quinta-feira, dezembro 18, 2008

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Aves de Lisboa: Garça-branca-pequena [Egretta garzetta], Cais da Colunas, Praça do Comércio

IMAGEM DO DIA

[Getty]

«A Palestinian man holds a shoe with the word 'Bush' written on the sole while chanting slogans as journalists protest in support of Iraqi journalist Muntadar al-Zeidi in Gaza City.» [Telegraph]

JUMENTO DO DIA

Manuela Ferreira Leite, presidente do PSD

A escolha de Manuela Ferreira Leite diz tudo sobre a sua (diminuta) dimensão política. Nem está em causa saber se é ou não uma boa escolha, foi aquele em quem Manuela Ferreira Leite não votaria. A escolha de Santana Lopes vai muito para além da candidatura autárquica, influenciará decisivamente as legislativas passando a ser a imagem de marca de Manuela Ferreira Leite.

Depois de se colar à imagem de José Pacheco Pereira a líder do PSD, face a sondagens negativas, optou pela imagem mais populista de Santana Lopes. Se até aqui não tinha propostas, com a escolha de Santana Lopes deixa de ser necessário apresentá-las, o seu projecto é evidente, o poder a qualquer custo e depois logo se vê.

ANA GOMES EXCLUÍDA DO PARLAMENTO EUROPEU?

Nem sempre concordei com Ana Gomes ou com a forma como fazia ruído, mas a deputada europeia foi uma das vozes portuguesas mis activas na Europa, quebrando com uma tradição que nos leva a pensar que o Parlamento Europeu é um sítios para onde se mandam uns amigos ganhar uns trocos.

Na verdade é isso que sucede com uma boa parte dos deputados europeus, uma situação pouco digna com um país que se preocupa muito com o seu peso na Europa mas na hora da verdade faz esta figura triste. Se Ana Gomes for excluída das listas do PS para as europeias a decisão quando ao meu voto ficará em aberto, votarei no partido que apresentar candidatos a deputado a sério e não em emigrantes oportunistas.

UM RESULTADO POSITIVO DA CRISE FINANCEIRA

A descoberta da fraude com os fundos da Madoff Investment Securities é um resultado positivo da crise financeira, sem esta nem tão cedo se teria descoberto esta mega fraude, da mesma forma que muitos cidadãos de todo o mundo continuariam a confiar em banqueiros sem escrúpulos.

A retracção do investimento levou à descoberta dos fundos da Madoff pondo fim à carreira de algumas vedetas de Wall Street, da mesma forma que muitos administradores de banco que há poucos meses eram grandes gestores perderam toda e qualquer credibilidade.

UM SONHO DO DR.SOARES

«Depois de três anos de sondagens de opinião, sempre com o PS muito à frente, eis uma interpretação possível do estado actual da política portuguesa: estamos todos a viver um sonho de Mário Soares. O dr. Soares terá tido o sonho pela primeira vez em 1976, e era assim: o seu Partido Socialista, em vez da ala esquerda de um sistema de dois partidos ou blocos de partidos que alternassem no governo, funcionaria como a união nacional da democracia, a "charneira" de toda a sensatez e de todos os interesses, e portanto o eixo permanente do governo e do Estado. À sua direita e à sua esquerda ficariam acantonadas algumas correntes minoritárias, úteis para a pluralidade do regime, mas impróprias para exercer o poder.

Mário Soares teve o sonho, mas não o viveu no seu tempo de liderança partidária. Com ele, o PS foi o partido mais votado em três das cinco eleições parlamentares realizadas entre 1975 e 1983. Mais: ao princípio, foi o único partido a contar mais de dois milhões de votos (em 1975 e 1983) e o único verdadeiramente nacional, com votação em todo o país, perante um PSD e um CDS confinados ao Norte e um PCP contido no Sul. Num país dividido, só o PS parecia poder governar - isto é, proceder aos ajustamentos necessários para liquidar o défice do PREC e contornar a rigidez das suas leis - sem provocar uma guerra civil. Constava ainda, além disso, ser o único com os números de telefone dos governantes europeus - e americanos.

