domingo, outubro 26, 2008

Semanada


Esta foi uma semana de instabilidade, não sei se é da crise financeira ou da mudança climática, o certo é que a bolsa andou aos altos e baixos, o tempo oscilou entre o quente e o frio e entre o seco e o molhado, os nossos políticos também exibiram uma opinião fortemente influenciada, só não sei se pela toxicidade do subprime ou do CO2. Ferreira Leite já não é contras a obras pública porque estamos em pelota, agora é porque não há fiado. Jerónimo de Sousa já não defende a generosidade do Abril orçamental, afinal a crise já estava instalada. Só Louça é que não contou nenhuma piada nova, o que é mais preocupante dos que as quebras do voto de castidade vocal de Manuela Ferreira Leite, só não sei se é do cacimbo outonal ou se depois da gentileza de Jerónimo de Sousa, que lhe passou um certificado de esquerda, decidiu passar a fazer dele os argumentos do PCP.

Quem também anda com uma grande instabilidade opinativa é o gajo de bigode da Fenprof, alguém que é tanto professor como o Jesualdo Ferreira. Depois de ter assinado um protocolo com o ministério da Educação que trouxe alguma paz às escolas, decidiu vir agora fazer uma greve, assegurando que não houve qualquer protocolo, o que houve foi um memorando. Depois do BE ter dado uma abada ao PCP nos Açores, a guerra surda entre PCP e BE mudou-se para os professores, de um lado uma Fenprof que está à beira de perder a confiança dos professores, do outro os blogues guerrilheiros do BE a defenderem a escola pública. Entenda-se escola pública como a escola onde os professores mandam e o único indicador de sucesso do sistema educativo é o bem-estar destes profissionais.

Em tempos de perturbação da bolsa e quando a boa moeda anda desaparecida das bancas não admira que aparca a boa moeda, podendo-se estabelecer uma nova lei que estabelece que o desaparecimento da boa moeda dá lugar à má moeda. É o que sucedeu a Pedro Santana Lopes que renasce curado das facadas e é promovido a candidato a Lisboa por uma Manuela que parece ter investido os seus bons princípios em títulos subprime.