sábado, junho 06, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Arrábida

IMAGEM DO DIA

[Joel Saget/Agence France-Presse]

«A jeep drove by Saint-Laurent-sur-Mer Beach in Normandy, France, Thursday. Officials are preparing for D-Day celebrations to mark Saturday’s 65th anniversary of the June 6, 1944, allied landings in France, then occupied by Nazi Germany. U.S. President Barack Obama will lead services where more than 9,000 U.S. troops fought and died.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Francisco Louçã

O líder do BE está a perder a graça e a iniciativa, o seu desempenho na campanha eleitoral das europeias e a generalidade das sondagens têm um único ponto em comum, o BE mantém-se atrás do PCP depois de meses de sondagens apontando para o contrário.

O líder do BE arrastou-se sem graça deixando o protagonismo a um dos irmãos Portas permitindo ao PCP a recuperação do terreno perdido e a demonstração de que o Bloco não passa de um partido alimentado por jornalistas amigos. Ainda por cima é fortemente penalizado pelos betinhos da classe média que a esta hora já estão em férias, bem longe das mesas de voto.

Depois do divórcio não anunciado com Manuel Alegre Louçã vê Jerónimo de Sousa passar-lhe a perna.

FERREIRA LEITE DIZ QUE TEM TENDÊNCIA PARA ESCOLHER BEM

Pois, foi ela que escolheu um tal Mestre Armindo para director-geral dos Impostos quase levando o país à falência com esta brilhante escolha. Foi ela que também fez a brilhante escolha de António Preto para líder distrital de Lisboa do PSD. Enfim, é esta a tendência para as boas escolhas de Manuela Ferreira Leite.

AVES DE LISBOA

Juvenil de Verdilhão-comum [Carduelis chloris]
Local: Estádio Universitário

FLORES DE LISBOA

Flor do Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian

A MISSÃO DE MOURA GUEDES

«Ora se há algo que se pode dizer da prestação de pivot de MMG é que ela curto-circuita com inteira eficácia (ainda que, presume-se involuntária) essa laboriosa ilusão jornalística. Ao assumir de modo tão extremado "a direcção" da narrativa e portanto o carácter narrativo do que faz, MMG presta, paradoxalmente, um bom serviço ao jornalismo. O de lhe (nos) dar um pretexto para pensar - para se (nos) pensar(mos). Demasiado complicado? Não oportuno? Sim, é complicado.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Fernanda Câncio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

TÍTULO 11

«Fui anteontem à Figueira da Foz por uma auto-estrada deserta. Literalmente deserta: um camião ou outro, umas dezenas de automóveis, mais nada. A auto-estrada, claro, vai mudando de nome. Começa por se chamar A8, depois muda para A14 e acaba, salvo o erro, em A17. De qualquer maneira, começa quase à minha porta, em Lisboa, e só pára em Aveiro. É quase paralela à velha A1 do prof. Cavaco e parece que nasceu da exuberante cabeça do eng. Guterres (quem senão ele?) e que este Governo construiu o pouco que faltava. A ideia de uma auto-estrada, por assim dizer, suplementar, ou concorrente - uma ideia de gente rica ou de gente pródiga -, não deve ser comum. Na Figueira, essa extravagância vem sempre à conversa (à frente de estranhos) entre o desdém pelos poderes que misteriosamente a conceberam e o habitual desconsolo com disparates de Lisboa e da Pátria.

A Figueira, apesar de um debate público entre Paulo Rangel e Vital Moreira, não está muito interessada no ruído a que por aí se chama "eleições" para a "Europa". Segundo percebi no restaurante da D. Celeste, uma PSD e "santanista" ferrenha, as pessoas só se importam com as locais, que terão em princípio cinco listas de grupos que historicamente não se estimam. Quanto às gerais de Outubro, a D. Celeste abana a cabeça com alguma tristeza e uma enorme dúvida (que se compreende) sobre a dr.ª Ferreira Leite. Comendo as primeiras sardinhas do ano, achei a Figueira típica do país: melancólica, desiludida e sem esperança. Que lhe pode trazer um novo regime: uma terceira auto-estrada?

Entretanto, impenetrável à realidade do mundo, a campanha continua. Augusto Santos Silva, Ana Gomes, Jorge Lacão e, evidentemente, Vital Moreira não desistiram de explorar a noção absurda de que o PSD é, por causa de meia dúzia de "figuras gradas", responsável pela fraude do BPN. Ninguém protesta e Sócrates não os manda calar, com certeza em nome do aprimoramento cívico dos portugueses. Do lado do PSD, Manuela Ferreira Leite apareceu finalmente na "rua" (espero que sem um nojo excessivo), enquanto Menezes descobriu agora que Rangel era uma "lufada de ar fresco" e Pedro Passos Coelho, na sua qualidade de "próximo Presidente", resolveu aliviar o espírito de um despropósito sem desculpa. O que apetece é de facto aproveitar a auto-estrada deserta (A8, A14 e A17) e ir comer as sardinhas da D. Celeste. » [Público assinantes]

Parecer:

Por Vasco Pulido Valente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A DONA MONIZ NÃO CONHECIA AS SUAS OBRIGAÇÕES DE DEPUTADA

«A jornalista sublinhou ainda que "não fazia a mínima ideia" que precisava de entregar uma declaração de rendimentos no Tribunal Constitucional para formalizar a cessação.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Se elea não conhece o código deontológico dos jornalistas...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Perdoais-lhes senhor.»

