terça-feira, janeiro 06, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Samouco. Alcochete

IMAGEM DO DIA

[Reuters]

«A Jordanian attends an anti-Israel protest in Amman» [The New York Times]

JUMENTO DO DIA

Ricardo Costa, jornalista da SIC

Se a entrevista de Sócrates à SIC me tivesse apanhado de surpresa teria corrido um sério risco de pensar que Ricardo Costa em vez de jornalista era um candidato a primeiro-ministro e em vez de ser uma entrevista ao actual primeiro-ministro estaria a assistir a um debate eleitoral.

Em vez de questionar Ricardo Costa afirmava, em vez de discutir os estudos encomendados pelo Governo o jornalista invocava os seus próprios estudos como se alguém o conhecesse pelos seus conhecimentos em economia. Ricardo Costa não escondia o ar abespinhado quando as respostas de Sócrates o contrariavam.

Ricardo Costa não fez uma única pergunta, limitou-se a fazer afirmações redondas apresentadas com o claro objectivo de condicionar as respostas conduzindo-as às suas próprias conclusões. Ricardo Costa revelou ser um jornalista que tem pouca consideração pelos telespectadores da SIC, como acha que somos burros tentou a todo o custo levar Sócrates às suas próprias conclusões.

Sou defensor de um jornalismo independente e agressivo, mas aquilo a que assisti foi a um jornalismo de galo da Índia.

PARA O QUE QUER MÁRIO NOGUEIRA FORÇA NEGOCIAL?

Talvez com receio de que a próxima greve dos professores tenha menos adesão do que a anterior, questão que não se coloca pois para a CGTP todas as greves têm mais de 90% de adesão, Mário Nogueira apela aos professores para que faça greve com o argumento de que uma grande adesão reforça a sua posição negocial. O problema agora é saber de que serve aos professores o reforço da sua posição negocial já que toda a gente sabe que o militante do PCP não está interessado em negociar nada e apenas tem por objectivo ser ele a governar um ensino em auto-gestão. Será que vai voltar a propor a auto-avaliação?

ALEGRISTAS A PRODUZIR A MOÇÃO DE SÓCRATES

Este país tem o triste hábito de exibir os que mudam de opinião ou que colaboram com o "inimigo" como certificadores de qualidade, ainda que tais personalidades sejam exibidos como animais de circo. Foi rara a manifestação organizada pelo PCP/CGTP/Fenprof em que não fosse exibidos eleitores do PS a assegurar que não voltaria a votar em Sócrates como se tivessem sido enganados, Sócrates prometeu-lhes o comunismo e acabou por manter o capitalismo.

O caso mais recente desta exibição circense foi a divulgação das personalidades que vão elaborar a moção do PS, enquanto uns foram apresentados como militantes normais outros foram exibidos como ex-apoiantes de Sócrates. Um espectáculo triste e lamentável.

TROFENSE 2 - 0 BENFICA

A vontade de jogar dos jogadores foi inversamente proporcional ao dinheiro que tiveram para gastar na passagem do ano.

UM PROTESTO

De uma visitante recebi o relato de uma luta que está a travar contra o Citibank. Só me apetece perguntar: o Banco de Portugal existe apenas para proporcionar excelentes ordenados aos seus administradores e funcionários?

«Caros amigos na sequência dos diversos mails que enviei há dias, informo que amanhã, irei ter uma entrevista com a SIC. Para além disso está a circular esta petição online, pelo que vos peço que circulem pelos vossos contactos pois precisamos de 4000 assinaturas, mas se quisermos é num instante.

Vamos ver, se pela parte que nos toca conseguimos fazer algo para acabar com a impunidade destes Srs.

http://www.petitiononline.com/citibank

Já agora mando a carta objecto da minha reclamação:

Carta:

Eu nada devo nem nunca devi ao Citibank estou a ser vítima de extorsão por parte desses senhores, deixo-lhes aqui cópia da carta que enviei a diversas entidades para além da queixa que apresentei no Banco de Portugal, e meus amigos nunca se esqueçam de apresentar queixa no Banco de Portugal é fácil através do site portal do cliente bancário, quantos mais formos mais atenção despertaremos, e já agora no provedor de Justiça.

