quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Farol, Cascais

IMAGEM DO DIA

[Alexander F. Yuan/Associated Press]

«China Central Television apologized Tuesday for organizing a massive fireworks display that caused Beijing’s new Mandarin Oriental hotel to catch fire, killing a firefighter in the process. The pyrotechnics display was so large that a special permit was needed, but never obtained.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Manuela Ferreira Leite

A mesma Manuela Ferreira Leite que diz que não faz proposta para o país com receio de que sejam copiadas pelo Governo decidiu agora imitar as "Novas Fronteiras" o que , aliás, não é nada de novo, no PSD acham que tudo o que o PS adopta serve de mezinha para ganhar eleições, optaram por eleições directas para o líder porque o PS o fez, agora imitam as "Novas Fronteiras".

Mas Manuela Ferreira Leite não podia deixar de evidenciar a sua tendência para a política rasca, foi incapaz de encontrar uma designação à altura das intenções, no pressuposto de que é pensar o país, teve que seguir a linha de pensamento dos JSD de Setúbal e, coincidência ou não, fez coincidir o timing com o caso Freeport.

Só que verdade é coisa de que Manuela Ferreira Leite não pode falar pois enquanto foi governante nunca a praticou. O negócio das vendas das dívidas ao fisco a um banco foi um negócio secreto e pouco transparente, feito à escondidas dos contribuintes. Quando adiava o reembolsos do IVA aos exportadores com o argumento de que havia fraude não estava a falar verdade pois isso não passava de um truque para ajeitar as contas do Estado no fim do ano, o mesmo sucedendo com os atrasos no reembolso do IRS. Quando deixou um défice oculto a Pedro Santana Lopes deixando neste o odioso da incompetência também não estava a praticar a verdade.

Aliás, este fórum da verdade começa com uma mentira, a líder do PSD inventou-o à pressa depois das críticas de Marcelo Rebelo de Sousa e está mais preocupada com a sua própria salvação política do que com o país.

A BISPALHADA QUER INFLUENCIAR O VOTO NAS LEGISLATIVAS

A bispalhada da Igreja Católica perdeu a vergonha e vai pedir aos crentes que não votem nos partidos que apoiem o casamento gay. Vai ser uma derrota da Igreja que não percebe que os sus próprios crentes há muito que não obedecem aos clérigos distinguindo melhor do que eles o que é do Estado do que é da Igreja. Este conceito de Igreja já morreu e os bispos não perceberam.

AVES DE lISBOA

Gaivota-pequena [Larus minutus]

UMA AJUDA QUE OS MEDIA NÃO DEVEM PROCURAR

«É certo que para um meio que já andava mal de saúde esta gigantesca crise é como ser atropelado por um autocarro quando se acabou de cair do comboio. Do comboio da História, mais precisamente: a indústria dos media ainda não encontrou uma solução economicamente viável para fazer face ao avanço da Net e de toda a informação que ela disponibiliza de forma gratuita. Esta erosão ininterrupta no número de leitores é uma situação preocupante, com certeza, mas a resposta não pode passar por ir bater à porta do Estado, como é costume indígena. Para cruzamentos duvidosos entre poderes já temos a política e a justiça, e não há nada mais deprimente do que ver estatutos editoriais cheios de belas palavras e notícias cheias de tristes favores. Quem recebe mesada do papá segue as regras da casa, e qualquer forma de dependência da comunicação social de beneplácitos alheios só pode acabar mal e a pagar juros em papel impresso. Seja ao anunciante todo- -poderoso, seja ao ministro voluntarioso.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por João Miguel Tavares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

"PORTUGAL DE VERDADE"

«A presidente do PSD Manuela Ferreira Leite apresentou esta terça-feira à tarde o fórum 'Portugal de Verdade', uma iniciativa do partido aberta à sociedade para tratar temas como a Saúde, Educação, Pequenas e Médias Empresas e desemprego.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Ferreira Leite não só se vai converter à verdade como plagia as "Novas Fronteiras" do PS.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Manuela Ferreira Leite se vai adoptar o outdoor da JSD de Setúbal para cartaz da sua iniciativa.»

JORNALISTA CONSTITUI-SE ASSISTENTE DO PROCESSO FREEPORT

«José António Cerejo, jornalista do Público, já avançou com um pedido de constituição como assistente no processo do Freeport, confirmou o próprio ao DN. "A lei prevê que qualquer cidadão possa constituir-se como assistentes em processos como este", justificou José António Cerejo. Apesar de não ser caso único, a constituição de jornalistas como assistentes em processos-crime levanta muitas dúvidas deontológicas.» [Diário de Notícias]

Parecer:

É uma idiotice que qualquer cidadão se possa constituir como assistente de um processo, mas se esse cidadão o faz porque é jornalista e, como no caso do jornalista em questão, detesta o primeiro-ministro então estamos perante puro oportunismo.

