quinta-feira, setembro 04, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

FOTO JUMENTO

Pilrito das praias (Calidris alba), Praia do Cabeço, Algarve

IMAGEM DO DIA

[Borja Suárez / Reuters]

«Viaje a la muerte. Una embarcación con 14 inmigrantes muertos ha llegado al puerto grancanario de Arguineguin.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

José Magalhães

José Magalhães vai colocar polícias nalgumas bombas de gasolina. É de esperar que a seguir também coloque polícias junto aos multibancos, nas ourivesarias, nos bancos, nos supermercados, nas casas mais ricas, nas carrinhas de transporte de dinheiro, nos restaurantes mais famosos, nos centros comerciais, nos carros de luxo.

Sejamos sérios, isto é a intelectualização do populismo.

SARAH PALIN NA VOGUE?

Isto de ir ao Google Image procurar a fotografia de alguém tem os seus riscos, a pressa em procurara algo sobre alguém desconhecido leva à falta de cuidado e se nos aparece uma governadora bonitona na capa da Vogue nem pensamos mais. Foi o que aconteceu ao jornal italiana La Stampa, mas também à nossa Ana Gomes que não perdeu tempo a designar a candidata republicana à vice-presidência de "lasca do Alasca".

Azar, a imagem de Sarah Palin na capa da Vogue não passa de um trabalho de Photoshop de um blogger do Alasca.

Por acaso na Vogue americana até aparecem referências a Sarah Palin mas não exageremos, não teve direito a capa nem a plásticas como a princesa aqui do lado.

O PCP QUER PRENDER OS "DESEMPREGADOS"?

O PCP que começou por justificar a vaga de criminalidade com o aumento do desemprego decidiu agora fazer surf nesta vaga e propõe o endurecimento da lei, aumentando o âmbito da prisão preventiva. Teremos que concluir que o PCP quer que os empregados ainda sejam presos, esperemos que não vá mais longe pois ainda se lembra de em vez de o Estado pagar subsídios de emprego mande os que procuram emprego para a prisão mais próxima, para prevenir a criminalidade.

Enfim, desta vez o PCP ultrapassou o CDS pela direita, mas destes ortodoxos espera-se tudo, eles não conhecem qualquer código e muito menos o da estrada.

CONCORRÊNCIA À PORTUGUESA

Quando a SONAE tentou comprar a PT ao preço da uva mijona teve como prémio a separação da PT Multimédia, dando lugar à ZON. Agora que o aumento da concorrência está a atingir as acções da ZON e da SONAE.COM já se fala em fusão.

É a concorrência à portuguesa e não é difícil de perceber que a entidade reguladora vai fechar os olhos a esta fusão, a bem dos ganhos dos nossos competitivos empresários. Está-se mesmo a ver quem vai suportar a revalorização das acções das duas empresas, serão os consumidores a pagar a factura quando for eliminado o "excesso" de concorrência no mercado.

NENHUM SILÊNCIO É INOCENTE

«Diz-se que Manuela Ferreira Leite vai "quebrar o silêncio". Diz-se que esse magno acontecimento ocorrerá no domingo, no encerramento da Universidade de Verão do PSD. Diz-se, numa amarga perturbação, que a calada senhora, a fim de manter a estratégia da inaudibilidade - apenas sussurrará.

Esta atmosfera espectral, que o previsível Pacheco Pereira designa de necessária pausa para meditação, não tem sido, propriamente, aplaudida de pé. As dúvidas erguem-se, como puas, nas almas perplexas dos militantes. E a conspiração alastra como eczema. Menezes, feroz e irado com a mudez obstinada da dr.ª Manuela, ameaça com um congresso devastador. Marcelo manifesta-se incomodado e, até, aflito, com a cruel ausência da presidente. Santana Lopes, apesar de primo da dr.ª, não descansa um mísero segundo sem a fulminar com impiedosos comentários. Ângelo Correia abandonou a efusão das metáforas. Proclama que este rumo absurdo conduzirá o partido às profundezas do abismo. A dr.ª usa a retórica do desdém (moita, carrasco!) que deixa os adversários desatinados.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Baptista-Bastos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A FUNÇÃO PÚBLICA PERDEU 11& DOS SALÁRIOS EM 8 ANOS

«Os funcionários públicos perderam nos últimos oito anos cerca de 11,2 por cento em poder de compra, ou seja, 112 euros por cada mil euros de salário. Esta é a diferença entre o agravamento do custo de vida desde o ano 2000 e a actualização salarial dos servidores do Estado com rendimento superior a mil euros mês, que foram os mais penalizados.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Isto faz-me lembrar o burro que o dono estava a habituar a não comer e um dia morreu ... à fome.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se José Sócrates que a paciência tem limites.»