Exmos. Srs.

No dia 19 de Setembro cancelei o cartão adicional Visa do Citibank (cartão atribuído à minha filha),através da linha citiphone 24h em virtude da portadora ter dado pela falta do mesmo aquando da sua viagem da Hungria para a Áustria.

No momento em que efectuei o cancelamento informaram-me que o referido cartão já se encontrava bloqueado pois era um procedimento de segurança quando se verificavam compras no estrangeiro. Perguntei se havia movimentos já efectuados no cartão e foi-me respondido que não.

Com enorme surpresa fui contactada no início de Outubro por um elemento do Departamento Anti-fraude que não se identificou dizendo que havia compras efectuadas no mesmo dia em que cancelei o cartão, no montante de 851,03 euros, valor este superior ao plafond do cartão que era de 500 euros.

Informou que iriam enviar uma carta de disputa, a qual após o seu preenchimento, deveria ser remetida, através do fax nº 213 168 409, ou em envelope RSF para o Apartado 24218, 1269-056 Lisboa.

Procedi ao envio utilizando as duas formas no dia 20.10.2008, e passado algum tempo liguei para a linha de atendimento ao cliente e ninguém me confirmou o envio da documentação.

Durante todo este tempo continuei a pedir informações que nunca me foram prestadas.

No dia 13.11.2008 recebo nova carta datada de 04.11.2008, a solicitar novamente a carta de disputa, bem como participação policial o que nunca houvera sido solicitado.

Faço novo envio de todos os documentos bem como a participação policial e ao Ministério Público no dia 21.11.2008 por fax e também por correio para a morada constante no ofício, desta vez com registo e aviso de recepção, o qual foi recepcionado em 24.12.2008.

Cerca de oito dias após o citado envio, novamente para a linha de atendimento ao cliente e após muita insistência para me informarem da recepção da minha correspondência informam-me que tenho que esperar e que a partir do momento em que um cartão é roubado a responsabilidade é do cliente.

Em 12.12.2008, recebo nova carta datada de 28.11.2008, desta vez endereçada à minha filha (não se percebe porquê, pois sou eu a titular da conta e sempre me foi afirmado que a reclamação é da obrigação exclusiva do titular) informando-me que a minha reclamação não poderia ser atendida porque nos termos do ponto 5.1 do contrato, o extravio do cartão deveria ser comunicado de imediato através da linha Citiphone 24, o que só teria vindo a acontecer no dia 24.11.2008 (o que de todo não corresponde à verdade uma vez que o contacto para a linha, foi efectuado de imediato), pelo que as compras efectuadas no dia 19.09.2008 eram da minha responsabilidade.

A minha surpresa e indignação foi total. Cumpri todas as formalidades, quer as do ponto 5.1, ou seja a comunicação imediata do extravio, bem como as do ponto 5.2 do citado contrato que refere: "O titular do cartão ficará isento de quaisquer responsabilidades relacionadas com a utilização do cartão antes e depois do seu telefonema para o Citiphone 24h e até ao total da linha de crédito utilizada".

Hoje dia 28.12.2008 liguei novamente para o Citybank e informam que o cancelamento do cartão ocorreu em 05.12.2008, outra data nova, completamente diferente da anterior.

Perante esta resposta algumas questões se levantam:

  • Como é possível fazer compras com um cartão cancelado?
  • Como é possível utilizar um plafond superior ao contratado?
  • Até quando terei que esperar pelo envio das cópias dos talões de compras, que já solicitei em Outubro, e que até à presente data não me foram enviados?
  • O que fazer para conseguir ter acesso às gravações dos telefonemas como forma de provar a data precisa do cancelamento do cartão (dia 19.09.2008 das 20,40h às 20,50h).

