sexta-feira, novembro 21, 2008

Umas no cravo e outras na ferradura -

FOTO JUMENTO

Vida de cão, Rua Augusta, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Ariel Schalit / AP]

«Mofletes. Un aficionado de Costa de Marfil en el partido contra la selección israelí en Tel Aviv.» [20 Minutos]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

O PSD vai mudar de designação, se Menezes tentou mudar as cores Manuela Ferreira Leite vai mudar o significado da sigla:

JUMENTO DO DIA

Carvalho da Silva, líder da CGTP

Há pouco tempo soube-se das cobranças quase mafiosas que os sindicatos da CGTP fazem aos trabalhadores despedidos que não são sindicalizados (18 meses de quotas e 10% das indemnizações?), agora soubemos dos 81 sindicalistas dos CTT com tolerância de ponto. A falta de transparência dos métodos são um duro golpe na credibilidade da central sindical liderada por Carvalho da Silva

NO AVANTE DESTA SEMANA

Todas as semanas delicio-me a ler o Avante, é como se tivesse entrado num parque temático do pensamento democrático dos tempos da URSS ou da elogiada Coreia do Norte. Aqui manipula-se a opinião sem qualquer pudor, mas melhor do que isso, diz-se o que habitualmente não se diz em público.

O PCP tem dois novos heróis, pintaram a parede de um viaduto em Viseu, foram condenados num tribunal com base numa lei que nem é desconhecida, tiveram direito a defesa e televisão, mas são dois heróis da defesa da liberdade de expressão. Como era de esperar o grande perseguidor destes heróis é o José Sócrates, quem mais poderia ser?

«Esta não é uma situação única. À luta contra a política de direita, o Governo responde com repressão criminal. Por todo o País, dezenas de militantes comunistas estão a ser alvo de processos-crime, todos relativos ao exercício de direitos fundamentais, nomeadamente de expressão e direito de manifestação.» [Avante]

Sabe-se lá porquê, Manuel Alegre tem direito a uma coluna semanal onde o poeta do PS é quase tão atacado como o ditador Sócrates, aliás, o Bloco de Esquerda também costuma ter direito a algumas farpas:

«Aqui se volta ao livro de Lewis Carroll e à intervenção recente de M. Alegre. Na «Alice no País das Maravilhas», a «Rainha de Copas» gritava incansável «cortem-lhe a cabeça!», mas não passava da proclamação - «é tudo imaginação dela, nunca chegou a executar ninguém», explicava o grifo.» [Avante]

Nem faltam os auto-elogios ao jornal, só o Avante é que viu a imensidão de pirralhos da JCP a protestar contra a política de direita. Desta vez têm razão, eu só via meia dúzia de pirralhos armados em palestinianos, devidamente trajados com o típico véu, a lançar uma intifada de ovos e tomates:

«A provar como é verdadeira a afirmação de que quem não lê o Avante! pouco sabe das lutas no País e no mundo, foi preciso esperar por quinta-feira para conhecer um relato amplo e sério do que foi a luta dos estudantes do ensino básico e secundário no dia 5 de Novembro. Mais de 30 mil estudantes saíram à rua em todo o país contra o estatuto do aluno, o novo modelo de gestão das escolas e os exames nacionais.» [Avante]

QUEM AMEAÇOU LUÍS FILIPE MENEZES

O ex-líder do PSD deve dizer quais foram.

CTT: 81 SINDICALISTAS COM TOLERÂNCIA DE PONTO?

O país foi surpreendido com este número absurdo, nos CTT há 81 sindicalistas que terão de voltar a trabalhar!

O que fazem 81 sindicalistas nos CTT? É um número muito superior ao dos trabalhadores da maioria das empresas portuguesas, dão para manter a sede da CGTP e ainda sobram uns quantos para ir ajudar a montar a Festa do Avante.

