quinta-feira, outubro 30, 2008

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Lendo junto ao 'Martinho da Arcada', Lisboa

IMAGEM DO DIA

[John Moore/Getty Images]

«Army Spc. Kyle Stephenson, center, took cover during a firefight in the Korengal Valley in eastern Afghanistan. American forces had occupied a strategic mountaintop when they were fired upon by Taliban fighters. No Americans were wounded in the fight and Taliban casualties were unknown.» [The New York Times]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

O dr. Macedo já descobriu quem é o autor d'O Jumento, depois de ler as trocas de mails entre o BCP e a DGCI chegou à conclusão que o perigoso blogger afinal é um ET!

JUMENTO DO DIA

Jorge Coelho, administrador bem sucedido

Jorge Coelho sempre foi um bom manejador da moca, passou pela política e ficou famoso quando afirmou que "quem se mete com o PS leva". Agora adaptou a ameaça e é quem se mete com a "Nova Alcântara" que se arrisca a levar, o primeiro a ter corrido esse risco foi Miguel Sousa Tavares que teve que sair da CML sob protecção policial para se proteger dos estivadores.

UMA MONTANHA DE CONTENTORES EM ALCÂNTARA

Só gente inculta troca a vista do rio por uma montanha de contentores, é isso que o governo (com letra pequena) quer fazer em Alcântara e ainda por cima dá ao projecto oportunista o título abusivo de "Nova Alcântara". Aquilo não vai ser a nova Alcântara, mas sim a velha de quando a fortuna de alguns estava acima dos interesses da cidade e dos lisboetas.

Com este projecto, que nos ajuda a perceber a transformação acelerada de político a gestor de topo sofrida por Jorge Coelho, regressa-se ao passado, quando a cidade voltou as costas ao rio, para favorecer os interesses económicos. Primeiro foi a APL que fez do rio propriedade privada, agora é o governo que permite Lisconti instalar um imenso bairro da lata num dos locais mais bonitos da Europa.

É por me opor ao projecto destas ervas daninhas da democracia que vou assinar esta petição.

PS: Guardem a imagem da Ponte 25 de Abril, se daqui a uns anos quiserem ter uma imagem da ponte com esta perspectiva terão de pedir autorização ao dr. Jorge Coelho, um dos políticos mais bem sucedidos da democracia portuguesa.

DIREITO À PRIVACIDADE

«É arrepiante ouvir dizer, com grande serenidade, que a Inspecção das Finanças deste País democrático, leu e-mails de centenas de funcionários, sem o consentimento destes, só para averiguar eventuais fugas de informação. E tudo fez sem qualquer consequência.

George Orwell preconizou, em 1984, um Mundo em que a democracia desaparecia, dando lugar a um governo totalitário que controlava a vida dos cidadãos, através de câmaras de televisão omnipresentes. Hoje em dia, uma das grandes preocupações é a invasão indiscriminada da privacidade. Neste admirável Mundo novo, o direito à privacidade não pode ser, cada vez mais, uma mera quimera em que a individualidade é devassada com o toque de uma tecla. A Inspecção das Finanças reduziu a privacidade dos seus funcionários a um código de barras, pondo em causa a sua dignidade e individualidade. Só os Estados totalitários recusam o direito à privacidade porque convivem mal com a dignidade da pessoa humana.

Diz a lei, nos arts. 80º do Código Civil e 26º da Constituição, que todos devem guardar dever de reserva quanto à intimidade da vida privada. OI carácter universal destes direitos vincula todas as entidades públicas e privadas que estão sujeitas a critérios de ponderação proporcional e de concordância prática, em caso de conflito, com outros direitos fundamentais. São direitos jurídico-constitucionalmente protegidos. Não podem ser violados de forma gratuita, nem escancarados para averiguar fugas de informação. Os e-mails dos funcionários das Finanças só poderiam ser abertos e lidos de duas maneiras: por via de um inquérito e através de prévia autorização judicial, como sucede nas escutas telefónicas, ou através de autorização do lesado que prescinda desse direito e que consinta essa invasão.

Este oráculo de que se serviu a Inspecção das Finanças espelha a tendência cada vez maior de os Governos, em nome de qualquer coisa, arranjarem meios (i)legais para invadirem a privacidade do cidadão. A devassa da privacidade destes funcionários, que ficaram ética e moralmente despidos, além de intimidatória, não respeitou a Lei nem se preocupou com as regras de ponderação proporcional e de concordância prática, face à ofensa generalizada que foi cometida aos seus direitos, liberdades e garantias.

