domingo, agosto 24, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

FOTO JUMENTO

Flores no Palácio dos Marqueses de Fronteira

IMAGEM DO DIA

[Reuters]

«Women in the Black Sea port of Sevastopol, Ukraine, greeted the first Russian navy ship to return from Georgia.» [The New York Times]

[J. Pat Carter/Associated Press]

«Parts of Melbourne, Fla., were still underwater on Friday, three days after Tropical Storm Fay arrived. Residents of this neighborhood were still waiting to return to their homes after having been evacuated during the worst of the storm.» [The New York Times]

«Sorpresa per gli abitanti di Flinders Bay, vicino ad Augusta, in Australia. Nelle acque della baia è stato avvistato un cucciolo di balena albino. Il raro esemplare, che ha circa due mesi, si sta allenando a sopravvivere nell'oceano con l'aiuto della mamma. E adesso l'associazione Naturaliste Charters ha lanciato un concorso per dare un nome alla piccola balena bianca» [La Repubblica]

JUMENTO DO DIA

Manuela Ferreira Leite

Só mesmo Manuela Ferreira Leite se lembraria de acusar o governo de "manter um silêncio alarmante", título que deu à sua coluna no Expresso, o mesmo "Expresso" onde os seus apoiantes asseguram que a líder do PSD vai manter o "seu voto de castidade verbal".

O REAPARECIMENTO

Este reaparecimento de Manuela Ferreira Leite aos pastorinhos da comissão permanente do PSD, donde regressaram para os seus resorts de luxo, lembra-me o fulano que caiu no barril de cerveja e de vez em quando vinha à superfície para pedir tremoços. Como tremoços é coisa pouco fina, quase tão maus com as sardinhas assadas do Pontal para a compostura de uma líder fina, Manuela Ferreira Leite pediu a demissão do ministro da Administração Interna. Veremos qual o ministro que se segue na próxima interrupção de férias da gente fina do PSD.

BENFICA OLÍMPICO

Se Portugal acabou por ter uma prestação positiva, com uma medalha de ouro e outra de prata, o que dizer do Benfica que viu três atletas medalhados, para além de Vanessa e de Nélson Évora o futebolista Di Maria teve uma excelente prestação, chegando ao ouro no torneio de futebol, onde foi um dos melhores jogadores. O Benfica está de parabéns, para as medalhas dos seus atletas ainda pode vir a ganhar uns milhões com Di Maria, mais do dobro dos que Portugal investiu na preparação dos atletas olímpicos.

Mas não é o Benfica que está de parabéns, são as muitas pequenas colectividades que asseguram a prática desportiva aos jovens portugueses e que neste debate estão a ser esquecidas.

O HOMEM PERFEITO É CHINÊS?

Desde Hitler que alguns regimes usam os jogos olímpicos para a sua propaganda, tentando mostrar que o seu regime político dá lugar ao homem novo, cidadãos tão perfeitos que exibem a sua superioridade em medalhas olímpicas.

Se assim é nós portugueses deveremos ser uma desgraça, que segubdo o PCP é agravada pela política de emprego de Sócrates que, dando lugar a maior desemprego, resulta no falhanço nos jogos, pelo menos foi essa a tese defendida na última edição do Avante.

Mas façamos bem as contas, a China tem 1.300.000.000 e ganhou até ao momento 49 medalhas de ouro, mesmo sem corrigir o facto de a idade média dos chineses ser inferior à nossa isso dá uma medalha de ouro para cada 26.530.612, em Portugal foi uma medalha de ouro. Para que o homem novo produzido pelo comunismo chinês fosse superior ao bandalho português a China teria que ganhar todas as medalhas e mesmo assim ficava atrás.

Por agora o bandalho luso tem melhores resultados olímpicos do que a última inovação comunista.

CERIMÓNIA ESTRANHA

«A Câmara de Lisboa vai poupar 852 mil euros por ano com o corte de 168 das 401 viaturas da frota municipal de veículos ligeiros de passageiros e mistos. A eliminação desta despesa vai ser assinalada hoje com uma cerimónia de devolução dos primeiros 46 automóveis à empresa locadora, porque "este é um momento para festejar", diz o gabinete de António Costa.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Convenhamos que organizar uma cerimónia para a devolução de viaturas em leasing é um pouco ridículo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Esperemos que brevemente se assista à cerimónia do início da limpeza da capital.»

