terça-feira, outubro 14, 2008

Umas no cravo e outras tantas na ferradura -

FOTO JUMENTO

Toutinegra-de-cabeça-preta (Sylvia melanocephala), Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Balaz Gardi/VII Network/EFE]

«Imagen premiada. Foto ganadora de los Premios Bayeux-Calvados, realizada por Balaz Gardi y que muestra a un soldado estadounidense agotado mientras recorría con su tropa en valle Korengal en Afganistán en octubre de 2007.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Castro Guerra, secretário de Estado Adjunto e da Industria e Inovação

No meio de toda a crise em que o mundo enfrenta e que para os portugueses se junta à crise que o país já sofria só mesmo um secretário de Estado optimista é capaz de ir dizer aos alunos do ensino politécnico que "não tenham vergonha de serem ricos" [Portugal Diário]. A verdade é que uma boa parte dos nossos estudantes têm mais motivos para terem vergonha de serem pobres do que vergonha de serem ricos, afinal este é o país que o ministro da Economia publicitou na China como sendo um país de trabalhadores mansos e mal pagos.

IRONIA DO DESTINO

Os nossos bancos que costumam ser tão exigentes em matéria de fiadores acaba por precisar do fiador Estado.

MANUELA E A CRISE FINANCEIRA

A estratégia de Manuela Ferreira Leite face à crise financeira é a dos especuladores, optou por não investir durante a crise, ponde os capitais a salvo, esperando que a crise passe para voltar a intervir no mercado.

CAVACO SILVA E A LEI DO DIVÓRCIO

Depois do casamento entre o BPN dos homens do PSD e o dinheiro da Caixa Geral de Depósitos vamos ver se o Presidente da República veta a lei do divórcio. Pelo menos no caso do BPN a donzela levou um belo dote.

FIDUTIA

«“Cavalo morto, cevada ao rabo”. Todos blasfemam contra o casino, unidos pela necessidade de restauração da confiança, e da liquidez como seu instrumento. Poderemos é não estar todos de acordo com a forma de a aumentar. Os príncipes do capitalismo, os grandes empresários, de quem esperávamos declarações de auto-crítica e de confiança, estão calados como ratos. A Islândia nacionalizou todos os bancos (que se julgavam de boa saúde por terem os activos no imobiliário de países nórdicos e do Reino Unido) Nem um queixume capitalista se ouviu contra este avanço do estado sobre o mercado, mas está a ser ruidoso o protesto do governo islandês à séria ameaça britânica de congelamento de bens islandeses no Reino Unido, como garantia de depósitos ingleses na Islândia. O que augura comportamentos semelhantes em circunstâncias eventualmente replicáveis. Corredores e telefones dos ministérios das finanças europeus devem testemunhar interessantes pressões sobre a natureza do apoio que mais agradará aos recipiendos. Meros adiantamentos de liquidez serão muito bem-vindos. Liquidez sob a forma de tomada de novo capital ou aquisição do existente ao preço baixo a que ele desceu, serão certamente olhados de forma benigna. Trata-se de sobreviver a qualquer custo. » [Diário Económico]

Parecer:

Por Correia de Campos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SURPRESAS ECONÓMICAS

«A vida é imprevisível, felizmente, embora nem sempre sejam boas as surpresas que traz. Na vida económica a imprevisibilidade é uma constante, por muito que os economistas julguem ter descoberto os segredos do seu funcionamento.
Há um par de anos era impensável uma crise financeira tão grave como a actual, com raízes no mercado de dívidas e não no de acções. E com o Estado a intervir em força para salvar bancos e empresas.

Muito crédito foi concedido de maneira irresponsável, disfarçada pela titularização das dívidas em produtos tão complexos que poucos os percebiam. Produtos na sua maioria fora do alcance dos reguladores, por decisão política. Rebentada a bolha, o crédito secou. E sem ele não há actividade económica.

