terça-feira, maio 12, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Estabelecimento Prisional de Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Susana Vera/Reuters]

«Former world No. 1 Marat Safin eyed the ball at the Madrid Open Monday.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Francisco Louçã

Francisco Louçã aproveitou uma homilia do antigo bispo de Évora para se colar a este clérigo e dizer a propósito dos incidente no bairro da Bela Vista, em Setúbal que «as vítimas são os mais pobres, os mais inseguros, que vivem onde não há trabalho, onde não há condições de habitação, que foram enfiados num bairro de barracas». Louçã só não explicou quem são as vítimas, os marginais que andam de carro aos tiros com o posto da polícia ou os habitantes do bairro que trabalham e são obrigados a viver no meio de marginais.

Faço uma sugestão a Louçã, vá à procura de uma dessas vítimas e ofereça-lhe um emprego.

ACEITAR A CHANTAGEM DE MANUEL ALEGRE? NÃO

Aceitar a chantagem de Manuel Alegre e dar-lhe um mini grupo parlamentar privativo é dar a Manuel Alegre e a Louçã a condução da política de um próximo governo do PS. É preferível governar sem, a maioria absoluta e negociar com quem estiver interessado no país do que com chantagistas vaidosos.

AVES DE LISBOA

Juvenil de rabirruivo-preto [Phoenicurus ochruros]
Local da fotografia: à janela de casa

AVES DE LISBOA

Fundação Calouste Gulbenkian

DA BELA VISTA À LAPA

«Os rapazes da Bela Vista (bairro pobre de Setúbal) que homenageiam um assaltante de caixa de multibanco, que incendeiam carros de vizinhos e que disparam sobre uma esquadra da polícia são evidentemente "um caso social" como muito bem diz o secretário-geral do PCP. Na Lapa (bairro rico de Lisboa) também há rapazes que se armam em traficantes de cocaína e são evidentemente um caso social. Se os rapazes da Lapa forem apanhados, julgados e presos, livra-se os vizinhos das suas malfeitorias. É por isso que divirjo de Jerónimo de Sousa quando ele diz que os rapazes da Bela Vista não devem ser tratados como um caso de polícia. Deviam. Por respeito pela esmagadora maioria dos habitantes do bairro da Bela Vista, que valem tanto como os da Lapa. Sendo os rapazes da Bela Vista e os da Lapa devidamente tratados como casos de polícia, poderiam, então, estudar-se os respectivos casos sociais . Aposto que iríamos descobrir que às similitudes que há entre a gente boa da Bela Vista e da Lapa correspondem semelhanças entre as canalhas de ambas.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O FUTURO ENERGÉTICO DE PORTUGAL

«Quem participou, no passado dia 21 de Abril, na conferência sobre o futuro energético de Portugal, promovida pela CIP e pela Ordem dos Engenheiros no Museu da Electricidade em Lisboa, terá percebido que a situação energética no mundo é bastante mais preocupante do que os mais pessimistas poderiam imaginar.

Apoiado nas conclusões do "World Energy Outlook" de 2008, o representante da Agência Internacional de Energia disse da forma mais diplomática possível (leia-se, menos alarmista), que até 2030 vai ser preciso colocar em produção mais 40 milhões de barris de petróleo por dia, originários de novos projectos de exploração. Isto só para compensar as quebras que se prevêem nas grandes jazidas actualmente em produção. Ora a verdade é que ninguém sabe onde ir buscar esta imensa quantidade de crude, equivalente à actual produção da OPEP, ou à produção de quatro Arábias Sauditas. Será uma tarefa altamente improvável de levar a cabo, tendo em conta a dimensão do "buraco". E tornada ainda mais difícil devido aos problemas financeiros da actual crise económica e do baixo preço do crude, uma vez que muitos projectos de exploração foram adiados, ou simplesmente cancelados. » [Jornal de Negócios]

Parecer:

Por Luís Queirós.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

DESTA VEZ CONCORDO COM O PROTESTO

«O primeiro-ministro José Sócrates e a Ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues foram esta manhã confrontados com as queixas de uma moradora, numa visita às obras na Escola D. Filipa de Lencastre em Lisboa, onde assinaram os primeiros contratos de adjudicação da fase dois do Programa de Modernização do Parque Escolar (PMPE). Maria da Luz Silva, de 65 anos, dirigiu-se aos governantes queixando-se do transtorno provocado pelas obras, que começaram em Setembro de 2008. "Não respeitam ninguém. Quando viemos de férias em Setembro do ano passado nem podiamos entrar em casa, a porta estava bloqueada. Andámos aqui meses a engolir este pó, até tenho um nódulo nos pulmões e amanhã vou ser operada", gritava, muito exaltada, a moradora numa casa junto à escola. "Queixámo-nos à Câmara, à polícia, mandámos uma carta ao primeiro-ministro e nada".» [Correio da Manhã]

Parecer:

Neste país os empreiteiros fazem o que querem na via pública, comportam-se como num país do terceiro mundo graças à passividade (bem remunerada) dos autarcas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Crie-se uma autoridade nacional para o sector.»

ALEGRE VAIO CONCRETIZAR A CHANTAGEM

«Manuel Alegre integra ou não as listas do PS para as próximas eleições legislativas? Só no próximo dia 15 se saberá, mas segundo apurou o CM, poderá estar em cima da mesa um número de seis parlamentares para as listas. Contudo, ninguém arrisca, nesta fase, fazer sequer um ponto de situação. Os contactos entre o ex-candidato presidencial e o líder do partido, José Sócrates, têm-se debruçado sobre áreas programáticas, ou a inclusão da corrente ‘alegrista’ nas candidaturas para a Assembleia da República.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Há muito tempo que é evidente que Alegre quer ter o seu grupo parlamentar privativo e que para o conseguir tem recorrido à chantagem.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recuse-se mesmo que isso custe a maioria absoluta ao PS. Não se deve ceder a chantagistas e muito menos aos que estão conluiados com o Bloco de Esquerda.»

MAIS UM FERREIRA QUE DIZ QUE VAI GANHAR

«Dias Ferreira está mesmo decidido a avançar com uma candidatura presidencial e está confiante de que conseguirá a vitória na assembleia geral eleitoral do próximo dia 5 de Junho.

O advogado quer encabeçar uma lista de continuidade da actual gestão de Soares Franco e nem o facto de estar em preparação uma outra candidatura, promovida pelos actuais corpos directivos, liderada por Carlos Barbosa da Cruz, o demove. Os dois potenciais candidatos vão reunir-se esta noite.» [Público]

Parecer:

Isto é praga familiar, ainda bem que não sou sportinguista.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Vai ganhar experiência...»

ALDEIA INDIANA TEM 250 PARES DE GÉMEOS

«The phenomenon has seen almost six times as many twins born than the global average in the remote village of Kodinhi, in Kerala.

In 2008 alone 15 pairs of twins were born in the village out of 300 healthy deliveries and this year is expected to top that number.

In the last five years alone up to 60 pairs of twins have been born, with the rate of twins increasing year-on-year. » [Telegraph]

SORTE DE VARAS, ERA MESMO A SORTE DE QUE OS AÇORES PRECISAVAM

No "In Concreto":

«In Concreto na esteira do "Dia F" organizado pelo Fiat Lux organiza amanhã um dia de luta e contestação contra a introdução da Sorte de Varas nos Açores. Não por ser uma moda, mas porque a blogosfera tende a assumir-se como um espaço de intervenção cívica e não é do meu feitio deixar fazer o mal para depois criticar, assim, o movimento será no dia antes à votação em plenário na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores., que pretende introduzir a Sorte de Varas. Uma última pressão e chamada ao bom censo dos deputados.»

EXPLORAÇÃO PETROLÍFERA NA SIBÉRIA [imagem]

STOURA

PORTOROZ