sexta-feira, janeiro 09, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Assembleia da República

IMAGEM DO DIA

[Reuters]

«A passenger boards a train through a window at a railway station in Changzhi, Shanxi province, China» [Telegraph]

JUMENTO DO DIA

Paulo Rangel, líder parlamentar do PSD

Toda a gente sabe que a proposta do CDS chumbou porque mais de trinta deputados do PSD se baldaram, da mesma forma que foi evidente que a moção agora apresentada pelo PSD apenas visava limpar a face de um partido que anda a reboque da realidade e nos momentos importantes está, de uma forma ou de outra, ausente. Só lembraria ao diabo dizer que a moção do PSD visava salvar o ano lectivo, o líder parlamentar do PSD encontrou o argumento mais ridículo para encobrir a sua própria incompetência no exercício do cargo.

UM DEBATE ENTRE MANUELA FERREIRA LEITE E SÓCRATES?

Numa democracia o debate é a forma privilegiada de discutir ideias, é por isso mesmo que o parlamento está no seu centro. Se assim não fosse bastaria recorrer ao voto electrónico, os deputados nem teriam de se deslocar à Assembleia da República pois poderiam votar a partir de casa, não interrompendo o "trabalho político" que os leva a ausentarem-se tantas vezes.

É evidente que nas campanhas eleitorais os debates não podem ser parlamentares, está em causa saber o que os futuros deputados têm para propor. Nem está em causa discutir as propostas do primeiro-ministro, mas sim discutir as propostas feitas por vários candidatos a primeiro-ministro, neste caso faz todo o sentido a realização de debates entre os candidatos.

E entre eleições, faz sentido um debate entre um primeiro-ministro e um candidato a primeiro-ministro? Numa situação de crise em que o país enfrenta uma situação anormal pode fazer sentido, ainda que nestas ocasiões os cidadãos esperem mais decisões do que conversa fiada, veja-se o que sucedeu com Guterres que dava prioridade ao diálogo, os cidadãos penalizam mais o excesso de diálogo do a decisão.

Poder-se-ia questionar se perante a crise actual o país deveria parar um pouco para ver as respostas do primeiro-ministro e as propostas da líder do menos pequeno partido da oposição. Isto é, o país saberia o que faria Manuela Ferreira Leite daqui a nove meses, depois de a crise ter-se desvanecido, com o que o primeiro-ministro terá de fazer agora no uso da legitimidade democrática. De pouco serviria o debate até porque Manuela Ferreira Leite tem dado várias entrevistas a televisões, o mesmo sucedendo com José Sócrates.

Mas qual a vantagem de sabermos o que Manuela Ferreira Leite tem a dizer? Toda a gente sabe que há um grupo de experts a decidir o que ela vai pensar daqui a uns meses, até foi notícia o abandono de Sampaio e Mello da liderança da sua equipa de pensadores. A estratégia de Manuela Ferreira Leite tem sido a do silêncio, nunca assumindo o risco de intervir quando mais se espera saber o que pensa, sucedeu com os camionistas, com os pescadores, com os professores e até com a actual crise financeira. Todos a ouvimos dizer que não faz propostas por receio de Sócrates as copiar.

Se as propostas de Ferreira Leite são secretas, se ela só aparece em público quando lhe convém e se a sua estratégia é a da ausência e a do silêncio para que serviria um debate? Como é óbvio do ponto de vista dos interesses do país não serviria de nada, é Manuela Ferreira leite que depois de mais uma ausência prolongada se lembrou deste expediente para recuperar a sua própria imagem. O que a líder do PSD quer não é discutir os problemas do país, é usar o debate para resolver os seus próprios problemas, para superar a crise a que conduziu o PSD.

Ora, não faz muito sentido que um primeiro-ministro ajude uma líder incompetente a resolver os seus próprios problemas à custa do país. Sócrates não tem culpa de Ferreira Leite ser aconselhada por Pacheco Pereira, de ter um grupo parlamentar escolhido por Santana Lopes (escolhido para afundar o PSD nas autárquicas), de ter um líder parlamentar que nem para director de turma parece ter autoridade.