É certo que há muito causava preocupação o desequilíbrio externo dos Estados Unidos. Sem poupança interna, os EUA absorviam dinheiro de todo o mundo, assim se tornando o maior devedor mundial. Mas algum dia teriam de parar a orgia do crédito barato. E o célebre investidor americano Warren Buffett, que não vai em modas, tinha classificado de "armas financeiras de destruição maciça" os novos produtos financeiros. Poucos o ouviram.

A crise foi uma surpresa. Mais uma. Nos anos 60, os economistas de inspiração keynesiana que orientaram as políticas de Kennedy e Johnson estavam convencidos de que tinham encontrado a fórmula para controlar os ciclos económicos. Usando adequadas políticas orçamentais e monetárias, poderiam garantir a estabilidade económica.

Só que os choques petrolíferos dos anos 70 logo desacreditaram esse optimismo. Surgiu então o fenómeno novo da "estagflação", economia estagnada com inflação alta.

Também houve boas surpresas. O milagre económico japonês tornou um país sem recursos naturais significativos, nomeadamente energéticos, na segunda potência industrial do mundo. Depois veio a má surpresa: no início dos anos 90 o Japão entrou numa profunda crise, de que ainda não saiu por completo.

Boa surpresa foi o prodigioso crescimento económico da China nas últimas décadas, sob um governo dito comunista. Muitas dezenas de milhões de chineses escaparam assim à miséria, engrossando uma classe média ávida de aceder ao bem-estar dos países ricos. Em grau menos espectacular, evolução semelhante se nota na Índia e no Brasil. Na Europa, a surpresa foi a Irlanda, depois de séculos de imensa pobreza, ter alcançado uma riqueza por habitante igual ou superior à dos britânicos. A pobreza levara à emigração em massa dos irlandeses. Mas, de há uma década para cá, a Irlanda é um país de imigração.

O modelo irlandês suscitou, assim, enorme interesse. Em Portugal foi apontado como exemplo a seguir, pois permitiu que um país tradicionalmente atrasado se colocasse ao nível dos mais desenvolvidos em pouco tempo.

Mas a Irlanda foi a primeira economia da União Europeia a cair em recessão. O banco central irlandês estima para 2008 uma queda da economia de 1,4%, seguida de nova descida no próximo ano de 1,3%. Na base desta contracção está o rebentamento de uma bolha imobiliária. Mesmo descontando a inflação, entre 1992 e 2006 as casas na Irlanda triplicaram de preço. Depois, como era inevitável, a tendência inverteu-se e as habitações perderam já 18% do seu valor.
A crise do sector imobiliário, incluindo a construção, arrastou o resto da economia irlandesa para a recessão. Paralelamente, as exportações da Irlanda perderam competitividade, além de que nos seus principais mercados compradores (Grã-Bretanha e EUA) a procura baixou.

Assim, o milagre irlandês já não brilha como antes. É hoje claro que o sistema fiscal favoreceu exageradamente o sector imobiliário, contribuindo para a bolha. E que o salto económico que a Irlanda deu deixou de fora os estratos mais pobres da população. Toda estas surpresas, boas e más, convidam à humildade. Apesar das montanhas de livros sobre o desenvolvimento económico, este permanece no essencial um mistério. O que aconselha também a moderar entusiasmos na adopção de fórmulas que resultaram noutros países e em determinadas circunstâncias, dificilmente transponíveis para Portugal. Mas esta imprevisibilidade também envolve uma esperança: pode ser que, um dia, a roleta da sorte económica nos beneficie. No fundo, sem sabermos bem porquê. É, concedo, uma esperança débil. Mas não vislumbro outra.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Francisco Sarsfield Cabral.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A CRISE BATE À PORTA DA FÁBRICA DA IGREJA

«A crise está em todo o lado. E até nas igrejas, onde se prega a omnipresença de Deus, sente-se, mais do que nunca, a falta de dinheiro.