Aos poucos vamos conhecendo o esquema de alguns sindicatos, há algum tempo soubemos das cobranças oportunistas que fazem os trabalhadores despedidos, transformando a desgraça alheia num das principais fontes de financiamento, agora ficámos a saber que os sindicatos são uma autêntica empresa dentro dos CTT.

Que mais viremos a saber?

O BANCO DE PORTUGAL TEM DE MUDAR DE VIDA

«O Banco de Portugal falhou rotundamente na prevenção. Quando isso acontece, o segundo objectivo do supervisor do sector bancário é remediar a situação. Contudo, em ambos os casos, os remédios (ainda que bastante diferentes dada a natureza dos problemas) foram exógenos à actuação do Banco de Portugal, portanto também aqui falhou. O Banco de Portugal não remediou coisa nenhuma. E é muito triste ver gente inteligente e influente defender a actuação do Banco de Portugal com base numa tautologia burocrática; o supervisor aplicou escrupulosamente a lei pelo que desempenhou o seu papel de forma cabal mesmo em vista de resultados francamente medíocres. Será que vamos ouvir a polícia dizer que tem êxito no combate à criminalidade porque segue escrupulosamente a lei mesmo quando a criminalidade não pára de subir? Será que os mesmos dizem que temos excelentes magistrados porque aplicam formalmente a lei mesmo quando os nossos tribunais enfrentam uma congestão insuportável?» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Por Nuno Garoupa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

QUEM QUER COMPRAR O BPP?

«O Banco Privado Português (BPP) está a negociar a venda de activos a outra instituição bancária. Contactado pelo DN, o presidente do conselho de administração, João Rendeiro, não quis comentar esta informação avançada ontem ao fim do dia pelo Jornal de Negócios Online, citando fonte interna do banco, mas, mais tarde, em entrevista à SIC Notícias, admitiu a entrada de novos accionistas no capital do banco. "Não é uma questão de ser comprado [o BPP], mas sim de trocas de participações", disse. De resto, o banqueiro considerou inevitável um processo de consolidação no sector bancário para fazer face à mais grave crise dos últimos 70 anos.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Veremos quanto tempo aguenta o BPP, isso no pressuposto de que o BP autoriza o aval para um empréstimo de mais de 750 milhões de euros.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

TEIXEIRA DOS SANTOS JÁ REPAROU NA CRISE

«O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, admitiu hoje que a situação da economia portuguesa se agravou desde que o Orçamento do Estado para 2009 foi apresentado, a 14 de Outubro.» [Diário Económico]

Parecer:

Em tempos houve um ministro das Finanças que reparou na alta dos preços quando foi ao mercado com a esposa, este foi necessário ter sido humilhado pelo Financial Times para reparar na crise que está a lançar muitos portugueses no desemprego. Mas dizer que a situação económica se agravou desde a apresentação do orçamento é brincar com a inteligência dos portugueses.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Teixeira dos Santos que tire a carta de patrão de costa, começa a ser tempo de deixar de navegar no rio.»

"ENCONTRARAM" OLIVEIRA E COSTA

«O Ministério Público confirmou que Oliveira e Costa é arguido e vai ser apresentado ao juiz de instrução do tribunal central de instrução criminal. Esta quinta-feira, cinco investigadores realizaram buscas às residências do antigo presidente do Banco Português de Negócios.

De acordo com declarações à agência Lusa, fonte judicial revelou que foi apreendida alguma "documentação e material de relevo", relacionados com os indícios de burla, branqueamento de capitais e fraude fiscal de que José de Oliveira e Costa é suspeito.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Resta esperar que puxem pela ponta da meada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Meta-se o homem em prisão preventiva, 700 milhões é demasiado dinheiro para andar à solta.»

MANUELA QUER SUSPENSÃO DA AVALIAÇÃO

«Manuela Ferreira Leite, presidente do PSD, considerou esta quinta-feira que se do Conselho de Ministros extraordinário desta tarde não resultar a suspensão do actual modelo de avaliação dos professores fica “tudo mais ou menos na mesma”.

