quarta-feira, janeiro 28, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

No Eléctrico n.º 28, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Rajesh Kumar Singh/Associated Press]

«Hindu devotees offered prayers to the Sun god on Mauni Amavasya, or new moon day, the third and the most auspicious date of bathing during the annual monthlong Hindu religious fair of Magh Mela in Allahabad, India, Monday.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Pinto Monteiro, Procurador-Geral da República

Pinto Monteiro foi à abertura do ano judicial dizer que ninguém está acima da lei, repetindo um princípio estafado que não é da sua autoria, está na Constituição da República. Não explicou a quem se referia o que é pena, depois de tantos casos de fugas ao segredo de justiça nunca um funcionário ou magistrado do Ministério Público foi responsabilizado por tão grave violação da lei praticada sistematicamente em Portugal.

Bem, será que Pinto Monteiro se estava a referir a Dias Loureiro que beneficiou de uma declaração despropositada do Presidente da República afirmando a sua confiança no homem do BPN?

NEURÓNIOS CRIATIVOS

Nunca um nome foi tão bem dado como o que o primo de Sócrates adoptou para a sua empresa de publicidade, a "Neurónio Criativo". Só mesmo um neurónio criativo teria escrito um mail como o do primo de José Sócrates.

A TVI E O FREEPORT

Enquanto a TVI dá notícias sobre o Freeport e o estuário do Tejo vai mostrando imagens de flamingos obtidas a partir de cima de um helicóptero, imagens do mesmo tipo das que são utilizadas numa telenovela. Acontece que é proibido sobrevoar a zona protegida do estuário do Tejo por aeronaves.

Já alguém se lembrou de multar a TVI?

CALENDÁRIO AZARENTO

Agora que o caso BPN e o envolvimento de conhecidos cavaquistas num buraco de mais de seis centenas de milhões de euros Dias Loureiro foi prestar esclarecimentos na comissão de inquérito ao BP. Um percalço de calendário.

O engraçado de tudo isto é que muita gente do PSD que não se cansa de pedir esclarecimentos a Sócrates é muito tolerante com um Dias Loureiro que era administrador executivo do BPN e não sabia de nada.

SAI UMA GINJINHA

«Portugal ofereceu-se logo para ficar com os libertados de Guantánamo. Não todos, claro. Mas alguns. Mais do que um, ao menos. O ideal seria um casalinho. Vizinho. Marroquino de preferência. Porque sabem (e gostam) do que a casa gasta.

Agora vem aí Obama cravar sessenta exilinhos à União Europeia. Com cada país a tentar empurrar os Guantanamistas para os outros, arrefeceu bastante a febre hospitaleira. Tanto mais que, no PÚBLICO de ontem, Luís Amado insurgiu-se contra o cherry-picking. Que é isso? É escolher a dedo, da farta cerejeira de pseudoterroristas ilibados, as cerejinhas mais apetecíveis.

São cerejas pisadas, note-se. Longamente maltratadas e espremidas até ao caroço. Daí que alguns dos libertados acharam logo emprego na Al-Qaeda. Nunca lhes teria ocorrido o terrorismo - mas abraçaram-no mal saíram. É natural. Quanto mais inocente, mais ressabiado se fica. E zangado. E com vontade de justiça; de vingança. Quando se é diariamente humilhado por fanfarrões americanos, ouve-se com mais atenção o que pragueja o fundamentalista na cela do lado. São cerejas que entraram inocentes e saíram ilibadas - mas agora até lhes apetece terem sido culpadas. Seja como for, há que evitar a importação desses ressabiados.

Desculpe lá, Luís Amado, mas é mesmo cherry-picking que temos de fazer. E Portugal deve reivindicar a primeira escolha destas ginjas amargas. As que sejam mais sensíveis à bisca lambida e que mais se prestem à ginjinha, por exemplo. » [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

BPP ALVO DE BUSCAS POR SUSPEITAS DE BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS

«O Banco Privado Português (BPP) está a ser alvo de buscas por suspeita de branqueamento de capitais. A operação foi iniciada na manhã desta terça-feira na sede da instituição em Lisboa, e está a ser executada por uma equipa de procuradores do Ministério Público (MP), Policia Judiciária (PJ) e da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).» [Correio da Manhã]

Parecer:

Será que os bloggers do PSD se vão excitar ou optarão pelo silêncio já que um dos maiores accionistas do banco é Pinto Balsemão?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se às redacções do Expresso e da SIC se já estão a preparar as perguntas que Mário Crespo vai fazer a Pinto Balsemão.»

TERRORISMO DE ESTADO, DIZ O BASTONÁRIO DA ORDEM DOS ADVOGADOS

«Marinho e Pinto, bastonário da Ordem dos Advogados, classifica como “terrorismo de Estado” as buscas realizadas a escritórios de advogados com mandados em branco.