Nos últimos dois anos, o apuro dos ofertórios (esmolas que as pessoas dão nas eucaristias) sofreu uma quebra na ordem dos 50 por cento, e este domingo, provavelmente devido ao acentuar das notícias sobre a crise, os fiéis deram ainda menos.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Se Deus quiser há-de passar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se a intervenção divina.»

BANCOS JÁ ESTÃO A USAR GARANTIAS DO ESTADO

«Depois de garantir os depósitos aos portugueses, o Governo passa agora a "fiador" dos banqueiros, seguindo, à risca, o plano europeu. E começa já hoje a prestar garantias aos empréstimos entre bancos até ao montante máximo de 20 mil milhões de euros. E, ontem mesmo, os maiores bancos nacionais já deram indicações ao Executivo de que vão usar, a partir de hoje, o chapéu-de-chuva governamental para ter acesso à liquidez (dinheiro vivo) no estrangeiro.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Seria interessante saber quanto ganham os bancos nos créditos conseguidos graças à garantia do Estado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Estude-se.»

PERGUNTA OPORTUNISTA DO CDS

«O CDS-PP exige conhecer melhor o panorama dos cuidados paliativos em Portugal. É que segundo a deputada Teresa Caeiro, a ministra da Saúde revelou recentemente, no parlamento, que existem apenas 50 camas para estes cuidados na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI). Uma realidade muito aquém das necessidades do País, que revela uma evolução "demasiado lenta", diz a deputada centrista. Segundo a Organização Mundial de Saúde, deveriam existir entre 80 a 100 camas de cuidados paliativos por milhão de habitantes. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Se foi a ministra da Saúde que se manifestou preocupada com o reduzido número de camas para os cuidados paliativos esta pergunta do CDS é mero oportunismo político.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Paulo Portas que volte às feiras e se deixe de andar aos caixotes do lixo do Governo.»

OPTIMUS: COMPUTADORES E-ESCOLA SÓ PARA OS QUE PAGAM

«"As pessoas dos escalões A e B [que levam o computador a custo zero ] podem adquirir o computador através da Internet e este ser-lhes--á enviado para casa. Aqui na loja só podemos entregar artigos em troca de dinheiro", explicou ao DN um funcionário da operadora. Ao que Maria Fernanda contrapõe: "A entrega em casa demora muito tempo. Além disso, são as pessoas com menos rendimentos que precisam de mais informação e é melhor ir à loja. Não protesto só por mim, mas por quem não tem informação para se defender." E alega que os pais são induzidos em erro pela publicidade que anuncia: "Tens código, tens portátil na hora."

As 29 lojas da operadora que disponibilizam o computador têm afixado um aviso em como o equipamento não pode ser entregue aos alunos do escalão A (ou 1.º e que estão inscritos na Acção Social Escolar, ASE) e do escalão B (ou 2.º e oriundos de um agregado com baixo rendimento). E justifica: "Devido a limitações operacionais, a Optimus apenas pode efectuar a entrega em loja de computadores e-escolas aos seguintes beneficiários do programa: clientes e-oportunidades, e-professores e e-escolas sem ASE", os que pagam 150 euros.» [Diário de Notícias]

Parecer:

É o belmirismo económico.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Retire-se a Optimus do programa.»

MENEZES SUGERE SUBSTITUIÇÃO DE MANUELA

«O ex-presidente do PSD, Luís Filipe Menezes, defendeu hoje a necessidade do partido chegar a um consenso sobre uma nova direcção e um candidato a primeiro-ministro, defendendo que Manuela Ferreira Leite "não ganhará eleições a quem quer que seja".

"Tenho criticado muito Marcelo Rebelo de Sousa, mas ele seria indiscutivelmente uma figura consensual para ser primeiro-ministro. Não tem nada a ver com a actual líder do partido, que não ganhará eleições a quem quer que seja", afirmou.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Luís Filipe Menezes está a levar a sério os seus conhecimentos de medicina e resolveu tratar o cão com o pêlo do próprio cão.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Reserve-se um lugar na primeira fila para assistir ao espectáculo.»

