domingo, junho 07, 2009

Semanada

Esta poderá ter sido a semana mais negra do cavaquismo, o caso BPN, a maior fraude financeira ocorrida em Portugal, acabou por estourar nas mãos de Cavaco Silva. Cavaco tem cometido erros sucessivos neste processo, começando pelas declarações públicas de inocência de Dias Loureiro a uma comunicação patética em que só faltou chorar para tentar convencer os portugueses de que nada tinha que ver com os negócios daquele banco.

Cavaco não consegue iludir o óbvio, o BPN foi um banco criado por cavaquistas, para que os cavaquistas beneficiassem de acesso fácil ao dinheiro para realizarem os negócios proporcionados por uma imensa teia de influências. O pior que poderia suceder a Cavaco Silva seria vir a saber-se que ganho de alguma forma com os negócios do BPN e a crer nos artigos do Expresso isso sucedeu. E sucedeu de uma forma estranha, comprando e vendendo acções não cotadas com o valor decidido por Oliveira e Costa, daí resultando mais-valias de 147 mil euros.

O PSD que até aqui tem olhado para o BPN como a raposa olha para vinha vindimada foi atirado para o centro do furacão por Vital Moreira. Como era de esperar o PSD não respondeu com o caso Freeport, fazê-lo seria demasiado perigoso pois o envolvimento de pelo menos um alto dirigente do PSD em todo o processo difamatório o dono do semanário SOL e os amigos locais da Carlyle, actual proprietária do Freeport) que tem sido este caso poderia levar à identificação daquele partido como origem de toda esta tentativa de derrubar Sócrates fora das urnas.

Com o aproveitamento do famoso DVD esgotado e com os responsáveis pelas fugas ao segredo de justiça sem mais matéria e com receio de que não consigam inverter os resultados das próximas legislativas, os portugueses começam a perceber que ao lado do caso BPN o cão Freeport são meras alcagoitas. Isso significa que ao lançar o BPN para o PSD Vital Moreira decidiu tratar o cão com o pêlo do próprio cão.

Se até aqui os responsáveis do PSD faziam de conta que não usavam o caso Freeport ao mesmo tempo que os seus militantes e dirigentes usavam o mail e os blogs para promoverem uma gigantesca campanha contra o PS, agora vão ter sarna com que se coçar. Se Cavaco Silva ganhou é legítimo questionar quem mais ganhou no BPN?