domingo, setembro 14, 2008

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Parece que já não é só o McDonald's que tem o seu boneco, a mania pegou em Lisboa e muitos restaurantes socorrem-se de bonecos a servirem de chamariz para os clientes:

IMAGEM DO DIA

[Beatrice de Gea/The New York Times]

«By afternoon, Galveston was experiencing flooding of its western and downtown districts. The city was forced to shut down part of its water and sewage system, according to a spokeswoman for the city. A spectator watched 15-foot waves crash on the edge of Seawall Boulevard in Galveston. » [The New York Times]

JUMENTO DO DIA

Rui Sá Gomes

O secretário de Estado ainda não pediu a demissão? Depois da confusão provocada pelas declarações do ministro da Administração Interna era o mínimo que se esperava.

POLÍTICA DE SILÊNCIOS

«Falar muito ou falar pouco é um direito que assiste a qualquer cidadão. E Manuela Ferreira Leite não deixou de ser cidadã a partir do momento em que se tornou líder do PSD. Falar pouco é uma opção, não só legítima como bastante salutar num tempo em que a política e os «media» estão saturados de palavras inúteis e não raro perniciosas. Além disso, falar muito comporta riscos. O psicólogo norte-americano Paul Ekman, especialista em linguagem corporal e emoções, diz que quanto mais uma pessoa fala, mais fácil é perceber se mente, não por causa do que afirma, mas porque deixa escapar muita coisa enquanto o cérebro está ocupado a construir frases. Eis um perigo para o qual todos os agentes políticos devem estar alertados...

Há situações em que o silêncio pode ser a mais eloquente das declarações e não falta quem saiba geri-lo com mestria. Infelizmente para o PSD, não tem sido o caso da sua actual líder. Para que o silêncio valha como ‘intervenção’ política é preciso que esteja criada uma grande expectativa em relação à pessoa que se espera que fale. É preciso que essa pessoa represente e traga novidade, ou que tenha já adquirido um estatuto muito especial na sociedade. E, sobretudo, é preciso que a sua palavra pese quando finalmente se faz ouvir.

Ora, nada disto ocorre com Manuela Ferreira Leite. Nem a expectativa em relação ao que possa dizer é grande (o seu desempenho como governante ainda está muito presente e ninguém espera que mude radicalmente); nem a líder do PSD trouxe até agora novidade (a não ser a dita política dos silêncios) ou obteve um estatuto de ‘D. Sebastião’ semelhante àquele de que, em certo momento, Cavaco Silva beneficiou; nem a sua palavra tem pesado o suficiente, quando por fim chega ao país. Mesmo o esforço de seguir uma agenda própria, distanciando-se daquela que a actualidade impõe - por exemplo, aquele anúncio solene de que o PSD está contra uma proposta socialista sobre o voto por correspondência dos emigrantes -, acaba por se frustrar.

Perante o que fica dito, estará Manuela Ferreira Leite condenada como líder do PSD? Não necessariamente. Mas está com certeza obrigada a mudar de atitude na sua relação com os «media», se quer chegar ao país, e na sua relação com o partido, se quer chegar às eleições. A posição altaneira e desdenhosa das pequenas iniciativas, seja a festa popular do Pontal seja o comentário breve sobre um assunto do dia, pode revelar-se fatal.

Nas condições em que alcançou a liderança, era evidente que não bastava a Manuela Ferreira Leite sentar-se na cadeira de chefe para conquistar o partido. E o facto de Luís Filipe Menezes já andar por aí - ouvindo-o, esta semana na Sic-Notícias, ficamos sem perceber por que se foi o homem embora há tão pouco tempo se, afinal, já quer voltar - é apenas mais um sintoma de que, até ver, Manuela não fez o trabalho de casa a que os resultados das ‘directas’ a obrigavam. Ou, então, propõe-se ganhar o PSD de fora para dentro, isto é, só depois de vencer as eleições - mas essa é uma manobra arriscada de que pode resultar perder tudo.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Por Fernando Madrinha.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SINAIS CONTRADITÓRIOS

«A semana fica marcada pela intervenção do Tesouro dos Estados Unidos na Fannie Mae e na Freddie Mac - dois gigantes do segmento grossista do mercado de crédito hipotecário americano, cujas perdas tiveram de ser nacionalizadas para evitar a sua falência.

Não discuto a medida nas circunstâncias concretas em que ocorreu. Mais do que uma questão de princípio, pretende-se sobretudo evitar males maiores; e, em tempo de guerra, não se limpam armas.