Mas os partidos à direita e à esquerda do PS expandiram-se eleitoralmente, as finanças do Estado das nacionalizações exigiram sempre cuidados intensivos, a adesão à CEE demorou, e o dr. Soares teve de passar, para governar, por alianças complicadas. Pior: o sonho do PS esbarrou logo noutro, o do presidencialismo militar. O general Eanes despediu o PS do poder em 1978, provocou a divisão da sua liderança em 1980, retirou-lhe quase metade do eleitorado em 1985, e foi a razão pela qual o próprio Mário Soares, em 1987, preferiu arriscar uma vitória de Cavaco Silva a ver o PS regressar ao governo na dependência de eanistas e comunistas.

Do fracasso do sonho de Mário Soares nasceu uma ilusão: a do PSD, que se julgou, nas décadas de 1980 e de 1990, o "partido natural do governo", ou pelo menos o pólo dominante de uma bipolarização. Frágil fantasia de dominância, que teve de ser passada à sombra presidencial do dr. Soares e que começou a desfazer-se na década de 1990, quando Guterres aproveitou as marés do anticavaquismo e da terceira via, e que, perante o colapso guterrista, acabou entre 2002 e 2005, com essa prova magistral de irrelevância que foi o Governo PSD-CDS.

Em 2005, subitamente, José Sócrates começou a viver o sonho de Mário Soares. O PS não só arranjou finalmente uma maioria absoluta, mas todos os ingredientes necessários para uma mexicanização duradoura do regime. Para começar, uma grande tarefa nacional: a viabilização do Estado social, contra uma direita que é suposto desejar abolir o sistema e uma esquerda que o deixaria falir. Depois, concorrentes feitos à medida para o fazer brilhar por contraste: direitas sem projectos, reduzidas ao núcleo duro do eleitorado conservador, e esquerdas com um eleitorado inflacionado, mas sem nada para lhe oferecer senão saudades de vários líderes soviéticos (Lenine, Trotsky, Estaline, etc.). Finalmente, um Estado que já não manipula juros ou câmbios, mas que é o maior de todos os tempos em Portugal, com uma despesa equivalente a 48 por cento do PNB, e autoridades para "regular" tudo o que mexe e não mexe.

Podemos escapar deste sonho? Durante muito tempo, alguns julgaram que o despertar se chamaria "crise" e "contestação social". Mas os grupos profissionais em fúria têm servido para os ministros parecerem determinados e acima de corporativismos. E a "crise mundial", além de soltar o Governo do garrote do velho PEC, criou uma "origem externa" das dificuldades, e sobretudo deixou em confusão ainda maior as oposições de direita e de esquerda: uma passou a ter medo de ser "liberal", e a outra julgou que já podia outra vez ser "marxista" como em 1975.

Há ainda quem confie em despertadores como o Presidente da República ou como Manuel Alegre. Temos assim a comemoração regular de todas as dúvidas constitucionais de um e de todos os abraços a Louçã do outro. Mas o Presidente precisa de ser reeleito, e a Alegre talvez ocorra, entre dois versos ou dois tiros de caça, que o fim do sonho do dr. Soares não seria necessariamente o começo do dele. Há mais alguma coisa para nos fazer acordar? Talvez não seja coisa boa, porque de sonhos destes nunca se sai bem.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Rui Ramos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SACANAS

«Segundo o respectivo Sindicato, em oficio enviado ao Presidente do Governo Regional da Madeira, «atendendo ao facto da greve agora decretada se desenrolar num período festivo de grande importância cultural e visar, em última análise, a festa da família, entendeu este Sindicato, em atenção ao grande número de residentes nas Regiões Autónomas e ou no Continente que pretendem passar o Natal com os respectivos familiares, excepcionar da greve todos os voos que partem de Portugal Continental para as Regiões Autónomas e vice-versa».» [Portugal Diário]

Parecer:

Não há palavras para classificar estes sindicalistas que só têm coragem quando o patrão é o Estado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Defenda-se a privatização urgente da TAP, assim ninguém é enganado com o argumento da companhia de bandeira nacional.»