Esta é uma bela forma de bloquear um processo, basta que umas largas centenas de cidadãos se constituam como partes assistentes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Cerejo se o Belmiro lhe vai pagar as horas que ocupar com o processo como horas extraordinárias.»

MANUELA FERREIRA LEITE VAI PARA A ESTRADA

«O dirigente nortenho referia-se à promessa feita a semana passada pela líder laranja de que andará durante os próximos meses pelo País em contacto com as bases e com os portugueses. Manuela Ferreira Leite pediu inclusivamente que seja marcado um evento relevante em cada uma das 19 distritais até ao final de Maio. Este fim-de-semana estará já em Coimbra, em acções de campanha no distrito. "Ela vai mesmo para a estrada e a direcção do partido tem que a acompanhar neste caminho", afirma ao DN um dos membros do staff de Ferreira Leite.» [Diário de Notícias]

Parecer:

O melhor é avisar a Brigada de Trânsito, a mulher é um desastre.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Avise-se.»

OUTRO JULGAMENTO DO PROCESSO CASA PIA

«O Ministério Público propôs mais de 40 alterações de factos que estão a ser julgados no processo de pedofilia da Casa Pia, a quase totalidade referente a datas e locais onde terão decorrido abusos a alunos da instituição.

O conjunto de alterações não substanciais (lugar e data) e substanciais (tipo de crime) propostas pelo procurador João Aibéo, a que a agência Lusa teve acesso esta terça-feira, tem 19 páginas e deu entrada no Tribunal quinta-feira passada, tendo sido distribuído pelos sete arguidos desde segunda-feira.» [Portugal Diário]

Parecer:

É, no mínimo, estranho que o Ministério Público que apresentou centenas de crimes venha agora a recorrer a alterações em quarenta deles como forma de tentar condenar os arguidos. Por este andar cada vez que alguém provar que a acusação não se confirma o MP altera a acusação até que seja impossível provar o contrário.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proteste-se contra a incompetência dos que produziram a acusação e lamente-se esta forma manhosa de acusar.»

PARTIU O BRAÇO AO ÁRBITRO POR LHE TER MOSTRADO O CARTÃO VERMELHO

«Incidente bochornoso el que se vivió en un partido de la regional croata. Juraj Petricevic, de 22 años, vio la tarjeta roja y se emprendió a puñetazos con el árbitro que lo había expulsado, Alen Jaksic, de 21.

Según un periódico croata, "el jugador dio varios golpes en la cabeza mientras sus compañeros trataban de impedirlo. Uno de esos golpes fue a parar al brazo del árbitro provocándole la rotura del mismo".» [20 Minutos]

RONALDO É O MAIS ODIADO NO FUTEBOL INGLÊS

«¿Qué es lo que más odias del fútbol español? ¿Cuáles son los personajes con los que eres menos condescendiente de la Liga? El diario The Times ha hecho una curiosa encuesta entre sus internautas sobre las veinte cosas que más odian los ingleses del fútbol moderno. Curiosamente, muchas de las cosas más amadas son también las más odiadas, como el número 1, que lo acapara el mejor jugador del mundo, el portugués Cristiano Ronaldo.
La segunda cosa más odiada por los internautas de The Times tiene también nombre propio: Sir Alex Ferguson. El mejor y más estable técnico del mundo, que lleva más de 20 años dirigiendo al Manchester United. »
[20 Minutos]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. Mais um dardo, desta vez do "Fait-Divers". Agradeço e aproveito para retribuir o Link na coluna da direita.
  2. "A Minha Matilde & C.ª" distinguiu O Jumento com mais um prémio em circulação "Olha que blog maneiro". O obrigado e um pedido de desculpas por só agora o mencionar.
  3. O "Planetas Politik" lança-me um desafio. Agora é uma questão de ter tempo.
  4. O "Pátio das Conversas" sugere o post "Sintomas de uma democracia doente".
  5. O "Não há mal que não se cure" gostou da fotografia de Alhoa Diao Lavina.
  6. o "À Sombra do Convento", o "Câmara de Comuns" e o "Câmara Corporativa" também leram o editorial do Expresso.

ARCO-IRIS

JL STUDIO

THAI FOOD EXPRESS