quarta-feira, julho 23, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura -

FOTO JUMENTO

Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Philippe Wojazer / Reuters]

«¡Sarko, la gente dice No! ¿Dónde está Carla? es lo que dice esta pancarta durante una protesta en Dublín contra la visita del presidente francés, Nicolas Sarkozy, que ha llegado a Irlanda como presidente en turno de la UE para encontrar una salida a la crisis desatada tras el No irlandés al Tratado de Lisboa.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Jerónimo de Sousa

Não se entende a razão porque um partido político, neste caso o PCP, toma uma posição política sobre o arquivamento de um caso de polícia. Mas só para aparecer na comunicação, agora que o calor aperta, é preciso montar a Festa das FARC e a maralha está farta das manifs, tudo serve, nem que seja para Jerónimo de Sousa dizer o que todo o mundo sabe, que não foi encontrada Maddie. Jerónimo de Sousa só se esqueceu de comentar a influência do PCP na PJ e assumir uma parte das culpas.

UMA DÚVIDA

É impressão minha ou à excepção de Sócrates e Jerónimo de Sousa nenhum líder partidário tomou posição sobre os incidentes de Loures? O PCP foi obrigado a tomar posição, atribuindo as culpas a Sócrates numa jogada de antecipação, o bairro foi obra sua e o discurso da marginalização. O BE que não perde uma oportunidade para se meter sempre que estão em causa questões raciais ou étnicas, enquanto o PSD aproveita todas as oportunidades para dar mostras da sua arte de bem governar. Talvez o Pacheco Pereira venha agora dizer que o governo devia ter recorrido à bordoada, mas o certo é que desta vez a oposição foi unânime, fez de conta que tinha antecipado as férias.

Será que o tema é incómodo?

AGORA TIREM CONCLUSÕES

Os emigrantes ucranianos chegaram a Portugal sem um tostão, depois de terem gasto o que tinham numa viagem para Portugal, chegaram cá e não pediram nem tinham direito a rendimentos mínimos ou subsídios de desemprego, chegaram e procuraram trabalho, a maioria encontrou-o apesar de sempre ter havido desemprego, não foram morar para bairros da lata, mandaram os filhos para a escola.

Hoje temos uma comunidade ucraniana bem sucedida, gosta de Portugal e dos portugueses e estes gostam deles, integraram-se nos bairros onde vivem, são bons vizinhos, esforçam-se por perceber a nossa cultura e integram-se na sociedade, os seus filhos são educados e excelentes alunos.

Comparem-nos e tirem conclusões, avaliem muitas das tretas que políticos, ideólogos e responsáveis por movimentos dizem por aí, avaliem-nos à luz da experiência da comunidade ucraniana.

Deixemo-nos de tretas, uma parte da pobreza em Portugal anda de mão dada com a falta de vontade de trabalhar, há grupos sociais onde uma boa parte dos seus membros nunca chega a trabalhar em toda a vida e, pior ainda, encontraram excelentes soluções para viverem à custa dos que trabalham e que, não raras vezes, ganham menos do que eles. Alguns desse pobres são verdadeiros novo-ricos ao pé de outros pobres, daqueles que não têm etiquetas que os possam tornar em protegidos da sociedade.

NUCLEAR, POIS CLARO!

«Enquanto presidi ao CDS, procurei introduzir o tema na agenda política e conduzir a uma decisão informada. Num seminário organizado em Junho de 2005, defendi que o nuclear tinha que "deixar de ser um tabu em Portugal" e, em 2006, continuando com o contributo cívico e contraditório de vários especialistas, organizámos seis sessões dedicadas a diferentes ângulos da política energética. Para 2007, tínhamos agendado as duas sessões parcelares que faltavam, a que se seguiria, no fim do ano, uma conferência sobre energia, onde iria propor que o CDS concluísse a discussão e decidisse em favor da opção nuclear.» [Público assinantes]

Parecer:

Por José Ribeiro e Castro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PENSAMENTO TÍPICO DE POLÍCIA

«O arquivamento do processo "não é uma declaração de inocência" dos pais de Maddie, recordou ontem ao CM Gonçalo Amaral. "A Procuradoria-Geral da República não diz que são inocentes" e o ex-responsável da Judiciária na investigação do caso, desde o início convicto da culpa de Kate e de Gerry por encobrirem a morte, espera que "seja reaberto a qualquer momento". » [Correio da Manhã]

Parecer:

Este raciocínio do ex-inspector da PJ revela como pensam os polícias, esquece-se que é à polícia que cabe apurar a verdade e não aos cidadãos que cabe demonstrar que são inocentes, por isso mesmo ninguém carece de atestados de inocência, isso não existe a não ser em mentes deformadas de polícias.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

A LINGUAGEM POLÍTICA DO PSD

«O líder do Grupo Parlamentar do PSD-Madeira, Jaime Ramos, chamou hoje "Pinóquio mentiroso" ao primeiro-ministro, José Sócrates, pelas suas alegadas políticas "destruidoras, vingativas e coloniais" contra a Região Autónoma da Madeira.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Este PSD perdeu a noção da dignidade.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Manuela Ferreira Leite o que pensa.»

CUIDADO COM A INSPECÇÃO AUTOMÓVEL

«As inspecções obrigatórias a veículos vão realizar-se até ao dia em que foi registada a matrícula e não no fim do mês de registo, como actualmente, estabelecem as regras a vigorar a partir de 20 de Agosto.

De acordo com uma nota do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) enviada hoje à agência Lusa, o objectivo desta alteração é evitar a concentração de inspecções nos últimos dias de cada mês, distribuindo-as pelos 30 dias.» [Jornal de Notícias]

RESPOSTA RASCA

«O director nacional da Polícia Judiciária considerou esta terça-feira que o seu antecessor «não ficou propriamente conhecido pelos seus dotes de investigador», numa reacção a um artigo de opinião de Alípio Ribeiro sobre o caso Madeleine McCann.

«O Dr. Alípio não ficou propriamente conhecido pelos seus dotes de investigador», declarou à agência Lusa Almeida Rodrigues, num comentário a uma opinião do seu antecessor publicada no Diário Económico, em que critica o arquivamento do caso do desaparecimento de Madeleine. » [Portugal Diário]

Parecer:

O artigo do ex-director nacional da PJ foi infeliz, mas não justificava o comentário rasca do seu sucessor.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao DN da PJ que tenha um pouco mais de classe quando fala em público pois este país não é uma imensa tasca, ainda que se pareça cada vez mais com isso.»

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Planetas Politik" inventou que O Jumento pediu ao "SOS Racismo" para ir à Qta. da Fonte.
  2. O "Café Margoso" pescou uns cartazes publicitários.
  3. "A La Gauche" defende que "a etnicidade não serve para receber favor especiais nem deve prevalecer sobre a igualdade democrática".
  4. O "Pensamentos" sugere a leitura do post "Pobreza, miséria e gandulice".

POSTAIS [Flickr]

LIMPEZA ÉTNICA NO "THE SUN"

RIVER STUDIO

CUECAS COM CONTADOR DE VISITAS

VIVA A VIDA