ALFÂNDEGAS APREENDEM DROGA

«Segundo um comunicado do ministério das Finanças, trata-se da maior apreensão de sempre no porto de Lisboa.

O contentor, que transportava 759,65 quilos de cocaína, destinava-se a uma empresa sediada em Lisboa, mas o manifesto de carga suscitou suspeitas.

Ao detectar as substâncias ilícitas, a Alfândega comunicou a situação à Polícia Judiciária (PJ), cuja investigação culminou na detenção de um empresário português, com 43 anos, residente na zona de Sintra, que ficou preso preventivamente.

Nas diversas buscas, foram ainda aprendidas duas armas de fogo, viaturas e telemóveis, entre outros artigos.» [Diário de Notícias]

Parecer:

E o Governo insiste estupidamente em considerar que as Alfândegas não exercem funções de soberania transformando os seus funcionários em contratados a prazo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro das Finanças se sabe o que é uma alfândega.»

MAIS UMA DOS NOSSOS MAGISTRADOS

«O Tribunal de Idanha-a-Nova pôs em liberdade um alegado violador preso pela PJ sem que tenha sido sujeito a primeiro interrogatório.

O homem foi detido na terça-feira pela Polícia Judiciária (PJ), mas o tribunal deixou passar "por minutos" o prazo de 48 horas de detenção em que poderia interrogá-lo e aplicar medidas de coacção, referiu a mesma fonte, ligada à investigação.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

E depois a culpa é da lei...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Apurem-se responsabilidades.»

QUEM PARTE E REPARTE E NÃO FICA COM A MELHOR PARTE...

«Numa altura em que o desemprego atinge números históricos, o governo aposta em profissões aparentemente com futuro dentro do seu próprio governo. Uma das maneiras de fugir às filas dos centros de emprego é passar por um qualquer gabinete ministerial, de preferência como assessor ou chefe de gabinete.

Emprego é coisa que não falta para quem passa pelo Ministério da Economia. Por isso, quando se perguntam onde estão os dois antigos chefes de gabinete do ministro Manuel Pinho, Pedro Matias e João Neves, a resposta é dada na administração do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas, ambos nomeados pelo próprio ministro.

O mesmo ministro cujos assessores João Conceição e José Pedro Santos trocaram o gabinete no ministério, pelos gabinetes da Ren, empresa pública, e pelo Turismo de Portugal, o instituto público a funcionar da dependência de Manuel Pinho e que é presidido por Luís Patrão, o velho amigo e antigo chefe de gabinete de José Sócrates.

Mário Lino diz «jamais», mas tutela um instituto onde três dos membros do conselho directivo passaram pelo seu ministério. É o caso do presidente António Crisóstomo Teixeira, um homem que tem andado sempre no comboio do poder. Foi deputado, secretário de Estado das obras públicas, presidente da CP, assessor de Mário Lino desde 2005 e agora presidente do IMTT, o tal instituto em que dois dos vogais foram assessores de Ana Paula Vitorino, secretária de Estado dos transportes.

Repetem-se os casos em organismos e empresas públicas ligadas ao ministro do TGV, mas quem desembarcou a alta velocidade na Santa Casa da Misericórdia foi José Pedro Pinto, o ex-assessor do ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, que já tinha trabalho para o aparelho socialista.

Numa altura em que o desemprego atinge níveis históricos em Portugal, ex-assessor e ex-chefe de gabinete parecem ser profissões de futuro neste país.» [Portugal Diário]

Parecer:

Este país é uma vergonha...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a José Sócrates para o caso de ele não saber.»

IGESPAR CHUMBA PROJECTO DO TERREIRO DO PAÇO

«O Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Igespar) deu um parecer negativo ao estudo prévio para o Terreiro do Paço, em Lisboa, elaborado pelo arquitecto Bruno Soares, revelou hoje ao PÚBLICO o director do Igespar, Elísio Summavielle.

As objecções do Conselho Consultivo do Igespar, comunicadas terça-feira à Sociedade Frente Tejo, responsável pela obra, baseiam-se em “aspectos formais, sobretudo de impacto visual, a arrumação da placa central, o enquadramento da estátua”, explicou Summavielle e não às propostas de Bruno Soares para “a organização do trânsito e a topografia”. » [Público]

Parecer:

António Costa vai somando chumbos, desde o Tribunal de Constas ao IGESPAR.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao edil.»

PETER VELTER

ORANGE BLUE