sexta-feira, agosto 01, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura -

FOTO JUMENTO

Praia dos Três Pauzinhos, Algarve

IMAGEM DO DIA

«I "fannulloni" scendono in piazza sotto le due torri di Bologna. I dipendenti statali dell'Inps hanno dato vita a una coreografica manifestazione di protesta contro il ministro Brunetta e le misure adottate dal governo Berlusconi nei loro confronti, che hanno modificato il contratto di lavoro. Agli insulti e all'accusa di essere "fannulloni" lanciata dal presidente del Consiglio hanno risposto mostrando il posteriore» [La Repubblica]

JUMENTO DO DIA

António Capucho

Questionado sobre o mais que duvidoso processo da urbanização da Guia António Capucho, Presidente da CM de Cascais e recém eleito presidente da Assembleia-Geral do PSD, disse que nada tinha a dizer, o assunto estava delegado no seu vice-presidente. É uma opinião brilhante, o presidente nada tem que ver com o que se passa em Cascais, a não ser que seja um pelouro seu, isto é, Capucho não se vê a si próprio como presidente da câmara mas sim como um mero vereador.

Só que o processo é muito duvidoso, através de um esquema simples uma empresa imobiliária, que por coincidência pertence à família de um ex-ministro do PSD de Cavaco Silva e apoiante de Ferreira Leite, transformou terrenos em valor em terrenos caríssimos pois situam-se numa das melhores localizações de todo o país. Com uma "vírgula" no PDM a empresa ganhou uma fortuna e Capucho não tem que explicar o que o município ganhou com isso.

Ainda Ferreira Leite não chegou a Belém e Capucho já está a antecipar-lhes os passos, através do seu vice-presidente decidiu fazer caridade e escolheu a família d3 um velho companheiro de partido.

NO AVANTE

Será que se Sarkozy trouxer a Carla à Soeiro Pereira Gomes Jerónimo de Sousa esquece Estaline e se apaixona pela Bruni:

«Carla não foi à Irlanda. Claramente um erro estratégico deixar a sua maior arma diplomática (no sentido figurado e literal) em casa. Mas como a comitiva do Presidente não dorme em serviço lá houve um assessor que respondeu ao povo irlandês: «Se os irlandeses querem a Carla têm que votar como deve ser no Tratado de Lisboa»» [Avante]

O que mais me diverte no actual PCP é a sua paixão pela China, a mesma China que em tempos odiou, que fez frente ao PCUS e ainda chegou a andar aos tiros na fronteira com a ex-URSS, para não referir o conflito armado que manteve com o Vietname na disputa pelo Cambodja. O facto é que a Chiva dividiu o mundo comunista e a história veio a mostrar que, afinal, o PCP estava do lado errado, a URSS sucumbiu e a China sobreviveu. Solução? Esquecer o que se disse o passado e com o mesmo empenho com que se defendia a URSS da China defende-se agora a China, o maior sapo que os comunistas portugueses já tiveram que engolir.

Gostei de ler um artigo que poderia ter por título "com a verdade me enganas", lá caracteriza-se bem a realidade chinesa na esperança de a verdade parecer mentira:

«Decerto porque os Jogos Olímpicos de Pequim estão à vista, e para que saibamos que terra vão pisar os nossos atletas e que tipo de gente os vai receber, anda a televisão a fornecer-nos acerca da China mais informação do que era costume. Não é que não soubéssemos já o fundamental, ainda que quase sempre através de algumas brumas provavelmente aparentadas com o «smog» de Pequim de que agora se tem falado muito: sabíamos que aquilo não é um país nada democrático embora nas últimas décadas milhões de chineses tenham sido arrancados às fomes milenárias que quase eram uma atracção para o turismo ocidental e desenvolvido; sabíamos que a mais ou menos recente penetração na China do empreendedorismo democrático não conseguiu afastar do poder o Partido Comunista Chinês; até viemos a saber recentemente que a China fornece armas para uma região do mundo onde guerras locais fazem grandes desgraças, género de fornecimento que nenhum país ocidental pratica, como bem se sabe. Ora, há-de ter sido precisamente no quadro da informação reforçada acerca da China que a RTP2 transmitiu há dias, em duas doses de cerca de uma hora cada, uma reportagem pedagogicamente intitulada «As Novas Desordens na China».» [Avante]

Se não fosse este artigo sobre a China, algo que é obrigatório para que os serviços de imprensa da embaixada da RPC proceda aos recortes de imprensa e comunique a Pequim que os velho defensores da URSS são agora um modelos de subserviência com o PCC, da próxima vez que o avô Boca Doce for convidado para visitar a China até poderá ter direito a uma um escalação superior na hierarquia local ou mesmo a um lugar melhor colocado para ver a abertura dos jogos olímpicos.

