domingo, janeiro 25, 2009

Semanada

Esta semana a “fonte anónima” teve descanso, coube ao Caso Freeport alimentar o país de mexericos alimentados por uma oportuna fuga ao segredo de justiça, mal o processo foi avocado pelo Ministério Público a informação chegou aos jornais. Sorte para o Sol que já tinha dificuldades em pagar os ordenados e que graças à sua jornalista especialista em jornalismo de investigação deverá ter conseguido vender mais uns jornais. Só que parece que esta jornalista de investigação é especializada em investigar os processos que estão em segredo de justiça.
Ainda bem que o processo Freeport renasceu, o país já pode superar a depressão da crise económica, a arbitragem do futebol volta a ter tranquilidade e já que a oposição não consegue vingar pela ausência de propostas, anima-se com os processos judiciais. Nada de novo no PSD, já no final do Governo Guterres o Caso Lanalgo deu uma preciosa ajuda a Durão Barroso e Manuela Ferreira Leite. Desta vez o petisco é ainda maior, É a família Sócrates que está na mira e é certo e sabido que este processo vai arrastar-se durante meses e meses e cada passo da investigação chega ao conhecimento do Sol ou do Público muito antes de chegar ao Procurador-Geral.
Enquanto os magistrados vão dando dicas à jornalista do Sol os professores manifestam-se frente ao Palácio de Belém tentando convencer Cavaco Silva que a maioria dos professores, representada por Mário Nogueira e por movimentos ditos representativos, tem uma legitimidade superior à maioria dos deputados, exigindo ser recebidos pelo Presidente e já falando na dissolução da Assembleia da República. Por este andar o próximo parlamento será eleito pelos professores e Mário Nogueira acumulará as funções de Presidente da República com as de primeiro-ministro.
Enquanto a “sociedade civil” das corporações animam as ruas e os jornais parece que os partidos se acalmam, Portas foi confirmado, Santana Lopes confessa-se apaixonado por Manuela Ferreira Leite e Alegre vai almoçar com Santana para lhe dizer quantos deputados do próximo parlamento valem o seu milhão de votos nas eleições presidenciais.