quarta-feira, setembro 03, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

FOTO JUMENTO

Ganso

IMAGEM DO DIA

[Andrew Biraj / Reuters]

«Sed e inundación. Una mujer saca agua de un pozo en una zona inundada de Godadhar, Bangladesh.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Pinto Monteiro, Procurador-Geral da República

Pinto Monteiro, Procurador-Geral da República, deveria explicar aos portugueses porque razão 'O Ministério Público, dentro do prazo legal, vai interpor o competente recurso por não se conformar com a decisão que condenou o Estado ao pagamento de uma indemnização a Paulo Pedroso'. Significa isso que Pinto Monteiro subscreve toda a actuação do Ministério Público no Caso Casa Pia, ou a sua visão da justiça é meramente corporativa estando com este recurso a defender os "seus"? Seria interessante saber se Pinto Monteiro concordou com o espectáculo triste a que Portugal assistiu ou se para ele a defesa da corporação está acima da justiça.

"CARTA ABERTA AOS MEUS COLEGAS PROFESSORES"

De um visitante d'O Jumento:

«Fui professor durante 37 anos na Escola P. Francisco Soares de Torres Vedras e reformei-me em Janeiro passado. Hoje, dia 1 de Setembro, senti necessidade de voltar à escola para dar um abraço solidário aos meus colegas.

Num expositor da Sala de Professores deixei este texto, que partilho agora como grupo mais alargado dos leitores deste blogue, cujo mérito tenho divulgad osempre que posso.

CARTA ABERTA AOS MEUS COLEGAS PROFESSORES

Pela primeira vez em muitos anos não retomo a actividade docente no início do ano lectivo. Mas não o lamento e é isso que me dói. Sempre disse que queria ficar na escola mais alguns anos para além do tempo da reforma, desde que tivesse condições de saúde para tal. Contudo, vi-me “obrigado” a sair mais cedo, inclusive aceitando uma penalização de 4,5% sobre o vencimento.

Não sou protagonista de nada: o meu caso é apenas mais um no meio de milhares de professores a quem este Governo afrontou. Só quem não conhece as escolas e tem uma ideia errada da função docente é que não entende isto.

É doloroso ouvir pessoas que sempre deram o máximo pela sua profissão, que amam o ensino e têm uma ligação profunda com os alunos, a dizerem que estão exaustas e que lamentam não serem mais velhas para poderem reformar-se já. Vejo com enorme tristeza estes colegas a entrarem no ano lectivo como quem vai para um exílio. Compreendo-os bem…Este estado de coisas tem responsáveis: são a equipa do Ministério da Educação e o Primeiro-ministro. A eles se deve a criação de um enorme factor de desestabilização e conflito nas escolas que é a divisão artificial da carreira docente entre “professores titulares” e os outros que o não são. Todos fazem o mesmo, a todos são pedidas as mesmas responsabilidades, mas estão em patamares diferentes, definidos segundo critérios arbitrários. A eles se deve um sistema de avaliação de desempenho que não é mais do que a extensão administrativa daquele erro colossal. A eles se deve a legislação que não reforça a autoridade dos professores na escola, antes os transforma em burocratas ao serviço de encarregados de educação a quem não se pedem responsabilidades e de alunos a quem não se exige que estudem e tenham sucesso por mérito próprio.

No ano passado 100 000 mil professores na rua mostraram que não se conformavam com este estado de coisas. O Governo tremeu. Mas os Sindicatos de professores não souberam gerir esta revolta legítima. Ocupados por gente que não dá aulas, funcionalizados e alienados pelo sistema, apressaram-se a assinar um acordo que nada resolveu, antes adiou um problema que vai inquinar o ano lectivo que hoje começa.

Todos os que podem estão a vir-se embora das escolas, é a debandada geral. Gente com a experiência e a formação profissional de muitos anos, que ainda podiam dar tanto ao ensino, retiram-se desgostosos, desiludidos, magoados. Deixaram de acreditar que a sua presença era importante e bateram com a porta. O Governo não se importa, nada faz para os segurar: eram gente que tinha espírito crítico e resistia. «Que se vão embora, não fazem cá falta nenhuma!»