De qualquer das formas foi um progresso, desta vez não se defenderam os assassinos do costume.

O OPORTUNISMO DA GALP

A explicação da Galp para os altos preços praticados na Madeira denuncia o seu oportunismo nos preços, a petrolífera informou o governo regional que não pode baixar os preços porque há stocks adquiridos a preços altos. Isto é, quando os preços do crude subiam na bolsa a Galp aumentava imediatamente os preços, reflectindo os preços a que iria comprar a matéria primas, isso significa que para subir a Galp considera os preços na bolsa, mas para descer a empresa considera os preços a que desceu os produtos.

Se isto não é um roubo então o que será um roubo?

EM MEDELLIN NÃO HÁ SÓ DROGA

«Moda en Colombia. Una modelo con un diseño de Carmen Belisa
en la feria Colombiamoda de Medellín.» - Albeiro Opera / Reuters - 20 Minutos

Ora aqui está um bom motivo para um artigo do Avante sobre a Colômbia, ao menos interrompiam o seu ciclo enjoativo de defesa dos nargo-guerilheiros das FARC. Adorava ver o José Casanova a escrever o editorial sobe o assunto ou o Bernardino Soares a fazer uma importante intervenção nos Passos Perdidos sobre a dimensão estética do pensamento do pequeno psicopata que desgoverna a Coreia do Norte.

O PCP FICOU INCOMODADO COM A PRISÃO DA NARCO-GUERRILHEIRA EM ESPANHA

Curiosamenet omite que a menina representava as FARC em Espanha:

«Expressa a sua solidariedade a esta activista espanhola dos movimentos pela paz e de solidariedade com os povos, membro da OSPAAAL (Organização de Solidariedade com os povos da Ásia, África e América Latina), Organização Não Governamental espanhola cujo objecto social é a busca da paz, da solidariedade e da solução negociada de conflitos com base nos princípios do direito internacional humanitário.» [PCP]

E critica a lei anti-terrorismo, esquecendo os atentados que a Espanha sofre vem dizer que esta lei serve para restringir as liberdades dos que lutam contra o imperialismo que inclui gente como a Al-Qaeda que é tratada como "resistência" noutras posições:

«Chama a atenção que a detenção de Remédios Garcia foi efectuada à luz de legislação dita “anti-terrorista” que em nome de um suposto combate ao terrorismo, visa a restrição das liberdades dos cidadãos e a criminalização das pessoas e organizações que não se rendem à ordem mundial do imperialismo.»

Não deixa de ser curioso que o PCP se dê ao trabalho de emitir um comunicado porque uma amiga colombiana foi detida e fica em silêncio total com a prisão do velho amigo Karadzic.

A FENPROF E AS ELEIÇÕES DE 2009

Se alguém tinha dúvidas de que o papel da Fenprof é usar os professores com vista às eleições legislativas, tudo fazendo para ganhar votos para o PCP, deixou de as ter ao saber que a Fenprof ameaça com uma manifestação de professores por ocasião dessas eleições.

OPTIMISMO, FALTA DELE, CONFIANÇA E TAMBÉM IGNORÂNCIA

«Ora escolher entre o desastre e medidas impopulares é muito mais difícil do que ir fazendo apenas o possível, sobretudo quando o vento não sopra de feição. E ele está adverso, são raros, muito raros, os que acreditam que as coisas possam melhorar apenas por ir fazendo o possível. Por muito injusto que isso pareça para quem acha que já tinha servido ao eleitorado doses suficientes de óleo de fígado de bacalhau, é muito importante que, numa altura em que os portugueses mostram um elevadíssimo nível de pessimismo - e o pessimismo nem sempre é realismo, é também meio caminho andado para que muitos desistam ou deixem de acreditar em dias melhores -, se enfrente a realidade em vez de a iludir.» [Público assinantes]

Parecer:

Por José Manuel Fernandes.