UMA CANDIDATURA ENTUSIASMANTE

«Pela segunda vez e no dia em que fez sete anos que foi eleito para a presidência da Câmara de Lisboa, Pedro Santana Lopes viu o seu nome confirmado pela Comissão Política Nacional (CPN) do PSD como cabeça de lista do partido à maior autarquia do País. Não foi a líder social-democrata a quebrar ontem o tabu que perdurou meses. A tarefa foi dada ao coordenador autárquico do PSD, Castro Almeida. "É uma escolha pacífica e entusiasmante", disse o vice-presidente social-democrata. Sublinhou que o nome de Santana foi proposto à CPN pela líder. E depois de ter passado pelo crivo das estruturas concelhias e pela distrital de Lisboa, liderada por Carlos Carreiras. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Grande escolha!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Manuela Ferreira Leite o que é que a entusiasma em Pedro Santana Lopes.»

CDS É POPULISTA, OPORTUNISTA E DEMAGÓGICO

«"Oportunista, populista e demagógico" - é o CDS visto por Luís Mota Campos, um dos ex-dirigentes do partido que ontem anunciou publicamente a saída. "O único objectivo do CDS é o de socorrer no poder o partido que ganhar as próximas eleições, seja o PS seja o PSD", criticou o ex-secretário de Estado da Justiça, acusando Paulo Portas de ter deixado cair a matriz democrata-cristã.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Que grande novidade!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Paulo Portas.»

ANTIGOS ADMINISTRADORES DOS CTT CONSTITUÍDOS ARGUIDOS

«Cinco antigos elementos da administração dos CTT foram constituídos arguidos pela Polícia Judiciária no âmbito da investigação a actos de gestão por si praticados. No centro do processo está a venda de dois prédios, um em Lisboa, o segundo em Coimbra, a empresas ligadas à TCN/Portugal, cujos antigos administradores também foram constituídos arguidos. Em causa estão crimes de gestão danosa, infidelidade e corrupção passiva.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Há muito que isso se esperava.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao PGR daqui a quantos anos vão a julgamento.»

COLOCAÇÃO DOS PROFESSORES PASSOU A SER POR QUATRO ANOS

«O Governo aprovou em Conselho de Ministros uma alteração ao concurso de professores, alargando o período das colocações de três para quatro anos, de forma a reforçar a estabilidade dos docentes nas escolas.

O novo decreto-lei irá aplicar-se já ao concurso de professores que arranca no próximo ano, o que significa que os docentes colocados em 2009 terão de permanecer no mesmo estabelecimento de ensino até 2013.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

É uma medida positiva para as escolas e para os professores que defendem a estabilidade.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

PROFESSORES QUE SE VÃO REFORMAR SÃO DISPENSADOS DA AVALIAÇÃO

«Todos os professores que estiverem em condições de pedir a reforma nos próximos três anos serão dispensados da avaliação de desempenho, se assim pretenderem, anunciou esta quarta-feira a ministra da Educação, no final do Conselho de Ministros.

Com esta medida, o universo de professores obrigatoriamente avaliados poderá ser significativamente reduzido, tendo em conta que mais de 5.100 docentes se reformaram só em 2008, a uma média de 14 por dia. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

É uma decisão lógica.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

UMA CORRIDA ENTRE A CIGARRA E A FORMIGA

«O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, considerou esta quarta-feira que a escolha de Santana Lopes para candidato social-democrata à autarquia vai transformar as eleições numa corrida "entre a cigarra e a formiga", devido à diferença de projectos.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

E onde está a cigarra?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a António Costa.»