Pedindo desde já desculpa pela extensão do mail, a minha intenção é avisar todos os incautos para que não acreditem nesta linha uma vez que ficamos sem provas do que quer que seja. Tenho 32 documentos em minha posse comprovativos de tudo o que acabo de escrever.»

A BÉLGICA EXISTEM SIM EM BREL E NO TINTIM

«A britânica Agatha Christie brincou como ninguém com o dilema dos belgas. O seu detective Poirot passa a vida nos romances a explicar que não é francês. Confusão facilitada por até 1898 o francês ser a única língua oficial, apesar de metade dos belgas falar flamengo, variante do holandês. E não surpreende que num alfarrabista a 50 metros do Manneken Pis (a minúscula estátua ícone de Bruxelas) se venda um livro bem-humorado sobre esses franceses que afinal são belgas. Exemplos? Jacques Brel, o nome maior da Chanson Française (!!!), mas também Amélie Nothomb, autora de Christa e outros sucessos. Também belga é Hergé, o criador de Tintim, Magritte, o pintor do Ceci n'est pas une pipe, Justine Henin e Kim Klijsters, estrelas do ténis, Edie Merckx, mito do ciclismo, ou Maurice Maeterlinck, Nobel da Literatura, já para não falar de Leopoldo II, que conseguiu tornar-se proprietário do Congo, mais tarde oferecido à Bélgica, metrópole 60 vezes mais pequena que a sua colónia africana. E na era pré-1830, entre os belgas estão Rubens e Van Dyck, cujas obras podem ser vistas num dos museus do Mont Des Arts, nessa tal Bruxelas (diz-se) sem interesse.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Leonídio Paulo Ferreira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A VERDADE INCÓMODA

«Não é com conflitos desnecessários que se resolvem os nossos problemas, disse o Presidente da República no Ano Novo. Então, e a querela do Estatuto dos Açores?

Creio ter havido falhas na gestão desse dossier por parte da Presidência. A comunicação ao País de 31 de Julho, sem revelação prévia do tema, provocou ansiedade, logo transformada em irritação quando, afinal, se tratava de um problema açoriano aparentemente menor. Se, nessa altura, o Presidente tivesse falado com a clareza que usou em 29 de Dezembro (após, contrariado, ter promulgado o diploma), muita gente teria logo percebido o absurdo em causa.

Ainda não é claro por que não enviou Cavaco Silva esses pontos aberrantes para o Tribunal Constitucional (mandou 13 outros). E o Presidente teve, para com os Açores, uma atitude contrastante com o seu fechar de olhos a entorses madeirenses ao normal funcionamento das instituições democráticas.

Mas uma coisa é óbvia: foi Sócrates quem quis acabar com a cooperação estratégica entre Belém e S. Bento. A recusa de Sócrates a qualquer mudança no Estatuto dos Açores (contra os conselhos de constitucionalistas da área do PS), depois de não alterar uma vírgula na nova Lei do Divórcio, vetada pelo Presidente, nem sequer aceitando a sugestão presidencial de uma comissão para acompanhar a execução do diploma - tudo isso mostra que a iniciativa de arrefecer o relacionamento com Cavaco Silva partiu do primeiro-ministro.

Tem-se especulado sobre os motivos desta viragem - mostrar quem manda, numa altura em que a crise torna os portugueses mais dependentes do Governo; ou dar uma satisfação à esquerda do PS, que anda agitada. Não sei. Limito-me a verificar que se enganaram os que previam, daqui para diante, uma permanente guerrilha institucional do Presidente ao Governo, a lembrar a oposição de Mário Soares, no seu segundo mandato presidencial, ao executivo de Cavaco Silva.

Quando, na mensagem de Ano Novo, o Presidente apelou à união de esforços e ao fim das divisões inúteis não estava a fazer retórica fácil - estava a dizer como ele próprio actua. Por isso promulgou o Orçamento do Estado e o decreto sobre a avaliação dos professores.