“Julgo que vai ser difícil que não haja uma suspensão para que o processo se reinicie de uma forma colaborante entre todos”, explicou Manuela Ferreira Leite, depois de ter recebido na sede nacional do seu partido a plataforma sindical de professores. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

Pois, para depois poder criticar melhor o Governo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se à idosa senhor que vá medir o seu QI.»

MÁRIO NOGUEIRA QUER SUBSTITUIR-SE À MINISTRA DA EDUCAÇÃO

«O secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira, anunciou que a plataforma sindical de professores espera que o Governo suspenda o actual modelo de avaliação e tem uma proposta de solução transitória até haver outro modelo.

"Os sindicatos da plataforma estão com uma expectativa elevadíssima de que o senhor primeiro-ministro vai em primeiro lugar dizer que -- tendo em conta o que se passa nas escolas, a posição dos sindicatos, a posição dos professores, a posição do conselho das escolas e dos conselhos executivos deste país -- o Governo decidiu suspender a avaliação de desempenho na aplicação este ano", declarou Mário Nogueira.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Este senhor acha que o país vai ser governado pela Soeiro Pereira Gomes, por um partido que representa uma pequena parte dos eleitores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Mário Nogueira que tire uma férias e vá apresentar a proposta para a Coreia do Norte.»

A MANUELA JÁ SE CONVERTEU À DEMOCRACIA

«A presidente do PSD não tem nada para esclarecer acerca da polémica em torno das afirmações que fez sobre a democracia. Manuela Ferreira Leite atribui a razão do empolamento feito sobre o assunto às “questões da luta partidária”.

"Não tenho propriamente nada que esclarecer porque as questões de luta partidária são algo complexo", respondeu Manuela Ferreira Leite aos jornalistas, quando instada a esclarecer o sentido das suas afirmações. Referindo-se ainda à luta partidária, a presidente do PSD acrescentou: "Faz parte da vida, mas convivo bem com ela".» [Público]

Parecer:

A resposta foi engenhosa, atribui a culpa à luta partidária para depois dizer que se dá bem com essa luta.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se as boas-vindas a Manuela Ferreira Leite.»

O BPN ERA MESMO O BANCO DO CAVAQUISTÃO

«Arlindo de Carvalho e Duarte Lima são mais dois nomes do Partido Social-Democrata (PSD) ligados ao Banco Português de Negócios (BPN). Os dois militantes sociais-democratas, aparecem ligados ao banco fundado por José Oliveira Costa por terem recebido, respectivamente, perto de 20 e cinco milhões de euros em operações de crédito.

Na lista de nomes de accionistas da SLN com empréstimos contratualizados junto do BPN, particulares ou empresas, aparece o nome do ex-ministro da Saúde de Cavaco Silva, Arlindo Carvalho. Um financiamento inferior a 20 milhões de euros e que seguiu os procedimentos regulares.» [Público assinantes]

Parecer:

O problema agora é saber como desapareceram mais de 700 milhões de euros.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investigue-se.»

O "LE FIGARO" FAZ "DESAPARECER O A ANEL DE UMA MINISTRA FRANCESA

«La ministra de Justicia francesa, Rachida Dati, sigue dando qué hablar. Primero fueron los rumores de romance con el ex presidente español José María Aznar, luego vino la confirmación de su embarazo en solitario, y ahora, la polémica viene servida por un anillo de 15.600 euros desaparecido... de una fotografía.

El pasado miércoles, el diario Le Figaro publicaba en su portada una entrevista exclusiva con Dati, que previamente había decidido responder públicamente a las protestas que un colectivo de 534 magistrados había presentado con ella. La entrevista venía acompañada por una fotografía de la ministra en la que aparecía tocándose una oreja con la mano izquierda.» [20 Minutos]

RUSLAN LOBANOV

NÃO GOSTAS DO TEU TRABALHO?

INTERNATIONAL ASSOCIATION OF ANTI-CORRUPTION AUTHORITIES