De facto as nossas vidas (virtuais) estão ao sabor de um qualquer clique. A mesquinhez do argumento, para a devassa e o abuso cometido, exige uma investigação para que a Inspecção das Finanças aprenda a lição.» [Correio da Manhã Edição Impressa]

Parecer:

Por Rui Rangel, juiz desembargador.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A DEPRESSÃO PORTUGUESA

«Portugal, aliás, é um concentrado de deprimidos. Leia-se Manuel Laranjeira. Mas também Antero, Eça (que escondia o acabrunhamento com a zombaria e o cinismo) e, sobretudo, o imenso Oliveira Martins, cujo Portugal Contemporâneo fundamenta um magno tratado do que fomos e do que somos. Além do mais, Martins escrevia num idioma admirável, no qual a clareza se associava ao mais elegante sainete. Mas se quiserem uma excelente introdução a essa época, a essa gente e ao espírito de uma fascinante aventura cultural, estética e ética leiam, com mão diurna e mão nocturna, A Tertúlia Ocidental, de António José Saraiva, outro dos grandes esquecidos. Numa semana em que se comemora um autor estimável, seria bom não olvidar aqueles que tentaram a identificação do "moderno", combatendo a desgraçada condição social do português. Eles procediam de Verney, de Luís da Cunha, de Herculano e de Garrett, e pelejavam com forças inominavelmente superiores. A "desistência" das elites, substituída por uma casta de medíocres, transformou-nos em uma espécie de carpideiras. A depressão vem de longe, e aqueles de nós que almejavam defender a condição de todos e a livre realização de cada um, cedo foram ameaçados, removidos ou impelidos ao silêncio. Sei muito bem do que falo.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Baptista Bastos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

QUEM VAI PAGAR A CRISE?

«Um milhão de postos de trabalho na Europa poderão ser destruídos por causa da crise. Estas são pelo menos as estimativas do presidente da BusinessEurope, a federação dos patrões da União Europeia, Ernest-Antoine Seilliere, citado pela agência Bloomeberg. Para aquele responsável as perspectivas de evolução da actividade económica deterioraram-se substancialmente, o que terá reflexos sérios no mercado de trabalho, podendo acontecer que pela primeira vez, desde 1992, que a criação de emprego diminua na Europa. De acordo com as suas estimativas, a Zona Euro crescerá 1,2% neste ano e praticamente estagnará no próximo (o crescimento não ultrapassará os 0,2%).

O Banco de Inglaterra revelou também ontem as suas estimativas de perdas para o sector financeiro com a actual crise. Segundo a instituição, os prejuízos para os bancos, seguradoras e fundos de investimento em todo o mundo já ascendem a 2,2 biliões de euros ( 2,8 biliões de dólares). Um montante divulgado no relatório semanal sobre a City, que duplica os cálculos anteriores sobre perdas da banca.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Para já a banca perdeu muito dinheiro, mas o mais certo é que no fim sejam os do costume a pagar os custos da recuperação e do reenriquecimento da banca.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se pelo fim do espectáculo.»

CADILHE DENUNCIA QUADROS DO BPN

«A Sociedade Lusa de Negócios (SLN), a holding que detém o Banco Português de Negócios (BPN), e que é presidida pelo antigo ministro das Finanças Miguel Cadilhe, chamou ontem o Ministério Público (MP) à sede daquele banco e denunciou os vários crimes financeiros que alegadamente estão a ser praticados no seio do grupo. Ao que o DN apurou, pelo menos três quadros superiores foram desmascarados como estando por trás de alegadas situações criminosas.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Veremos se fica por aí.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cadilhe se estes são o 'boi da piranha'.»

MENEZES DIZ QUE MFL ESTÁ A ENTERRAR O PSD

«Luís Filipe Menezes acusou a actual direcção, liderada por Manuela Ferreira Leite, de estar a "enterrar" o partido, criticando a "insensibilidade política" manifestada na questão do aumento do salário mínimo nacional.

"Num momento em que temos muitos portugueses a viver abaixo dos níveis mínimos de dignidade, questionar um aumento do salário mínimo de algumas dezenas de euros é de uma insensibilidade política levada ao extremo do que é quantificável", declarou Luís Filipe Menezes à Agência Lusa. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

Menezes tem razão.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a MFL em que estudos se baseou para contestar o aumento do salário mínimo.»

MIGUEL SOUSA TAVARES TEVE DE SER ESCOLTADO PELA POLÍCIA

«Miguel Sousa Tavares, uma das caras da petição «Lisboa é das pessoas, mais contentores não!», abandonou a apresentação do projecto, esta tarde, na Câmara de Lisboa, acompanhado por escolta policial. À chegada, o escritor foi insultado por algumas dezenas de estivadores que se concentraram junto à CML em defesa do projecto de ampliação do terminal de contentores de Alcântara. » [Portugal Diário]

Parecer:

Estes estivadores lembram-me os apoiantes de Hugo Chávez, será que Jorge Coelho já tem a sua tropa de choque?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se o espectáculo triste.»

ADJUNTO DE SÓCRATES CRITICA CAVACO

«O primeiro-ministro continua em silêncio sobre o veto do Presidente da República ao Estatuto político dos Açores, alegando que não teve ainda oportunidade de o ler. Não foi o caso do adjunto de José Sócrates para a área jurídica, Rui Figueiredo, que afirma não se perceberem, “objectivamente, as razões do Presidente” e que parece que se está a fazer “uma tempestade num copo de água”.

