segunda-feira, junho 15, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Estátua de Eça de Queiroz no Chiado, Lisboa

JUMENTO DO DIA

Paulo Rangel

Aos poucos Paulo Rangel vai ocupando o lugar da apagada Manuela Ferreira Leite e já fala de soluções governativas para depois das eleições. Até inventou uma coligação com o PSD para, no pressuposto de que só se pode governar com uma maioria absoluta, questionar o PS se vai aliar-se ao BE.

Muito espertinho, ambicioso e arrogante este Paulo Rangel, só se esqueceu de que da últioma vez que o PSD governou em coligação com o PSD foi um desastre para o país e para o próprio PSD.

TÍTULO 08

Carrriça [Troglodytes troglodytes]
Local: Campo Grande

FLORES DE LISBOA

Flores na Praça de Espanha

O EVANGELHO SEGUNDO SARAMAGO

«As fotografias de Berlusconi junto de umas jovens em trajes reduzidos e um senhor em pelota, divulgadas pelo seríssimo El País, inspiraram José Saramago a publicar, também no El País, uma prosa amarga ("A coisa Berlusconi") em que chama ao primeiro-ministro italiano "vírus", "doença", "delinquente", um traidor da herança de Verdi que, o que pelos vistos é ainda pior, "organiza orgias" e "acompanha menores".

Se é dúbia a referência a Verdi, cujas óperas mais célebres denunciam justamente a dissimulação com que a sociedade condena as relações amorosas entre os poderosos e os simples, percebe-se perfeitamente a origem do moralismo que transborda da prosa. Não se passa uma vida a venerar Estaline e a militar no PCP em vão. Subsidiária dos mandamentos soviéticos, a filial caseira aplicou aos respectivos fiéis um código de conduta "familiar" profundamente conservador, capaz de traduzir na intimidade a "superioridade moral" que possuíam na vida pública. Não importa aqui a hipocrisia e a falibilidade do exercício, nem as liberdades sexuais dos anos sessenta, que contaminaram a pureza dos camaradas jovens: o mundo teórico de Saramago (o prático ignoro) sedimentou-se nas décadas anteriores, e desde então ele dedica à "decadência burguesa" o horror das almas castas. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Alberto Gonçalves.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

JIM PHELPS

PRICEWATERHOUSECOOPER