quarta-feira, junho 24, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Pátio do Carrasco

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

Fiquei a saber que Cavaco Silva também decide com base em sondagens, isto é, independentemente das suas obrigações constitucionais de ouvir os partidos que representam os eleitores e da sua própria opinião o Presidente da República decide com base em sondagens. Cavaco Silva disse pode decidir-se por eleições simultâneas porque "sondagens que terão sido feitas manifestam uma preferência por eleições simultâneas".

Já sabia que Cavaco não gosta de ouvir o Conselho de Estado, só não sabia que agora o Presidente da República usa sondagens que ninguém conhece para tomar posições.

MANUELA FERREIRA LEITE QUER RENOVAÇÃO NAS LISTAS

Pois, a renovação até já começou em Lisboa.

AUTOEUROA

Se a Autoeuropa fechar espero que os trabalhadores em vez de se irem manifestar junto do ministério da Economia ou da residência oficial do primeiro-ministro o venham a fazer junto da sede do PCP. Começa a ser tempo de imitar a estratégia do PCP e começar a fazer umas esperas para apupar Jerónimo de Sousa, um líder que tudo aposta em agravar a crise económica.

AVES DE LISBOA

Chapim-azul [Parus caeruleus]
Local: Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian

FLORES DE LISBOA

Jardim Botânico

À OSGA

«Este Verão tenciono tornar-me em osga. Ainda não tenho muitos dias de praia, mas já reparei que os veraneantes se dividem em osgas e lagartixas.

Não é só uma questão de idade, de largura ou de rapidez. Há lagartixas velhas a ziguezaguear pela areia, com chapéus e aprestos atrelados aos esqueletos, fugindo espavoridas das bolas e das crias dos outros répteis. E também há osgas mocinhas que, não obstante as poucas primaveras, já alcançaram a serenidade catatónica e a opulência de arcaboiço da gente grande.

Mas é raro. As lagartixas costumam ser novas e magras e as osgas velhas e gordas. É a ordem biológica das coisas. Acabei por aceitá-la: deixei de olhar para as lagartixas e de fazer considerações gagás acerca do desperdício de energia. E comecei a estudar as osgas veteranas.

Pus-me a olhar para a maneira como elas se dispunham nas rochas e como, de vez em quando, se mexiam, ajustando a cabeça ou uma pata para acompanhar o ângulo do sol. Ou talvez não. (Só vendo em câmara acelerada é que se pode ter a certeza.)

O certo é que, apesar de as osgas terem peles mais neo--realistas (tisnadas, curtidas, etc.) do que as lagartixas, refulgia nelas um bronze mais profundo; quase belo.

Enquanto a lagartixa tanto pode ser branca como escaldada, a osga é quase sempre uniforme de tegumento. Nada a perturba. Nenhum grito a infiltra. É senhora de um cool com séculos de sangue-frio.

Está ali. A apanhar sol, como se fossem moscas.

Quem nos diz que não tem razão? » [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

DURÃO BARROSO METE CUNHA PARA NÃO CONSTRUIR O TGV QUE ELE DECIDIU

«O presidente da Comissão Europeia recusou ontem que Portugal possa ser penalizado a nível de fundos comunitários pela não-concretização do TGV. "Não, sanções não", sublinhou Durão Barroso em Lisboa, onde participou no 175º aniversário da Associação Comercial de Lisboa.» [Correio da Manhã]

Parecer:

É um tipo simpático.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Agradeça-se a Durão Barroso»

CAVACO SILVA TAMBÉM ENCOMENDA SONDAGENS?

«Cavaco Silva afirmou ainda que, segundo dados a que teve acesso através de sondagens, não há nada que impeça a realização de eleições legislativas e autárquicas no mesmo dia.» [Correio de Manhã]

Parecer:

Cavaco Silva esqueceu-se de que já não é primeiro-ministro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se a Cavaco Silva que divulgue as suas sondagens privadas.»

TC CHUMBA CONTAS DE CAROMA E SANTANA

«Num relatório a que a Lusa teve acesso e em que o TC analisou a gerência de um ano em que a presidência da autarquia foi partilhada entre Santana Lopes e Carmona Rodrigues, o tribunal indica ainda que 2005 contribuiu para o aumento da dívida a fornecedores, sublinhando que as dívidas a curto prazo cresceram 24 por cento em relação ao ano anterior.

"O crescente agravamento do montante da dívida a fornecedores evidencia que a transferência de fontes de financiamento - de instituições financeiras para fornecedores - já constatada desde 2003 se continua a verificar", afirma o TC.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Será que Manuela Ferreira Leite vai comentar as contas do seu candidato a Lisboa?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à líder do PSD:»

JERÓNIMO DE SOUSA DIZ QUE NÃO SE METEU NA AUTOEUROPA

«O secretário-geral do PCP negou hoje que a rejeição do pré-acordo laboral na Autoeuropa tenha resultado de uma instrumentalização pelos elementos comunistas da Comissão de Trabalhadores.

"Não admitimos nem autorizamos ninguém a afirmar isso", disse Jerónimo de Sousa, comentando acusações de instrumentalização dos trabalhadores por parte de três elementos da Comissão de Trabalhadores afectos ao PCP.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Pois não...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pois não, na Soeiro Pereira Gomes já deve haver um gabinete do presidente paralelo da administração da Autoeuropa.»

PROCURADOR SOB SUSPEITA

«O procurador Almeida Pereira que, nos últimos anos, foi um dos responsáveis do Ministério Público no Porto, chegando a ser nomeado para a direcção da PJ daquela cidade, poderá ser alvo de um processo-crime por suspeita de ter avocado um processo relacionado com droga eventualmente produzida numa farmácia e de o ter deixado prescrever de forma alegadamente intencional. Informações recolhidas pelo PÚBLICO referem existirem indícios de que o magistrado transportou ilegalmente o processo do tribunal onde exercia funções, em Guimarães, para o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto para cuja direcção foi transferido, e de o ter deixado prescrever intencionalmente. A referida droga seria supostamente utilizada por jogadores de futebol.» [Público assinantes]

Parecer:

O melhor é aguardar pela conclusão das investigações.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

A LER

O que poderá resultar do Raim's Blog, da Gotinha e da Funda São, um excelente cartonista, uma blogger desconcertante e a irreverência sem limites? Um livro a ler.

Ainda não sei o que está lá dentro pois os livros são como as melancias e este vai estar nas bancas do próximo dia 3 de Julho. Mas aposto que vale a pena ler o "diciOrdinário Ilustrado".

ALISDAIR MILLER

PENSAMENTO RODOVIÁRIO DO DIA

FSC