As críticas de Figueiredo a Cavaco Silva estão no blogue Câmara de Comuns (http://camaradecomuns.blogs.sapo.pt/). O adjunto de Sócrates começa por dizer que a mensagem que o Presidente enviou ao Parlamento “não deixa dúvidas sobre a relevância que parece dar a esta matéria”. “Segundo vários analistas [as dúvidas de Cavaco], podem toldar o relacionamento institucional com o Governo e a maioria que o suporta”, acrescenta.» [Público assinantes]

Parecer:

Agora é que está o caldo entornado, um dia destes os bloggers vão todos para a pildra. Mas desta vez nem vai ser necessário vasculhar milhares de mails.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se pela resposta dos assessores de Cavaco.»

I'M A DONKEY

A minha dedicatória a um certo senhor que estou certo de que vai perceber que lhe é dirigida:

JÁ PERCEBI PORQUE ANDA TANTA GENTE A EMBIRRAR COM O JUMENTO

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. Mais manifestações de solidariedade com O Jumento:

    Do 'Politikae':

    «Temos a crise em que pensar, estamos com o Orçamento de Estado em força, mundos e “fundos” deveriam estar na cabeça do Sr. ministro, e o Ministério das Finanças está preocupado com o quê? Está preocupado com o blogue Jumento, assustado com fugas de informação. Percebo a preocupação. Deus nos livre, dos portugueses conhecerem o real funcionamento de certas estruturas… poderiam até perder a confiança no Estado… o que seria uma verdadeira novidade…»

    "Póvoa Offline".

    O "Pedro Rolo Duarte" escolheu O Jumento para blogue da semana. Obrigado.

    «Agora se percebe o anonimato na autoria. Fontes bem informadas são sempre fontes bem abatidas...»

    O "Xadrezismo" pergunta:

    «Será que o blog Jumento, ainda terá alguém de fatinho parisiense a bater-lhe à porta e a querer cobrar-lhe uns quantos fardos de palha por toda esta publicidade? Ou, por desconhecerem a morada do palheiro, limitar-se-ão a enviar a conta por… e-mail?!»
  2. O "Álcáçovas" gostou da anedota dos agricultores.
  3. O "Peixe Banana" também pergunta se MFL quer a recessão da economia.
  4. O "Cu-Cu" gostou da fotografia de Abhijit Biswas.
  5. O "Pátio das Conversas" sugere o post "A devassa".
  6. O "Imhotep Portugal" também teria escolhido Augusto Santos Silva para "Jumento do Dia".
  7. "Aberratio Ictus" mandou-me um dardo, só acertou um pouco ao lado por me ter chamado jornal de parede do PS. Bem, se sendo jornal de parede do PS já me mandaram a Interpol atrás o que sucederia se fosse da oposição.

BAIRRO DO ORIENTE

O "Bairro do Oriente", o último blogue a ser aditado à lista de links, é um blogue de Macau, sobre Macau, que merece uma visita regular agora que tendemos a esquecer que já estivemos por aquelas bandas e nem foi há muito tempo. Ali fiquei a saber que as vietnamitas correm um sério risco de terem de ir colocar implantes mamários se quiserem conduzir. Esperemos que o Bernardino Soares não tenha conhecimento, não vá lembrar-se de propor na AR esta inovação socialista:

«O governo vietnamita está a considerar aprovar uma lei que proíbe pessoas com "peitos pequenos" de conduzir. A notícia deixou incrédulos os vietnamitas, e principalmente as vietnamitas, conhecidas por não serem assim tão...dotadas. O Ministério da Saúde do Vietname recomendou que pessoas com um busto inferior a 72 centímetros não devia conduzir motociclos, bem como aqueles que são "demasiado magros" ou "demasiado baixos". Le Quang Minh, um corrector da bolsa de Hanoi, de 31 anos, afirmou que "a proposta de lei pode parecer até engraçada, mas vai fazer muitas vítimas". "A maioria das mulheres vietnamitas tem peitos pequenos, pelo menos a maioria das minhas amigas não vão preencher os mínimos exigidos", acrescentou.»

19 CARTAZES PUBLICITÁRIOS ALUSIVOS AO HALLOWEEN [Link]

VÍDEO DE PROMOÇÃO DOS JOGOS OLÍMPICOS MADRID 2016

CHUCK BABBITT

DIZ-ME QUE HORAS SÃO?

CARTAZES PUBLICITÁRIOS DE PRESERVATIVOS FEITOS PELA CONCORRÊNCIA [Link]

CORAGEM [Flickr]

PROTESTO DE EMPREGADOS DA LEHMAN BROTHERS [Flickr]

DISASTERS AROUND THE WORLD

PUBLICIDADE NATALÍCIA

A Shackleton não quis deixar de fazer publicidade de Natal apesar da crise no sector imobiliário espanhol. A empresa mandou a todos os clientes uma caixa com o título "La crisis nos llega a todos". A caixa contém um cartão que sugere a visita a uma página web onde os visitantes poderão ver um vídeo clip do grupo "The Leman Brothers":

FLORIDA RIGHTS RESTAURATION COALITION

«Our nation's future is at stake. Your voice shouldn't be silenced by your past.If your civil rights have been restored after a felony conviction, you may now be eligible to register to vote. Don't miss this opportunity to fully participate in our democracy. Contact us and we'll help you every step of the way. Because your voice - and your right to vote - are too important to be silenced.»