ANTÓNIO BORGES JÁ TERMINOU AS FÉRIAS

«O vice-presidente do PSD António Borges responsabilizou ontem o PS pelo atraso de crescimento económico em Portugal, usando um argumento similar ao da anterior direcção do partido. "O PS está no Governo há dez dos últimos 13 anos. [...]. É precisamente por aí que estamos na situação em que estamos e que não se resolve de um dia para o outro, mas é fundamental inverter a tendência", afirmou o dirigente no segundo dia da Universidade de Verão social-democrata, em Castelo de Vide.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Isto começa a ser ridículo, anda meio PSD a fazer barulho para justificar o silêncio de Manuela Ferreira Leite. Talvez por ter estado em férias nem reparou que as maiores críticas ao silêncio têm vindo do próprio PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a António Borges que critique Marcelo Rebelo de Sousa ou Pedro Santana Lopes.»

A ANEDOTA DO DIA

«O líder do CDS-PP, Paulo Portas, justificou esta quarta-feira o silêncio que manteve, durante um ano, sobre a saída de Nobre Guedes do cargo de vice-presidente com a tentativa de o levar a reconsiderar a sua decisão, noticia a Lusa.

«Quando o dr. Nobre Guedes me disse há um ano não estar disponível para a política activa, percebi as coerências das suas razões. Recordo que um pouco antes, em Conselho Nacional, o dr. Nobre Guedes expressara a sua opinião sobre o que considerava serem as condições mínimas, não reunidas, face à distorção do Estado de direito, para o exercício da política em Portugal», afirmou Paulo Portas, numa declaração à Agência Lusa. » [Portugal Diário]

Parecer:

Convenhamos que não divulgar a decisão de Nobre Guedes durante um ano foi um exagero.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Paulo Portas quantos anos iria esperar até divulgar a decisão de Nobre Guedes.»

ASAE FECHOU REFEITÓRIO DO PARLAMENTO

«O refeitório da Assembleia da República vai fechar durante dois meses para se fazerem "obras de modernização" na cozinha, alvo de uma acção da ASAE há cerca de dois anos. As recomendações só agora vão ser executadas.» [Público]

Parecer:

Cheira-me a manobra de propaganda.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao sr. António Sousa se a seguir vai a bordo das fragatas ou aos quartéis da tropa.»

MAIS UM A ABANDONAR O CDS

«A Um dia depois de ser conhecida a demissão do único vice-presidente do CDS-PP, Manuel Sampaio Pimentel, um dos dirigentes da máxima confiança de Paulo Portas, bateu com a porta e abandonou a Comissão Política Nacional (CPN), indignado por o presidente ter escondido durante um ano aos órgãos do partido a demissão de Luís Nobre Guedes.

Numa carta que escreveu ontem mesmo a Portas, Sampaio Pimentel, vereador na Câmara do Porto, lamenta que o líder do partido não tenha informado a CPN daquela demissão, pedindo "reserva e sigilo". E, "sem querer fazer juízos de intenção", afirma que "não o fez por não ter naquele órgão a confiança necessária que lhe desse a certeza de que tal informação não seria veiculada 'extramuros'". » [Público assinantes]

Parecer:

Parece uma procissão no Largo das Cardas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «O último a sair que apague a luz.»

LISBOA FALHA NAS COBRANÇAS

«"As coisas em Lisboa não estão a correr bem", afirma um alto quadro da administração fiscal, admitindo que o Governo possa falhar as metas de captação de receita, tal como sucede com a execução da receita fiscal até Julho. É que, com os arrestos de Agosto, os 41 serviços de Finanças da Grande Lisboa recuperaram apenas 21,2 milhões de euros, quando era suposto atingir um encaixe de 47,3 milhões de euros, pelo menos, de acordo com documentação a que o DN teve acesso.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Desde que o actual director de Finanças de Lisboa está no cargo que Lisboa se tem vindo a transformar em zona franca. Só não se entende porque razão um dos adjuntos ainda tem tempo para ser assessor do secretário de Estado. Será para o assessorar em questões pessoais?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Prepare-se um louvor para o director de Finanças de Lisboa e a consequente recondução no cargo.»

CARTAZES DE PROPAGANDA SOVIÉTICOS [Flickr]

NIKOS VASILAKIS

De Álbum sem título

De Álbum sem título

De Álbum sem título

De Álbum sem título

De Álbum sem título

BOWLING

VESPA