terça-feira, abril 21, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Pescador na faina da sardinha, Vila Real de Santo António

IMAGEM DO DIA

[Beawiharta/Reuters]

«Elang, an Indonesian boy, swam in polluted water that resembles soap bubbles at the Pluit Dam in Jakarta, Indonesia, Monday.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA


Rui Sá Gomes, secretário de Estado da Administração Interna

Parece que com as eleições à vista o secretário de Estado deu pela falta de polícias e promete a admissão de 4.000 até às eleições legislativas, Ainda algum distraído pensa que o secretário de Estado está muito preocupado com a segurança durante o acto eleitoral.

A COOPERAÇÃO ESTRATÉGICA SEGUNDO CAVACO SILVA


Até agora não entendi muito bem o que Cavaco Silva e esposa entendem por cooperação estratégica, a não ser que seja o governo fazer tudo o que Presidentes e assessores querem. Cooperação estratégica não deve ser mandar os assessores fazerem intriga nos jornais e muito menos dar pequenas palmatoadas inesperadamente no meio de discursos públicos.

Está na hora de Cavaco Silva explicar aos portugueses o que pretende, se ajudar o país como prometeu na campanha eleitoral ou usar os recursos públicos da Presidência da República para engrandecimento da imagem provinciana que faz de si próprio. Se Cavaco Silva quer fazer o papel de oposição que o faça de forma frontal e com competência, de má oposição já basta a que temos.

AVES DE LISBOA

Alvéola-cinzenta [Motacilla cinerea]
Local da fotografia: Parque da Bela-Vista

VELHA FEIA E COM SUCESSO

«Susan Boyle - há uma semana, ela foi concorrente no Britain's Got Talent, a versão britânica de um desses concursos caça-ídolos. Susan subiu ao palco com o vestido dourado do casamento de um sobrinho, de barbela, sobrancelhas em floresta e cabelo maltratado. Desempregada, tem 48 anos e "nunca fui beijada". A plateia e o júri prepararam-se para vaiar o desplante. Fizeram mal, deviam ter reparado na passada firme com que entrou. Ela cantou I Dreamed a Dream (Sonhei um Sonho), do musical Les Misérables. A boa voz, aliada ao nada que se esperava dela, mais aquele não sei o quê das pessoas genuínas transformaram-na em sucesso planetário. Ontem, o seu vídeo no YouTube já tinha sido visto por 26 milhões de pessoas. Entretanto, descobriram-lhe um disco gravado, há dez anos, em que a sua interpretação de Cry Me a River é magnífica. Feia a conquistar um mundo de glamour, velha insistindo num sonho, Susan Boyle é uma parábola com lição moral. Sim, cada um de nós pode. Temo é que Susan, podendo muito, não possa com o mundo tal como ele é.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SEMANA DE ABRIL

«Em 1970 havia 124 mortes maternas, em 2007 menos de 3. Somos o 6º país do globo com mais baixa mortalidade até um ano. Ao longo de 35 anos abateram-se desigualdades geográficas e sociais.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi essencial para estes resultados. Após o 25 de Abril, médicos em abundância colmataram lacunas de enfermeiros, modernos hospitais distritais, centenas de novos centros e extensões de saúde, um sólido Programa Nacional de Vacinação, um eficaz Programa de Saúde da Mãe de da Criança foram instrumentais. A partir do novo século o Plano Nacional de Saúde fixa e faz cumprir metas na redução de doenças do coração e de acidentes vasculares cerebrais, cancro, diabetes, acidentes traumáticos, bem como dá luta a velhos flagelos como a doença mental, a tuberculose e o alcoolismo, ou combate à SIDA e às toxicodependências.

Tudo isto custa bom dinheiro. Os gastos de saúde no PIB cresceram de 6,2% para 10,2 % em apenas 15 anos, sobretudo à custa de verbas públicas (de 66 para 72% no período). A ritmo duas vezes superior ao da economia, o que levanta a questão da sustentabilidade. Investigação sobre as causas lançam o foco sobre os medicamentos (32% dos recursos do SNS, incluindo farmácias e hospitais), sobre os gastos em pessoal, nomeadamente médico, por via da sua escassez forçada: a restrição do acesso ao ensino médico a valores inacreditáveis (190 vagas no primeiro ano), só tarde corrigidos para as actuais 1625 vagas.

