quinta-feira, maio 07, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Baixa de Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Amy Sancetta/Associated Press]

«Connie Culp, second from left, who underwent the first face transplant surgery in the U.S., was helped to the podium by her head surgeon, Dr. Maria Siemionow, right, before speaking to the media at a news conference at the Cleveland Clinic Tuesday.» [The Wall Street Journal]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

O PSD acaba de declarar a papa Maizena como alimento oficial dos seus candidatos às eleições europeias. Ainda não conseguimos confirmar se a Unilever, detentora da marca, vai apoiar a campanha e se esse apoio se traduzirá no pagamento dos outdoors em que Manuela Ferreira Leite pede para que lhe telefonem porque está sem ideias, pelo envio de um stock de papa para alimentar os candidatos ou mesmo pela alteração da cor das embalagens da papa para cor de laranja.

Entretanto, o PS já está a equacionar a hipótese de seguir o exemplo e tem na mira a "Farinha Amparo", desta forma deixava a marca europeia ao PSD para ficar com a nossa marca. Aliás, já há quem diga que o Sócrates saiu-nos num pacote de Farinha Amparo.

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

Mais uma vez Cavaco Silva veio justificar a continuação de Dias Loureiro no Conselho de Estado, que, afinal, nunca se reuniu desde que o nome do conselheiro incómodo anda nas bocas do mundo. Diz Cavaco Silva que não tem dados novos, ou seja, dese que fez uma declaração pública inocentando o velho amigo nada o fez mudar de posição. Resta saber se quando recebeu o Procurador-Geral, ao que tudo indica por causa do caso Freeport, também fez perguntas a propósito do caso BPN. Se contabilizarmos as visitas de personalidades da justiça a Belém e considerarmos os momentos em que foram feitas somos levados a pensar que Cavaco está mais interessado em tirar nabos da púcara em relação ao caso Freeport do que em relação à fraude gigantesca do BPN, está mais preocupado com os trocos do Freeport do que com o buraco de dois mil milhões que os seus velhos companheiros cavaram no BPN.

Mas Cavaco está equivocado, para que Dias Loureiro abandone as vantagens de ser membro do Conselho de Estado, como a imunidade e a proximidade ao Presidente da República, não é necessário que seja um criminoso, é necessário que seja impoluto e minimamente inteligente. Ora, ou Dias Loureiro foi enganado por Oliveira e Costa e é burro ou colaborou numa fraude gigantesca e é um inocente duvidoso.

De qualquer das formas seria interessante que, tal como fez com o senhor Palma da magistratura, Cavaco Silva convidasse António Marta a ir a Belém, poderia ouvir da boca do antigo vice-governador do Banco de Portugal se Dias Loureiro mentiu ou não. Sempre ficaria a saber mais qualquer coisinha...

O ESVAZIAMENTO POLÍTICO DE MANUEL ALEGRE

Bastou alguém criticar Manuel Alegre por este ter tomado uma posição menos frontal em relação aos incidentes ocorridos no dia 1.º de Maio para que este tivesse regressado às insinuações chantagistas. Só que Manuel Alegre perdeu importância, esta resultava do poder de chantagear José Sócrates de lhe retirar a maioria absoluta com a criação de um novo PRD.

A partir do momento em que as sondagens dizem que Sócrates poderá perder essa maioria absoluta mesmo sem a preciosa ajuda de Alegre a Ferreira Leite o candidato presidencial permanente fica a falar sozinho, deixou de ser notícia de abertura para passar a ocupar uma página direita do meio dos jornais. As suas afirmações deixaram de ter interesse para serem usadas na composição dos jornais, basta a venda de mais um anúncio publicitário para que o que disse Manuel Alegre passe para rodapé.

Se Sócrates perder a maioria absoluta Manuel Alegre só seria necessário à direita se o seu partido desse a vitória ao PSD e, pelo menos por enquanto, esse cenário ainda não é realista. Nesse caso Manuel Alegre não só seria condenado como poria fim ao seu grande projecto, mais uma candidatura presidencial queixotesca, aliás, se abandonar o PS essa candidatura seria ridícula.

A verdade é que a importância política de Manuel Alegre não passa de um dano colateral da importância de Sócrates, quando Sócrates perder Alegre desaparece, nem Loução o convidará para um chá, já que o PCP nem para isso o convida apesar da sua postura ridícula em relação ao que se passou no 1.º de Maio.

AVES DE LISBOA

Pintassilgo [Carduelis carduelis]
Local da fotografia: Estádio Universitário

FLORES DE LISBOA

Flores no Jardim Botânico

OS AUSENTES DA INDIGNAÇÃO

«E m dez anos, João Ubaldo Ribeiro foi duas vezes censurado, no nosso País, por um zeloso vigilante da moral. O grupo proprietário da cadeia de supermercados Jumbo, voltou a pôr, no seu Índex privado, A Casa dos Budas Ditosos, por sinal um belíssimo romance. Acusação: o livro "é um produto pornográfico". Ubaldo é baiano, escritor importante, viveu em Portugal, e já foi distinguido com o Prémio Camões, valha isso o que valer. Em condições outras, a extraordinária proibição suscitaria, entre os "intelectuais" portugueses, um alarido de protestos, de abaixo-assinados, de repulsa, e a comunicação social seria levada a transformar a vergonha em causa.