A medida foi geralmente bem recebida. A mim, não a questionando, intranquilizou-me. Julgava ver, aqui e e ali, sobretudo nos Estados Unidos (na Europa, como sempre, será mais tardia), sinais de recuperação. Esta intervenção torna evidente que a recuperação não chegará tão cedo: há ainda muitas perdas por assumir e, enquanto tal não ocorrer, a confiança não recuperará, as taxas de juro não descerão (sobretudo as de mais longo prazo), os mercados accionistas não retomarão.

Podemos, e é verdade, continuar a afirmar que, no plano operacional, a generalidade das empresas continua robusta. De pouco valerá se as condições financeiras não melhorarem. Com ou sem recessão técnica, o crescimento continuará muito reduzido, provavelmente ainda a rever em baixa.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Por Daniel Bessa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A TEORIA DAS DUAS CABALAS

«Correm hoje na sociedade portuguesa, a propósito do processo Casa Pia, duas teorias da cabala, mutuamente contraditórias, mas desenvolvendo-se diante dos nossos olhos todos os dias. Sempre que há um elemento novo que se acrescenta ao processo, entendido no seu sentido lato, muito para além do processo jurídico propriamente dito, indo da busca ao 24 Horas à indemnização de Paulo Pedroso, voltam de novo as cabalas com a mesma força de sempre.Existem duas teorias da cabala, uma rosa, oriunda do PS, e outra azul, com origem mais difusa. Ambas assentam, grosso modo, nos mesmos factos, ou presunções de factos, ambas coincidem em muitos aspectos mas, no essencial, são distintas na identificação de actores e responsáveis. Se tivéssemos que dividir o país entre a cabala rosa e a cabala azul, quase todos os portugueses aí encontrariam a sua camisola, embora os adeptos se distribuam de modo muito desigual. Os adeptos da cabala rosa estão confinados a uma parte de dirigentes do PS, e do "povo" PS, enquanto os adeptos da cabala azul são muito mais numerosos. A disparidade dos partidários de uma ou de outra não releva do mérito da "história secreta" de cada uma das teorias, nem as razões da disparidade são, em si mesmas, positivas. A cabala azul é claramente impulsionada pelos ventos do populismo antipolíticos, da suspeita popular de que "eles" são capazes das mais hediondas coisas e do prazer de os ver "apanhados". Na verdade, é a cabala azul que é mais poderosa, até porque é difusa e "popular".» [Público assinantes]

Parecer:

Por Pacheco Pereira.

PS: O que pretende Pacheco Pereira com um artigo em que interrompe o ataque histérico ao governo, numa tentativa desesperada de ajudar a sua aluna, para analisar com suposta independência o caso Casa Pia. Porque é que JPP não aborda a questão doutra forma: quem ganhou com o processo Casa Pia? Chegaria à conclusão que o primeiro beneficiado foi o PSD. Poderia também perguntar quais as personalidades mais activas? Encontraria gente do PCP e do CDS e poder-se-ia questionar porque ficaram tão unidos neste processo.

Pela forma como escreve acaba por lançar suspeitas, o que nos tempos que correm até dão jeito a Manuela Ferreira Leite. Só não percebe que o processo Casa Pia é parra que já deu uvas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se.»

UM AVISO

«Essa grande cabeça e querido amigo do dr. Mário Soares, Hugo Chávez, ditador da Venezuela, aceitou fazer um exercício militar conjunto com a Federação Russa. A Federação Russa contribui com dois bombardeiros de longo alcance e com uma força naval. Nem os bombardeiros, nem a força naval terão, por agora, armas nucleares. Mas nada impede que as venham a ter. Na televisão, Chávez, com a sua profunda falta de senso, estava excitadíssimo. "Isto é mau" para a América, dizia ele, "Yes!". E dava murros de alegria na mesa. Prometeu também pilotar pessoalmente um dos "monstros" que Putin lhe emprestara e voar baixo sobre a casa de Fidel de Castro, a título de homenagem. Já andava a aprender no "simulador", para gozo e consolo dos revolucionários da América Latina.Claro que não recomeçou a "guerra fria". Putin declarou (segunda-feira?) que a Rússia não se pretendia "expandir" e que não existiam razões de "animosidade". A Rússia aproveitou simplesmente a proverbial insensatez de Chávez para demonstrar à América que podia criar complicações no Atlântico com tanta facilidade como a América cria complicações no mar Negro. E que se a Rússia era vulnerável, a América não o era menos. Bush e a direita do Partido Republicano com certeza que não perceberam o aviso. Nas poucas semanas que lhe restam antes de ir para casa, em Janeiro de 2009, Bush ainda é bem capaz de rebentar com o mundo. Esperemos que Obama, McCain e os militares não o deixem à solta. E que Putin por enquanto o aguente com paciência.

