constituído arguidos e todos os dias alguém soprava uma informação para a comunicação social comprovando todos os receios. Agora vem o Procurador-Geral arquivar o processo, uns dias depois de ter dito que tinha solicitado cuidado na sua análise. Terá havido o mesmo cuidado há um ano, ou o cuidado com que o MP analisa os processos é determinado em função das circunstâncias?

SERENAMENTE NO CENTRO DO FURACÃO

«Na próxima sexta-feira passa o 40.º aniversário de um dos documentos mais controversos e gestos mais corajosos do nosso tempo. A 25 de Julho de 1968 o Papa Paulo VI publicou a encíclica Humanae Vitae sobre a regulação da natalidade. Dois meses após o Maio de 68 e três anos depois do Concílio Vaticano II, a sociedade e a Igreja encontravam-se em grande turbulência. Vivia-se a revolução sexual, com a pílula contraceptiva transformando os costumes. (...)

A profecia realizou-se. Em nome da modernidade caiu-se na pornografia em massa, na promoção do aborto, divórcio, deboche e perversão, no descalabro da educação, solidariedade e castidade, no horror da traição, solidão, depressão, suicídio.» [Diário de Notícias]

Parecer:

César das Neves substituiu Pacheco Pereira como guru de Manuela Ferreira Leite.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se, cheira a sacristia.»

GOSTO DESTE "DEBATE"

«A direita comentadeira, em particular a portuguesa, é muito curiosa. Aqui há um ano, quando António Costa e José Sá Fernandes formaram uma aliança na Câmara de Lisboa, houve um sobressalto geral contra a proposta de introduzir uma cota para habitação a custos controlados. Denunciou-se que era uma ideia "cubana", apesar de estar em prática de Nova Iorque a Amsterdão, por infringir o direito sagrado dos promotores imobiliários colocarem cem por cento das suas casas no centro da capital a preços irrealistas, contribuindo para que Lisboa se torne numa espécie de ovo com a gema esburacada.

Passado um ano, descobre-se que essa medida seria talvez a melhor forma de evitar problemas como o da Quinta da Fonte. Em vez de continuar a fazer bairros sociais como depósitos de pobres, deve alojar-se por unidade familiar em bairros comuns, com rendas ou prestações apropriadas aos rendimentos.

Sabe-se que a criminalidade e a violência são maioritariamente praticadas por homens jovens e adultos, entre os 18 e os 30 anos, e tanto mais quando concentrada localmente. Pois bem: uma família com filhos menores num bairro comum, frequentando uma escola comum (e com esta regra muito clara: só deve receber benefícios do Estado quem mantiver os filhos na escola até ao fim) e participando na vida desse bairro, é uma família que está mais afastada da criminalidade quando os filhos crescerem.

Mas há mais: o facto de as casas a custos controlados não serem só para pobres, mas também para a classe média e os jovens casais, afasta o estigma. O facto de os custos serem alterados conforme os rendimentos e modificados ano a ano diminui a fraude. E, como bónus, o centro da cidade fica mais povoado e activo.

Os bairros sociais são francamente melhores do que os bairros de lata que os antecederam. Mas têm defeitos. Não têm comércio, porque são "bairros de pobres" e economicamente inviáveis. Às vezes não têm transportes, porque é preciso fazer linhas novas. Mas se promovermos a mistura social pela cidade, a mesma loja de rua serve toda a gente e é economicamente viável. As linhas de transportes são as que já existiam, etc.

Em suma: a mistura social na cidade pode não ser uma ideia perfeita, mas é melhor do que o bairro social, que já era melhor do que o bairro de lata.

Se é difícil discutir a ideia de destinar casas para famílias de classe média ou de pobres nos bairros da Baixa ou - sacrilégio! - da Lapa, já é ridiculamente fácil descobrir a pólvora da semana passada: que há racismo entre negros e ciganos.

No Expresso, Fernando Madrinha é característico: "O racismo não é só a preto e branco", escreve ele, "o que baralha um pouco a esquerda bem pensante". Mas, oh Madrinha!, alguém lhe prometeu que era impossível haver ciganos racistas, negros racistas, judeus ou árabes racistas? Alguma vez lhe garantiram que a pobreza é uma escola de virtudes da qual é impossível sair-se criminoso? Pensava eu que era ao contrário e que, por isso, era tão importante erradicar a pobreza. Sendo assim como diz, não sei que "esquerda bem pensante" tem andando a ler; se lhe quiserem vender a Ponte Vasco da Gama, desconfie.Mas a candura de Fernando Madrinha serve ao menos para revelar que a motivação particular do "debate" não é afinal mais elevada do que poder embaraçar a "esquerda bem pensante". Não se iludam, amigos. Por mim, poderei passar tranquilamente o Verão a discutir a Quinta da Fonte: com sorte, pode ser que ainda os veja meditar um pouquinho sobre ideias que há um ano atacavam como "cubanas".» [Público assinantes]

Parecer:

Por Rui Tavares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CIGANOS DA QUINTA DA FONTE FAZEM CHANTAGEM

«A comunidade cigana da Quinta da Fonte ameaça juntar ciganos de todo o País numa manifestação nacional caso, até ao final da semana, as famílias não forem realojadas noutros bairros.

O ultimato foi feito em declarações à TSF pelo porta-voz da comunidade, José Fernandes, que desde a passada quinta-feira se concentra em frente à Câmara Municipal de Loures à espera de uma solução de realojamento. » [Portugal Diário]

Parecer:

Os ciganos da Quinta da Fonte ainda não perceberam que são muitos os portugueses que se fartam de trabalhar para ganhar menos do que eles recebem do Estado entre subsídios e casa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Se querem casa nova que as comprem.»

