quarta-feira, janeiro 07, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Intervalo, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Kirsty Wigglesworth-AP]

«Hundreds of shoes litter the road along Whitehall, as police guard the entrance to Downing Street in London. Several thousand people, many carrying Palestinian flags, marched past British Prime Minister Gordon Brown's Downing Street residence to a rally in Trafalgar Square, London. Outside Downing Street, hundreds of protesters stopped and threw shoes at the tall iron gates blocking entry to the narrow road.» [Washington Post]

JUMENTO DO DIA

Manuela Ferreira Leite

Parece que Manuela Ferreira Leite voltou a desaparecer mas mais grave do que a sua ausência é ninguém ter reparado nisso, aconteça o que acontecer são figuras menores do PSD a tomar posição, como sucedeu com as duas comunicações de Cavaco Silva. Se é para evitar o desgaste da sua imagem não faz muito sentido pois no estado em que estava só poderia melhorar.

Talvez Manuela Ferreira Leite tenha adoptado a tradição espanhola de dar as prendas no Dia de Reis e nesse caso deve estar a aparecer.

MAIORIA ABSOLUTA?

A dúvida em relação às próximas legislativas não está em saber se o PS vai ter uma maioria absoluta, está antes em saber se o PSD vai ter uma minoria absoluta.

AVES DE LISBOA

Corvo-marinho-de-faces-brancas [Phalacrocorax carbo] no Cais das Colunas

A REVOLUÇÃO EXANGUE

«Infelizmente, não há muito para celebrar no 50.º aniversário da revolução cubana, que agora passou. Pelo contrário.

É certo que a revolução cubana, ocorrida em plena era da "guerra fria" e de activa aliança dos Estados Unidos com as opressivas oligarquias e ditaduras latino-americanas, entusiasmou durante décadas as esperanças revolucionárias da esquerda na transformação social e na luta de emancipação nacional contra o imperialismo e o neocolonialismo, fazendo parte incontornável do imaginário da esquerda ocidental do século passado. No entanto, cinquenta anos depois, na sua deprimente situação actual, Cuba constitui hoje o testemunho vivo de uma revolução exangue e do fracasso global dos regimes comunistas.

Depois de assumido o projecto socialista, pouco depois da vitória da luta armada contra a ditadura corrupta de Fulgêncio Batista e contra o controlo norte-americano do país, Cuba transformou-se rapidamente no laboratório de uma nova experiência comunista fora do mundo soviético e num factor de esperança num "socialismo latino-americano", mais genuíno, mais criativo, menos burocrático e menos sacrificador da liberdade individual do que os regimes comunistas então existentes.

Embora à data da revolução Cuba estivesse longe de ser um país pobre no contexto latino-americano, as fulgurantes realizações no campo da educação, da saúde, da cultura, etc. fizeram da revolução cubana um caso de sucesso internacional em matéria de desenvolvimento humano e de progresso social. Acresce que a proximidade dos Estados Unidos e a militante política de confrontação e de cerco norte-americano ao regime cubano, incluindo o apoio à aventura da Baía dos Porcos e o embargo económico até agora mantido, deram a Cuba uma aura de "resistência ao imperialismo" que se transformou num poderoso factor de simpatia internacional, designadamente na esquerda europeia. Finalmente, o apoio de Cuba às lutas de libertação nacional, que culminaram na sua ajuda militar em "guerras internacionalistas" (como foi o caso de Angola), bem como a participação em projectos de desenvolvimento social, através do envio de médicos e de outros técnicos, firmaram os seus créditos de internacionalismo solidário, sem as exigências que tanto a União Soviética como a China impunham em termos de alinhamento político e ideológico.

A verdade, porém, é que, apesar das esperanças iniciais de um socialismo original, o "socialismo cubano" acabou por seguir o molde do marxismo-leninismo soviético (acompanhando a progressiva dependência da ajuda económica e militar da URSS), sendo vítima de todos os seus defeitos. No final, o sistema de colectivização geral e de planificação estatal da economia revelou-se o mesmo fracasso que em todo o lado, para não falar da restrição da autonomia e da liberdade individual e da castração das liberdades civis e políticas, em geral.