CRÉDITO OU USURA ?

Vejo um anúncio da Capital + e apesar das letras pequenas e do tempo disponível consigo ler que a TAG do seu crédito varia entre 19,13% e 28,61%. Com a actual taxa de redesconto do Banco Central Europeu cobrar mais de um quarto do empréstimo em juros líquidos não é crédito, é usura.

Não admira nada que em tempos de crise a Capital + faça tanta publicidade, é agora que muita gente está com a corda ao pescoço e não tem condições para discutir as condições impostas pelos bancos.

Recorde-se que a Capital + resulta de uma parceria entre a Unicre (IFIC - Instituição Financeira de Crédito, S. A.) e a GE Consumer Finance. Ou seja, os tais bancos que recorrem a avales do Estado para conseguirem condições mais favoráveis no acesso ao financiamento vão depois cobrar taxas absurdas aos cidadãos mais desesperados, mas para não sujarem a imagem recorrem à UNICRE para lançarem a Capital +.

OS PROFESSORES VÃO ENDURECER AS POSIÇÕES

Com a imagem de Mário Nogueira em queda livre e as eleições a aproximar-se era de esperar que o PCP encomendasse o endurecimento das posições. O Governo não deve ceder.

GONÇALO AMARAL CANDIDATO PELO PSD A OLHÃO

A escolha de Gonçalo Amaral revela duas coisas, que o PSD não tem projecto nem para o país nem para as autarquias e que o PSD de Manuela Ferreira Leite não difere muito ou mesmo nada do de Pedro Santana Lopes, como, aliás, o demonstra a escolha do próprio Santana Lopes para Lisboa. Tanto quanto se sabe Gonçalo Amaral nunca leu a mais pequena linha sobre gestão autárquica, nem sequer deve conhecer os limites do concelho de Olhão, foi escolhido pela notoriedade pública sem sequer se terem preocupado com o facto dessa mesma notoriedade ter resultado do maior falhanço da PJ.

Ou será que o PSD está a tentar influenciar a conclusão do julgamento que está a decorrer em que o próprio Gonçalo Amaral é acusado no caso da mãe da Joana?

NO AVANTE DESTA SEMANA

Jorge Messias, o redactor especialista em bater na Igreja Católica e no Banco Alimentar Contra a Fome, descobriu que o Afeganistão é um corredor para a passagem de petróleo:

«Bush, a CIA, o Pentágono e a Wall Street, cobiçavam (e cobiçam...) o petróleo do Próximo Oriente do qual a porta de entrada é o Iraque e o corredor central o Afeganistão.» [Avante]

O homem tem razão, as vias rodoviárias, os portos e os oleodutos são fundamentais para exportar o petróleo do Médio Oriente. Enfim, digamos que o Afeganistão fica entre o Médio Oriente e os países ocidentais, isto para os que viajam através dos Himalaias, uma conhecida importante rota das exportações de petróleo.

Cuidado ao usar gravata vermelha pois não basta ser benfiquista ou bracarense, nem mesmo adepto temporário do Manchester, a cor foi reservada pelo PCP:

«Mas lembro-me perfeitamente, isso sim, de que tinha o aspecto do costume nestes casos: ainda relativamente jovem de aparência, bem vestidinho, gravata. Vermelha a gravata, e até recordo de ter lembrado que as gravatas vermelhas parecem estar muito na moda, usadas por quem precisamente só na gravata opta por essa cor. » [Avante]

AVES DE LISBOA

Felosa-comum [Phylloscopus collybita]