Nada disso aconteceu. Os "intelectuais" portugueses andam tão exaustos de escrever livros maus, de participar em colóquios ridículos, debates patéticos, conferências inúteis no estrangeiro, que são indiferentes às minudências da solidariedade para com os seus camaradas. Neste caso, a João Ubaldo Ribeiro.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Baptista-Bastos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

NÃO SE PASSA NADA?

«Depois de quatro dias fora do país (com muita atenção ao risco de pandemia de gripe), mergulhei directamente no mais estranho dos debates nacionais: a iminência do regresso do "bloco central". Aparentemente, o debate teria sido suscitado pela intervenção presidencial do 25 de Abril que, nas entrelinhas, sugeria que essa poderia ser uma hipótese inevitável para um país em grave crise política e económica e na perspectiva de ver as próximas eleições retirarem a maioria absoluta ao PS (sem a dar, naturalmente, a qualquer outro partido).Não foi isso que retirei de essencial do discurso de Cavaco Silva nas comemorações do 25 de Abril. O que retive foi um apelo mais do que oportuno à responsabilidade dos agentes políticos, sobretudo dos partidos com responsabilidade de governo, para que sejam clarificadores e rigorosos nas suas propostas políticas, aquelas que vão estar em confronto nas sucessivas campanhas eleitorais, para que não prometam o que não podem cumprir e para que abandonem a demagogia e o primarismo que tem dominado o debate público nestes últimos tempos. A forma como me parece que se está a debater a possibilidade de um "bloco central" pós-eleitoral está nos antípodas da recomendação do Presidente.» [Público assinantes]

Parecer:

Teresa de Sousa escreveu este artigo sem saber o que Cavaco ia dizer, azar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CAVACO SILVA DIZ QUE NÃO HÁ NADA DE NOVO EM RELAÇÃO A DIAS LOUREIRO

«O Presidente da República, Cavaco Silva, afirmou esta quarta-feira que não possui informação adicional que possa levar à saída do Conselho de Estado de Dias Loureiro, que está envolvido no 'caso BPN' enquanto ex-administrador da SLN e que esta semana foi ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito.

'Essa questão já me foi colocada duas vezes e desde então não recebi nenhuma informação adicional de quem tem o dever de manter-me informado e por isso nada tenho a acrescentar', disse Cavaco Silva, após a entrega dos prémios Bial, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Cavaco sublinhou que a presença de Dias Loureiro no Conselho de Estado causa-lhe 'o mesmo embaraço que qualquer outro dos outros 19 conselheiros' e acrescentou que 'o Presidente da República tem de ser muito cuidadoso com os comentários que faz sobre qualquer português'. » [Correio da Manhã]

Parecer:

A não ser um buraco de dois milhões de euros.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco quais as qualidades que considera ser necessárias a um membro do Conselho de Estado.»

CAVACO: FAZ O QUE EU DIGO NÃO FAÇAS O CAVACO

«Questionado hoje sobre a possibilidade de criação de um Bloco Central depois das eleições legislativas, Cavaco Silva recordou o "tempo muito difícil" que Portugal atravessa e que deve convocar todas as forças políticas na procura de soluções.

"Nenhuma forma política deve ficar de fora na procura de soluções para ultrapassar estes problemas que Portugal vive", afirmou o chefe de Estado, em declarações aos jornalistas à saída da cerimónia de entrega do Prémio Bial, na Faculdade de Medicina de Lisboa.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Depois de tudo fazer para favorecer a Manuela Ferreira Leite, a cuja eelieção no PSD ajudaram os assessores de Belém, Cavaco Silva nunca poderia negar um governo de bloco central. É a estratégia da crise política decalcada do seu passado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco se não preferia ver Manuela Ferreira Leite à frente de um governo de iniciativa presidencial, porque é isso mesmo com qu o Presidente parece sonhar.»

CONTRIBUINTES VÃO TER DE DECLARAR CONTAS BANCÁRIOS NO ESTRANGEIRO

«A medida faz parte da proposta de lei apresentada pelo Executivo sobre o levantamento do sigilo bancário que deverá dar entrada hoje na Assembleia da República.

"Os contribuintes vão ser obrigados a indicar na declaração de IRS se têm contas no exterior", adiantou Carlos Lobo durante uma audição na Comissão de Orçamento e Finanças sobre o Relatório de Evolução do Combate à Fraude e Evasão Fiscais.» [Diário de Notícias]

Parecer:

E depois o que vai fazer a DGCI? Enfim, mais um momento bloquista do Governo PS.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao dr. lobo porque não se candidata a ministro das Finanças da Correia do Norte.»