"Devo dizer a verdade", afirmou o Presidente. E disse, fazendo um diagnóstico da nossa situação económica com um realismo a que não estamos habituados por parte dos políticos. O PS e o Governo gostam de usar óculos cor-de-rosa; os políticos da oposição caem na demagogia ou limitam-se a um tacticismo de vistas curtas; ou, ainda (caso do PSD), são incapazes de passar uma mensagem alternativa credível.

O próprio Presidente manifestou dúvidas sobre se a classe política está, de facto, centrada no combate à crise. Aliás, um dos exemplos do tal tacticismo sem princípios nem coerência encontra-se nas posições tomadas pelo PSD quanto ao Estatuto dos Açores.

O que o Presidente disse da crise estrutural portuguesa há muito é consensual entre a maioria dos economistas e comentadores, mas não aparece no discurso governamental. Por exemplo, a afirmação de que a crise financeira internacional apanhou a economia portuguesa com vulnerabilidades sérias - afinal, os nossos males não vêm só de fora. A crise global juntou-se à crise interna.

Gastamos muito acima do que produzimos, tapando a diferença com empréstimos externos. Como o crédito agora está mais difícil e caro, já não se pode disfarçar. Acentuou o Presidente que o crescimento explosivo da nossa dívida externa tem que ser travado, aumentando a capacidade competitiva dos bens e serviços que exportamos. E ponderando com prudência os custos e benefícios dos investimentos públicos (incluindo, acrescento eu, o custo acrescido do crédito). Pensemos no TGV, na multiplicação de auto-estradas...

Talvez para evitar pessimismos desmobilizadores, Cavaco Silva não falou no risco de ir por água abaixo o incompleto esforço de pôr ordem nas contas públicas, na ânsia de dar dinheiro do Estado, agora que a crise permite legitimar políticas eleitoralistas. Também não referiu o Presidente a consequência mais negativa da intervenção maciça do Estado na economia, decerto exigida para conter a recessão: o reforço da tradicional dependência dos empresários portugueses em relação ao Estado. Mas, finalmente, alguém com altas responsabilidades públicas falou verdade. Ao menos isso.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Franscisco Sarsfield Cabral.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ESMERALDA FICA MAIS UMA SEMANA COM O PAI

«O tribunal de Torres Novas conferiu provisoriamente a guarda da menor Esmeralda Porto ao pai, Baltazar Nunes, e prolongou por mais uma semana a estadia da criança com o progenitor, disse fonte judicial.

A decisão foi tomada ao final da manhã, após a menor ter sido vista por técnicas da Direcção-Geral da Reinserção Social que confirmaram a estabilidade mental da menor.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Agora é que o sargento vai bufar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a decisão do tribunal.»

19 JOGADORES EXPULSOS NUM JOGO DE FUTEBOL

«O jogo entre o Recreativo Linense e o Saladillo de Algeciras entrou para a história. E não pelas melhores razões. O caso é que o encontro da Liga regional de Cadiz terminou com nada menos que 19 jogadores expulsos.

A história conta-se em poucas palavras e muita confusão. O Recreativo Linense vencia por 1-0, já com um jogador expulso, quando a coisa descambou. Francis, do Recreativo, envolveu-se num desaguisado com David Aguilar, do Saladillo. A coisa alargou-se a vários jogadores e, segundo conta a «Marca», até a alguns espectadores, que invadiram o encontro. » [Portugal Diário]

Parecer:

No jogo entre o Trofense e o Benfica eu teria expulsado 15 ou 16, mandava toda a equipa do Benfica descansar pois estavam cansados, sem vontade e sem reflexos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a competente gargalhada.»

