terça-feira, dezembro 09, 2008

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

"Casa de Correcção" (Cadeia das Mónicas), Graça, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[AFP]

«A Russian Proton-M rocket, carrying a Canadian Ciel-2 communications satellite, is positioned on a launchpad at Kazakhstan's Baikonur cosmodrome» [Telegraph]

JUMENTO DO DIA

Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL)

É uma vergonha lançar os trabalhadores dos serviços de limpeza da CML numa greve de quatro dias durante o mês de Natal, apenas porque há a eventualidade de a autarquia recorrer a serviços externos. Isto é fazer política à custa do dinheiro dos que menos ganham, se fosse o sindicato a suportar os custos

OS TRABALHADORES DA LIMPEZA DE LISBOA DEVEM ESTAR RICOS

Pensava que os trabalhadores dos serviços de limpeza da CML eram mal remunerados mas não, devem estar ricos, só isso justifica que façam uma greve de dias prescindindo dos seus salários só para lutar contra uma eventualidade, a possibilidade de serem contratados serviços externos. É um argumento que o PCP pode usar em qualquer ocasião para, usando os sindicatos porem os trabalhadores a pagar a sua agenda política.

PARADOXOS DA CRISE

«A crise financeira "derreteu" uma tal quantidade de dinheiro que agora vem aí uma gravíssima crise económica e social. Desta vez, a "bolha" que rebentou não foi tanto a especulação bolsista mas o crédito fácil. Um crédito convertido em títulos, depois agrupados e transformados em novos produtos financeiros que passaram de mão em mão. Muitos deles são hoje lixo.

O crédito hipotecário subprime estoirou quando o preço das casas nos EUA inverteu a alta (também houve bolhas especulativas na habitação em Espanha, na Irlanda, no Reino Unido, etc.). Mas o crédito fácil e barato não se limitou ao imobiliário. Foi ele que nos últimos anos sustentou o nível de vida das famílias americanas, que praticamente deixaram de poupar. A falta de poupança dos americanos era suprida pela entrada de dinheiro estrangeiro, sobretudo chinês.

Estes factos são conhecidos. Curioso é que, para combater uma crise com raiz no excesso de crédito, se recorra à distribuição maciça de crédito pelas autoridades, sobretudo nos EUA.

Num primeiro momento, os Estados tiveram de intervir no sistema financeiro para evitar a secagem total do crédito, que levaria ao colapso económico. E a descida das taxas de juro no mercado fará quem tem empréstimos pagar menos em 2009. Mas permanece a falta de confiança e a relutância dos bancos em emprestar dinheiro. Daí que os novos créditos e a renovação dos antigos sejam caros (maiores spreads) e difíceis de obter.

Isto aprofunda a recessão. Como reanimar as economias? Com mais dinheiro, muito mais dinheiro, lançado pelos bancos centrais e pelos Estados. Estimulando as pessoas a não pouparem agora, mas a consumirem. Até os bancos centrais incitam ao consumo e ao crédito, baixando as suas taxas de juro. A inflação já não é ameaça; o perigo vem hoje de uma possível baixa de preços (deflação), que seria devastadora, afectando sobretudo os devedores - que não faltam em Portugal.Paradoxal? Há quem discorde desta chuva de dinheiro estatal. Os alemães, por exemplo, que até têm condições orçamentais e de balança externa favoráveis a programas de relançamento económico, resistem a fazê-lo a sério.

As baixas de impostos e aumentos da despesa pública sugeridos pela Comissão Europeia não entusiasmaram Angela Merkel. A sociedade alemã é alérgica ao laxismo financeiro desde a hiperinflação de 1923. Apenas há cinco anos se generalizou o crédito ao consumo na Alemanha. Muitos restaurantes e lojas da RFA ainda não aceitam cartões de crédito. Assim, como escrevia Bertand Benoit no Financial Times de 29 de Novembro, para os alemães é pura loucura enfrentar a crise económica encorajando gente endividada e em risco de perder o emprego a consumir mais, emprestando-lhe dinheiro.