NÃO HÁ LIMITES PARA O MAU GOSTO

«O anatomista alemão Gunther von Hagens está a provocar escândalo devido à exposição de um casal de cadáveres plastinados (embalsamados) a fazer sexo, na sua nova mostra "Koerperwelten" (Mundos dos Corpos), que abre quinta-feira em Berlim.

Ainda antes da inauguração, vários políticos e dignatários eclesiásticos exigiram que von Hagens, cuja alcunha é "Doutor Morte", retire os referidos cadáveres da mostra, considerando "indecente e imoral" colocar corpos sem vida em tal pose.» [Diário de Notícias]

POBRE MANUEL ALEGRE

«"Vou dizer aquilo que penso sobre as próximas eleições legislativas e ouvir o que os meus apoiantes têm a dizer", disse o deputado socialista.

O grupo de apoiantes de Manuel Alegre, que se reúne no próximo dia 15 para definir a sua posição sobre as próximas eleições legislativas, quer saber se tem possibilidades de influenciar o futuro programa eleitoral do PS.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

A importância de Manuel Alegre é proporcional à do PS nas sondagens eleitorais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Manuel Alegre que se reforme, mais o seu grupo de apoiantes queixotescos.»

CHEFE DA FAMÍLIA MONIZ FEZ ANOS

«José Eduardo Moniz comemorou esta terça-feira o seu 56º aniversário, e celebrou-o na TVI.
A comemoração informal aconteceu no hall da estação televisiva, na companhia de várias caras conhecidas da estação. Eduardo Moniz foi convidado a apagar o bolo, que este ano tinha a forma das suas iniciais, J E M. »
[Portugal Diário]

Parecer:

Pelos vistos não lhe serviram a cabeça de Sócrates numa bandeja.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Terá de esperar pela próxima legislatura se ainda for presidente da TVI.»

BANCOS DO "SUBPRIME" COMPRARAM POLÍTICOS

«As 25 maiores instituições que geriam produtos de crédito de alto risco (“subprime”) dos Estados Unidos, cuja actividade degenerou na maior recessão global desde a Segunda Guerra Mundial, gastaram quase 370 milhões de dólares (278 milhões de euros) na última década em operações de "lobbie" e donativos para campanhas de políticos.

O objectivo era evitar a adopção de regras mais restritivas para o sector, conclui uma investigação citada pelo “Financial Times” e que será hoje tornada pública.» [Público assinantes]

Parecer:

è tudo uma questão de preço.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «E por cá, quais foram os políticos que foram comprados pelo BPN?»

BE APAGOU FOTOGRAFIA

«Houve quem reconhecesse um militante do Bloco de Esquerda nas imagens televisivas da recepção violenta ao candidato socialista às eleições europeias, Vital Moreira, na manifestação da CGTP no 1.º de Maio. A provar a militância circula uma fotografia em que Délio Figueiredo surge entre outros militantes do BE, nomeadamente Alda Macedo e José Manuel Pureza. Fotografia essa que, segundo escrevia ontem no seu blogue Vítor Dias, "terá desaparecido do sítio onde estava alojada". E, por isso, quis o militante comunista publicá-la para mostrar que "uns têm a fama de rasura de imagens feitas para aí há 70 anos ou mais e outros têm o proveito de fazer algo similar hoje".

Alguns posts e twitters depois, e já corriam as suspeitas de que teria sido o próprio Bloco a retirar a fotografia de Délio Figueiredo, confirmado como militante do grupo Ruptura/FER, minoritário entre bloquistas. Ao PÚBLICO, o assessor do BE Pedro Sales garante que tal não aconteceu. "Ninguém apagou nada, a foto nunca esteve no site do Bloco", realçou. De facto, a fotografia surge alojada numa conta Yahoo de Coimbra entretanto desactivada.

Quanto ao comportamento de Délio Figueiredo (que, nas imagens televisivas, é visto a correr à frente de Vital Moreira, a quem chama "traidor"), Pedro Sales sublinha que o Bloco de Esquerda não aplica "procedimento disciplinar contra alguém que chama traidor a outro". "O assunto é desagradável", mas não passa de um "excesso de linguagem", qualifica.

"Não faz parte da nossa cultura a denúncia de actos individuais", mas "se ele o tivesse agredido seria obviamente expulso" do partido, acrescenta o assessor bloquista.

Pedro Sales recordou ainda a posição manifestada por Miguel Portas, eurodeputado e cabeça-de-lista pelo BE às eleições europeias de 7 de Junho, durante a manifestação da CGTP, "meia hora depois" dos incidentes que envolveram a comitiva socialista, liderada por Vital Moreira.

"Lamentamos e repudiamos todos os acontecimentos de intimidação física e os insultos contra Vital Moreira", frisou. » [Público assinantes]

Parecer:

Isto é o BE no seu melhor, o Louçã parece o Santo Padre e os seus rapazes comportam-se como padrecas da Santa Inquisição.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário a Louçã.»

GRAFITTIS CRIATIVOS [Link]

QUEM ESTÁ A EMIGRAR PARA OS EUA [Link]

I-R-A-K-L-I

FUNDACIÓN RAMÓN RUBIAL