sexta-feira, janeiro 23, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Mértola

IMAGEM DO DIA

[Reuters]

«Former President George W. Bush looks out over the US Capitol as his helicopter departs Washington» [Telegraph]

[Bernat Armangue/Associated Press]

«An Israeli soldier waited Wednesday at a southern Israel bus stop close to the Israel-Gaza border. The last Israeli troops left the Gaza Strip before dawn Wednesday.» [The Wall Street]

[Olivier Laban-Mattei/Agence France-Presse]

«A man smoked a cigarette Thursday as he rested with his son at a Gaza City school run by the United Nations Relief and Works Agency for Palestinian refugees. The U.N. urged Israel to reopen Gaza crossings following its withdrawal Wednesday.» [The Wall Street]

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva, Presidente da República

Se quando cumpriu dois anos de presidência Cavaco Silva mereceu o meu elogio, agora que terminou o seu terceiro ano do seu mandato a minha opinião mudou, tivemos dois anos de Cavaco Silva na Presidência da República e um terceiro ano de cavaquismo presidencial.

Coincidência ou não, desde que Manuela Ferreira Leite chegou à liderança do PSD o Palácio de Belém tornou-se no centro da intriga política. Cavaco até tem mantido uma postura tranquila e cada vez mais distante do Governo, mas enquanto o Presidente se abstém de grandes críticas ao Governo, a "fonte de Belém" tem-se desdobrado em lançar a intriga nos jornais.

Tudo começou com a escolha de Manuela Ferreira Leite, na ocasião o Expressão noticiou o envolvimento da Presidência da República o que suscitou um desmentido, mas o Expresso manteve o que tinha escrito. O ponto mais alto aconteceu com a primeira comunicação sobre o Estatuto dos Açores, que chegou ao conhecimento dos portugueses graças a uma notícia do Público baseada numa "fonte de Belém". Como se não bastasse a intriga da "fonte de Belém" chegou-se ao cúmulo de ver Manuela Ferreira Leite antecipar por várias vezes as declarações públicas de Cavaco Silva, denunciando um acesso privilegiado às opiniões de Cavaco Silva e, pior do que isso, ter autorização para antecipar as declarações de Cavaco Silva.

Este terceir ano foi a oportunidade de Cavaco Silva cumprir a promessa que fez dezenas de vezes durante a campanha presidência, que os seus conhecimentos de economia serviriam para ajudar o Governo e o país. A verdade é que o país e o mundo mergulharam numa das maiores crises da história e de Cavaco Silva nem uma única palavra, atento às sondagens de opinião Cavaco Silva parece estar mais preocupado com a sua imagem e uma futura reeleição do que com o país, parece recear que o seu envolvimento na busca de soluções o prejudique. É isto o cavaquismo na sua essência, foi assim que Cavaco governou Portugal, mais preocupado com a sua imagem e o seu sucesso eleitoral do que com o futuro do país.

Neste terceiro ano Cavaco Silva mudou de estratégia, a cooperação estratégica que ninguém viu deu lugar ao puro calculismo político, ao cavaquismo presidencial. Enquanto o país enfrenta a crise Cavaco Silva gere a sua imagem a pensar nas próximas eleições presidenciais.

28 PERFEITOS ANOS

«Ontem, as minhas filhas fizeram 28 anos. Sempre considerei, após pesarosas pesagens e comparações, que é a melhor idade que um ser humano pode ter.

Quando tinham 27, calei-me bem calado: não as podia animar. Só ontem, logo à meia-noite, lhes disse que os parabéns que lhes dava era por terem sobrevivido os 27 anos. É uma idade em que não se tem 25 anos há dois anos; em que nem sequer se tem já 26 - uma idade intermédia e desinteressante, em que nem se é jovem nem nada.

Mas 28 anos é a idade mais bonita que há. A partir dos 28, o declínio é tão suave - está tão bem concebido até aos 37 - que até a travessia dos 30 é fita. E porquê? Porque o pior ou já passou ou ainda demora muito tempo a chegar. Só a partir dos 37 se compreende porquê. E, mesmo assim, pouco. Graças a Deus.