PS: este artigo deu-me vontade de rir, desde que o novo aeroporto ficou longe demais para que se construísse uma manga privativa para o empreendimento do patrão Belmiro em Tróia, José Manuel Fernandes não fez outra coisa do que lançar uma imensa campanha contra Sócrates, passando por temas como o diploma ou os desenhos, acompanhada por dezenas de editoriais.

Agora vem, sem se referir a Sócrates , a encorajá-lo a tomar medidas difíceis, para quê? Para no dia seguinte escrever mais um editorial apoiando Manuela Ferreira Leite, como tem feito desde que a caridosa senhora foi eleita líder do PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a José Manuel Fernandes se conhece o significado da palavra cinismo.»

AS FALTAS DOIS DEPUTADOS

«Os 230 deputados da Assembleia da República deram mais de 1500 faltas nas 109 reuniões plenárias da terceira sessão legislativa, das quais só 10 foram injustificadas. Manuel Alegre, PS, e Carlos Gonçalves, PSD, são os recordistas, com 39 faltas.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

À falta de melhor neste período de sequeiro noticioso os jornalistas descobrem estas coisas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao jornalista porque não vai de férias.»

O BASTONÁRIO DOS MÉDICOS TAMBÉM É AUDITOR DOS HOSPITAIS?

«O bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, considera que as condições de trabalho no hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, são «caóticas» e «inaceitáveis». Em declarações à TSF após uma visita àquela unidade de saúde, Pedro Nunes considera mesmo que o tratamento dos doentes neste hospital, que serve uma população de um milhão de pessoas, pode estar em causa.

«Havia um excesso de pessoas em salas, algumas delas sem ar condicionado, condições de trabalho inarráveis com doentes amontoados, os enfermeiros e médicos tinham dificuldade de chegar aos doentes», refere à TSF. » [Portugal Diário]

Parecer:

O bastonários que há poucos dias disse alguns disparates para se opor à exclusividade dos médicos do SNS vem agora distrair as atenções mostrando-se preocupado com os doentes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao bastonário se não acha que se está a meter onde não é chamado.»

JARDIM GONÇALVES DEFENDE O BOM NOME CONTRA JOE BERARDO

«Jorge Jardim Gonçalves, ex-presidente e fundador do Banco Comercial Português, avançou com uma queixa-crime contra Joe Berardo, por ofensas ao seu bom nome, exigindo ao actual líder da Comissão de Remunerações e Previdência do banco uma retratação pública e uma compensação de 500 mil euros, o que considera ser um “gesto simbólico”.» [Público]

Parecer:

O problema é saber quanto vale o "bom nome" de Jardim Gonçalves que, como se sabe, já não é ão bom como há uns tempos e não foi por culpa do Joe Berardo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver quanto vale o bom nome do opus banqueiro.»

ONU RECOMENDA VESTUÁRIO INFORMAL PARA POUPAR ENERGIA

«A ONU recomendou ontem à noite aos funcionários e corpo diplomático que deixem nos armários a roupa tradicional e optem por uma indumentária informal que se adapte melhor ao novo plano de poupança energético a implementar na sede da organização. É a iniciativa "Cool UN", apresentada ontem e que arranca na sexta-feira, para reduzir o uso do ar condicionado, reduzir as emissões e poupar dinheiro.» [Público]

SAUDITA PRESO PORQUE TINHA DUAS ESPOSAS A MAIS

«La policía religiosa saudí o "Mutawa", ha detenido a uno de sus miembros tras descubrir, por causalidad, que está casado con seis mujeres al mismo tiempo, tres de ellas no saudíes, informa hoy el diario Al Watan en su página web.

Arabia Saudí, como numerosos países islámicos, reconoce la poligamia, ya que el Islam permite al hombre de tener hasta un máximo con cuatro mujeres a la vez.» [El Periodico de Aragón]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Alma Perdida" dá destque ao post "modelo económico da pobreza".
  2. A "Alma do Convento" e a "Câmara Corporativa" também "vomitaram" ao lerem o post do Pedro Namora, o militante do PCP que foi vítima de assédio sexual na Casa Pia.
  3. O "Pravda Ilhéu" gostou de ouvir a "Pedra Filosofal".
  4. O "Carlos Alberto" também estranhou o silêncio dos professores de matemática.
  5. Obrigado aos que se manifestam contra a censura: "Voz em fuga" e "PS de Guifões".

A ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL PASSANDO EM FRENTE DA LUA

BORBOLETA ATLAS

ANTON MARTYNOV

"ESTÁS A SER FILMADO!"

CONTROL