quarta-feira, junho 17, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Relógio da Igreja Matriz de Tomar (imagem de A.C.)

IMAGEM DO DIA

[Rafael Marchante/Reuters]

«A man rested during a protest in Rabat, Morocco, Monday. More than 100 African refugees staged a sit-in in front of the High Commission for Refugees in Rabat to demand visas to enter Europe.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Mário Lino

Num dia assegura que a obra vai para a frente, no outro diz que o TGV fica para a próxima legislatura, é um ministro português, um verdadeiro camelo político que ao contrário de beber água para uma legislatura passa a legislatura a meter água. E mesmo assim tem momentos em que parece que se engana e mete aguardente.

CAVACO DEFENDE A CONSTRUÇÃO DE PEQUENAS ESTRADAS

Pois, daquelas estreitinhas e com muitas árvores nas bermas para se poupar divisas. Quando é que eu já vi isto? Só que nesse tempo quem decidia era o presidente do conselho e o presidente de então era uma mera figura decorativa, agora tudo é diferente, o presidente ultrapassa as suas competências para ser líder da oposição e promover a instabilidade política.

TENTARAM CALAR MANUELA FERREIRA LEITE

Nõ percebo, ela própria se queixa de que ninguém a ouve e até foi buscar o Paulo Rangel para falar por ela em alianças com o CDS.

TERMINOU SENTENÇA DE MADOFF

Por cá a Operação Furacão arrasta-se há longos meses enquanto os casos Freeport e BPN evoluem em função dos processos eleitorais, o primeiro reabre quando convém , o segundo abafa-se quando dá jeito. É a diferença entre os magistrados de democracias de países desenvolvidos e os sacerdotes judiciais do terceiro mundo.

AVES DE LISBOA

Pato-marreco no Jardim da Estrela
(um penteado de fazer inveja aos nossos cabeleireiros mais criativos)

FLORES DE LISBOA

Jardim Botânico

O ELOGIO DE SENTAR

«Como sedentário arrependido, com 40 anos de serviço sentado, me confesso. Culpo os livros: é difícil ler ou escrever enquanto se corre. No entanto, já ninguém estranha que se ande por aí a falar sozinho em voz alta, interrogando a existência e ensaiando as frases que se vai escrever. Basta segurar um telemóvel desligado junto ao ouvido, só para disfarçar. Já não há desculpa. E daí que eu agora ande para aí a andar e nade por aí a nadar, convencendo-me que estou ciente do mau caminho que estou a abandonar.

Em contraponto, está o bem que me sabe assentar o rabo depois de percorrer uns míseros cem metros de praia. A areia não perdoa mas o castigo também não compensa. De tanto andar, pude reapreciar o alívio e a alegria de tirar o peso das pernas. Que bons são os bancos do nosso país! Que bem construídos! Que oportunos! É como poder fazer xixi ou falar português depois de muito tempo. Surpreendem sempre os reencontros com os prazeres óbvios.

Elogiam-se muito o deitar e o dormir mas o sentar e o ficar sentado, está quieto. É uma injustiça. Que delícia mais bem-vinda há do que estar sentado; num ângulo próximo do recto, de 90 graus; sentadinho como um ser humano que acabou de abrir o jornal? E que seria da literatura, da filosofia e da ciência se descontássemos o que se produziu sentado?

Falta fazer o elogio do sedentarismo. É o indesporto radical do nosso tempo. Define-nos. Delicia-nos. Sentamo-nos e sentimo-nos bem. Sentemo-nos pois.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CAVACO DEFENDE CONSTRUÇÃO DE PEQUENAS ESTRADAS

«O Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu esta terça-feira a construção de "pequenas vias de comunicação" em concelhos do interior, sustentando que podem dar um maior contributo ao desenvolvimento económico do que "outras de grande dimensão".» [Correio da Manhã]

Parecer:

Pois, é por isso que as construiu quando era primeiro-ministro, a verdade é que nem reparou as destruídas em resultado da construção das grandes auto-estradas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recorde-se a Cavaco Silva que não é competência do Presidente da República decidir sobre estradas.»

AFINAL A OPERAÇÃO FURACÃO AINDA NÃO FOI ARQUIVADA

«A Visabeira é um dos grupos alvo de buscas lançadas, hoje, pela Direcção Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) e pela Brigada Fiscal da GNR no âmbito da Operação Furacão. A GNR encontra-se, neste momento, nas empresas em investigação.

A empresa Visabeira está a ser alvo de buscas no âmbito do processo conhecido como “Operação Furacão”, que investiga suspeitas de fraude fiscal e branqueamento de capitais. As buscas estão a ser realizadas por elementos da Brigada Fiscal e da Inspecção Tributária. A Polícia Judiciária não está envolvida nas buscas» [Diário de Notícias]

Parecer:

De vez em quando sente-se uma brisa ligeira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Pinto Monteiro daqui a quantos anos esta operação está concluída.»

DESTA VESZ O EXAME DE PORTUGUÊS ESTÁ BEM

«A Direcção da Associação de Professores de Português divulgou o comentário à prova de Português do 12º ano realizada esta terça-feira.

A prova está de acordo com os conteúdos programáticos seleccionados pela tutela como objecto de avaliação, durante o primeiro período lectivo, e que se restringem a apenas um ano de escolaridade: o 12º. A prova privilegia acertadamente as competências de leitura literária e, em especial, de produção escrita. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

É caso para lançar um foguete.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Registe-se.»

HUY PHAM

MTV