Para a Rússia, o pior não foi o colapso da URSS, a derrota do comunismo (em que muito pouca gente acreditava), o caos da economia ou mesmo a pilhagem do Estado por umas centenas de cleptocratas, que hoje se passeiam a salvo por aí. O pior foi a humilhação nacional, a arrogância com que o Ocidente tratou o império e se ingeriu durante anos na sua política interna. Putin acabou com isso e o seu sucesso vem, no essencial, da força e da dignidade que ele conseguiu devolver à Rússia. O que significa que nunca permitirá que a NATO estabeleça um "cordão sanitário" do Báltico ao mar Negro, ao longo das fronteiras da Rússia. Para Putin e Medvedev, as loucas viagens da sra. Rice e do sr. Cheney são puras provocações. É preciso que a América compreenda rapidamente esta verdade básica.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Vasco Pulido Valente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

'OPERAÇÃO FURACÃO' APANHOU UM MILHÃO GUARDADO EM SACOS DE PLÁSTICO

«A ‘Operação Furacão’ apreendeu mais de um milhão de euros em acções de busca que até hoje, passados quase três anos do início do inquérito, ninguém reclamou. O CM sabe que se trata de uma quantia muito avultada em notas, que se encontrava em sacos de plástico e guardada em cofres particulares. Este dinheiro nunca foi reclamado e deverá ser declarado perdido a favor do Estado. A busca foi realizada em instalações de umas das empresas visadas pelo processo e o facto de o dinheiro não ter sido reclamado avolumou as suspeitas de que a verba terá origem ilegal.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Há muito que os sacos de plástico são usados na banca, são leves, fáceis de comprar e não levantam suspeitas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Façam-se mais buscas.»

CAVACO ELOGIA MANUEL ALEGRE

«O Presidente da República iniciou ontem em Vila Real o périplo de três dias por Trás-os-Montes, tendo entregue a Manuel Alegre, seu ex-adversário político, o prémio D. Dinis atribuído pela Fundação Casa de Mateus desde 1981. "Doze naus" foi o livro premiado.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Nada mau, um elogio vindo de quem em tempos censurou Saramago.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco se se sente bem disposto.»

AFINAL MANUELA FERREIRA LEITE RECUSOU SUBSTITUIR DURÃO BARROSO


«Nuno Morais Sarmento está a agitar ás águas no PSD. Numa entrevista que é hoje publicada na nova revista "Única" do semanário Expresso, e que foi ontem distribuída em vários meios, revela que foi convidado por José Manuel Durão Barroso para ser o seu sucessor no Verão quente de 2004. E diz que Marcelo Rebelo de Sousa e Manuela Ferreira Leite também terão sido abordados, fazendo de Pedro Santana Lopes uma quarta escolha. Fontes do núcleo duro de Durão Barroso, ao qual Morais Sarmento também pertence, desmentem a revelação.» [Diário de Notícias]

Parecer:

A ser verdade é grave pois na ocasião Manuela ferreira Leite designou a escolha de Santana como um golpe de Estado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um esclarecimento a Manuela Ferreira Leite.»

COMANDO AFRICANO DOS EUA COM SEDE EM BEJA

«Militares norte-americanos vão deslocar-se à base aérea de Beja, nas próximas semanas, para estudar a viabilidade de aí instalar o seu Comando Africano (AFRICOM), soube o DN junto de fontes ligadas a esse dossier.A informação surge poucos dias depois da estada em Lisboa da secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, e faz de Beja a segunda instalação militar portuguesa - depois da base aérea das Lajes, nos Açores, visitada recentemente por oficiais dos com aquele objectivo - a ser avaliada pelos planeadores norte-americanos. Duas das fontes, uma ligada à Associação de Amizade Portugal-EUA, adiantaram que "meios americanos" (civis, não especificados) começaram recentemente a debater a hipótese portuguesa com mais seriedade.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Há melhores coisas para instalar em Beja.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