Não, não tenho pena de não voltar à escola. Pelo contrário: entro em Setembro com um enorme alívio. Mas não me sinto bem. Estou profundamente solidário comos meus colegas de profissão e tenho a estranha sensação de que os abandona, embora saiba quanto isso é pretensioso da minha parte. Vejo com apreensão e desgosto que, trinta e sete anos depois de começar a ser professor, a escola não está melhor. Sim, regressarei hoje à escola. Mas só para dar um imenso abraço àqueles que, corajosamente, como professores no activo, enfrentam um novo ano lectivo.
Torres Vedras, 1 de Setembro de 2008 JMD»

MAGISTRADOS COM SORTE

Se já estivesse em vigor a lei da responsabilidade civil extra contractual os magistrados envolvidos na prisão preventiva de Paulo Pedroso estariam agora a passar um mau bocado.

BARACK OBAMA E O PUDOR DE ACREDITAR

«Diz-me com quem andas e eu dir-te-ei quem és? Cruz credo, espero que não. É que no meu entusiasmo por Barack Obama vejo-me acompanhado de Mário Soares e Ana Gomes e toda aquela esquerda catita que está sempre disposta a saltar para cima do cavalo e disparar a galope, porque o mundo geme de dor e necessita de salvamento. Assim de repente, acho que da última vez que concordei com Soares o meu vocabulário se resumia às palavras "gugu" e "dada" e os comunistas estavam a querer tomar conta do país. Então, dou por mim a pensar: por que estamos nós juntos por Obama, enquanto o pessoal de direita e centro-direita com que mais me identifico acusa o homem de ser um golpe de marketing e aposta o ordenado em John McCain?» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por João Miguel Tavares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MAIS UMA POSIÇÃO DE MARCELO

«Continuo a apoiar Manuela Ferreira Leite, como tenho feito desde há quatro meses, e continuo a achar que é ela, de longe, dentro do PSD quem tem as melhores condições para ganhar as eleições." A frase é de Marcelo Rebelo de Sousa, proferida ontem no Porto, no dia em que se iniciou a Universidade de Verão do partido, que marca a rentrée dos social-democratas. » [Correio da Manhã]

Parecer:

É uma por dia...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Marcelo se esta é a sua última posição.»

OS JUÍZES ANDAM MUITO BARALHADOS

«A alteração à lei das armas é, para António Martins, presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), "metodologicamente incorrecta". As alterações à prisão preventiva deviam ser feitas no Código de Processo Penal. E isso, segundo este juiz, "não acontece porque o Governo não tem a humildade de reconhecer que não tomou as melhores medidas".

Eurico Reis também defende uma alteração do Código. Mas, junta, "era mais mais fácil se o Procurador-geral da República [PGR] emitisse uma directiva para permitir o julgamento sumário em caso de flagrante delito e a separação deste crime de qualquer outro que o detido tenha cometido, havendo outra investigação. A pessoa apanhada em flagrante delito com uma arma não fica em prisão preventiva para nada, é julgado em processo sumário e vai preso". » [Diário de Notícias]

Parecer:

Mal está a justiça de um país quando os seus magistrados andam tão confusos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se aos magistrados mais baralhados que mudem de profissão, poderão mostrar o que valem e mostra se são capazes de ganhar o mesmo que o Estado lhes paga.»

NOBRE GUEDES DIVORCIOU-SE DE PORTAS ÀS ESCONDIDAS?

«Luís Nobre Guedes, um apoiante de sempre de Paulo Portas, demitiu--se da vice-presidência do CDS-PP, cargo para que tinha sido eleito no congresso de Torres Novas, em Maio de 2007. Contactado ontem pelo PÚBLICO, Nobre Guedes confirmou a sua demissão, mas recusou-se a revelar as razões que o levaram a abandonar o cargo: "Sobre isso não faço comentários", disse, declarando não se lembrar "mesmo" da data da carta que escreveu ao líder do CDS, na qual formalizou a sua demissão. » [Público assinantes]

Parecer:

Ao que parece Portas não aceitou o "divórcio".

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Diga-se a Portas que tenha paciência.»

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Varal de Idéias" gostou de uma imagem usada n'O Jumento.
  2. O "PS Lumiar" deu destaque ao post dedicado à má oposição.
  3. O "Mala Aviada" já deixou de ler o blogue não oficial de Belmiro de Azevedo.
  4. O "Cu-Cu" gostou da fotografia de Gala Galankina.

PRAPARADOS PARA A RECUPERAÇÃO DO HUBBLE [imagens]

UM MÍSSIL NO GOOGLE MAPS [Link]

CANYON FLIGHT

SHELEPA SLAV

M&M