Mas tudo havia mudado. Ganhámos 540 mil idosos e perdemos 50 mil nascimentos por ano. A população urbana (acima de 10 mil habitantes) passou de 30 para 55%, em 25 anos. As grandes cidades esvaziaram-se, as periferias regurgitam de casais jovens, de desempregados e de fugidos da escola, com velhos e novos problemas: cultura suburbana marginal, ambiente desprotegido, ‘habitat' mal planeado, insegurança cívica, doenças transmissíveis, gravidez adolescente. Novos problemas para um SNS programado para densidades de há trinta anos. Nascem soluções de recurso, medíocres, como os SAP. A qualidade degradou-se, as listas de espera ampliaram-se, as desigualdades agravaram-se, a satisfação erodiu-se. A reforma tornou-se premente, mais difícil a cada ano sem ela.

Sou suspeito para dela falar. Unidades de saúde familiar, cuidados continuados, saúde dentária, redução de listas de espera, cirurgia de ambulatório, melhor acesso a mais baratos medicamentos e protecção de não-fumadores foram alguns dos seus pontos altos. E ainda o controlo da despesa. Como estaríamos hoje se essa boa prática não tivesse sido instalada?» [Diário Económico]

Parecer:

Por António Correia de Campos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MARCELO DÁ CONSELHOS AO PS

«Marcelo Rebelo de Sousa afirmou este domingo no seu programa "As escolhas de Marcelo", na RTP, que a relação entre Governo e "Cavaco Silva já não é o que era". E o que pesa mais do lado de Belém é a divergência económica e financeira. O comentador considera mesmo que o PS tem que optar e definir se quer afrontar o Chefe de Estado. Contudo, avisa que "é uma imprudência" fazê-lo face às sondagens. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Vindos os conselhos do Marcelo o melhor é o PS fazer ao contrário.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Marcelo que reserve os seus conselhos para os responsáveis do seu partido.»

COITADO DO VASCO GRAÇA MOURA

«A lista de candidatos do PSD ao Parlamento Europeu, liderada por Paulo Rangel, é aprovada amanhã pelo Conselho Nacional do partido. Mas está a gerar muita controvérsia nas regiões autónomas, sobretudo nos Açores, que não querem ficar em 10.º lugar. Manuela Ferreira Leite 'riscou' também a grande maioria dos nomes de 2004, incluindo Vasco Graça Moura.

A lista do PSD às eleições europeias de Junho, liderada por Paulo Rangel, está a causar um turbilhão nas regiões autónomas, especialmente nos Açores. O DN apurou que a líder regional do partido Berta Cabral ameaçou cortar relações com a direcção nacional caso esta persista em manter em décimo lugar Duarte Freitas, actual eurodeputado social-democrata açoriano, ou seja num lugar considerado não elegível. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Depois de tanta graxa ficou fora da lista.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se cópia dos artigos de Vasco Graça Moura a Manuela Ferreira Leite.»

ELEIÇÕES CHEGAM À POLÍCIA

«Quatro mil novos agentes vão ser admitidos para a PSP e GNR, afirmou esta tarde o secretário de Estado da Administração Interna durante a assinatura do protocolo de construção de um novo quartel, em Santo Tirso.

"Até ao fim da actual legislatura, vão ser admitidos quatro mil novos agentes para a Policia de Segurança Publica (PSP) e para a Guarda Nacional Republicana (GNR) para aumentar a polícia de proximidade entre as forças de segurança e a população", referiu, em Santo Tirso, Rui Sá Gomes.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Além de obras públicas também chovem polícias.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Use-se guarda-chuva pois nos tempos que correm nunca se sabe o que nos vai cair em cima.»

IGREJA QUER FIXAR A AGENDA POLÍTICA


«O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa desafiou, este segunda-feira, os candidatos às eleições legislativas a apresentarem propostas sobre a família, considerando-as "mais decisivas para o futuro da sociedade" do que outras questões destacadas nas agendas partidárias e comunicação social.

"Os cidadãos têm o direito de saber qual a concepção de política familiar subjacente aos vários programas", afirmou D.Jorge Ortiga no início dos trabalhos da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) que decorre até quinta-feira em Fátima.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Também me parece que a Igreja tem mais com que se preocupar do que com o preservativo e o Papa não fala de outra coisa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se o recado ao presidente da Conferência Episcopal.»

GESTORES PÚBLICOS SEM NENHUMA VERGONHA NA CARA

«O Tribunal de Contas (TC) detectou gestores públicos, multados pelo tribunal, que estão a pagar as multas através dos orçamentos dos serviços e não do próprio bolso, o que é uma prática ilegal, confirmou à Lusa fonte oficial do TC.

"O Tribunal teve conhecimento de casos em que os gestores públicos pagaram multas através do orçamento das entidades a que pertencem" o que é uma situação "ilegal e muito grave", disse fonte oficial do TC.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

É preciso lata, foram multados por usarem mal os dinheiros públicos e vão pagar a multa com dinheiros públicos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Demitam-se estes oportunistas.»