Economicamente, Cuba é hoje um dos países mais pobres da América Latina, sobrevivendo das remessas dos expatriados e do turismo, onde imperam o racionamento dos bens essenciais, o mercado negro e a economia paralela (com dupla moeda), com campos abandonados e cidades degradadas, de que a própria Havana, outrora uma das cidades mais prósperas da América Latina, é exemplo gritante. Politicamente, Cuba continua sob o estrito monopólio político do partido comunista, sem liberdade de expressão e de organização política, com eleições puramente aclamatórias e com periódicas operações de repressão dos opositores políticos.

Nos principais índices de bem-estar material de uma sociedade moderna, Cuba ocupa sistematicamente os lugares inferiores em termos comparados. Os níveis de rendimento são em geral muito baixos. Quem não disponha de dólares ou outras divisas não tem acesso a bens que só as lojas estatais reservadas proporcionam (a preços elevados). Mercê do fracasso da agricultura colectiva e da ausência de mecanismos de mercado, bem como da insuficiência de divisas para importações, existe uma crónica escassez de abastecimento, mesmo de bens alimentares. Os próprios serviços de saúde e de educação, outrora orgulho do regime, passam agora por carências, por causa da insuficiência de financiamento, que as dificuldades económicas geraram.

Quase vinte anos depois da queda do comunismo soviético na Europa e da deriva capitalista da China, Cuba só agora, depois da saída de Fidel Castro, parece encarar o dilema entre a manutenção do statu quo, insustentável a prazo, ou a adopção de reformas económicas e sociais, que podem permitir sair das dificuldades, mas que correm o risco de desencadear uma liberalização económica e política sem retorno, que ponha em causa os próprios alicerces do regime. As pequenas mudanças anunciadas por Raul Castro podem indicar a escolha da segunda via, mas a timidez das mesmas e a demora na sua implementação podem significar que enquanto Fidel Castro for vivo nada de substancial se alterará. Entretanto, apesar do balão de oxigénio da ajuda da Venezuela de Chávez, a situação pode degradar-se para além do suportável.

Entre os mitos revolucionários que mantêm coeso o regime cubano, o principal é ainda e sempre o anti-imperialismo e o ódio aos Estados Unidos, que o irracional boicote económico de Washington continua a acirrar. É desejável que o novo presidente dos Estados Unidos corrija sem demora a política cubana da Casa Branca, trocando a estratégia do isolamento de Havana por uma política de respeito (incluindo a questão de Guantánamo) e de apoio à abertura do regime cubano. Como mostrou o processo de democratização de outros países comunistas, especialmente na União Soviética, os regimes comunistas, quando esgotados, dificilmente resistem a um processo de liberalização económica e política.

O importante é começar a vencer bloqueios e resistências.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Vital Moreira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

AdC SUSPENDE CARTÃO MyZonCard

«O cartão MyZonCard, através do qual a Zon Multimédia prometia aos seus clientes 52 entradas gratuitas por ano nas salas de cinema da Lusomundo, foi suspenso por um período de três meses pela Autoridade da Concorrência, na sequência de uma queixa do produtor, distribuidor e exibidor de cinema Paulo Branco.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Coisa rara, a AdC interveio no mercado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se pela decisão final.»

PROFESSORES QUE NÃO CUMPREM A LEI PODERÃO SER PENALIZADOS

«Os professores que não realizem a sua auto-avaliação podem ser alvos de processos disciplinares, revelou ao DN o secretário de Estado adjunto e da Educação. Jorge Pedreira frisa assim que os docentes que rejeitem ser avaliados podem não só ser prejudicados em termos de progressão da carreira mas também alvo de inquéritos. Durante o dia de ontem, em que foi publicado em Diário da República o decreto que simplifica a avaliação do desempenho, o secretário de Estado avisou que os avaliadores podem ser demitidos dos cargos caso não façam avançar o processo. » [Diário de Notícias]

Parecer:

É mais ou menos o que sucede com todos os trabalhadores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se os professores que as escolas não estão em autogestão nem o Mário Nogueira é ministro da Educação.»

