quarta-feira, janeiro 14, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Montra durante o Euro 2004, LIsboa

IMAGEM DO DIA

[Reuters]

«A passenger carried his belongings Monday at a railway station in Kunming, Yunnan Province, China. The country expects 2.32 billion people to travel around the traditional Spring Festival holiday, also known as the Chinese New Year. » [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Oliveira e Costa, ex-presidente do BPN

Oliveira e Costa foi à Assembleia da República só para apanhar ar e ficar calado, é um direito que lhe assite enquanto arguido mas é pena, o antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais sabe tanto sobre este país que se dissesse tudo o que sabe respirar-se-ia melhor por estas bandas. Hoje há muia gente que vai dormir melhor do que dormiu ontem.

NOS 30 ANOS DOS XUTOS E PONTAPÉS UMA MUSICA PARA OLIVEIRA E COSTA

ABACAXI GLOBALIZADO

«No sábado, vi abacaxis da Costa Rica à venda por 99 cêntimos cada um. Costumam ser mais caros: 1 euro ou 1 euro e picos. Pergunto sempre como é possível. Nunca sabem. A melhor explicação que me deram foi: "Coitados - lá na Costa Rica devem ser uns desgraçadinhos".

Até ao fim do século XIX, os abacaxis eram tão caros que eram alugados, transitando intactos de festa em festa, só para impressionar. Agora custam 1 euro. Ora, aquele abacaxi teve de ser plantado nalguma parte da Costa Rica; cuidado; apanhado; armazenado e levado para a doca onde foi transportado para Portugal. (Nem falemos do preço ecológico do transporte dos campos da Costa Rica para Portugal.) Em Portugal, teve de ser desalfandegado e encaminhado para o grossista, que depois o vende ao comerciante, que, finalmente, o leva para a frutaria ou supermercado, onde o compramos.

Neste processo todo, há várias fatias de ananás a pagar às várias pessoas envolvidas: cada intermediário, incluindo o Estado português, tira o seu bocado, mais uma margenzinha de lucro.

A única coisa que sabemos é que 99 cêntimos cobre isso tudo, incluindo a margem de lucro do vendedor final. Pergunto eu: desses 99 cêntimos, quantos terá recebido o produtor daquele abacaxi? E dessa quantia necessariamente infinitesimal, qual é a fracção que receberam os trabalhadores que o plantaram, criaram e apanharam?

Há preços tão misteriosos que custa muito pagá-los. Um abacaxi por 99 cêntimos é um preço alto de mais. » [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso .

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ASAE VAI INSPECCIONAR ESCRITÓRIOS DE ADVOGADOS

«A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) vai mesmo fiscalizar os escritórios dos advogados. No ano passado, a Ordem destes profissionais reagiu violentamente quando esta intenção foi anunciada. A ASAE recuou, não chegando a avançar com estas acções. António Nunes, o inspector-geral, pediu então um parecer aos serviços jurídicos da Direcção-Geral do Consumidor (DGC) e esse documento, a que o DN teve acesso, vem agora dar-lhe luz verde.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Os advogados têm usado e abusado do seu estatuto transformando os seus escritórios em território estrangeiro, onde tudo se pode fazer à margem de qualquer fiscalização. Faz sentido que os advogados não possam ser investigados no âmbito dos processos, mas quanto a tudo o resto os escritórios de advogados são empresas como quaisquer outras.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

ALEGRISTAS VÃO FICANDO

«Houve "decisões", que "a seu tempo serão anunciadas", sobre a "relação" da tendência com a direcção do partido, "tendo em vista as próximas eleições". Mas, para já, revela-se uma vontade: "Estamos, como sempre, dispostos a discutir politicamente e à volta dos valores e principios que defendemos. E com base em propostas políticas concretas." Questionado sobre se a relação da tendência com o PS saiu mais forte da reunião, revelou-se enigmático: "Não depende só de nós". Depende também, presume-se, da direcção do partido.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Ou estou muito enganado ou mais do que princípios vão discutir tachos parlamentares de forma a terem o seu próprio grupo parlamentar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

PROFESSORES VIRAM-SE PARA CAVACO SILVA

«Seis movimentos de professores convocaram uma manifestação para dia 24 frente ao Palácio de Belém, em Lisboa, para sensibilizar Cavaco Silva para o "clima de perturbação" que o modelo de avaliação de desempenho "está a provocar nas escolas".» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Até têm razão, há um clima de perturbação nas escolas, por esta lógica nada poderia mudar não se fosse perturbar alguém.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Que se manifestem, pode ser que a fonte anónima de Belém os receba.»

A ASSOCIAÇÃO DE PAIS CRIADA PELO PCP JÁ ESTÁ A INTERVIR

«A porta-voz da Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) manifestou-se, esta terça-feira, «preocupada com o modelo muito burocratizado» da avaliação dos professores, considerando que pode perturbar o funcionamento das escolas, noticia a Lusa.

Os professores «estão a limitar-se a preencher uma infinidade de documentos», disse a responsável, que falava na sede do Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC), em Coimbra, no final de uma reunião entre delegações da CNIPE e da Plataforma Sindical de Professores. » [Portugal Diário]

Parecer:

Foi para isso que ela foi criada, para estar ao serviço das lutas apoiadas pelo PCP. Aliás, não deixa de ser curioso que a sua representante fale na sede de um sindicato do PCP, nem se deu ao trabalho de disfarçar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Avalie-se a representatividade desta associação.»

O FUTURO DA AVIAÇÃO SEGUNDO A NASA [imagens]

DAKAR 2009 [imagens]

EDRI SHIMON

NEM DROGAS NEM ARMAS NUCLEARES [imagem Flickr]

INDYACT