A questão vai dominar o Conselho Europeu desta semana. Esperemos que não regresse a velha querela entre keynesianos e antikenyesianos. A verdade é que, paradoxalmente ou não, neste momento as economias (e não só os bancos) precisam de doses enormes de dinheiro público para não se afundarem. O pragmatismo americano logo o percebeu, afastando querelas ideológicas.

Mas importa ter consciência de que estas injecções de dinheiro público envolvem um preço. Podem hipotecar o futuro, com uma virulenta inflação e fortes subidas de impostos daqui a anos. Por isso, no combate à crise económica há que tentar minimizar os riscos de longo prazo. Desde logo passando a mensagem de que estimular o consumo (em prejuízo da poupança) é uma exigência imediata, pontual - a prazo, viver acima dos recursos só traz problemas.

Uma situação de emergência requer medidas temporárias. Há medicamentos que, em dadas circunstâncias, são indispensáveis para salvar o doente, mas que não podem ser tomados durante muito tempo porque os seus efeitos secundários fazem mal. O dinheiro estatal - ou seja, dos contribuintes - tem limites.

E cada país tem de ponderar bem até onde pode alargar o défice das contas públicas, área onde Portugal está menos à vontade do que diz o Governo. Importa ainda que em Portugal os investimentos públicos tenham um efectivo retorno económico e social, que permita no futuro pagar às fontes estrangeiras que em última análise os financiam. Este é o ponto crucial para um país tão endividado como o nosso. Mas o Governo não parece dar importância ao assunto.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Francisco Sarsfield Cabral.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PREÇOS DOS PRODUTOS BRANCOS CRESCEM MAIS

«Os preços das marcas brancas ou dos produtos próprios dos hipermercados e supermercados cresceram, nos primeiros seis meses de 2008, três vezes mais do que os restantes produtos, com insígnia própria. Segundo dados da Centromarca - Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca, que através dos seus associados representam mais de 800 insígnias -, assentes num estudo da TNS (empresa que elabora estudos de mercado), o preço médio dos artigos das marcas brancas subiram 14%, enquanto que os restantes produtos, tradicionalmente mais caros, aumentaram 4%. O que significa que a diferença de preço entre os produtos próprios dos hipermercados e os tradicionais é agora mais pequena do que no início do ano. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Existe um risco real de as grandes cadeias de distribuição usarem os produtos brancos para colocarem os produtores na sua dependência eliminando assim muitas marcas do mercado, eliminando a competitividade de uma boa parte do nosso sector agro-alimentar. Será que a Autoridade da Concorrência monitoriza as práticas destas empresas?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à autoridade da concorrência.»

BdP VAI PUNIR EX-ADMINISTRADORES DO BCP

«O Banco de Portugal deverá concluir em breve o processo de contra-ordenação ao Banco Comercial Português (BCP), do qual sairão "punições severas a vários ex-administradores" da instituição, apurou o DN.

Vítor Constâncio tinha-se comprometido publicamente a apresentar as conclusões até final do ano e tal deverá acontecer. Em causa estão factos relacionados com 17 entidades offshore pertencentes ao banco, cuja natureza e actividade foram ocultadas por este ao Banco de Portugal, nomeadamente em anteriores inspecções.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Convenhamos que um ano é muito tempo para um processo de contra-ordenação.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao BdP que seja mais lesto.»

SAÚDE PRIVADA NÃO ASSUME CUSTOS

«Os doentes com cancro dos hospitais privados estão a ser empurrados para o serviço público. Vários oncologistas calculam que entre 20% e 50% destes doentes façam o transbordo, porque a cobertura dos seguros é completamente desadequada às despesas da doença. Um problema confirmado pelos hospitais privados e pelas seguradoras. Só no Hospital de Santa Maria, um em cada cinco doentes oncológicos vem do privado.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Isto significa que os seguros só querem os doentes baratos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Instituto de Seguros, o regulador do sector, se anda a dormir.»