AS VÍTIMAS DA CRISE

«Também relacionado com este escândalo, o New York Times tem uma notícia sobre o desaparecimento de uma banqueira austríaca - aparentemente estará escondida. "Perdas em Madoff e a 'mulher de Wall Street'" é o título sobre a história de Sonja Kohn, 60 anos, que controlava o Banco Medici, agora sobre administração do Estado austríaco. É que Sonja, filha de refugiados judeus da Europa do Leste que se mudaram para Viena após a II Guerra, investiu 2,1 biliões em Madoff, dinheiro em grande parte pertencente a oligarcas russos. Sonja era uma das pessoas que tinha acesso a Madoff, que não aceitava dinheiro de toda a gente, naquilo que hoje é visto como bom marketing, porque essa dificuldade criava mais desejo de investir. Mas agora Sonja tem medo dos russos.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Manuel Queiroz.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MANUELA QUER DEBATER OS ERROS DE SÓCRATES COM O PRÓPRIO SÓCRATES

«A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, quer um debate público, televisivo, com o primeiro-ministro, sobre a política económica, "os erros das propostas do Governo e as alternativas que o PSD tem defendido para a recuperação do País". Mas José Sócrates já fez saber que recusa o convite. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Pela forma manhosa a que ela própria recorre percebe-se o que pretende Manuela ferreira Leite, é recuperar à custa do protagonismo que conseguiria à custa de Sócrates. Manuela não quer debate nenhum, pretende apenas ter um argumento para usar. Depois do silêncio e de não propor nada Manuela Ferreira Leite pretende aproveitar-se do que se fez para recuperar a sua própria imagem. É aquilo a que se chama "favas depois do almoço".

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Manuela Ferreira Leite que vá debater com Luís Filipe Menezes.»

PROFESSORES AMEAÇAM COM GREVES DE TEMPO INDETERMINADO

«Os professores vão endurecer as formas de luta contra as políticas do Ministério da Educação, em especial contra a avaliação e a divisão da carreira. E ameaçam com formas mais radicais de protesto, como greves mais prolongadas, por tempo indeterminado ou de zelo e ainda paralisações na altura das avaliações dos alunos. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Que façam greve, veremos se conseguem "ganhar" as eleições ou sujeitarem-se a uma derrota humilhante.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Mário Nogueira se vai ser solidário com os colegas e prescindir do vencimento durante os dias de greve, ou se vai furar a greve.»

MÁRIO NOGUEIRA ASSEGURA QUE NÃO HÁ PENALIZAÇÕES

«"Quero dizer aos professores que não tenham medo porque não há nenhuma sanção disciplinar que lhes possa ser aplicada, nem aos professores nem aos conselhos executivos", garantiu anteontem o líder da Fenprof. Mário Nogueira classificou de "delírio" as "ameaças" de Jorge Pedreira. O secretário-geral da Fenprof voltou a apelar aos docentes para não entregarem os objectivos individuais até dia 19. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

Seria ridículo se o incumprimento de uma obrigação por parte de um funcionário público não desse lugar a um processo disciplinar, Mário Nogueira está a ir longe demais, mais parece um ministro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Mário Nogueira se já mandou publicar o seu despacho no Diário da República ou se sai em anexo ao Avante.»

PORTUGAL APROXIMOU-SE DA EUROPA

«A economia da Zona Euro recuou 0,2 por cento no terceiro trimestre de 2008 face ao anterior, entrando em recessão pela primeira vez na sua história, de acordo com as segundas estimativas publicadas esta quinta-feira pelo Eurostat.

No caso de Portugal, as segundas estimativas do Eurostat revêem em baixa os valores do terceiro trimestre de 2008, dando conta de uma contracção de 0,1%, quando os dados divulgados em Dezembro apontavam para um crescimento nulo.» [Portugal Diário]

Parecer:

Pouco, em crise mas estatisticamente verdade.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Cavaco Silva.»

