segunda-feira, setembro 22, 2008

Umas no cravo e outras tantas na ferradura -

FOTO JUMENTO

Convento da Arrábida

IMAGEM DO DIA

«Malmoe, nudo al Social Forum » [La Repubblica]

JUMENTO DO DIA

Helena Lopes da Costa

A ex-vereadora da CML com o pelouro da habitação no tempo de Santana Lopes tenta ilibar quaisquer responsabilidades no processo em que está a ser alvo lançando para a comunicação social os nomes da esposa de Durão Barroso e de Jorge Sampaio. Margarida Sousa Uva e o então Presidente da República terão escrito ao Presidente da Câmara Municipal para interceder em nome de famílias em dificuldades.

Esta tentativa suja de confundir situações não passa de um golpe baixo que visa usar terceiros como escudo para se defender. Sucede que esses casos estarão documentados por correspondência e não obrigavam a autarquia a alterar as suas prioridades. Se a CML tivesse que alojar uma família mais carenciada do que uma outra que beneficiasse do apelo do Presidente da República, nada impediria a autarquia de optar por alojar a primeira. Grave seria se Sampaio tivesse feito quaisquer pressões no sentido de beneficiar alguém.

É isso que está em causa, apelar para que se resolva uma situação grave não pode ser confundir com favorecimento. Lembro-me que o actual Presidente da República numas das suas visitas no "roteiro da exclusão" alertou para uma situação extrema, o autarca era Carmona Rodrigues e tanto quanto se sabe a situação não terá sido resolvida. Não me parece que haja aqui motivo para desconfiar do gesto de Cavaco Silva, gesto que pudesse servir de escudo para outras situações ou negócios.

O MISTÉRIO DAS "15 MARCAS"

«Dizem que o PS escolheu como slogan eleitoral para 2009 esta frase putativamente inspiradora: "Força da Mudança". E que, um filme de propaganda, já em exibição, apresenta 15 "marcas de modernidade", que o eng. Sócrates, na sua solicitude, "imprimiu no país". Nada impede o eng. Sócrates de viver no mundo da sua fantasia ou de admirar, com vaidade humana, o que ele supõe ser a sua grandiosa obra. Mas, para quem não partilha o fervor pessoal do primeiro-ministro, é difícil encontrar essas 15 "marcas de modernidade" de que ele tanto se orgulha. Examinando a minha vida com paciência e método só dei por três, que desgraçadamente não eram novas. Primeiro, ganho menos do que ganhava e vou ganhar ainda menos do que ganho. Segundo, pago ao fisco muito mais do que pagava antes. E, terceiro, a minha futura (e presuntiva) pensão diminuiu.

Claro que tudo depende do ponto de vista. As "marcas" que o eng. Sócrates me deixou, a mim e a milhões de portugueses, são para ele provas da gloriosa coragem que o levou à redução do défice e à reforma da segurança social. Como o fracasso da economia é com certeza para ele um enorme azar e para mim um enorme sarilho. Ou como a concentração do poder policial num funcionário dependente do primeiro-ministro é para ele necessariamente um alívio e para mim necessariamente uma inquietação. Não admira que, do meu pequeno canto, me sinta num Portugal mais triste, mais pobre e, principalmente, sem saída e o eng. Sócrates ande por aí a gozar a mudança, a riqueza e a força de um país que não existe fora da sua inventiva cabeça.

Sucede o mesmo com a terrível história da "modernidade". O eng. Sócrates não se cansa de admirar o Simplex, o Inglês no 1.º ciclo, o cartão 4 em 1 (ou lá o que é) do admirável dr. Costa e outras maravilhas do século, incluindo, claro, o computador "Magalhães". Confesso que nenhuma delas me entrou até agora em casa. Cartas sobre cartas do Ministério das Finanças, sim; o resto não. Apesar de muito espalhafato, não se mexeu a sério no Estado. A educação, subordinada a uma filosofia absurda e obsoleta, regrediu. A saúde está como está, a caminho de um sistema universal, sem meios, nem dinheiro. Onde param no meio disto as "15 marcas de modernidade" do eng. Sócrates? Procurei e não encontrei e, a julgar pela cara das pessoas com quem falo, também elas não encontraram.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Vasco Pulido Valente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

QUEM TEM MEDO DE SANTANA

«Os deputados sociais-democratas Helena Lopes da Costa e Miguel Almeida, constituídos arguidos por suspeita de irregularidades na atribuição de casas municipais em Lisboa, consideraram que tanto a existência deste caso como a sua divulgação pública "só pode ter a ver com o receio" de que Santana Lopes venha a ser de novo candidato à Câmara Municipal de Lisboa (CML). Ao DN, que ontem noticiou este processo, a ex-vereadora da Habitação considerou que Santana Lopes não deve ser prejudicado pelo partido. "Não alienámos nenhum património da câmara, não beneficiámos ninguém próximo. E só me dá vontade de mostrar as situações de miséria escondida que encontrámos quando chegámos à autarquia para perceberem os critérios que utilizámos na atribuição das casas". » [Diário de Notícias]

Parecer:

Esta acusação faz supor que o PGR actuou a mando de alguém.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se aos deputados do PSD que confiem na justiça.»

SANTANISTA RECORRE A JOGO SUJO

«A ex-vereadora da Habitação de Santana Lopes confirmou ontem ao PÚBLICO que acedeu a um pedido feito por Margarida Sousa Uva, mulher do actual presidente da Comissão Europeia e então primeiro-ministro, Durão Barroso, para que fosse atribuído um fogo municipal a uma família carenciada, mas frisou que esta solicitação esteve longe de ser a única.

“Quem quiser consultar a correspondência recebida na Câmara de Lisboa poderá encontrar lá pedidos feitos pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, pela Procuradoria-Geral da República, pela Santa Casa da Misericórdia, por escolas, hospitais.”» [Público]

Parecer:

As comparações feitas por Helena Lopes da Costa são jogo sujo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Helena Lopes da Costa se são esses os casos que estão a ser investigados.»

PASSOS COELHO QUER MAIS DEBATE

«Sem a presença de Manuela Ferreira Leite, que declinou o convite para estar presente, Pedro Passos Coelho abriu ontem o seu próprio espaço de reflexão afastando cenários de confronto com a actual liderança do PSD, mas avisando, ao mesmo tempo, que não há tempo a perder.

"É o PSD que estará aqui, não é uma parte. São todos aqueles que têm contributos a dar para uma alternativa de futuro e não um futuro longínquo", declarou ontem, em Lisboa, ao discursar na abertura da primeira sessão da sua plataforma Construir Ideias.» [Público assinantes]

Parecer:

O problema é saber como debater em silêncio e com uma líder sem ideais para debater.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Passos Coelho se está a ver Manuela Ferreira Leite a debater ideias.»

AS FILHAS DO REI DE ESPANHA DÃO-SE BEM COM A CRISE

«Son momentos de crisis en los que los españoles tienen que apretarse bien el cinturón para poder llegar a fin de mes y aferrarse a sus puestos laborales como si en ello se les fuera la vida. A pesar de todo, las dificultades económicas que atraviesa España en estos momentos no es igual para todos, pues un claro ejemplo podrían ser las Infantas Reales.

Ambas sumarían unos ingresos que ascenderían a 400.000 euros al año, una cifra ligeramente superior a la suma de las nóminas del mismísimo Presidente del Gobierno y sus dos Vicepresidentes e infinitamente superior a la media nacional, que se cifra en 20.852 euros.» [20 Minutos]

NANA SOUSA DIAS

(via Phomics)

MARCAS DAS ESTRADAS RUSSAS

YAMAHA