terça-feira, março 31, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Calor, inglesas, mirones e vinho tinto no C ais das Colunas, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Omar Sobhani-Reuters]

«An Afghan boy works in a poppy field in Musa Qala, Helmand province, Afghanistan.» [The Washington Post]

JUMENTO DO DIA

João Palma, sindicalista dos magistrados do Ministério Público

João Palma não só lançou insinuações acerca de supostas pressões sobre os magistrados do Ministério Público que investigam o caso Freeport, como agora as alimenta pedidndo uma audiência o Presidente da República. Será que as pressões a que se refere são as sucessivas fugas ao segredo de justiça, que só poderão ser protagonizadas por gente que teve acesso ao processo?

QUEM QUER ABAFAR O CASO FREEPORT

Depois da campanha contra Sócrates agora insinua-se que os magistrados estão sob forte pressão e que há quem queira arquivar o caso Freeport. O presidente do sindicato dos magistrados do Ministério Público deu o mote e o tema já faz manchetes nalguns jornais.

A verdade é que ninguém quer que se faça justiça neste caso a não ser que Sócrates seja condenado, se tudo apontar para a inocência do primeiro-ministro vão preferir insinuar que alguém fez tudo para que não se apurasse a verdade.

Só que o caso Freeport já são dois casos, o das suspeitas iniciais e o da manobra que envolveu toda a campanha a que temos assistido.

AVES DE LISBOA

Petinha-dos-prados [Anthus pratensis]

O 'X' DO PROBMEA E O 'X' DO CROMOSSOMA

«Aprovada em 2006, a Lei da Paridade obriga a encher com mulheres um terço dos lugares disponíveis. Além de discriminatória, a dita lei foi obviamente concebida por misóginos a fim de enxovalhar o sexo oposto. Sucede que oposto não é sinónimo de estúpido, donde as senhoras que já desprezavam a política quando nesta se ascendia independentemente do género terão dobradas razões para a desprezar agora. Por outras palavras, nenhuma sujeita de inteligência e dignidade medianas aceitará servir de pechisbeque a estratégias oportunistas e vexatórias.

Que sujeitas aceitarão? Francamente, não sei. De acordo com o DN, parece que alguns partidos, em apuros para recrutar donzelas, também não sabem. Percebo-os. Entre os poucos exemplares femininos que hoje se sentam na Assembleia da República sem se distinguirem particularmente do padrão masculino, já é frequente encontrar ex-secretárias de autarcas ou familiares de caciques com nítidas dificuldades em assinar o próprio nome. O que haverá abaixo disto? Assim de repente, ex-secretárias ou familiares de caciques que assinam o próprio nome com um "x".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Alberto Gonçalves.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

175 MILHÕES PARA AS ESCOLAS BÁSICAS MAIS DEGRADADAS

«O Governo anunciou hoje um investimento público e comunitário de 175 milhões de euros num programa de requalificação das 50 escolas básicas identificadas como "as mais degradadas do país", a executar pelas autarquias.

Numa cerimónia em Caparide, concelho de Cascais, em que estiveram presentes o primeiro-ministro, José Sócrates, a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, 28 autarquias assinaram acordos de cooperação com o Ministério da Educação e contratos de financiamento comunitário relativos a obras em 31 escolas básicas.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Uma medida que só peca por atraso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro das Finanças porque adiou este investimento.»

PROCURADOR-GERAL VAI FALAR SOBRE O CASO FREEPORT

«O procurador-geral da República (PGR), Pinto Monteiro, vai emitir terça-feira uma nota à comunicação social sobre o «caso Freeport», revelou esta segunda-feira o gabinete de imprensa da Procuradoria.

É a primeira vez que Pinto Monteiro se vai pronunciar publicamente sobre o caso depois de, sexta-feira, a TVI ter exibido um DVD com uma gravação de uma conversa entre um administrador do Freeport, o empresário Charles Smith (arguido no processo) e o seu ex-funcionário João Cabral. » [Portugal Diário]

Parecer:

Depois das insinuações do sindicalista dos magistrados do Ministério Público esta intervenção impõe-se.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

A ANEDOTA

«O novo presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, João Palma, vai pedir uma audiência de urgência ao presidente da República Cavaco Silva. Nos últimos dias João Palma tem vindo a denunciar pressões sobre os magistrados, alegadamente relacionadas com o caso Freeport e que visam, segundo revelou o "Correio da Manhã" levar ao arquivamento do processo.O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público vai emitir ainda hoje um comunicado. Por sua vez, o Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro, anunciou para amanhã uma declaração sobre a investigação ao caso Feeport.» [Público]

Parecer:

Nem o António Cluny foi tão longe.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao magistrado se tem filiação ou simpatia partidária.»

ALLA CHERNOVA

NIKE LIGHTWEIGHT APPAREL