PROFESSORES: O PROJECTO OPORTUNISTA DO PSD FOI CHUMBADO

«O PS chumbou hoje os projectos do PSD, Bloco de Esquerda e “Os Verdes” para suspender a avaliação dos professores, com os votos favoráveis de todos os partidos da oposição parlamentar. O documento social-democrata contou com a abstenção dos socialistas Manuel Alegre, Teresa Portugal, Júlia Caré, Eugénia Alho e da independente socialista Matilde Sousa Franco, com 114 votos contra e 109 a favor.» [Público]

Parecer:

Manuela Ferreira Leite pode estar descansada, os professores esqueceram-se da bandalheira dos seus deputados na votação do projecto do CDS e ainda pode sonhar com meia dúzia de votos de professores arrependidos de terem votado no PS.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento da votação a Manuela Ferreira Leite.»

BANDALHICE NOS CONCURSOS PÚBLICOS TAMBÉM CHEGA ÀS CÂMARAS

«Na reunião do Conselho de Ministros de 30 de Dezembro foi aprovado um projecto de decreto-lei que previa medidas excepcionais no âmbito do Código dos Contratos Públicos - alargamento dos valores para ajustes directos e prazos mais curtos de tramitação. Hoje, o assunto volta à reunião do Conselho de Ministros, mas agora com o âmbito mais alargado, como confirmou o PÚBLICO junto da presidência do Conselho de Ministros: as câmaras vão ser abrangidas por estas medidas. A Associação Nacional de Municípios (ANMP) já enviou um parecer ao executivo.A 30 de Dezembro, o conselho de ministros discutiu um regime excepcional para vigorar durante dois anos, com o objectivo de "reanimar a economia", possibilitando a rápida execução dos projectos de investimento público considerados prioritários. » [Público assinantes]

Parecer:

Está-se mesmo a ver quais vão ser as consequências. A reanimação da economia vai encher os bolsos a muita gente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Crie-se um observatório par monitorizar os casos de corrupção nestes concursos.»

GEORGE BUSH PRESO POR BATER EM LADY DIANA

«El pasado día de Reyes la Policía Nacional detuvo en la capital malagueña a George Bush por presuntos malos tratos a Lady Diana.

La víctima, una ecuatoriana de 27 años que responde al nombre de Lady Diana N. H., acudió a la policía para interponer una denuncia ese mismo día y relató que su marido, David George Bush, inglés de 44 años, le había insultado y golpeado. » [20 Minutos]

INDÚSTRIA DA PORNOGRAFIA DOS EUA TAMBÉM QUER PLANO CONTRA A CRISE

«Joe Francis y Larry Flynt, dos de los principales empresarios de la pornografía de Estados Unidos, pidieron este miércoles al Gobierno que ayude a su sector, dado que a su juicio la recesión ha actuado como "una ducha de agua fría nacional".

Para recuperarse del bajón, Francis, director del programa de televisión y la revista Girls Gone Wild ("Chicas salvajes"), y Flynt, el editor de la publicación Hustler, solicitaron al Congreso 5.000 millones de dólares para los acicates del deseo.» [20 Minutos]

ROUBARAM 600 TÉNIS DO PÉ ESQUERDO

«Seiscientas zapatillas, todas del pie izquierdo, fueron robadas cerca del Mercado Modelo de Huancayo. Dos comerciantes las habían dejado apenas unos instantes en la puerta de un hospedaje, mientras descargaban el resto de su mercadería.» [El comercio]

AC

RETOQUES FEITOS COM PHOTOSHOP

«La fotografía ya no es lo que era, el famoso programa de edición de imágenes Photoshop es capaz de eliminar granos, reducir michelines, crear puestas de sol artificiales y realizar mil y un artificios más que parecen casi mágicos.

Sin embargo, el mal uso y el abuso en ocasiones tornan las aspiraciones a maravilla en pesadillas: rostros irreales, figuras desproporcionadas, contornos chirriantes... En el blog Mangas Verdes se han hecho eco de algunas de las manipulaciones con Photoshop más chapuceras del año.» [20 Minutos]

ALS ASSOCIATION