PORTUGUESES FORAM VER COMO FUNCIONA UMA ESCOLA UCRANIANA

«O intercâmbio entre as duas escolas públicas só foi possível graças ao esforço de uma imigrante ucraniana, Marya Didych, que viveu sete anos em Portugal. Um dos últimos empregos foi o de auxiliar educativa na S. João do Estoril. Formada em Biologia, sentiu que o ensino português era pouco exigente e disso fez constar aos professores portugueses. José Loureiro, o vice-presidente da Secundária, quis ver a abertura do ano escolar na Ucrânia e deslocou-se com mais dois colegas à Europa do Leste. Acordaram trocar experiências, o que permitiu a vinda em Março de 15 alunos, uma professora e a directora ucranianos. A inauguração do ano lectivo foi o momento escolhido para retribuição da visita pelos portugueses.» [Diário de Notícias]

Parecer:

É uma pena que Mário Nogueira, o senhor do PCP que cuida da FENPROF, não tenha ido, talvez ficasse mais calmo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Mário Nogueira porque não propõe que as escolas e os professores portugueses sigam o modelo soviético.»

MAIS UM CRIMINOSO DETIDO

«A Polícia Judiciária (PJ) deteve, na quinta-feira, o jovem de 20 anos que, no dia 20 de Agosto, assaltou a ourivesaria Jóias do Bocage, na baixa de Setúbal, e em seguida matou o seu proprietário, José Correia, dando-lhe dois tiros na nuca. O indivíduo, de nacionalidade brasileira, tem vários antecedentes criminais em Portugal e no Brasil. Ao que o DN apurou, o suspeito terá chegado cá há dois anos, trazendo na bagagem um cadastro manchado por homicídios cometidos no seu país de origem.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Ao contrário do que sucedeu com o crime a sua prisão quase não mereceu a atenção da comunicação social, talvez os nossos magistrados reparasse que este, como muitos outros criminosos que têm actuado nos últimos tempos, não tinham sido libertados ao abrigo das novas normas do direito penal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Felicitem-se as polícias pelo esforço que têm feito nos últimos tempo, à margem de alguns magistrados que parecem estar mais empenhados em ganhar com a actuação dos criminosos do que em mandar prendê-los.»

AFINAL HAVIA OUTRO ...CULPADO

«O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, abriu uma caixa de Pandora. E deu um tiro no pé. No dia em que um homem foi baleado dentro de uma esquadra da PSP, o ministro disse na Assembleia da República que a culpa de não haver mais polícias nas ruas para defender os cidadãos era do “atraso na aprovação da Lei Orgânica da GNR e um atraso subsequente na sua regulamentação”.

Fonte próxima do ministro garante que este estava a assumir a responsabilidade política por este atraso. Mas nem todos pensaram assim. Estas palavras tiveram outro efeito tempestuoso. Ao mesmo tempo que abria um conflito com Cavaco Silva, que tinha vetado a versão inicial desta lei no ano passado, atingiu em cheio o seu secretário de Estado, Rui Sá Gomes, seu homem de confiança desde que leccionava na faculdade de Direito de Lisboa.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Se o secretário de Estado é incapaz de fazer o que lhe cabe não está a fazer nada no cargo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Demita-se o homem.»

A NOVIDADE DO DIA

«O alegado esquema de fraude fiscal, investigado pela ‘Operação Furacão’, foi utilizado para algumas empresas portuguesas justificarem o pagamento de ‘comissões’ em Angola. O Expresso sabe que muitas das facturas apreendidas nas centenas de buscas feitas tinham a anotação “negócios em Angola”. Um gestor de uma grande empresa envolvida no processo confirmou a informação, adiantando que além da justificação, o dinheiro-extra obtido nas operações suspeitas servia também como uma espécie de ‘saco azul’ para pagamentos paralelos: “As verbas obtidas com estas operações destinavam-se a pagar as tradicionais comissões para funcionar em Angola”, disse ao Expresso o alto-quadro que solicitou o anonimato.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Haverá algum negócio com Angola que não envolva corrupção?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aceitam-se palpites.»

A MANELA VAI SER MAIS BARULHENTA

«Consta que Pacheco Pereira foi das pessoas que Manuela Ferreira Leite mais ouviu durante a travessia de Agosto e foi pela voz de Pacheco que chegou a novidade: a líder do PSD vai corrigir a estratégia comunicacional do partido. Quinta-feira à noite, na ‘Quadratura do Círculo’, na SIC-Notícias, Pacheco foi claro: “Há um défice que tem que ser rapidamente corrigido. Mais gente tem que falar e é natural que a partir de Setembro haja uma equipa de pessoas que comece a falar regularmente’’ pela direcção do PSD.» [Expresso assinantes]

Parecer:

É curioso como é o teórico do barulho que vem agora comunicar que a líder vai fazer mais barulho. Mas como a líder do PSD tem uma certa dificuldade em assegurar que o cérebro controle os descuidos da boca vão ser outros a falar. Se era acusada de falar pouco agora vai perceber-se que o problema é mesmo não saber o que dizer.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a JPP que se cuide, a senhora é um pouco descuidada quando abre a boca.»

