quinta-feira, agosto 14, 2008

Há notícias que valem por mil palavras

Não assisti à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, aliás, até ao momento dediquei ao assunto pouco mais do que meia dúzia de minutos, os Jogos Olímpicos são cada vez menos desporto e a organização tende a ser uma exibição de regimes. Como seria de esperar a China não perdeu a oportunidade de se mostrar ao mundo como o país perfeito e num país perfeito tudo corre bem.

Só que a forma como o PC Chinês governa o seu país leva os seus dirigentes a pensar que podem enganar o mundo e não hesitaram em ludibriar os muitos milhões que viram as imagens da cerimónia de abertura.

Azar, apanha-se mais depressa um mentiroso do que um coxo, por cá os trabalhadores dormem à porta da fábrica a aguardar a decisão de uma providência que o sindicato da CGTP disse-lhes terem entregado no tribunal, do outro lado do mundo as mesmas personagens venderam gato por lebre.

«A criança de voz perfeita que se ouviu na abertura dos Jogos e os fogos--de-artifício ainda mais perfeitos que se viram, nada disto é tão perfeito como pareceu aos três mil milhões de telespectadores que seguiram a cerimónia de Pequim.

A voz não era a da criança em destaque na cerimónia e as imagens dos fogos foram manipulados. Tudo em nome "do interesse nacional", disse ontem o responsável musical do espectáculo, Chen Qigang.

"Quisemos projectar uma imagem perfeita, pensámos no melhor para a nação", explicou Chen para justificar a presença em cena Lin Miaoke, de nove anos, ouvindo-se em playback a voz de Yang Peiyi, de sete anos. Decisão tomada ao mais alto nível por um elemento da instância dirigente do Partido Comunista Chinês presente no ensaio final.

Sem revelar o nome do dirigente, Chen limitou-se a dizer que lhe foi comunicado ser "um problema" a presença de Yang em palco, "um problema que era preciso resolver, e nós resolvemo-lo", disse este responsável.

O "problema" de Yang é que o seu rosto arredondado e uma dentição irregular perturbavam a imagem de perfeição que era imperioso traduzir. Chen justificou as suas declarações de ontem para que a contribuição de Yang não fosse esquecida. Até "porque a sua voz é perfeita, na opinião de todos os membros da nossa equipa".» [Diário de Notícias]