CAÇA F18 DESPENHA-SE EM ÁREA RESIDENCIAL DE SAN DIEGO

«Un caza F-18 del ejército de EE UU se estrelló este lunes en un área residencial de la ciudad de San Diego, en California, e incendió una vivienda y dos vehículos.

los primeros informes indicaron que el piloto, que no se encontraban en comunicación con los controladores aéreos del área en los momentos previos al incidente, pudo abandonar el aparato antes de la colisión, que ocurrió en el barrio de University City. Por el momento se desconoce si el accidente ha provocado daños personales.» [20 Minutos]

ALEMANHA: ROUBARAM DADOS BANCÁRIOS DE 20 MILHÕES DE PESSOAS

«El robo de los datos bancarios de 21 millones de ciudadanos en Alemania ha desatado la alarma del estamento político y policial. Los datos incluyen nombres, fechas de nacimiento, números de cuentas bancarias y detalles sobre el patrimonio de esas personas y se ofertan en el mercado negro por unos doce millones de euros.

La fiscalía de Düsseldorf ha tenido acceso a esta información después de que alguien entregara un CD al semanario "Wirtschaftswoche" a modo de "prueba" del valor de los datos que pretenden vender en el mercado negro. » [20 Minutos]

MILIONÁRIO ACUSA RONALDO DE LHE ESTRAGAR O CASAMENTO

«El delantero del Manchester United y flamante ganador del Balón de Oro, Cristiano Ronaldo, no sólo triunfa en los campos de fútbol. También lo hace entre las mujeres y, según informa The Daily Mail, incluso entre las casadas. El diario británico afirma que el matrimonio entre un millonario llamado John Haynes, de 50 años, y la modelo ucraniana Alyona Haynes, de 25, se ha roto por culpa de la relación del futbolista con la joven esposa.» [20 Minutos]

ALEMANHA FAZ DOAÇÃO DE 200.000 FOTOGRAFIAS HISTÓRICAS À WIKIPEDIA

«El Archivo Nacional de Alemania ha anunciado la donación a Wikipedia de 100.000 fotografías digitalizadas que corresponden a distintos momentos históricos. Las imágenes cubren un periodo que oscila entre 1860 a la actualidad, y forman parte de un proyecto que pretende poner a disposición de los ciudadanos 11 millones de fotografías para su uso público.

"Hemos decidido cooperar debido al éxito de Wikipedia. De esta manera, podemos llegar a un mayor público", asegura el director adjunto del archivo B. Kuhl al diario alemán The Local. La iniciativa se ha desarrollado puesto que "la gente normalmente no piensa en nosotros cuando busca imágenes", explica Kuhl.» [El Pais]

TESTE ONLINE PARA MEDIR RISCO DE DEPRESSÃO

«En 10 minutos (aunque en inglés) una persona puede saber qué probabilidades tiene de sufrir una depresión durante el próximo años. El test, que se puede hacer online , ha sido desarrollado por el Departamento de Ciencias de la Salud Mental del Colegio Universitario de Londres, y se ha verificado con el seguimiento de más de 9.000 personas que acudieron a su médico de cabecera en Reino Unido, España, Portugal, Países Bajos, Eslovenia, Estonia y Chile.» [El Pais]

MAIOR EDITOR DA IMPRENSA AMERICANA DECLARA FALÊNCIA

«El grupo de medios de comunicación estadounidense Tribune, propietario entre otros activos de los periódicos Los Angeles Times y Chicago Tribune, se ha acogido este lunes a la protección de las leyes de bancarrota del país. No obstante, según ha informado en un comunicado, la compañía seguirá publicando sus cabeceras y gestionando sus canales de televisión y propiedades interactivas sin interrupción durante el periodo de reestructuración de su deuda.» [El Pais]

JORNALISTAS ONLINE SÃO OS QUE VÃO MAIS PARA A PRISÃO

«If you think it's tough to be a blogger because your Google AdWords revenue has been in the toilet lately, the Committee to Protect Journalists wants to remind you that Internet journalist—including bloggers—can and do suffer much more around the world. According to the group's new report, Internet journalists now make up the largest single group of imprisoned journalists. » [Ars Technica]

PIOTR SCHILING

PROIBIDO VENDER TALHERES A MENORES DE 18 ANOS [Link]

QUEER TRAVEL