Em declarações à rádio TSF, o bastonário considera inaceitáveis buscas como a que aconteceu recentemente no escritório de Vasco Vieira de Almeida no âmbito do caso Freeport.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Li um blogger que anda por aí todo excitado porque já haviam advogados a pôr as barbas de molho, há quem tenha esperança que uma vaga justiceira salve projectos políticos desprezados pelos eleitores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário ao Procurador-Geral.»

AFINAL OS "FAVORES" NÃO RENDERAM NEGÓCIO

«A empresa Neurónio Criativo, que pertenceu a Hugo Monteiro, primo de José Sócrates, só foi criada em 2005 e apenas durou dois meses. Foi para aquela sociedade que o primo do primeiro-ministro cobrou um favor junto do Freeport, pelo facto de o pai ter intermediado um encontro entre Charles Smith e José Sócrates, ministro do Ambiente à altura da aprovação do outlet de Alcochete. Porém, os indícios recolhidos na investigação apontam para que o tal correio electrónico tenha sido enviado em 2002.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Aos poucos as suspeitas lançadas sobre o caso Freeport vão caindo no ridículo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao Procurador-Geral e ao António Cluny.»

EL PAIS COMPARA ALBERTO A KADHAFI

«"Paraíso sob controlo" foi o título escolhido pelo El País, no passado domingo, para falar do "líder eterno" da Região Autónoma da Madeira há mais de 30 anos. Na reportagem assinada por Francesc Relea, Alberto João Jardim surge como um "político incomum, que detém o recorde mundial de permanência no poder por meios democrático". Só "Muammar Kadhafi que acumula ao longo do tempo como líder supremo da Líbia (39 anos)", supera Jardim. Só que o coronel nunca se submeteu ao veredicto das urnas. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Boa comparação.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao visado.»

A MAIS RIDÍCULA DAS DESCULPAS

«Durante a audição parlamentar de hoje, Dias Loureiro relatou os tempos e a conjuntura que antecederam a reunião, respondendo a uma pergunta do deputado comunista Honório Novo, sobre as versões distintas do encontro com António Marta.

"Sentia-me um pouco perdido no modelo de gestão. Não tinha tarefas concretamente definidas. Não tinha cargo e a 19 Abril reuni-me com o doutor António Marta", na altura vice-governador do Banco de Portugal, disse Dias Loureiro.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Esta de Dias Loureiro ser homem para andar perdido só pode ser para rir.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a competente gargalhada.»

PRESIDENTE DO SUPREMO PEDE FIM DO SIGILO BANCÁRIO E FISCAL

«O presidente do Supremo Tribunal de Justiça defendeu o fim do sigilo bancário e fiscal, alegando que estes protegem "privilégios de grupo" e impedem uma investigação criminal "fiável".

"Os sigilos bancário e fiscal defendem normalmente privilégios de grupo; não haverá, por isso, investigação criminal fiável e consequente dos crimes de colarinho branco sem o acesso da administração legitimada à vida bancária dos cidadãos", disse Noronha do Nascimento, na cerimónia de abertura do Ano Judicial, no STJ, em Lisboa.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

O que ele devia pedir era o fim das fugas oportunas e oportunistas ao segredo de justiça.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a sugestão.»

MÁRIO NOGUEIRA DIZ QUE OS PROFESSORES NÃO RECEIAM AVALIAÇÃO

«Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof, garante que os professores não receiam a avaliação do desempenho, mas assume a luta contra o modelo aplicado pelo Ministério da Educação.» [Portugal Diário]

Parecer:

Pois, se for a auto-avaliação que ele propôs.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a competente gargalhada.»

AS CÂMARAS SÃO DA CDU

«Em declarações à agência Lusa, o responsável pela direcção regional do Litoral Alentejano do PCP, Manuel Valente afirmou que "quem ganhou as eleições em Sines foi a CDU e não o senhor Manuel Coelho", pelo que "do ponto de vista ético e político, pôr o cargo à disposição seria o mais correcto".

"Se está em ruptura com o projecto, o que seria de esperar é que, por razões de ética, pusesse o seu cargo á disposição da força política que o elegeu", sublinhou Manuel Valente, que é também membro do Comité Central do PCP.

"Isto é que seria sério e é isto que vamos tornar público para a população do concelho", assegurou.

Manuel Coelho foi eleito nas listas da coligação CDU, nas últimas eleições autárquicas, proposto pelo PCP.» [Miróbriga]

Parecer:

Parece que o PCP perdeu a presidência da CM de Sines.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Jerónimo de Sousa porque não escolhe candidatos anónimos para as presidências em vez de procurar gente com cartaz.»

HASAN HIZLI

ESTÁTUAS COM VIDA [imagens]

MEN'S HEALTH