quinta-feira, setembro 04, 2008

Viremos a saber toda a verdade no Processo Casa Pia


Seguindo as boas regras do Estado de direito esperaria tranquilamente pelo julgamento do Processo Casa Pia, com a sentença transitada em julgado ter-se-ia feito justiça. Só que tal postura parte do pressuposto de que devemos confiar na justiça e é aí que está o problema, não confio na justiça e ainda ninguém me explicou porque razão neste país não podemos confiar em ninguém e vamos logo confiar nos magistrados, como se fossem os peros sãos do cesto.

E se estivesse fazendo um esforço para me iludir e confiar na justiça bastaria abrir os jornais, ler as declarações dos sindicalistas das magistraturas, misturando legalidade democrática com interesses corporativos para ficar logo desconfiado. É por não confiar na justiça que tenho muitas dúvidas quanto ao Processo Casa Pia.

Este processo foi tudo menos um processo normal, vi um destacado militante do PCP (homem da confiança do líder de um partido onde não se pode fazer xixi fora do penico sem autorização do CC) aliado a gente do CDS, tentando colar a todos os dirigentes do PS o rótulo de pedófilo. Vi um ministro, o mesmo que iniciou várias investigações à actividade de Ferro Rodrigues enquanto ministro do Trabalho, muito envolvido na Casa Pia enquanto o mesmo Ferro Rodrigues ficava com o nome manchado graças a uma oportuna denúncia. Vi dezenas de fugas ao segredo de justiça, tantas que até parecia que o processo estava disponível para consulta na barbearia do meu bairro. Vi um magistrado entrar pelo parlamento dentro para prender um deputado e destacado dirigente de um grande partido.

Não tenho dúvidas de que muitas crianças da Casa Pia foram vítimas de abusos, dentro e fora das paredes da instituição, mas só alguns tiveram direito a psicólogos, indemnizações do Estado e outras atenções. Foram os que acusaram os que o Ministério Público constituíram arguidos. Todas as vítimas foram esquecidas. A todas as vítimas, umas mais anónimas do que outras, teremos que acrescentar os que foram injustamente acusados e a própria democracia, que passou um mau bocado.

Nunca saberemos toda a verdade sobre o Processo Casa Pia, até porque neste país nada se sabe para além do que fica gravado ou nos autos, dos políticos só fica para a história o que foi publicado no DR ou gravado pela comunicação social, o que se passa nos gabinetes esfuma-se, nem fica uma única acta ou documento.

Terminado o prazo previsto na lei todo o processo será destruído, dele nada sobrará para a história, nada sobrará para que um dia se possa saber toda a verdade sobre este processo. A história nunca absolverá os difamados nem condenará os que promoveram a sua difamação. A mesma justiça que deu o espectáculo irá abafar a história. Quem quiser que confie nela e nos seus artífices.