MAIS UMA VERGONHA PARA A JUSTIÇA PORTUGUESA

«Era o mais esperado: a investigação ao desaparecimento de Madeleine McCann foi esta segunda-feira arquivada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). No entanto o processo pode sempre ser reaberto, caso surjam "novos elementos de prova".

No comunicado, a PGR indica que foi determinado o inquérito 'por não se terem obtido provas da prática de qualquer crime por parte dos arguidos'. Com esta decisão, Robert Murat e os pais de Madeleine McCann, Gerry e Kate, deixam de ser arguidos, cessando as medidas de coacção impostas sobre eles.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Por mais que o PGR tente disfarçar este processo foi mais uma nódoa numa justiça já a precisar de banho, ficou evidente que o Ministério Público foi muito mais eficaz em processos como o da Casa Pia ou da Leonor Cipriano no que neste que metia cidadãos estrangeiros e onde tudo seria escrutinado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Senhor Procurador se agora vai dar umas palmadinhas nas costas aos cidadãos que o Ministério Público decidiu constituir como arguidos.»

O MAJOR PODE IR OUTRA VEZ A JULGAMENTO

«O presidente da Câmara de Gondomar, Valentim Loureiro, pode voltar a tribunal, agora no âmbito processo conhecido como "Quinta do Ambrósio". A investigação está à beira de ficar concluída. Caso o autarca seja de novo condenado, poderá ter de cumprir pena de prisão.

Em causa está um negócio de compra e venda, realizado em 2001, de um terreno na freguesia de Fânzeres, concelho de Gondomar, que envolveu o filho do major, Jorge Loureiro, José Luís Oliveira, na altura vice presidente na câmara (também condenado a semana passada a três anos de prisão, com pena suspensa, no âmbito do processo "Apito Dourado"), e Laureano Gonçalves, advogado e ex-dirigente do Boavista.» [Diário de Notícias]

Parecer:

A queda de um anjo "social democrata".

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sempre pode beneficiar do estatuto de militar e ir fazer companhia, em Santarém , ao cabo da GNR de Pombal.»

RENDIMENTO MÍNIMO DOS MENOS EFICAZES DA EUROPA

«Um em quatro beneficiários do rendimento social de inserção encontra emprego no prazo de um ano, mas o modelo português apresenta inúmeras falhas, é "repressivo" e está longe da eficácia do sistema finlandês, que chega a colocar 35% dos beneficiários no mercado de trabalho, de acordo com um estudo a apresentar hoje em Lisboa por Amílcar Moreira, investigador na Universidade de Dublin, Irlanda.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Pudera, por cá serviu para muita gente se esquecer do que é trabalhar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Revejam-se as regras.»

O PARAÍSO DO BELMIRO DE AZEVEDO

«São mais de cinco mil os funcionários do comércio existente no mais simbólico centro comercial do País. Trabalham por turnos, recebem no máximo 500 euros por mês, têm pouco tempo para estudar e acabam por fazer do Colombo a sua casa. Passam lá o dia, fazem lá todas as compras. Uma relação de dependência e de 'amor-ódio'» [Diário de Notícias]

Parecer:

E ainda anda armado em maior empregador português.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Promova-se o sindicalismo na SONAE e nas suas grandes superfícies.»

O PP ESPANHOL, PATROCINA ESCOLA DE VERÃO PARA JOVENS GAYS

«Puerto Lumbreras será la sede de una escuela de verano para formar a 120 jóvenes gays de España como futuros dirigentes de organizaciones políticas o sociales. El curso se celebra desde mañana hasta el domingo y está organizado por la Confederación Española de Asociaciones de Lesbianas, Gays, Bisexuales y Transexuales (Colegas), en colaboración con el Instituto de la Juventud de Murcia.

"Formaremos a jóvenes gays de 15 a 35 años para enseñarles políticas de educación, sanidad y juventud y que luego las apliquen cuando asuman responsabilidades", explica Jonathan Girón, uno de los organizadores de la escuela de verano.» [20 Minutos]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. "Conselho de Ministro", mais um blogue na lista de links d'O Jumento.
  2. O "Pensamentos" sugere a leitura da semanada.

NO "ÁGUA LISA"

"A odisseia do camarada Álvaro da Quinta da Fonte", um post de leitura obrigatória:

«Inquieta com a situação na Quinta da Fonte, a célula local do PCP reuniu-se. Após vivas discussões, decidiu-se colocar o problema à direcção do Partido para receberem orientações. Para a tarefa, foi destacado o camarada Álvaro, pelo nome, por ser membro do secretariado da célula e porque veio da classe operária (está a frequentar as "novas oportunidades" mas trabalhara antes, por não querer estudar, numa oficina onde se trocavam matrículas de automóveis). E o camarada Álvaro cumpriu, como lhe competia, o percurso habitual do centralismo democrático. Foi logo direito à Comissão de Freguesia. Daqui, depois de ficar a saber que os problemas advinham da política de direita do PS, passou para a Comissão Concelhia em Loures, onde foi logo esclarecido que os problemas não eram só culpa do PS mas também do Sócrates.»

BEIJING 2008M PREPARATIONS - THREE WEEKS TO GO [Imagens]

ANTON POSTNIKOV

JEFF DUNHAM - ACMED THE DEAD TERRORIST

1.º ANIVERSÁRIO DA FAMOSA CAPA DO "EL JUEVES" [Link]

ZOO