Só sabe quem já teve. 28 anos é 7; é 14; é 21 e, melhor do que tudo, são 28. São todas boas idades, mas difíceis. Com 7 já não se tem 5. Com 14 é um armário que não era aos 11. Com 21 parece tudo ginja, mas o fulgor dos 19 já lá vai. E só não é mais deprimente porque toda a gente com mais de 21 anos está deprimida e mente.

Quando elas tinham 2 anos, eu tinha 14 vezes mais anos que elas. Agora que têm 28, nem sequer o dobro tenho. A idade das duas juntas é maior do que a minha (53): é um consolo. Estamos cada vez mais próximos.

Chamam-se Sara e Tristana e pode dizer-se que tenho um fraquinho por elas - oh, sei lá - há mais de 28 anos já.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

BUSCAS EM CASA DE FAMILIAR DE SÓCRATES

«Elementos da Polícia Judiciária e magistrados do Departamento Central de Investigaçãp e Acção Penal (DCIAP) fizeram hoje de manhã buscas na casa e empresas de Júlio Carvalho Monteiro, tio do primeiro-ministro José Sócrates, e do advogado Vasco Vieira de Almeida.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Ou muito me engano ou no fim da próxima legislatura e antes das eleições legislativas ainda vamos a assistir a novas investigações no caso Freeport.

É evidente que seja ou não Sócrates suspeito neste caso o processo deve ir até ao fim sem limites quanto aos suspeitos que possam estar envolvidos, ninguém está acima da lei. Mas que seja desta que as investigações cheguem ao seu final, sem mais demoras, ainda que se admita que neste caso o calendário possa ter sido influenciado pela resposta das autoridades britânicas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se aos senhores procuradores que avancem com um partido e façam política como os outros portugueses, porque apesar de algumas golpadas sem grande sucesso Portugal ainda tem uma democracia.»

A ETA TAMBÉM É CONTRA O TGV

«A 3 de Dezembro de 2008, o empresário Ignacio Uría foi morto à porta de casa pela organização terrorista basca. Foi a primeira vítima mortal da campanha da ETA contra a construção da linha de comboio de alta velocidade (TGV) no País Basco, mas pode não ser a última. Ontem, no comunicado publicado no jornal Gara, em que reivindicava essa "execução", a ETA ameaçou de morte os responsáveis do "projecto destruidor". E lançou farpas aos media espanhóis. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Parece que a ETA não quer nem investimento nem uma via que una o País Basco ao resto de Espanha.

GONÇALO AMARAL LANÇA CONFUSÃO NO PSD

«A distrital do PSD de Faro, liderada por Mendes Bota, vai avançar com o processo da candidatura de Gonçalo Amaral à Câmara de Olhão e enviá-lo para a Comissão Coordenadora Autárquica. Como o nome do ex-inspector da PJ já foi rejeitado publicamente tanto pela líder do partido como pela comissão presidida por Castro Almeida, a estrutura algarvia deve colocar a candidatura "nos braços" de Manuela Ferreira Leite. Ou seja, demitir-se-á de encontrar uma alternativa ao nome aprovado na terça-feira à noite pela Comissão Política Distrital do PSD de Faro.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Parece que é um hábito.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Gonçalo Amaral se já começou a escreve o seu novo livro, o caso Olhão.»

VAMOS GANHAR MAIS (CEDO O QUE É NOSSO)

«Há um preço a pagar: em meados de 2010, os reembolsos de IRS também serão, em princípio, menores. Acresce ainda, que para a generalidade dos contribuintes o imposto sobre os salários deverá baixar, à custa das chamadas medidas anti-clicas aprovadas pelo Governo, após a apresentação do Orçamento de Estado para 2009. E, já este ano, o Executivo permitirá a dedução à colecta do IRS de mais juros pagos pela compra de casas, principalmente nos escalões mais baixos do imposto.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Não passa de um truque.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se ao ministro das Finanças a assumir que no futuro não manipulará as tabelas de retenção na fonte.»