MAIS UMA DOR DE CABEÇA PARA MANELA FERREIRA LEITE

«Mal abandonou a liderança do PSD - há apenas um ano, apesar do imparável folhetim social-democrata fazer crer que foi há muito mais -, Marques Mendes começou a escrever. Na altura, avisou que o facto de se ir afastar da política partidária activa não implicava abdicar dos seus direitos de intervenção cívica e política e a prova de que não tenciona sair de cena está no «timing» que escolheu para reaparecer - a «rentrée» do ano de todas as eleições, em que, mais uma vez, o PSD joga a sua liderança.

Ainda este mês, Marques Mendes lança o livro que acabou de rever nas férias de Agosto e onde compila o essencial do pensamento político que estruturou durante a sua longa carreira. Como o próprio explica na obra, não se trata de um trabalho académico, nem de uma moção partidária, nem de um programa de governo, mas sim de uma contribuição política para um debate aprofundado na sociedade portuguesa. Um contributo de cidadania, que o autor considera ser mais um dever do que um direito.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Entre todas as personalidades do PSD a Manela é a mais apagada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a MFL se vai ao lançamento do livro.»

O QUE FAZER ÁS VACINAS DA GRIPE DAS AVES?

«Portugal terá de decidir o destino dos 2,5 milhões de tratamentos adquiridos para combater uma pandemia da "gripe das aves", que custaram 25 milhões de euros, passando a solução pelo alargamento da validade ou a sua destruição.

De acordo com Graças Freitas, a validade do fármaco que Portugal comprou em 2006 expira dentro de três anos. Contudo, as autoridades estão permanentemente a avaliar a potência deste antiviral, estimando-se que o mesmo possa passar dos cinco ou seis anos para os dez ou onze anos. A avaliação da potência do medicamento "oseltamivir" - bem como a qualidade do produto - é realizada regularmente, sendo feita através de uma análise a uma porção do fármaco. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

Começa a ser evidente que alguém fez um excelente negócio à custa do medo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investigue-se.»

CLASSE MÉDIA RECORRE À SANTA CASA

«O número de pessoas a recorrer aos serviços de emergência social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa aumentou 6% só no primeiro semestre do ano. De acordo com o provedor da instituição, mais pela classe média em dificuldades que "pelos pobres tradicionais". » [Jornal de Notícias]

Parecer:

Devido à crise ou ao descontrolo consumista que levou muita gente a recorrer ao crédito para tudo e mais alguma coisa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Estude-se o fenómeno.»

JERÓNIMO DE SOUSA ANIMADO COM CAVACO SILVA

«Jerónimo de Sousa considerou que o Presidente da República «tem pecado por defeito e não por excesso», mas que as divergências entre Belém e São Bento irão resolver-se «e aquilo que é estratégico vai manter-se», informa a agência Lusa. » [Portugal Diário]

Parecer:

Bom, bom, era se Cavaco Silva fosse às manifestações anónimas convocadas espontaneamente por sms.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Jerónimo de Sousa se já deixou de organizar manifestações espontâneas e esperas a Sócrates, práticas fascistas a que já nos íamos habituando.»

CONSTRUÍDO NAVIO DE GUERRA COM AÇO DAS TORRES GÉMEAS

«Con 24 toneladas de acero extraído de los restos de las Torres Gemelas, la marina de Estados Unidos construyó un buque de guerra en homenaje a los 2749 muertos del 11 de septiembre. Tiene grabado en su casco, el lema de "Never forget" (“Nunca olvides”). La flota homenaje que fue bautizado USS Nueva York, un buque de asalto anfibio de última generación. La marina norteamericana tuvo que hacer una excepción a la tradición que deja a los nombres de los estados de la Unión reservados sólo para los submarinos. » [Galicia]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Agora blogo eu" destaca o post dedicado ao debate sobre o insucesso escolar.
  2. O "PS Lumiar" e a "Terra dos Espantos" destacam o post em que discute a relação entre a prisão preventiva e a eficácia da justiça.

IMAGEM DO FURACÃO IKE[NASA]

MÃOS PINTADAS [Imagens]

GAAP STUDIO

MORGENAVISEN