FAVAS DEPOIS DE ALMOÇO

«Manuela Ferreira Leite, presidente do PSD, participa quarta-feira, em Bruxelas, na mini-cimeira de líderes do Partido Popular Europeu que antecede a Cimeira Europeia dos 27 que se inicia no mesmo dia, disse à Lusa fonte social-democrata.

Na reunião da família política europeia do PSD que irá preparar a reunião dos chefes de Estado, Manuela Ferreira Leite estará ao lado do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, do presidente da França e actual presidente da União Europeia, Nicolas Sarcozy e da chanceler da Alemanha, Ângela Merckel, entre outros.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Depois de revelar cobardia Manuela Ferreira Leite aproveita uma reunião em Bruxelas para aparecer na comunicação social.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se a líder do PSD que isto equivale a oferecer favas depois do almoço.»

JUÍZA QUEIXA-SE DAS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA

«O acesso às salas de audiência no novo tribunal de Santa Maria da Feira não assegura aos magistrados "todas as condições de segurança necessárias", denunciou a juíza-presidente, Ana Maria Ferreira.

"É uma situação mais do que objectiva, não é uma crítica a alguém. Eu para sair do meu gabinete e entrar, ainda que seja na sala número um, só tenho duas hipóteses: ou saio do elevador e atravesso um espaço público, ou vou à sub-cave e atravesso de igual forma um espaço público, mas subterrâneo", afirmou à Agência Lusa Ana Maria Ferreira.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

A senhora quer o tribunal protegido pela ameias de um castelo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ofereça-se um tanque blindado à magistrada.»

ANTÓNIO COSTA DIZ QUE HÁ RENDAS ESCANDALOSAMENTE BAIXAS

«O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, revelou hoje que a autarquia está a estudar os "procedimentos legais" para actualizar rendas de casas camarárias, reconhecendo que "há valores escandalosamente baixos".» [Público]

Parecer:

E uma delas era a da sua vereadora.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao autarca se soube pelos jornais.»

IMAGENS DO STRIPTEASE DE PAMELA ANDERSEN PARA HEFNER CHEGAM À INTERNET

«Ya circulan por YouTube para deleite de sus fans. El streptease que le dedicó Pamela Anderson al dueño de Playboy , Hugh Hefner, por su 82 cumpleaños, es uno de los vídeos más buscados en el servidor web.

La ex playmate no sólo apareció desnuda para entregarle al magnate editorial un pastel de aniversario, sino que también le dedicó un baile sensual y le propinó un beso en los labios.
"Creo que fue la sorpresa perfecta para él", dicen que comentó una de las novias de Hefner, Kendra Wilkinson. »
[20 Minutos]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Anti-Tretas" também acha que o discurso de Cavaco Silva começa a ser enjoativo.
  2. O "Cu-Cu" gostou da fotografia de Alex V. Dragon Semenets e de ver rbinhos ao léu no Dubai.
  3. O "Drops Azul Anis S" e o "Cu-Cu" gostaram de saber que no Dubai também há rabinhos afoitos.
  4. "A Sombra do Convento" também acha que os senhores da banca não merecem a ajuda dos portugueses.
  5. O "Tomar Partido" pergunta à CML porque não andam a tratar das casinhas em vez de zelarem para que não se tirem fotografias nos parques públicos.
  6. O "Pátio das Conversas" também acha que andam preocupados com os pobre enquanto dão o dinheiro da classe média aos ricos".
  7. O "Casamentos" sugere o post "umas no cravo e outras na ferradura".
  8. O "Mala Aviada" e o "PS Lumiar" ficaram a saber que o banco do cavaquismo está em dificuldades.
  9. O "Carlos Alberto" também acha que o PCP pratica o "faz o que eu digo, não faças o que eu faço".

CARTAZES DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL [Flickr]

PERRY GALLAGHER

SÊ SOLIDÁRIO, APADRINHA UM BANQUEIRO

STOP THE TRAFFIK - PEOPLE SHOULDN'T BE BROUGHT & SOLD