OS SNIPERS (2)

«Ironicamente, a presunção da inocência é aceite por quem tem dúvidas, mas é rejeitada por quem tem certezas sobre a culpabilidade dos suspeitos. Acontece que as maiores injustiças são cometidas por quem tem a certeza de que o suspeito é culpado. Se a multidão lincha um suspeito, é porque não tem dúvidas, mas é quando o suspeito é linchado que se coloca a possibilidade de ter sido cometida uma injustiça insanável. A função da presunção da inocência é evitar que pessoas com demasiadas certezas cometam erros insanáveis. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por João Miranda.

PS: João Miranda, um articulista com que muitas vezes concordo, volta à questão do assalto ao BES, provavelmente porque a sua crónica anterior mereceu críticas, incluindo neste blogue. Mas fá-lo de uma forma desastrada, agarrando a questão pela presunção da inocência, pondo em causa a aplicação universal deste princípio à actuação da polícia. Se estivesse em causa um dos tiros para o ar que acaba por matar um qualquer pilha galinhas daria a razão a João Miranda, mas o que os portugueses viram foram dois assaltantes que encostaram a arma à nuca de dois cidadãos inocentes durante oito horas, após o que cortaram a comissão com os negociadores. Nestas circunstâncias o que deveria ter feito a polícia? A esta resposta, ainda que não seja especialista, João Miranda deveria ter sugerido uma resposta que também fosse de encontro aos reféns.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

IN DUBIO

«Encaturrado, Paulo de sua graça, não parece o mesmo. A coisa sempre o atazanou, mas hoje, não lhe larga a travesseira. Começou primeiro de mansinho, mas desde as últimas luas, zunzum, a embezerrar com ele, num constante vai e vem, com os lucros do banco a caírem, que até parece que é castigo divino.

É certo que a sua vida é mesmo essa e sempre a desejou. A manhã é passada ao telefone a prometer crédito a juro. A tarde numa lufa-lufa de alembranças de um juro esquecido por um comitente em aflições, ou num prometimento de mais capital a juros se os balancetes vierem convenientes…

Porém, nos últimos tempos aquela história da pecação por juros que tinha ouvido em miúdo à velha tia Escolástica, não lhe sai do juízo. Um destes dias foi à biblioteca e, siderado, leu e releu pasmado, as palavras que o seu venerado S. Tomás de Aquino escreveu sobre compras e vendas a crédito um século depois de Portugal ter nascido.

Pois não era verdadinha que a sua Santa Madre Igreja condenava por usura a simples prática da aplicação de uma taxa ao capital em dívida? Solicitado a reflectir sobre as condições à fixação do preço por venda a tal prazo, dizia S. Tomás que o juro era caminho de Satanás “pecando ao vender com juros”, e seriamente condenável pela prática da usura: “…não há dúvida de tratar-se de um contrato de usura, com a especulação do prazo incidindo sobre o preço”, “…pois não há razão alguma lícita para que, por causa do parcelamento no tempo, se aumente o preço da dívida”.

Para mais aflições da alma, lia de S. Tomás que o comerciante que adquire uma mercadoria com juros não pode recuperá-los através da sua inclusão na formação do preço de revenda, sendo isso “uma acção injusta”. E mesmo alegando a necessidade de recuperar o que pagou de juro, “…tal necessidade não basta para desculparem do referido pecado”.

Ora o que faz Paulo todos os dias senão chafurdar em juros, debitando contas deste lado para as creditar no outro, qual frenético comerciante num vai e vem de negreiro das Áfricas aos Brasis? É que de duas uma: ou Tomás que era santo errava liminarmente, ou ele, penitente pecador, actuava na maior das legitimidades religiosas…» [Expresso assinantes]

Parecer:

Por João Duque.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MAIS UMA BAIXA NA BANCADA DO PS

«O deputado socialista Vítor Ramalho vai deixar a Assembleia da República assim que tomar posse como presidente do Inatel. Paulo Pedroso deveria ser o substituto, mas como está impedido de exercer o cargo de deputado devido ao processo que tem contra o Estado, será Renato Gonçalves a regressar ao Parlamento.

"Não posso manter o cargo. É totalmente incompatível, por isso vou pedir a suspensão assim que tomar posse", afirmou ao CM Vítor Ramalho, adiantando que será substituído por Renato Gonçalves, vereador na Câmara do Montijo. » [Correio da Manhã]

Parecer:

A banca do grupo parlamentar do PS parece uma sala de espera de um centro de emprego para VIPs.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se, a não ser que o PS assuma que Vítor Ramalho é pior deputado do que gestor.»

O ALBERTO DIZ QUE O PSD-M TEM FEITO OPOSIÇÃO

«O presidente do Governo regional da Madeira, Alberto João Jardim, rejeitou esta sexta-feira as críticas do antigo líder nacional do partido, Luís Filipe Menezes, considerando que o PSD-M tem feito oposição ao Governo de José Sócrates.» [Correio da Manhã]

Parecer:

O Alberto fala verdade, fez oposição ao PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Com apoiantes destes Ferreira Leite nem precisa de opositores.»