NO MELHOR PANO CAI A NÓDOA

«Partes do processo de pedofilia da Casa Pia, em que se incluiu toda a investigação ao embaixador Jorge Ritto em 1982 - dada como desaparecida quando em 2002 rebentou o escândalo - foram descobertas no sistema informático da Comissão Nacional da Protecção de Dados (CNPD). Também ali apareceu um depoimento de Ferro Rodrigues ao Ministério Público (MP) dado em 2003. Trata-se de 18 ficheiros descobertos em pastas partilhadas no computador da responsável pelas relações públicas, Clara Guerra, a que qualquer funcionário podia aceder. Luís Silveira, presidente da comissão, contactado pelo DN, recusou-se a comentar, justificando que o caso "foi entregue à Procuradoria-Geral da República (PGR)". Esta entidade, por seu lado, garantiu que ainda não houve "denúncia formal" e que "não foi determinada a abertura de inquérito".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Parece que aqueles que velam pela protecção dos nossos dados são, afinal, muito curiosos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investigue-se.»

JUIZ ESTRAGA "NEGÓCIO" DA OPERAÇÃO FURACÃO

«A decisão do juiz Carlos Alexandre, em não ratificar uma proposta de suspensão de um caso da "Operação Furacão", está a provocar o pânico noutros arguidos do processo que estão numa situação semelhante. Ao que o DN apurou, junto de uma fonte directamente ligada ao caso, o Ministério Público vai avançar com mais propostas, esperando pela decisão do juiz. O que deve prevalecer? A perseguição criminal ou o pagamento dos impostos em dívida? As opiniões de juristas, contactados pelo DN, dividem-se.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Gosto de ver as opiniões favoráveis aos infractores por parte de algumas personalidades que vivem do negócio da advocacia fiscal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

OS IRMÃOS CASTRO NAMORAM OBAMA

«El que fuera presidente de Cuba durante casi 50 años, Fidel Castro, ha roto su silencio tras cinco semanas de ausencia para alabar al nuevo presidente de EE UU, Barack Obama. Así, el líder cubano elogió la "honestidad" del mandatario estadounidense, de la cual dijo que no alberga "la menor duda".

Castro, cuyo silencio había despertado rumores sobre su salud, hizo estas afirmaciones en un artículo en Gramma, el diario oficial del régimen, donde periódicamente publica lo que él denomina sus "Reflexiones". » [20 Minutos]

OBAMA ESTÁ INTERESSADO NO SOFTWARE OPEN SOURCE

«President Barack Obama is a smart guy. Where others zig, he zags. It's perhaps not surprising, then, that he's been asking around about the benefits of open source, according to Sun Chairman Scott McNealy, who has been asked by President Obama to author a white paper on the benefits the U.S. government can derive from open source.» [CNet]

CANDIDATA BRASILEIRA A MISS UNIVERSO TEVE DE AMPUTAR OS PÉS E AS MÃOS

«A two-time Miss World finalist has had her hands and feet amputated after being struck down with an infection.

Brazilian model Mariana Bridi, 20, had emergency surgery this week after she fell ill with a virus that spread to her blood.» [Mail online]

UM BLOGUE EM ESTADO DE COMA?

A Grande Loja do Queijo Limiano, um blogue que para muitos era o blogue dos magistrados e que a determinada altura tinha muitas ambições, que se foram esvanecendo depois do PS ter ganho as eleições legislativas.

É sempre pena que uma voz de cale ou comece a gaguejar.

IMAGEM OBTIDA COM UM iPHONE [Link]

«The cheap CMOS sensor of an iPhone does not expose the whole thing at once, it scans from left to right. If you take a picture of something that moves very fast (like an airplane prop) you can get some crazy pictures out of it since each column represents a slightly different time.»

DAVID MESTER

CABELEIRAS PARA ANIMAIS DOMÉSTICOS [imagens]

ALCOÓLICOS ANÓNIMOS