GOVERNO TEVE DE EXPLICAR O ORÇAMENTO

«A promulgação do Orçamento do Estado (OE) para 2009 por parte de Cavaco Silva não foi totalmente linear. O Governo foi mesmo obrigado a prestar esclarecimentos à Presidência da República sobre o OE, depois de o documento recebido em Belém não contemplar informações fundamentais face a medidas anunciadas pelo próprio executivo de José Sócrates que, já a seguir à aprovação do OE no Parlamento, alteravam os seus pressupostos.» [Público]

Parecer:

Isso deve ser o normal, não estou a ver um presidente assinar de cruz um OE.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Esqueça-se o assunto.»

VAMOS BATER O DENTE

«Em Lisboa, as temperaturas mínimas podem descer para -2 graus centígrados na quinta e na sexta-feira, de acordo com a previsão elaborada por modelos numéricos, e segundo as expectativas dos meteorologistas não devem ultrapassar quatro graus na quarta-feira.» [Portugal Diário]

CORRUPÇÃO NO FUTEBOL DISTRITAL

«O indivíduo detido pela Polícia Judiciária, em flagrante tentativa de corrupção a um árbitro, terá tentado obter benefícios para o clube ADC A Colmeia, de Montalegre, actual terceiro classificado da I divisão Distrital da AF Vila Real. A tentativa de aliciamento ocorreu este fim-de-semana, em vésperas do jogo que opunha o ADC A Colmeia ao Sp. Régua B, último classificado da referida prova. » [Portugal Diário]

Parecer:

Digamos que é de pequenino que se torce o pepino.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «E nos outros escalões?»

A MULHER DO SARGENTO DISSE TUDO

«Por seu turno, Adelina Lagarto, mulher do sargento Luís Gomes que está a ser julgada por sequestro e subtracção de menor no Tribunal de Torres Novas, disse que as decisões judiciais «não conseguem fazer «reset» na memória da menina». «Para ela nós somos o pai e a mãe», disse, acrescentando que o casal está sempre disponível para continuar a lutar pela guarda da menor. » [Portugal Diário]

Parecer:

Isto é, formatou-se a cabeça da criança e daí resulta o direito à paternidade. A isto chama-se roubar os sentimentos de uma criança e a aceitar-se tal situação qualquer um pode ser pai do filho de outro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Entregue-se a criança ao pai, pondo fim a anos de manipulação e desrespeito da lei. As senhoras dos presidentes que ajudem o candidato a pai a adoptar uma criança que precise de ser adoptada.»

UM JÁ CHEGA

«El ex mandatario George H.W. Bush dijo el domingo que le gustaría ver a su segundo hijo, Jeb, asumiendo la presidencia de Estados Unidos algún día en una entrevista en Fox News Sunday, en la que aseguró que el ex gobernador de Florida tenía todas las aptitudes para ocupar la Casa Blanca.

Jeb Bush, de 55 años, dijo que estaba considerando competir por un escaño en el Senado estadounidense representando a Florida en 2010 después de que el actual titular de la banca, el republicano Mel Martínez, anunciara que renunciaría.» [20 Minutos]

Parecer:

É incrível como os Bush imaginam que são uma dinastia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Diga-se ao pai Bush que já chega, o mundo já se fartou da família.»

PESCADOS NO TECHNORATI

  1. O "Chez 0.3", "O teu sapo não é o meu", o "Aqui e em qualquer lugar", o "Depois Falamos" e "O Melhor e o Pior" passaram a constar na lista de links.
  2. "O Melhor e o Pior" decidiu escolher O Jumento para blogue da semana. Obrigado.
  3. O "Mais Évora" não deixou escapar uma notícia sobre o abandono a que está votado o património.

O "CAFÉ MARGOSO"

Assinala o seu aniversário convidando amigos a participar. O Jumento deu o seu contributo.

ARTEMIY TERICHEV

UM BEIJO COM SABOR A BACON

AMERICAN FREEDOM

PARDAL VERSUS POMBO

JAPÃO: CONCURSO DA TOALHA DE MESA

BMW

AMNISTIA INTERNACIONAL