PROCESSOS CONTRA POLÍTICOS VÃO AVANÇAR

«O procurador-geral da República, Pinto Monteiro, garante que durante este ano, apesar de contar com três eleições, os processos que estão no Ministério Público e que envolvem políticos irão avançar. Com eleições europeias, em Junho, legislativas, entre Outubro e Novembro, e autárquicas, em Dezembro, os inquéritos ganham este ano uma importância acrescida: é que o resultado pode ter influência nas eleições. Mas o PGR adianta que os "casos políticos" em curso não serão "congelados". "Os processos concluir-se-ão na altura própria, independentemente dos actos eleitorais", garantiu ao DN Pinto Monteiro. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Este PGR parece gostar mais de falar do que de fazer.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se o senhor Procurador de que ficamos à espera dos resultados da sua acção.»

FAZENDA EXCLUI PS DA CONVERGÊNCIA DA ESQUERDA

«O PS não faz parte "da convergência de esquerdas", considera Luís Fazenda. O líder parlamentar do Bloco de Esquerda referiu ao DN que em Portugal, como noutros países da Europa, está a decorrer um debate aceso, impulsionado a partir do próprio eleitorado, sobre a "coincidência entre a esquerda ideológica e a esquerda partidária".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Este senhor que antes do BE era do PCP(R), um partido adorador de Estaline, Mao e Enver Hodja, nunca teve muito jeito para intervenções públicas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário a Manuel Alegre.»

OS MILITARES GANHAM MENOS QUE AS EMPREGADAS DOMÉSTICAS

«A Associação Nacional de Sargentos divulgou este terça-feira um documento onde demonstra que, de acordo com um anuário estatístico de 2006, os militares portugueses dos três ramos ganharam em média 2,88 euros por hora.

Segundo as contas feitas pela ANS, com 1.160.000.000 de euros gastos com 36.780.000 elementos em serviço efectivo durante 24 horas e 365 dias por ano, cada militar ganhou 2,88 euros por hora em 2006, de acordo com o anuário estatístico respectivo, "o mais recente disponível".» [ target="_blank"Jornal de Notícias]

Parecer:

Este país está de pernas para o ar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao ministro da Defesa.»

CONSTÂNCIO CONTRARIA CAVACO SILVA

«O governador do Banco de Portugal defendeu esta terça-feira que a resolução do problema português do endividamento externo não deve ser prioritária, dado o actual contexto de conjuntura recessiva.

"No curto prazo, conter mais o crescimento do endividamento externo implicaria o agravamento da recessão, que não seria aceitável face aos riscos de desemprego e perda de rendimento que implica", afirmou o governador Vítor Constâncio, em conferência de imprensa, na apresentação do boletim económico de Inverno.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

O que dirá agora Cavaco Silva?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Cavaco Silva.»

ESPECIALISTA ESPANHOL PROPÕE O FIM DAS PRENDAS NO DIA DE REIS

«El experto en psicología infantil Jesús Ramírez propuso hoy suprimir el Día de Reyes y pasar la entrega de regalos al 25 de diciembre con el objetivo de acortar las vacaciones escolares, al tiempo que se consigue un ahorro familiar dado que en la actualidad muchos hogares realizan un doble desembolso (Papa Noel y los Reyes Magos.

Un total de 7.419.989 escolares volverán al colegio entre el miércoles y el jueves, tras disfrutar de aproximadamente 15 días de vacaciones, según datos del Ministerio de Educación, Política Social y Deporte. Así, los menores que más descanso escolar han tenido son los catellanoleoneses, madrileños y navarros, con 18 días festivos, que los alumnos vascos se han tenido que conformar con las vacaciones más cortas, 13 días.» [ep social]

POSTCARD FROM MARS [imagens]

ICY DAYS AND NIGHTS [imagens]

DANIEL DANILOV

SUGESTÃO CARNAVALESCA PARA O ALBERTO JOÃO

ACIDENTE EMBARAÇOSO [Link]

SUEDE