NÉLSON ÉVORA VALE 15 MILHÕES

«A medalha de ouro conquistada por Nélson Évora, há dois dias, em Pequim vale muito mais do que os 30 mil euros que o Comité Olímpico Português lhe vai pagar. A notoriedade que o atleta português ganhou com a sua conquista vai tornar a sua imagem apetecível para as principais marcas portuguesas, na promoção dos seus produtos. E essa notoriedade é quantificável. De acordo com critérios baseados na exposição mediática dos desportistas, o potencial publicitário de Nélson Évora já pode ser fixado num valor entre os 10 e 15 milhões de euros.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Mais do que o investido na preparação da equipa olímpica.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Avalie-se o atleta que disse que as manhãs eram para dormir.»

PEDRO PASSOS COELHO CONTRA VETO PRESIDENCIAL

«Pedro Passos Coelho discorda do veto do Presidente da República à lei do divórcio. "Tenho muita pena que o Presidente da República tenha vetado a lei do divórcio, sobretudo com aqueles argumentos", diz o ex-candidato à liderança do PSD.» [Diário de Notícias]

Parecer:

É cada vez mais evidente que o PSD só perdeu ao não eleger Passos Coelho, perdeu a curto e a longo prazo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Ferreira Leite porquê a comissão permanente não se pronunciou sobre esta questão.»

LADRÕES MAUS CONDUTORES

«Três jovens que seguiam num carro roubado morreram e outros três ficaram feridos após um violento despiste, esta sexta-feira de madrugada em Famalicão. Cinco são oriundos do Porto e terão ligações ao "gangue da Lapa".

Os amigos, com idades entre os 17 e os 20 anos, seguiam num Opel Astra - roubado em Argoncilhe (Santa Maria da Feira) - quando sofreram o aparatoso acidente, pouco depois das duas da manhã de ontem, no lugar do Altinho, em Arnoso de Santa Maria, na Estrada Nacional 14. Numa curva de um troço de estrada onde a inclinação é acentuada, a viatura despistou-se, embatendo em dois muros e ficando imobilizada na faixa contrária. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

Estes não vão roubar mais carros nem dar trabalho à justiça.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

PSD VAI MANTER "VOTO DE CASTIDADE VERBAL"

«Silêncio. É a palavra-chave da Direcção do PSD também para (não) responder às críticas de Luís Filipe Menezes, ao "voto de castidade verbal" mantido, até que Manuela Ferreira Leite fale no dia 7, na Universidade de Verão.

Ninguém da Direcção do partido fez qualquer comentário ao artigo do presidente da Câmara de Gaia, publicado na edição de ontem do JN, intitulado "Não existo, logo penso", no qual a líder do PSD é acusada de seguir um caminho "errado" ao não contactar directamente com os eleitores.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Já se viu.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se se também vai manter o "voto de castidade de opinar"»

MAIS UM CONTRATEMPO PARA SÓCRATES?

«Valentim Loureiro já anunciou que vai voltar a ser candidato à Câmara de Gondomar, de novo em lista independente. O PSD ainda continua a ser o partido do coração do major, mas o seu pragmatismo político leva-o a ponderar um apoio ao actual primeiro-ministro socialista.

"Não farei campanha pelo PS. Mas se José Sócrates for candidato a primeiro-ministro, poderei vir a apoiá-lo", diz o autarca que já foi líder da distrital do PSD-Porto e que tem a sua militância suspensa na sequência do processo em que Marques Mendes lhe retirou confiança política, obrigando-o a recandidatar-se a Gondomar fora das listas do partido.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Deus

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Valentim Loureiro que seja um apoiante incondicional e barulhento de Ferreira Leite.»

CADILHE IMPÕE TOLERÂNCIA ZERO NO BPN

«A 4 de Julho, numa das primeiras reuniões da Comissão Executiva da SLN, que controla 100% do BPN, Cadilhe aprovou várias ‘Orientações Vinculantes para as Empresas do Grupo SLN’. Num excerto deste documento interno, a que o Expresso teve acesso, lê-se o seguinte: “O princípio é o da tolerância zero relativamente a práticas, processos, produtos, instrumentos, etc. que configurem ou possam configurar qualquer situação menos transparente, menos regular, e/ou mesmo ilegal, seja em que âmbito for (quer relativamente às autoridades de supervisão ou regulação, financeiras ou não, quer às autoridades judiciárias e às autoridades fiscais). Eventuais situações que possam configurar aquelas práticas são absolutamente interditas”.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Se outros bancos, como o BCP, seguissem o mesmo exemplo a economia portuguesa ficaria mais saudável.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

