terça-feira, janeiro 13, 2009

O garganta funda de Belém


Os que dizem que Cavaco Silva é o líder da oposição estão enganados, o verdadeiro líder da oposição não é nem Cavaco Silva nem Manuel Alegre, O Presidente da República mantém oficialmente o discurso da cooperação estratégica e Manuel Alegre ainda não teve coragem de lançar o seu pequeno partido de fãs.

O líder da oposição em Portugal é o “garganta funda de Belém”, a fonte anónima de Belém que saltita de redacção em redacção dando dicas sobre o que Cavaco Silva pensa, quer que se saiba mas o respeito pela instituição Presidência da República o impede de assumir em público.


Desde que Cavaco Silva é Presidente da República que muito dos debates sobre o que o Presidente pensa não têm por base aquilo que disse mas sim o que o garganta funda de Belém assegura aos jornalistas geralmente bem informados que é o que Cavaco Silva diz em privado. De vez em quando, quando as coisas ultrapassam os limites, lá sai um comunicado da Presidência da República a assegurar que o que o garganta funda disse não ouviu ao Presidente. Sucedeu quando o garganta funda disse que Cavaco preferia Manuela Ferreira Leite como líder do PSD, informação que a Presidência desmentiu mas o Expresso manteve, e agora com a questão das datas das eleições.

Mas a regra é o garganta funda não ser desmentido, o que nos leva a pensar que tudo o que ele diz é para levar a sério, pelo menos até ao momento em que é formalmente desmentido. É tão assim que a primeira comunicação de Cavaco Silva a propósito do Estatuto dos Açores, nem sequer foi divulgada oficialmente, foi o garganta funda que a deu a conhecer ao jornal Público, até a hora a que seria feita foi divulgada pelo Público com base na informação dada pelo garganta funda de Belém.

A oposição foi substituída pelo ambiente de intriga que o garganta funda lança nas redacções dos órgãos de comunicação social, é graças a ele que sabemos com antecedência se os diplomas serão promulgados ou submetidos ao Tribunal Constitucional se Cavaco vai falar e quando fala ou se fica calado, se o Presidente está agradado com as posições de Ferreira Leite, se a cooperação estratégica é ou não para manter, o garganta funda de Belém tornou-se uma espécie de blogue oficial de Belém, na página oficial consta o que o Presidente disse, o garganta funda diz-nos o que o Presidente pensa não disse.

Enquanto o Presidente faz política séria em nome da unidade necessária para salvar o país em tempos de crise, o garganta funda dedica-se à calhandrice e tenta lançar mini crises dia sim dia não.

É uma forma muito estranha de fazer política em democracia aquilo a que estamos a assistir.