PAI DA ESTRELA DO "QUEM QUER SER BILIONÁRIO" TENTOU VENDER A FILHA

«O pai da Rubina Alis está a ser acusado de tentar vender a filha, de nove anos, a uma família do Dubai.

Rafiq Quereshi, pai da menina que fez parte do elenco do filme "Quem quer ser bilionário" terá, alegadamente, tentado vender a filha por cerca de 200 mil euros num negócio de adopção ilegal.

Inicialmente, Rafiq teria pedido pela "venda" cerca de 50 mil euros, mas devido ao sucesso da menina, depois de participar no filme, aumentou o preço para cerca de 200 mil euros.» [Jornal de Notícias]

TERÁ SIDO A RESPOSTA DE CAVACO À RESPOSTA DE SÓCRATES

«O Presidente da República e o Procurador-Geral da República estiveram reunidos em Belém, mas a Presidência da República escusou-se a adiantar os motivos da audiência de Cavaco Silva com Pinto Monteiro.

A audiência, que teve início às 17:30 no Palácio de Belém, apenas foi divulgada no 'site' da Presidência da República perto da hora do encontro.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Seria muito interessante saber ao que se deveu este encontro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se.»

ORDEM DOS NOTÁRIOS VINGA-SE DAS REFORMAS

«Para Tiago Silva Pereira, o caso relatado pelo Público significa que a Ordem dos Notários (ON) "divulga, a pedido de qualquer cidadão do país, a lista das escrituras que qualquer cidadão fez ao longo da sua vida".

"Isto, em termos de intimidade da vida privada, não é admissível num Estado de Direito", reforçou, acusando a ON de "utilizar os dados pessoais dos cidadãos como instrumento de contestação a medidas de simplificação do Governo" a este sector.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Esta actuação da Ordem dos Notários parece duvidosa ainda que nada obste a que se saiba toda a verdade.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

UM AUTARCA POUCO DEMOCRATA

«O presidente da Câmara da Figueira da Foz (PSD) ameaçou hoje retirar os endereços de correio electrónico aos vereadores da oposição socialista, depois destes divulgarem aos funcionários autárquicos uma publicação com o resumo das suas intervenções no executivo.

Os funcionários "não devem ser solicitados a utilizar a sua caixa de correio electrónico de serviço para participar no debate politico", argumentou Duarte Silva. Defendendo que cabe ao presidente da Câmara "decidir a forma como devem relacionar-se os funcionários com os vereadores", o autarca do PSD classificou o envio da 'newsletter' através do correio electrónico camarário dos eleitos socialistas como "uma forma ilegítima e até abusiva" de divulgação. » [Público]

Parecer:

Este Duarte Silva nunca me inspirou grande simpatia, é a versão cinzenta de Pedro Santana Lopes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se o desvario do autarca.»

PROCURAM-SE VOLUNTÁRIO PARA O LABORATÓRIO DA SEXUALIDADE

«Portugal passou a integrar um leque ainda muito restrito de países que contam com uma unidade laboratorial de investigação em sexualidade humana. O SexLab, assim se chama o laboratório nacional - bem como a rede internacional no qual se inclui -, acaba de ser criado na Universidade de Aveiro (UA), ao abrigo de uma parceria que envolve também as universidades de Coimbra e Trás-os-Montes. A primeira investigação está prestes a avançar, mas ainda carece de voluntários. Procuram-se um total de 50 homens e 50 mulheres, com idades entre os 18 e os 50 anos e com diferentes habilitações literárias.

E o que pretende investigar o SexLab? Em termos gerais, a aposta passa por aprofundar conhecimentos e ampliar as possibilidades de intervenção ao nível de problemáticas associadas às disfunções sexuais, comportamentos de risco, compulsividade e agressão sexual, assim como fornecer pistas para a melhoria do bem-estar sexual de homens e mulheres. No caso particular daquele que será o seu primeiro estudo (com o título A saúde sexual da mulher e do homem: contributos para um modelo de compreensão biopsicossocial), a ideia passa por apurar "quais as variáveis que explicam a resposta sexual, seja ela fisiológica, seja ela mais subjectiva, das pessoas aos estímulos", explica Pedro Nobre, coordenador do SexLab.» [Público assinantes]

Parecer:

O cardeal patriarca, que fala com regularidade do tema, deveria ser um dos voluntários.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a sugestão.»

CIMPANZÉ CARECA [Flickr]

IGOR SIWANOWICZ

NOT FOR SALE