BAIXA DE PREÇOS DOS AGRÍCOLAS NÃO CHEGA AO CONSUMO

«As matérias-primas agrícolas sofreram uma escalada de preços desde 2006 até ao final do primeiro trimestre de 2008. A FAO apresenta uma verdadeira pista de aceleração: 8% em 2006, 24% em 2007 e 53% só no primeiro trimestre de 2008. O disparo dos preços entre Junho do ano passado e Junho deste ano, segundo o organismo das Nações Unidas, foi de 120% no milho, de 100% no arroz tailandês e de 55% no trigo. Esta loucura de preços foi acompanhada por uma bolha na bolsa de acções das empresas ligadas ao sector, que logo foram apelidadas de «dot-corn» («corn» significa ‘milho’ em inglês). Este edifício sofre agora profundas correcções nos preços. O Citigroup avisou, esta semana, que depois de um aumento de 842% no índice de empresas agrícolas cotadas durante os últimos cinco anos, a bolha das «dot-corn» deverá estar à beira de rebentar. Mas, apesar das correcções de preços em curso nas matérias-primas, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos veio deitar um balde de água fria ao dizer, também esta semana, que os preços dos bens alimentares ao consumo nos EUA deverão aumentar, em média anual, 5% a 6% este ano, “o que será o maior de sempre desde 1990”, e para o ano mais 4% a 5%.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Compreende-se, a redução das cotações em bolsa não reflectiram no momento das colheitas já que os aumentos anteriores ocorreram na produção.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

PROPOSTA POSITIVA

«O Sindicato Nacional de Polícia (Sinapol) vai propor à tutela a criação de um regime de voluntariado para os agentes da Polícia de Segurança Pública, através de "serviço suplementar pago como horas extraordinárias", com o objectivo de combater a criminalidade.

O dirigente sindical Armando Ferreira revelou ontem à Lusa que este regime de voluntariado "permite aos cidadãos aumentarem o sentimento de segurança", em virtude de os "agentes efectuarem mais horas de serviço". » [Público]

Parecer:

É evidente que está a suceder com os assaltantes o mesmo que sucedeu noutros anos com os incendiários, perante uma sensação de impunidade o país entrou numa onde de assaltos. A única resposta possível é mandar a polícia para as ruas. Por isso esta proposta dos sindicatos deve ser aceite de imediato.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Elogie-se a postura dos sindicatos.»

ATLETA CUBANO AGRIDE ÁRBITRO

«El cubano Ángel Valodia Matos y su entrenador, Leudis González, fueron descalificados este sábado "de por vida" de todas las competiciones internacionales después de que el deportista agrediera al árbitro de su combate por el bronce en la categoría +80 kilos de Taekwondo contra el kazajo Arman Chilmanov.

Matos, campeón olímpico en Sydney, dio una patada al árbitro en la cabeza después de superar el minuto reglamentario del que cada deportista dispone para atenderse algún golpe y que suponía su descalificación. Taekwondista y entrenador protestaron enérgicamente contra el árbitro, el sueco Chekir Chelbat. Matos también empujó a uno de los jueces que intentó apaciguar los ánimos. » [20 Minutos]

Parecer:

Agora vão descobrir que o árbitro era um infiltrado do imperialismo e o atleta tem direito a uma visita a Fidel Castro na sua cama do hospital, após o que dará uma entrevista assegurando que o "el comandante" está vivo e de boa saúde.

O NIGERIANO COM 86 ESPOSAS OU FICA SÓ COM 4 OU É EXECUTADO

«Las Autoridades islámicas has recomendado al hombre de 84 años casado con 86 esposas , que se quede 'sólo' con 4 o que afronte la pena de muerte. Mohammed Abubakar Bello ex profesor y predicador musulmán Abubakar que vive en Nigeria con sus 86 mujeres y al menos 170 hijos, asegura que es capaz de hacer frente él solo a sus esposas con la ayuda de Alá.» [20 Minutos]

Parecer:

Que desperdício...

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Câmara Corporativa" e o "Hoje há conquilhas, amanhã não sabemos" deram destaque à dúvida sobre a actuação de alguns magistrados.
  2. O "PS Lumiar" destacou o post dedicado à comunicação em Belém.

TROVOADA

IMAGENS DIVERTIDAS DOS JOGOS [imagens]

O SÍMBOLO DA PAZ FEZ 50 ANOS [imagens]

RU

ESCORREGADELA

NOVO SISTEMA ANTI-ROUBO [Mail]

UNICEF