segunda-feira, janeiro 26, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Elevador da Bica, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Eyad Baba, AP]

«A Palestinian school girl inspects the damage to her school in Gaza City.» [USA Today]

JUMENTO DO DIA

Francisco Louçã, trotskysta líder do BE

Como não podia deixar de ser tinha que ser Louçã, com aquele ar de sacristão, a aproveitar-se politicamente do Caso Freeport, a tentação era muita.

A EXCITAÇÃO

Um aldrabão inglês deixou um buraco numa empresa inglesa que investiu em Portugal, na hora de explicar o buraco justificou-o da forma mais elementar, que deu o dinheiro a políticos portugueses, afinal para os ingleses Portugal é um país de corruptos e a desculpa pega que nem ginjas.

Nem a justiça inglesa, nem a portuguesa sabe para onde vai o dinheiro mas andamos todos excitados com a hipótese de ter ido parar ao bolso de José Sócrates. Vinha mesmo a calhar, já só falta Manuela Ferreira Leite prometer aos magistrados, aos professores e a todas as corporações que se for governo devolver-lhes-á todas as mordomias.

CHAPIM AZUL

Chapim Azul [Parus caeruleus]

Ó TIO, Ó TIO!

«A Oxford Street em Londres é aperaltada por uma dúzia de lojas cheias de cartazes que dizem "Closing Down!", "Últimos Dias!" e "Vítimas da Recessão!".

Já lá estão há mais de 30 anos. Com as mesmas rascas mercadorias. Mas tal é o êxito dos saldos constantes que conseguem sempre adiar por mais uns dias o colapso final.

No PÚBLICO de ontem, a repórter Maria Lopes contava a alegria dos lojistas do Freeport de Alcochete com o último escândalo. Para eles "qualquer tipo de publicidade é boa". Desde que se noticiou, há três anos, que o centro ia fechar, "tem sido sempre a facturar". Para um, "2008 foi o melhor ano".

E se estas histórias de primos e tios de Sócrates, à mistura com aldrabões e jornais ingleses, fossem uma hábil campanha de publicidade viral da Freeport? É que todos temos famílias grandes e há sempre por onde pegar. O leitor sabe o que estão a fazer os seus cunhados, primos e irmãos de leite neste momento? Admirar-se-ia que algum deles andasse metido nalguma marosca? Eu cá não. Só espero que a procissão de ovelhas negras que aí vem acabe com o flagelo das Cow Parades.

Também eu queria espalhar que se me começa a secar a tinta nas canetas, duvidando que restem em mim mais do que vinte ou trinta mil caracteres. A ver se alguém quer aproveitar para me encomendar duas ou três milhenas. Enquanto ainda houver. E a um preço muito especial, claro. » [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

NÃO PODEMOS ESCOLHER OS PRIMOS

«"Ilegítima e inadmissível." É assim que Sócrates considera a atitude alegadamente cometida pelo seu primo, filho de Júlio Monteiro, que terá enviado um e-mail para a administração do Freeport, pedindo contrapartidas pelo encontro promovido pelo seu pai e José Sócrates, na altura ministro do ambiente.

'Se existe, como dizem que existe – eu não conheço – um e--mail de um filho do meu tio para o Freeport, reclamando uma qualquer vantagem para si e invocando o meu nome, considero isso um abuso de confiança. E considero que essa invocação é completamente ilegítima e inadmissível', afirmou o primeiro-ministro, ontem de manhã, num dos dias mais difíceis da sua já longa carreira política. A Conferência de Imprensa foi marcada em cima da hora e serviu unicamente para que José Sócrates explicasse as suspeitas que contra si recaíam na legalização do empreendimento Freeport.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Neste processo ainda só cheguei a uma conclusão, que não foi Sócrates a desenhar a casa do tio materno que mais parece um forte inspirado no CCB.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao primo quanto é que já amealhou à conta de Sócrates.»

MAIS TRÊS ASSESSORES PARA O ZÉ

«José Sá Fernandes vai admitir, a partir de Fevereiro, três novos assessores. O vereador da Câmara de Lisboa garante que todos os contratados vão auferir um ordenado inferior a 3950 euros por mês, tecto salarial máximo fixado pelo actual executivo. » [Correio da Manhã]

Parecer:

O mais engraçado é ver o Zé assegurar que os seus assessores não vão ganhar mais do que o estabelecido, enfim, era só o que faltava.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao Zé que publique o currículo dos futuros assessores e divulgue a sua filiação política.»

MÉDICOS NÃO QUEREM QUE DOENTES SEJAM TRATADOS EM ESPANHA

«O Acordo Quadro de Cooperação Sanitária Transfronteiriça, assinado na cimeira ibérica, "poderá levar Portugal a ficar de braços cruzados em vez de implementar medidas para fixar os médicos no interior raiano", prevê Jacinta Fernandes, médica em Miranda do Douro. "O hospital de Zamora já tem alguns cuidados, mas uma oferta completa só existe em Salamanca, que está à mesma distância de Bragança", adianta Jacinta Fernandes. A médica acusa ainda o Governo de desaproveitamento dos fundos comunitários para a melhoria dos cuidados de saúde. "Os espanhóis já implementaram a telemedicina enquanto nós em seis anos apenas conseguimos ter a radiologia a funcionar. E mesmo assim com falhas."» [Diário de Notícias]

Parecer:

O argumento é ridículo, se os médicos não se fixam no interior dado haver falta de médicos porque razão é agora que o vão deixar de fazer. Cá por mim que estão mais preocupados com as perdas na medicina privada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se o acordo.»

BERLUISCONI DIZ QUE A CULPA DAS VIOLAÇÕES É DAS MULHERES BONITAS

«O chefe do Governo italiano, Sílvio Berlusconi, abriu uma nova polémica ao defender a necessidade de aumentar o número de soldados nas ruas para evitar as violações, com uma frase sobre as mulheres considerada "irresponsável" pela oposição.

"Teríamos que ter (nas ruas) tantos soldados quantas mulheres italianas bonitas existem, creio que não o conseguiremos nunca", afirmou Berlusconi, comentando os recentes casos de violação ocorridos no país. » [Jornal de Notícias]

ELISA FERREIRA CANDIDATA NO PORTO

«Votada por aclamação, Elisa Ferreira já é a candidata do PS à Câmara do Porto. A sua candidatura deverá ser oficializada em meados de Fevereiro. A comissão concelhia votou, na noite de sexta-feira, por 53 votos a favor e um contra, o nome da ex-ministra do Ambiente para encabeçar a lista do PS à autarquia portuense. Por exigência de um militante de Cedofeita, a votação foi secreta. Quando os resultados foram divulgados, o líder concelhio propôs uma aclamação à escolha da candidata, tendo os militantes reagido, de acordo com fontes socialistas, com um enorme entusiasmo. O líder concelhio foi contudo o primeiro a reconhecer que Elisa Ferreira terá um caminho difícil a trilhar.» [Público assinantes]

Parecer:

Vou mudar-me para o Porto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Altere-se o recenseamento de forma a não votar em Lisboa.»

ANDREY RAZOOIMOVSKY

EMIRATES ARTHRITIS FOUNDATION