sexta-feira, dezembro 12, 2008

Umas no carvo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Floreira, Alcoutim

IMAGEM DO DIA

[Mandel Ngan / Reu]

«Hacia La Meca. Una flecha muestra la dirección hacia La Meca en la cárcel Camp Four de la base estadounidense de Guantánamo, en la isla de Cuba.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Zita Seabra, deputada faltosa

Zita Seabra acabou de criar uma nova forma de votar contra o sentido de voto do seu partido, faltar à votação.

PRIVATIZE-SE A LIMPEZA DE LISBOA!

Depois de uma greve de quatro dias os trabalhadores da limpeza de Lisboa já entregaram mais um pré-aviso de greve, desta vez para que a capital fique suja na quadra de Natal. E porquê? Porque António Costa vai ler um estudo sobre privatização da limpeza de duas zonas de Lisboa.

Quem são os trabalhadores ou os sindicatos para condicionar uma autarquia eleita pelos lisboetas para gerirem a capital? É evidente que os senhores do sindicato estão com um problema de geografia e outro de história, de geografia porque pensam que estão na URSS, de história porque ainda não sabem que já não existe URSS.

Se sem que a autarquia tenha decidido o que quer que seja se fazem oito dias de greve num mês é evidente que a capital não deve estudar a possibilidade de recorrer a privados para duas zonas, deve avançar quanto antes para a privatização da limpeza de toda a cidade. Assim deixam de ser os sindicatos a decidir a gestão da capital e os senhores sindicalistas terão que voltar a trabalhar se quiserem ganhar par comer, em vez de porem os outros a perder o ordenado para fazerem greves.

A PRENDA DE NATAL DE JAIME SILVA

«A Autoridade Florestal Nacional (AFN) colocou 18% dos 1122 funcionários em mobilidade especial. As 197 pessoas começaram ontem a ser notificadas para se pronunciarem sobre a decisão até 24 de Dezembro.

Auxiliares de limpeza, condutores de máquinas pesadas, tractoristas, tratadores de animas ou oficiais de matança estão entre as carreiras que aparecem com mais frequência na lista do projecto de despacho ontem publicado em Diário da República. São extintos os postos de trabalho de 28 carreiras que se revelaram "desajustadas" aos objectivos da AFN, justifica fonte oficial do Ministério da Agricultura, explicando que metade dos trabalhadores da Autoridade pertencem a carreiras de natureza operária ou auxiliar. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Será que o ministro da Agricultura, que é funcionário do ministério, já mandou o seu lugar para a mobilidade.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Realce-se o sentido de oportunidade de Jaime Silva.»

PROFESSORES QUEREM RENEGOCIAR TUDO

«Mais do que a suspensão do modelo de avaliação, a plataforma sindical vai hoje pedir ao Governo a abertura de um novo processo negocial para rever o Estatuto da Carreira Docente. Os sindicatos aproveitarão a agenda aberta do encontro, que volta a sentar à mesa representantes dos professores e do Ministério, para exigir que seja revista a divisão da classe em duas categorias. Problema que está na origem da contestação e mal estar nas escolas.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Era de esperar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Suspendam-se todas e quaisquer negociações até que os sindicatos dêem provas de que estão a negociar de boa fé e de que representam os professores.»

ASSESSORES DE OBAMA "BRINCAM" COM HILLARY

«Jon Favreau, o homem que chefia a equipa que escreve os discursos do presidente eleito dos EUA Barack Obama, foi apanhado numa fotografia a apalpar uma efígie de Hillary Clinton, ex-adversária na nomeação presidencial pelo Partido Democrata.

Na fotografia, um amigo de Favreau, envergando uma t-shirt preta onde se lê “Staff de Obama”, beija a efígie de Hillary e oferece-lhe cerveja. Numa outra fotografia, o talentoso escritor, já nomeado chefe de discursos da Casa Branca, aparece a dançar com o cartaz de Hillary Clinton, que entretanto Barack Obama nomeou para Secretária de Estado dos EUA.» [Jornal de Notícias]

ZITA FALTOU PARA NÃO TER DE VOTAR CONTRA

«A deputada do PSD Zita Seabra explicou que saiu da sala na sexta-feira, no momento da votação do projecto do CDS-PP que recomendava a suspensão da avaliação de professores, por não querer votar a favor.

Zita Seabra deu esta justificação e, por outro lado, questionou a estratégia do PSD no que respeita à avaliação dos professores, na reunião desta quinta-feira do grupo parlamentar social-democrata, disseram à Lusa deputados do partido. » [Portugal Diário]

Parecer:

E esta?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mais uma para o index dos professores.»

MAIS UMA GREVE DO LIXO EM LISBOA

«O presidente da Câmara de Lisboa lamentou ter recebido um pré-aviso de greve dos trabalhadores da Higiene Urbana para os dias 26, 27 e 28 de Dezembro. «A única coisa que vi foi um pré-aviso de greve. Não vi qualquer abertura para o diálogo», revelou António Costa.

O autarca revelou ter recebido esta quinta-feira este pré-aviso de greve: «Não me parece uma postura correcta e adequada aos interesses da cidade». » [Portugal Diário]

Parecer:

Enquanto os trabalhadores tiverem dinheiro para comer o PCP irá promover greves em Lisboa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «pergunte-se ao PCP se não tem melhores formas de fazer campanha em Lisboa.»

O QUE SE PRETENDE COM A LEI DO FINANCIAMENTO DOS PARTIDOS

«Os comunistas não se resignam com as alterações à lei do financiamento dos partidos políticos e das campanhas eleitorais propostas pelo PS e PSD. Em causa estão dois pontos essenciais: as quotas e donativos dos militantes e as iniciativas de angariação de fundos, ambas muito limitadas na forma e no montante. E que atingem no âmago as contas do PCP.

"É uma lei que gostaria de pôr fim à Festa do Avante!", denuncia o líder da bancada, Bernardino Soares.A proposta dos dois maiores partidos, ontem discutida na generalidade no Parlamento, está longe de ser consensual, apesar de todos considerarem que se trata de uma lei estrutural do sistema político. Se há aspectos que deverão merecer o acordo generalizado (ver caixa), muitos outros vão ainda fazer aquecer muitos debates. Como ontem ficou demonstrado pelas intervenções do PCP, BE e CDS-PP.» [Público assinantes]

Parecer:

Uma lei que quase impede o auto-fionanciamento dos partidos não só visa matar os pequenos partidos como impede a criação de novas organizações políticas, favorecendo os partidos que se financiam à custa do poder.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Desaprove-se a iniciativa.»

NO CAUSA NOSSA

Ana Gomes presta homenagem a Ali Alatas:

«A noticia chega-me a meio da noite, de Dili: morreu Ali Alatas.

Pensem o que pensem: procurou compensar o mal feito. Foi ele que fez a Indonésia e os indonésios "dar a volta" relativamente à "perda" de Timor.

Tinha um apurado sentido da História: admirava Portugal e a herança portuguesa no seu país.

A Indonésia presta tributo a um extraordinário diplomata. E eu também a um Amigo. »

GIAN PAOLO DESSOLIS

PLAYBOY