GOVERNO RECUOU NAS CARREIRAS MÉDICAS

«O Ministério da Saúde recuou perante as queixas dos médicos e vai reformular as propostas para revisão das carreiras. E admitiu uma negociação única para médicos da Função Pública e médicos com contratos individuais.

Antes que a contestação se avolumasse, o Ministério da Saúde (MS) recebeu ontem o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) numa clima de aparente abertura. E recuou em toda a linha nas propostas de revisão da carreira médica. Descartou o diploma que preparara sobre a qualificação médica e prometeu reformular o das carreiras. Mas o mais importante dos sinais foi o de que as negociações seriam únicas para todos os médicos.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Só não percebi como a ministra alegrista chegou a avançar, ou foi engano ou recuou mal se ouviram os primeiros protestos. Os sindicatos tinham razão, o ministério da Saúde não fica na avenida 5 de Outubro, fica mais para os lados da Reitoria.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Um momento alegrista no governo de Sócrates.»

SÓCRATES NÃO QUER FAZER CLUBEZINHO

«O deputado socialista Manuel Alegre afirmou ontem em entrevista à SIC Notícias que “é preciso reconfigurar a esquerda” mas que isso passa sempre pelos eleitores do Partido Socialista, rejeitando a hipótese de fundar um novo partido, que seja apenas "um clubezinho".

A polémica levantada no passado fim-de-semana sobre a possibilidade de Alegre se lançar num novo partido de esquerda, surgiu após o discurso do deputado no encerramento do Fórum das Esquerdas. » [Público]

Parecer:

Olhando bem para os que o andam a empurrar para formar um partido eu diria que seria mais uma associação de sem-abrigos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Alegre que instale a sede nas arcadas da Praça do Comércio.»

ANA GOMES FORA DO PARLAMENTO EUROPEU?

«Ana Gomes não deverá integrar as listas do PS ao Parlamento Europeu. A decisão ainda não está tomada e a direcção dos socialistas ainda nem terá entrado na fase de conversas com os candidatos para o hemiciclo de Estrasburgo, mas o PÚBLICO sabe que a eurodeputada, que se destacou na defesa dos direitos humanos e na busca dos reais contornos do envolvimento dos governos portugueses na alegada tortura e transporte de prisioneiros ilegais para Guantánamo, poderá ficar de fora da lista de candidatos.

A exclusão de Ana Gomes, a verificar-se, será entendida pela ala de esquerda socialista como a prova de que o PS vai inflectir definitivamente ao centro e assumir essa estratégia para o próximo ciclo eleitoral de 2009. Esta exclusão até pode ser justificada com as autárquicas. Ou seja, Sócrates poderá vir a convidar Ana Gomes a candidatar-se à Câmara de Sintra, concelho onde a eurodeputada integra a comissão política, tendo--se aí candidatado a líder da concelhia e disponibilizando-se, na altura, para uma candidatura a presidente do município.» [Público assinantes]

Parecer:

Uma má decisão que me levará a equacionar o voto nas europeias.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

CARTA AO PAI NATAL DENUNCIOU ABUSOS SEXUAIS

«Una aparente inofensiva carta a Santa Claus ha acabado el pasado viernes con la detención de un hombre de 55 años en Texas (EE UU), al que acusan de abusos sexuales a menores.

Todo empezó cuando una de sus presuntas víctimas, una niña de 9 años, depósito en el buzón escolar de su colegio, la escuela primaria César Chávez, una carta dirigida a Santa Claus.

En la misiva, la pequeña pedía como regalo navideño que ella y su hermana de 10 años dejaran de sufrir abusos sexuales por parte de Andrés Enrique Cantu, un hombre que trabaja para la escuela desde hace 11 años.» [20 Minutos]

ADIL KUSOV

AL AIN - DESERT WILDLIFE PARK