quarta-feira, dezembro 03, 2008

Comunicado oficial: o governo interveio aqui no Palheiro


O Jumento informa que o Governo interveio neste humilde Palheiro face aos diversos riscos sistémicos que poderiam resultar da ausência dessa intervenção, em consequência do seu eventual encerramento. Informa-se a banca internacional, os meus amigos do PCP e o dr. Macedo que não existe o risco imediato de as cotações dos coices deste Jumento porem em causa a estabilidade dos mercados, designadamente do PSI 20.

Desde logo o Exm.º Senhor Ministro das Finanças entendeu por bem mandar suspender toda e qualquer leitura indevida dos mais dos funcionários que vise saber com quem se relaciona O Jumento. Esta intervenção justifica-se pelo receio de que um atentado aos direitos, liberdades e garantias d’O Jumento seja um risco sistémico para o respeito pela legalidade democrático bem como para a saúde da própria democracia.

O Exm.º Ministro das Finanças achou também que deveria assegurar a estabilidade financeira deste palheiro, evitando que a sua falência represente um perigo sistémico para a situação financeira da récua nacional. Assim, concedeu a’O Jumento um aval nas mesmas condições em que foi dado aos bancos a cujo crédito tem recorrido este Palheiro. Assim, O Jumento vai poder renegociar os seus créditos bancários, reduzindo as taxas de juro em função da total ausência de risco do crédito, agora avalisado pelo Estado.

Não contente com tanta benesse o Exm.º Ministro das Finanças decidiu também a redução da taxa do iva praticado nas operações do Palheiro, designadamente na aquisição de palha, por recear que a baixa de consumo alimentar não só pode resultar no aumento da preguiça como poderá ter o efeito sistémico de se propagar a toda a economia por via da retracção do consumo.

Assim, graças à pronta intervenção do ministro das Finanças estão criadas as condições para poder assegurar a toda a récua que O Jumento não corre o risco de falência, pelo que podem continuar a depositar tranquilamente os vossos fardos de palha, que agora estão devidamente amparados pelos milhões da Caixa Geral de Depósitos, graças à generosidade do Governo.

O Jumento informa ainda que, aproveitando a disponibilidade manifestada por Dias Loureiro para contar tudo aos portugueses e sabendo-se que o conhecido gestor tem mais tempo livre desde que abandonou a gestão da Sociedade Lusa de Negócios (Duvidosos), convidou o conhecido senador da democracia portuguesa para presidente do Conselho de Administração do Palheiro. Assim, já foi pedida uma audiência ao senhor Presidente da República para que lhe possamos declarar solenemente que a récua deste Palheiro é tudo gente boa, trabalhadora e honesta, que nunca recorreu nem recorrerá a off-shores.

O Jumento vai oportunamente dar conhecimento deste comunicado aos redactores do Financial Times, para que quando voltarem a avaliar os ministros das finanças europeus tenham em consideração esta intervenção.