sexta-feira, maio 08, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Panteão Nacional, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Romeo Ranoco/Reuters]

«A street child slept under a bridge to take shelter from the rain in Manila Thursday. The Philippines is readying evacuation centers and alerted residents for possible flash floods and landslides as Typhoon Chan-Hom heads for the main northern Luzon island.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

Ao convocar os partidos para discutir soluções de governo Cavaco Silva está a pôr o carro à frente dos bois, ainda nem sequer se realizaram as europeias e já está a discutir soluções para um dos cenários que poderão sair das eleições legislativas. Ao fazê-lo Cavaco mostra que é ele próprio que está interessado nesse cenário de crise que valorizaria Manuela Ferreira Leite. A não ser que Cavaco Silva sonhe com um governo de união nacional patrocinado por Belém.

Isto é a negação do papel do parlamento, é querer cozinhar soluções governamentais ainda antes das eleições reduzindo-as a uma celebração política. Cavaco está a ultrapassar o que se espera do Presidente da República, está a sobrepor-se à vontade dos portugueses tentando criar soluções antes deles serem ouvidos.

A MAIZENA E A FARINHA AMPARO

Se a diferença entre Rangel e Basílio Horta está no número de embalagens de Maizena que estarão por comer, teremos que concluir que só um ministro saído de um pacote da Farinha Amparo iria para a China propagandear as vantagens competitivas da mão-de-obra barata de Portugal.

Paulo Rangel pôs-se em bicos de pés para criticar Basílio Horta mas daí a justificar-se o ministro vir com piadas novas vai uma grande diferença, até porque se arriscam-se a que um dias destes sejam obrigados a juntar-se à mesma mesa.

UMA PEQUENA APOSTA

Quase aposto que à medida que se torna evidente que o caso Freeport deu o que tenha a dar os mesmos que se excitaram com a hipótese de se livrarem precocemente de Sócrates vão inventar razões para prolongar ao máximo as investigações. Vão propor que se investigue isto e aquilo com o único objectivo de levar as investigações para além das legislações legislativas.

Os mesmos que tentaram a golpada vão perceber que a maioria absoluta de Sócrates poderá estar nas mãos do Procurador-Geral e tudo vão fazer para impedir a conclusão do processo. Se isso suceder, como estou convencido de que vai acontecer, veremos se o senhor Palma vai a Belém queixar-se de pressões.

E já que estamos a falar de pressões aqui fica uma pergunta ingénua: se a investigação às supostas pressões sobre os investigadores não se confirmarem quais serão as consequências para estes? É bom lembrar que foram dois investigadores a queixarem-se parcialmente e a desencadearem suspeições sobre um colega e indirectamente sobre o primeiro-ministro. Terão condições para estar envolvidos numa investigação? Acho que não, pelo menos a mim não inspirarão a mais pequena confiança nos seus princípios deontológicos, já que quanto aos morais ndada tenho que ver.

AVES DE LISBOA

Felosa-comum [Phylloscopus collybita]

FLORES DE LISBOA

Malmequeres

UMA MÁ CRIAÇÃO PÍFIA

«O ministro Manuel Pinho disse: "Paulo Rangel tem de comer muita papa Maizena." Desatou-se uma polémica sobre termos malcriados. Também me incomodam, mas só porque a má-criação foi pífia. Se era para beliscar Rangel - para isso servem os insultos - exigia--se qualidade. A Maizena sugere bebé - e é uma tolice insultar Rangel por aí. Se há coisa que o PSD anseie é por coisa nova. Viu-se, agora, no lançamento do livro de Rangel: ele é a contratação de quem o Benfica fala sempre no defeso. Com uma vantagem: ele ainda fará uma perninha no fim da época (eleições europeias) que, se correr bem, vai fazer dele o Messias do início da época (nas legislativas). Se Pinho tinha que insultar Rangel devia seguir a política inglesa, onde se insulta com classe. Recentemente, o jornal Times escreveu: "Na Grã-Bretanha temos uma orgulhosa história de políticos malcriados", e publicou um florilégio de insultos. Churchill era imbatível, mas o melhor é de um tal Lord St. John of Fawsley sobre a sr.ª Tatcher: "Quando ela fala sem pensar, ela diz aquilo que pensa." Isso, sim, são polémicas.» [Diário de Notícias]

Parecer:

por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

FREDO

THE ROYAL NEW ZELAND RETURNED AND SERVICE ASSOCIATION