quarta-feira, junho 10, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Parque Eduardo VII, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Wong Maye-E./Associated Press]

«An African crowned crane groomed itself at the Jurong Bird Park in Singapore Tuesday.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Frenando Andrade, presidente da CM de Aguiar da Beira

Fernando Andrade decidiu aproveitar o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas para homenagear todos os autarcas eleitos desde 1974, entre eles está o seu amigo Dias Loureiro. É o PSD no seu melhor.

O QUE É FEITO DE ANTÓNIO BORGES

Nem a vitória nas europeias fez reaparecer este vice-presidente do PSD.

AVES DE LISBOA

Galo no Parque Eduardo VII

FLORES DE LISBOA

Flor Silvestre na Quinta das Conchas

TUDO MUITO FRAQUINHO

«Para interpretar os resultados eleitorais sem ter de sair do bar, basta olhar para as garrafas à sua frente e aplicar a tabela dos bêbados. É só converter as percentagens dos partidos em graduações alcoólicas.

Só com 40 graus é que há motivo para festa, entrando-se no estonteante mundo dos destilados. 43 ainda é mais excitante, alcançando os whiskies mais sérios e os gins mais puxadotes. Como se vê, também são estes os números das vitórias retumbantes e das maiorias absolutas.

Entre 35 e 37,5 encontram-se as mais pindéricas vodkas e os mais rascas gins e runs, diluídos com mão pesada, porque a água é mais barata e mais saborosa do que o álcool. Mas, pronto, ainda se podem aproveitar para coquetéis manhosos, disfarçando o gosto com sumos de frutas.

Pois o PSD nem isso teve. Teve 32 graus. Esqueçam as bebidas de adultos. Quando muito, é um licor de peppermint ou uma daquelas vodkas horríveis com sabor a fruta, concebidas para ajudar os adolescentes a fazer a transição dos rebuçados para o álcool. Quanto ao PS, teve 27 graus - é um pobre Pimm's, sem contar com a gasosa. Na melhor das hipóteses, é uma ginjinha caseira.

Já o BE passou de mera cerveja a vinho de mesa, com uns belos 11 graus. A CDU foi sempre vinho mas lá subiu de grau. E o CDS, que se dizia destinado a cerveja light, acabou como vinho verde de pipa, com 8,5 graus.

Enfim. Foram só aperitivos, licores e vinhos leves. Nada de whiskies ou aguardentes depois desta refeição mal regada. » [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MANUELA FERREIRA LEITE JÁ FALA DE ALIANÇA COM PAULO PORTAS

«A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, quer que o partido avance sozinho para as próximas eleições legislativas, não excluindo, contudo, eventuais acordos pós-eleitorais com o CDS-PP.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Deus nos livre.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ferreira Leite está a andar demasiado depressa.»

SCOLARI FOI PARAR AO UZBEQUISTÃO

«O técnico Luiz Felipe Scolari vai orientar o Bunyodkor, do Uzbequistão, no próximo ano e meio, anunciou hoje a assessoria de imprensa do treinador brasileiro de futebol.

Em declarações ao site de Acaz Felleger, o antigo seleccionador de Portugal referiu que as condições oferecidas pelo clube são muito interessantes. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Bem, podia ter ido parar mais longe.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Deseje-se-lhe sorte.»

FENPROF QUER QUE O GOVERNO CEDA NA SEQUÊNCIA DAS EUROPEIAS

«A Federação Nacional dos Professores espera que a derrota do PS nas eleições europeias tenha reflexos nas negociações em torno da revisão do Estatuto da Carreira Docente e da alteração do modelo de avaliação de desempenho.Numa nota à comunicação social enviada hoje, o secretariado da Fenprof refere que “vê, com expectativa, a possibilidade de poderem ser alterados alguns dos aspectos mais negativos” daquelas medidas, “tendo em conta que, efectivamente, após as eleições, está criado um novo cenário político que abre perspectivas reais de mudança”. » [Público]

Parecer:

O PCP e Mário Nogueira têm uma solução, ajudem Manuela Ferreira Leite que ela depois cede em tudo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a sugestão.»

ALBENA MARKOVA

WITTE MOLEN